LUXAÇÃO DO FÉMUR ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lua1
Membro
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

terça ago 26, 2008 5:54 pm

Um dos meus cães tem a mania de fazer maratonas no quintal, à volta da casa, com tanta velocidade que até arranca relva com as patas... numa dessas "maratonas", apareceu a coxear da pata esquerda de trás... Inicialmente pensei que se tinha picado numa roseira porque tinhamos andado a podar e ainda havia alguns restos no chão. Por isso, só passado uns dias é que o levei ao Vet. Ele não aparentava dor nenhuma...comia bem, fazia tudo normalmente, mas a coxear um bocadinho. Levei-o no Sábado ao Vet, que o examinou e que disse que ele não tinha nenhuma fractura e que só se queixava quando ela o obrigava a fazer um movimento com a pata e que tudo indicava que fosse uma luxação do fémur ou da anca (acho que foi isto). O conselho dela foi que ele estivesse em repouso durante uma semana e que se não passasse, para o levar novamente lá para fazer rx. Também lhe deu uns comprimidos (acho que são suplementos, mas não sei bem).

Alguém já passou por uma situação como esta? É muito dificil mantê-lo sempre em repouso. Ele é um cão muito activo, de porte grande, que adora correr. não há ninguém que passe no portão sem ele dar sinal... e torna-se complicado mantÊ-lo parado. Segundo a vet, ele pode andar e até passear à trela; não pode é correr, saltar...

Não tenho nenhum canil em casa... os meus cães andam sempre soltos e à vontade...

Tenho-o posto dentro de casa, mas também não é fácil, porque tenho mais 3 cães e um gato que só anda dentro de casa.

Melhorias não tenho visto muitas... ele continua a coxear e já não falta muito tempo para sábado.

Alguém sabe que tipo de tratamento é que fazem numa situação destas? No caso de ele não melhorar? Operação, repouso,...?
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quarta ago 27, 2008 6:09 pm

Repare no post que " cuidado com as brincadeiras"
O meu black ta com os mesmos sintomas...
Também tou com esse medo, mas se for luxação eles nem mexem a pata, pois são umas dores horriveis(falo por experiencia própria, num acidente de viação luxei um ombro)
Espero que encontremos a solução...
Se souber alguma coisa por favor diga.
xixaveron
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 1:36 am

quinta ago 13, 2009 3:49 am

A nossa Kimi anda estes últimos meses a fazer um tratamento para uma dermatite k lhe apareceu no principio deste ano , depois de estar controlada e testados vários shampoos (ela fez alergia a um ) , e como ela tem seborreia seca a vet. aconselhou-nos a mandar vir dos E.U.A 1 k não é comercializado cá e k normalmente dá bons resultados .
Mandamos vir e quando chegou (6ªfeira 7/agosto) ligamos á vet. , k marcou consulta para 2ªfeira(10/agosto) . Lá fui eu e ficou decidido k chegado a casa dáva-lhe banho tento em conta k já estava a aparecer alguma seborreia .
Banho dado e reparei passado algum tempo k ela estava com mais comichão , mas pensei k fosse de ainda estar um pouco molhada e não liguei muito , e fui trabalhar .
Quando cheguei a casa a minha moça disse-me k ela estava a coçar-se muito e estava muito quente , algo k eu próprio constatei , e como tenho um spray receitado pela vet. para casos destes apliquei e foi instantâneo .
A vet. disse para lá irmos 4ªfeira(12/agosto) , mas depois deste episódio decidimos k íamos logo na 3ªfeira(11/agosto) e assim foi , chegados lá e explicado o k se passou foi vista e a vet. chegou á conclusão k faz alergia a este shampoo também . Então foi-lhe posta uma pipeta para acalmar a comichão e foi posta no chão .
E já no chão ela continua com a comichão , e nós todos a ver k ela estava em desespero a tentar se coçar com a pata traseira esquerda , quando para desespero nosso vemos k a dita pata estava diferente não estava no lugar e ela em completo sofrimento e desesperada com a situação , logo a vet. chamou o colega k está mais á vontade na parte de ortopedia , pegaram nela e levaram-na para raio-x k passado 10minutos teve k ser repetido porque ela não parava quieta e não a quiseram sedar (acharam não ser preciso) , depois deste 2ºraio-x k já ficou melhor , o vet. explicou-nos k ela tinha feito uma subluxação do fémur e passou-nos a explicar o que se podia devia fazer para a situação .
Depois de tudo explicado foi-lhe administrado uma medicação intra-venosa , e foi para o chão e passados uns 5minutos a perna voltou ao lugar para algum alivio nosso e fomos para casa com ela ao colo e teve k ficar em repouso absoluto (coisa complicada) e sem subir nem descer escadas , e voltarmos na 4ªfeira(12/agosto) .
Fui na 4ª e foi-lhe administrada mais uma intra-venosa e voltarmos 5ªfeira(hoje).
Agora a minha questão é : Quem já passou por uma situação desta , como foi a recuperação ? Foi demorada ? Muito desconforto da parte do cão ?

Agora imaginem isto tudo passado no consultório veterinário .
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta ago 13, 2009 10:02 am

Ha dias reparei que o meu Igor que é o ''apanha-bolas '' lá de casa (anda sempre com uma na boca...) em certos e determinados movimentos que fazia ficava com a pata traseira esquerda meia presa e parecia-me que com dores. Pensei que fosse algum ferimento na almofada , mas depois de ter visto bem e não tem escontrado nada, fui com ele ao vet.

Então o que era. Uma deslocação da rótula. A vet esteve a ver, encaixou e receitou um anti inflamatório para fazer durante uma semana.
Ficou bom.

Resumindo tem uma luxação da rotula de grau 1/2, que se se agravar muito terá que ser operado.
Segundo me explicaram, poderá ter crises de vez em quando, mas também poderá chegar ao fim da vida sem ser necessária a operação.

A ver vamos :wink:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”