Dona de um cão pela primeirra vez: Dúvida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mafaloureiro
Membro Veterano
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

segunda ago 25, 2008 12:51 am

Olá

Tenho uma questão e, antes que pensem que é uma pergunta muito básica, etc., deixem-me explicar que tenho experiência com aves, gatos , roedores, répteis, peixes, anfíbios...mas não com cães :lol: . Logo, aqui vai a pergunta "totó":

Adoptei uma cachorrinha com 2 meses e 4 dias, vou buscá-la amanhã e levará a primeira vacina ainda esta semana (ainda só está desparasitada). Agora a pergunta básica: eu sei que o plano de vacinação só está completo aos 4 meses e que ela não deve sair de casa. Mas pode ir ao jardim? Para a semana vou para casa dos meus sogros, uma quinta totalmente vedada, onde não entram e não existem quaisquer animais, tirando um coelho ou outro que passa pelos buracos da rede. Gostaria de saber se a posso deixar correr pelo jardim?

Por um lado penso, há tantos cachorros aí pelas ruas que sobrevivem porque é que ela não iria sobreviver à relva do jardim? Mas pronto, quem me souber elucidar, agradeço :D .

E peço desculpa pela pergunta básica, porque eu tenho noção que para quem tem experiência em cães, isto é mesmo básico, mas enfim...
jclarinos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm

segunda ago 25, 2008 9:39 am

Pode ir para o jardim, e pode ter contacto com outros cães de amigos ou da familia desde que estes estejam vacinados.
mafaloureiro
Membro Veterano

segunda ago 25, 2008 9:45 am

Muito obrigado! Já fiquei esclarecida e mais descansada. Quanto a cães, só vai conviver com a cocker dos meus pais, isto se ela deixar. Ciumenta como é com os meus pais, eu e os meus filhos, provávelmente, não vai gostar muito. Por isso, ainda não lhe contei :lol: .
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

segunda ago 25, 2008 9:58 am

jclarinos Escreveu:Pode ir para o jardim, e pode ter contacto com outros cães de amigos ou da familia desde que estes estejam vacinados.
Peço desculpa por discordar, mas o facto de um cão estar vacinado, não significa que não seja portador de uma doença.

Antes pelo contrário, ou mais perigoso, pode transportá-la mas não ter sintomas da mesma, uma vez que se encontra imune.
mafaloureiro Escreveu:Muito obrigado! Já fiquei esclarecida e mais descansada. Quanto a cães, só vai conviver com a cocker dos meus pais, isto se ela deixar. Ciumenta como é com os meus pais, eu e os meus filhos, provávelmente, não vai gostar muito. Por isso, ainda não lhe contei :lol: .
Assim sendo, numa situação em que um cão não tenha todas as vacinas, não se deve deixar que o mesmo tenha contacto com outros cães, ou com sítios frequentados por outros animais.

Uma vez que o espaço de recreio citado, é uma zona vedada ao acesso de outros animais, penso ser um espaço completamente seguro.

Apenas recomendo que os passeios sejam vigiados pelo dono, uma vez que um cão jovem, tem tendência a comer o que não deve, e isso pode trazer dissabores.
<p>Cumprimentos, </p>
rgkaiser
Membro
Registado: terça fev 19, 2008 8:19 pm
Localização: Pastor alemão-Kaiser SRD-Tico Caturra- Laranjinha/Napoleão Tartaruga- Karolina
Chinchila-Kiev

segunda ago 25, 2008 10:20 am

jclarinos Escreveu:Pode ir para o jardim, e pode ter contacto com outros cães de amigos ou da familia desde que estes estejam vacinados.
A minha opinião em relação a essa resposta está dividida...
Parte que concordo: sim um cão sem vacina pode paranão dizer deve ir ao jardim mas o jardim do dono não um publico.
Parte que discordo: não pode ter contacto com cães mais velhos como ja disseram a vacina é uma PREVENÇÃO não uma garantia que o cão não terá doenças
mafaloureiro
Membro Veterano

segunda ago 25, 2008 10:27 am

Eu também não penso juntá-la já com o cocker, até porque ela cabe na palma da minha mão quase, de tão pequena. Logo, não me arriscaria, até que ela seja mais crescida. Quanto ao vigiá-la no jardim, tem mesmo de ser, senão perco-a :lol: . Até porque tem uma piscina, apesar de coberta, às vezes tem a porta aberta. A dúvida era mesmo se poderia levá-la comigo, não tendo as vacinas todas. O espaço é completamente vedado a animais, a não ser coelhos selvagens que são comuns naquela zona.

