Que motivos «secretos» de escolha de um nome andam por aí?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 1:28 am

Olá a todos.
Para desanuviar um pouquinho, gostava de saber quem é que tem histórias engraçadas para contar em relação à escolha dos nomes dos vossos animais. Às vezes é escolhido pela net, outras porque tem um significado especial, etc etc.
No meu caso, como adoro flores silvestres e em especial as papoilas, chamei à minha cadelinha Maria Papoila. Mas não resisto a contar-vos a do cão de uma amiga minha: como ela diz que ele é «francamente giro», «francamente comilão», «francamente preguiçoso» e por aí fora chamou-o de... FRANCAMENTE :D

Contem lá as vossas histórias.

Beijocas,
Carla
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta mai 07, 2003 1:42 am

Olá!

Pois é assim: Nina e Xuxu já vinham com o nome... o dono morreu e eu não tive coragem de lhes mudar o nome, se bem que acho que Xuxu é demasiado humilhante para um cão que se preze!!! ;)

Os filhotes da Nina, por acaso foi fácil... Baltazar. Alice e Matilde... nomes saídos facilmente do forno da imaginação (que lindo :p)!!!

Com os gatinhos foi mais dificil porque vieram de uma ninhada que estava abandonada e, em princípio não era para ficar com eles.. Tinham e têm muitos nomes, mas como o Gato é um bonitão 8) lembrei-me de Brad Pitt (não será necessário explicar a associação ao "Gato", pois não? ;))! Ela ficou Pocahontas nome oficial para os outros e vet, porque senão seria dificil dizer: "Venho à consulta da "Xinozuca Batátá"!!! ehehehe :p

Mas, e há que referi-lo com a maior das solenidades e honrarias que os meus PRP (Puríssimos Rafeiros Portugueses... nada de mistura com essas raças que para aí andam :lol: ) têm YOP e PREFIXO (Acalmem-se os pedinchas porque não estão à venda ;)) e nomes pomposos!!! Nãoooooo, não são simplesmente Alice, Matilde e Baltazar!!! Ora vejam só:

Baltazar Sebastião do Vale da Lua D´Orey e Urtigão;

Mathilde Avelã do Casal do Girassol da Estrela Guia;

Alice Ervilha da Quinta da Neve D´Artiach (como as bolachas) e Arriaga!!!!!!!

;)
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

quarta mai 07, 2003 1:59 am

:D :D :D :D :D :D

O máximo, Will!
Se não existisses tinhas de ser inventada!

:D :D :D :D :D :D

Beijocas,
Pap
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

quarta mai 07, 2003 7:46 am

papoila Escreveu: D D D D D D

O máximo, Will!
Se não existisses tinhas de ser inventada!

D D D D D D

Beijocas,
Pap

500% de acordo :lol: :lol:
Aliás VOCÊS são o máximo ;) ;)

Mts bjcs
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

quarta mai 07, 2003 8:01 am

normalmente, quando não trazem nome, era pelas características. hoje em dia com uma filha com 6 anos, começaram a surgir em minha casa a diana, a barbie (que já não está entre nós), a maia, o puff pirulito, a mimi, a cinderela, o gugu (cães, gato, hamster, rosicollor...), por isso, isto de nomes cá em casa está muito estranho. quanto aos nomes que coloquei, tenho o pimba (raf. que era muito muito "feio"), o pulga (que já morreu), que no dia em que o adoptei estava literalmente coberto de pulgas, o jack (the ripper), perdigueiro português, filho do meu cão brown, que conseguia destruir tudo à sua volta (também já não se encontram entre nós há muitos anos - foram dos meus primeiros cães, mas gosto sempre de me lembrar deles), entre outros.
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 07, 2003 8:09 am

Minha linda papoila

Não será melhor arranjares uma cadeirinha ;) ;) eu vou demorar algum tempo a responder como deves calcular.

Eu regra geral nunca tenho muita preocupação em arranjar nomes logo no 1º dia pq é do convivio e das expressões deles que o nome acaba por aparecer. Mas voltando uns 8 anitos atrás p p
- O meu 1 cão é o João, nem sei bem porquê apareceu do nada e ficou é claro que ao longo dos tempos este nome vai diminuindo sendo actualmente xão 8) ;
- uns meses mais tarde comprei a minha Lia por 1.000$00 a um toxicodependente, por ser pequenita o nome não podia ser mto grande e ficou com 3 letrinhas apenas e curiosamente a palavra mãe foi ela a unica a saber o que era em minha casa ;
- uns meses depois e no meu inicio de UZ perdi-me de amores por uma coisa preta que estava no canil e que não se parecia com nada , tão magra e doente que não levantava a cabeça do chão, por andar sempre a coçar-se e pq parecia mal chamar-lhe micosa, ficou Micas;
- Quando a minha Lia foi mãe nasceu o Sebastião e basta olhar para ele desde o 1º dia que se percebe logo o porquê deste nome ;) gordito como a dona ;
- Depois perdi um bocado a noção de quem veio a seguir pq passaram a entrar com alguma regularidade foi nessa altura que encontrei uma cadela lindissima eenorme que coloquei o nome de Gambina mas que a minha mãe não achou mta piada e ficou reduzido para Gambi;
- ainda da UZ trouxe uma outra cadela melosa e um amiguinho de 4 anos colocou-lhe o nome de Pitchie e assim está até hoje;

Já tás cansadita???? lol lol

Bem continuando Numa das minhas idas ao canil municipal trouxe a Sara (antigos donos que a colocaram no canil para ser abatida) mas eu passei o nome a Yara afinal vida nova nome novo ;) e trouxe tb o Ciro que estava para abate por ser minorca e feio para caraças o senhor do canil chamava-lhe Cirano e eu passei a Ciro;
- a minha Margarida tem este nome pq veio tb da UZ e a Drª Margarida é a madrinha dela e assim arranjei uma maneira de homenagear a Presidente da UZ;
- num dos meus assaltos aparece a minha Reka que para quem não sabe é porco e ela qdo era pequenina era uma porquinha autentica mas hoje é lindissima;
- Surge então uma cadelita hiper nervosa e irrequieta que mais parecia uma barata tonta, mas como barata é feio passou á categoria de Formiga;
- Tenhio uma outra que tb veio do canil municipal e que é uma amorzinho de querida que é e tem o nome de Náná;
- tenho duas pretas, uma com 9/10 anos que recolhi da rua e a pretinha que trouxe do canil da Aroeira. Esta pretinha não tem outro nome pq não era para ficar com ela e até arranjar um dono eu chamava-lhe pretinha acontece que o novo dono FUI EU e o nome continuou né ;)
- Tenho ainda o Ri-te que deve ter tido esgana em cachorro e que parece que se está sempre a rir ;)
- E por ultimo tenho a Zara que tb foi um amigo meu que baptizou e que é curiosamente uma das filhas da cadela preta que apanhei já velhota.

Pronto e para não ser seca daqui a nada falo dos nomes dos meus gatos okapa??? lol ;) p 8) [/b]

Beijokas minha linda

Sandra Albuquerque
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta mai 07, 2003 8:57 am

Conta, conta, sioux !
Já me ri imenso com isto !
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 07, 2003 9:04 am

E enquanto a Sioux não nos delícia com os nomes dos seus felinos, vou explicado o óbvio :roll:

Porquê VERDI?

Porque adoro Música, em especial a música clássica, muito em especial a Ópera e muitíssimo em especial Giuseppe Verdi. Alguns amigos perguntam pq não o chamo de Giussepe? Dá muito trabalho: tem muitas sílabas :lol:

Admito que a escolha foi renhida entre Mozart e Verdi, mas este acabou por ganhar porque li algures que os cães reagem melhor ao som "i". Não sei se é verdade, mas foi um bom motivo de desempate. :lol:
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta mai 07, 2003 9:13 am

Meu Deus Siioux, parece-me que o canil se mudou aí para casa!!! Quanto cão!!!

Ora aqui está um tópico engraçado!

A minha Meggy chama-se assim por nada de especial! Andava a stressar para lhe arranjar um nome, que para estas coisas não tenho jeitinho nenhum, e lembrei-me deste e ficou, antes que me esquecesse e depois não sabia o que lhe chamar. Se fosse hoje, se calhar, chamava-lhe flecha!!! Acho que não há nada que corra tão rápido como a amostrinha de cão que tenho lá em casa!!!
Siioux
Membro Veterano
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

quarta mai 07, 2003 9:18 am

Ai é AISD então cá vai

mas giro giro mesmo é estar com eles . Fazem-me rir nos dias em que eu penso que o mundo vai acabar, sabes!!