Outra das razões porque quero levá-la é porque tem imenso espaço para correr... imagino a alegria...
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda ago 25, 2008 7:38 pm

Outra das razões porque quero levá-la é porque tem imenso espaço para correr... imagino a alegria...
Concordo com o sitiodosanimais no que se refere aos perigos de contacto com outros cães, mesmo que vacinados. Precisamente porque como foi dito, a vacina não garante que o animal não porte a doença.
Queria por isso apenas acrescentar, na sequência do comentário da Mafalda, que não deve esperar que a cadela de 2 meses e 4 dias corra muito ;) Com dois meses ainda é mais comer e dormir, e umas brincadeiras ocasionais que não inclem propriamente grandes corridas em espaços abertos ;)
jclarinos
Membro Veterano

segunda ago 25, 2008 8:20 pm

Sim jardins de casa claro se não era o mesmo que ir á rua, o contacto com os animais que se conhece não o dos jardins públicos, isto concelhos dos meus vets, que pode ter contacto com cães vacinados. Concordo também que os cães sem vacinas podem transportar doenças, mas isso podem todos, se não ninguém saía á rua.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda ago 25, 2008 8:31 pm

jclarinos Escreveu:Sim jardins de casa claro se não era o mesmo que ir á rua, o contacto com os animais que se conhece não o dos jardins públicos, isto concelhos dos meus vets, que pode ter contacto com cães vacinados. Concordo também que os cães sem vacinas podem transportar doenças, mas isso podem todos, se não ninguém saía á rua.
Leu mesmo o que o Sitiodosanimais escreveu?! Ora vá lá ver bem;)
mafaloureiro
Membro Veterano

segunda ago 25, 2008 9:44 pm

Bem, é o primeiro dia do cachorro cá em casa, comer e dormir foi o que fez menos. Quer mesmo é correr e brincar :lol: Mas agredço todas as respostas, já estou mais descansada.
jclarinos
Membro Veterano

terça ago 26, 2008 10:36 am

PauloC1 Escreveu:
jclarinos Escreveu:Sim jardins de casa claro se não era o mesmo que ir á rua, o contacto com os animais que se conhece não o dos jardins públicos, isto concelhos dos meus vets, que pode ter contacto com cães vacinados. Concordo também que os cães sem vacinas podem transportar doenças, mas isso podem todos, se não ninguém saía á rua.
Claro que li, estava somente a reforçar a minha opinião :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

terça ago 26, 2008 12:38 pm

jclarinos Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
Infelizmente não entendeu o que eu quiz dizer.

Um cão, não deverá ter contacto com nenhum outro cão, vacinado ou não, antes de ter o plano de vacinação completo.

Se um veterinário lhe disser o contrário, peça-lhe que assuma por escrito o risco inerente a esse facto :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

terça ago 26, 2008 12:45 pm

Nesse caso, peçam também aos que dizem que "Um cão, não deverá ter contacto com nenhum outro cão, vacinado ou não, antes de ter o plano de vacinação completo" que assuma por escrito o risco do cão vir a ter problemas no futuro por falta de socialização :wink:
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
mafaloureiro
Membro Veterano

terça ago 26, 2008 1:18 pm

Ok, percebi a mensagem. Ela não vai ter nenhum contacto com outros cães até completar o plano de vacinação. Agradeço a ajuda. :D
jclarinos
Membro Veterano

terça ago 26, 2008 7:21 pm

sitiodosanimais Escreveu:
jclarinos Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
Infelizmente não entendeu o que eu quiz dizer.

Um cão, não deverá ter contacto com nenhum outro cão, vacinado ou não, antes de ter o plano de vacinação completo.

Se um veterinário lhe disser o contrário, peça-lhe que assuma por escrito o risco inerente a esse facto :wink:
Eu entendi e mais uma vez digo que conheço três clinicas onde os vets afirmam o que eu disse, aliás nunca ouvi o contrário, sempre ouvi dizer que um cão só pode sair á rua com o plano de vacinação completo excepto no seu jardim de casa e só ter contacto com cães vacinados. Veja um exemplo, tem outro cão em casa vacinado e adopta um novo cachorrinho, vai separá-los?
Responder

Voltar para “Cães”