Então no que toca a gatitos e pq são em menor nº a seca não vai ser tão grande :lol: :lol: :lol:
- A Carlota é a minha 1ª gata,linda de morrer, Birmanesa que me foi oferecida e tem este nome pomposo pq basta olhar para ela distintissima debaixo do seu manto tartaruga e patinhas cremes;
- A partir daqui já não sei quem é o nº 2 e sucessivamente mas vou tentar pôr ordem na cena ;) Tenho a Gorda que veio da UZ e o nome claro está é o que ela é (Gordita) e preguiçosa, está comigo há 3 anos e foi adoptada já com 4/5 anos;
- No meu antigo trabalho apanhei a Ritinha e o Tonhico, a Ritinha parece um rato do tamanho que tem e o Tonhico é pq há um jogador de futebol com este nome e num jogo achei piada ao nome , mas o curioso é que o meu Tonhico deveria chamar-se Cagadinho pq anda sempre encolhido e à pressa pq tem medo de mim :? ;
- No meu aniversário há 3 anos foi-me oferecida a Bolacha uma Persa tricolor linda de morrer mas sem cauda, amputada pq os anitigos donos tinham uma filha que resolveu fazer um tótó na cauda e não tirou o elastico acabando por gangenar, a BOlacha é tão esborrachada de focinho que parece umas Bolachas redondas e grandes que se venden por ai;
- O Negão é um SEnhor não tão a ver bem a classe, é um Persa preto de olhos amarelos que apanhei da rua, é lindo e super, hiper independente e ficou ofendidissimo pq o tosquiei;
- O Pudim é todo preto e foi apanhado para ai com 15 dias na 2ª circular junto ao McDonalds. Como era mto doente eu tinha que o levar para o trabalho para o medicar e o wc dele era uma tijela de pudim portanto Pudim ficou;
- Sabem qual é a forma de uma pera abacate, não sabem?? Pois é exactamente essa forma que o meu Abacate tem, mas todo preto, palavras para quê né ;) ;

Respirem pq ainda falta um cadinho :p

- O Borrifo foi apanhado no tunel da João XXI, para o apanhar vi-me grega pois estava tão assanhado que parecia uma cascavel de tanto me borrifar, Borrifo pois então ;
- O Banana tal como o proprio nome indica para além de amarelo é um banana de 1ª ;
O Rabanete por acaso é mto parecido com o Bana mas já chegava de bananas lá em casa e passou a legume;
- O Pedro foi atirado para o meu quintal para ser mordido pelos cães e como o meu Vet é Pedro a ele deve a vida e o nome também;
- O meu Pinguço é um tigradinho lindo emeigo como tudo, tem este nome pq foi tb ele atirado para o meu quintal às 3h da madrugada por 2 bebados , ele por acaso não bebe mas é Pinguço;
- O Puff é a coisinha mais branca que tenho parece uma nuvem e puff é um persa exotico que apanhei num canavial na Costa da Caparica;

Oopá e acho que me falta 1 !!!!! Vou pensar e já cá volto
;) ;)
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

Sioux, simplesmente fantástico!
Não parei de rir, fico à espera dos gatos! ;)
Siioux
Membro Veterano
Contacto:

Ai é AISD então cá vai

mas giro giro mesmo é estar com eles . Fazem-me rir nos dias em que eu penso que o mundo vai acabar, sabes!!

Então no que toca a gatitos e pq são em menor nº a seca não vai ser tão grande lol lol lol
- A Carlota é a minha 1ª gata,linda de morrer, Birmanesa que me foi oferecida e tem este nome pomposo pq basta olhar para ela distintissima debaixo do seu manto tartaruga e patinhas cremes;
- A partir daqui já não sei quem é o nº 2 e sucessivamente mas vou tentar pôr ordem na cena ;) Tenho a Gorda que veio da UZ e o nome claro está é o que ela é (Gordita) e preguiçosa, está comigo há 3 anos e foi adoptada já com 4/5 anos;
- No meu antigo trabalho apanhei a Ritinha e o Tonhico, a Ritinha parece um rato do tamanho que tem e o Tonhico é pq há um jogador de futebol com este nome e num jogo achei piada ao nome , mas o curioso é que o meu Tonhico deveria chamar-se Cagadinho pq anda sempre encolhido e à pressa pq tem medo de mim ? ;
- No meu aniversário há 3 anos foi-me oferecida a Bolacha uma Persa tricolor linda de morrer mas sem cauda, amputada pq os anitigos donos tinham uma filha que resolveu fazer um tótó na cauda e não tirou o elastico acabando por gangenar, a BOlacha é tão esborrachada de focinho que parece umas Bolachas redondas e grandes que se venden por ai;
- O Negão é um SEnhor não tão a ver bem a classe, é um Persa preto de olhos amarelos que apanhei da rua, é lindo e super, hiper independente e ficou ofendidissimo pq o tosquiei;
- O Pudim é todo preto e foi apanhado para ai com 15 dias na 2ª circular junto ao McDonalds. Como era mto doente eu tinha que o levar para o trabalho para o medicar e o wc dele era uma tijela de pudim portanto Pudim ficou;
- Sabem qual é a forma de uma pera abacate, não sabem?? Pois é exactamente essa forma que o meu Abacate tem, mas todo preto, palavras para quê né ;) ;

Respirem pq ainda falta um cadinho p

- O Borrifo foi apanhado no tunel da João XXI, para o apanhar vi-me grega pois estava tão assanhado que parecia uma cascavel de tanto me borrifar, Borrifo pois então ;
- O Banana tal como o proprio nome indica para além de amarelo é um banana de 1ª ;
O Rabanete por acaso é mto parecido com o Bana mas já chegava de bananas lá em casa e passou a legume;
- O Pedro foi atirado para o meu quintal para ser mordido pelos cães e como o meu Vet é Pedro a ele deve a vida e o nome também;
- O meu Pinguço é um tigradinho lindo emeigo como tudo, tem este nome pq foi tb ele atirado para o meu quintal às 3h da madrugada por 2 bebados , ele por acaso não bebe mas é Pinguço;
- O Puff é a coisinha mais branca que tenho parece uma nuvem e puff é um persa exotico que apanhei num canavial na Costa da Caparica;

Oopá e acho que me falta 1 !!!!! Vou pensar e já cá volto
;) ;)

Xiiiiiiiiii pah a Joanica, se ela soubesse desta falha dava-me um estalo :oops: . Apanhei-a junto ao canilda Aroeira e parece uma siamesa mas não é.

Bem e agora sim tá o retrato de familia completo

beijokas

Sandra Albuquerque
Última edição por Siioux em quarta mai 07, 2003 9:20 am, editado 1 vez no total.
cenoura
Membro
Registado: quinta out 31, 2002 12:41 pm

quarta mai 07, 2003 9:27 am

Sioux, além de lhe dar os parabens pelos nomes escolhidos :lol: (dos mais originais q ouvi), não posso deixar de a felicitar pelo tamanhão do coração que tem!!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 07, 2003 9:36 am

Olá

Will adorei os nomes estão o máximo.
Siioux tantos animais :o :o :o e que histórias deliciosas adorei.

Bem quando tive uma cadela chamava-se Lady, porque tinha uns ares todos imperiais era um amor.
As tartarugas não sei bem Porquê chamei à primeira Margarida, quando veio a segunda chamei-lhe Mafalda e continuando na lógica dos "M" chamei à terceira Mariana, a quarta é que como foi o meu namorado a oferecer o nome ficou Alex...
A gata não sei, no dia em que vi a ninhada e olhei para ela chamei-lhe Amélia e ficou.
Gosto de dar nome de pessoas aos animais, não me perguntem porquê mas....

Beijokas
Kathleen
caracolys
Membro Júnior
Registado: segunda fev 10, 2003 12:24 am

quarta mai 07, 2003 9:37 am

Bem, o cão do meu, agora, cunhado chamava-se costeleta. Ele morava numa casa comunitaria e, acho, que o cão lhes roubou uma costeleta num belo jantar de grupo...

Espero que não se zanguem com esta pobreza, em comparação com as maravilhas que já foram contadas, mas é o que tenho...

Já agora Siioux, isso é que é teclar! Parabéns!
Responder

Voltar para “Cães”