Questão mais do que discutida, mas enfim...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

quinta ago 28, 2008 1:09 pm

Olá

Já li vários tópicos sobre esta questão, mas na maioria deles, descubro que os foristas se preocupam mais em se atacarem nas suas opiniões do que darem ideias :lol:

É assim: tenho uma menina com 8 semanas, com todas as traquinices inerentes, mas que até é muito sossegada. Como passa a noite na "farra" (e eu também, que remédio :? ), durante o dia, é só dormir.

Um "problemazito": os cocós são sempre no jornal, os xixis são ao lado, ou nos tapetes. Repreendo-a sempre que a apanho em flagrante delito e levo-a até ao jornal. Depois mando-a para a caminha dela por uns minutos. Quando não a apanho, limito-me a limpar e a dar-lhe "desprezo", por uns instantes. Será que isto vai resultar a médio prazo? Não gosto do esfregar o focinho nem de bater com o jornal. Limito-me a falar "não" em tom firme e mais alto e pegar nela e levá-la ao jornal. Só que chegando lá ela deita-se e não faz nada.

As duas vezes em que acertou fiz uma grande festa, dei biscoitos, etc.

Ah, tentei o "líquido educativo" mas os resultados foram NULOS.

Alguma sugestão do que posso estar a fazer de errado? Nunca tive cães, por isso, não sei...

Os xixis são minis, tal como ela, mas mesmo assim, são xixis e eu gostava que ela começasse a fazê-los nos jornais, tal como os cocós. até porque queria depois que fizesse num tabuleiro com pedras, na varanda, lá mais para a frente... Mas do mal o menos, prefiro o xixi fora do sítio do que o cocó :lol:

Só tive gatos e, neste aspecto, são uma maravilha...
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 28, 2008 2:10 pm

Olá.

Veja que a cachorra ainda é muito jovem e que essa aprendizagem ainda vai levar algum tempo, não é coisa que se consiga de um dia para o outro e sendo tão novinha ela pouco controlo tem.
Só deve repreender e castigar o animal (ignorando-o, nunca batendo ou esfregando o focinho) quando o apanha em flagrante. De resto não adianta repreender pois ela não saberá porquê.
Um cachorro tão jovem normalmente faz as necessidades ao acordar e após as refeições, tente estar por perto nestes momentos para a "encaminhar" para o jornal. Claro que os reforços positivos quando ela faz no sítio correcto ajudam, deve fazer o mesmo quando começar a levá-la à rua e ela começar a fazer lá.
Com tempo e paciência vai conseguir.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

quinta ago 28, 2008 2:18 pm

Eu sei, por isso só repreendo quando a apanho em flagrante. Sei que é bastante jovem, mas se faz lá os cocós sempre, e se em casa da criadora já fazia tudo no jornal, só posso pensar que o problema é meu...

Quanto ao fazer as necessidades depois das refeições, eu também esperava isso, mas não funciona assim. Geralmente, o cocó é só durante a noite, e os xixis durante o dia não coincidem com as refeições :lol: .

Eu pretendo mesmo que ela faça no tabuleiro dos gatos, na varanda que tenho (bastante grande), isso não quer dizer que não faça o passeio diário, mas não com o intuito de fazer as necessidades.

Obrigado pelas dicas :wink:
taniaxana
Membro Veterano
Mensagens: 548
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm
Localização: 2 bouledogue francês (Dunga e Drika)

quinta ago 28, 2008 2:20 pm

Um cachorrinho assim pequenino são mais difíceis estas primeiras adaptações, dentro de dias tb vou ter essas preocupações não é? :D

Mas com calma e paciência eles aprendem e acabam por fazer as coisas direitinhas como nós queremos. :wink: :wink:

Boa sorte com a canina fofinha
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 28, 2008 2:22 pm

No tabuleiro dos gatos? Estamos a falar de um cão de raça mini, certo?

Mesmo que seja mini e mesmo que ela aprenda a fazer tudo no tabuleiro, por favor note que um cão, seja de que raça for, precisa de caminhar, de se exercitar, enfim de sair à rua, sob pena de se tornar um animal entediado, desiquilibrado e com problemas de comportamento. :| Portanto não pode prescindir do passeio diário. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

quinta ago 28, 2008 2:47 pm

Eu pretendo mesmo que ela faça no tabuleiro dos gatos, na varanda que tenho (bastante grande), isso não quer dizer que não faça o passeio diário, mas não com o intuito de fazer as necessidades.
Acho que fui explícita, não? :lol: :wink:

O cão é yorkie, mas o cão dos meus pais, é cocker e faz num tabuleiro (construído de propósito, claro).

Só não pretendo que o passeio seja para fazer as necessidades e que, caso não seja possível, por algum motivo passeá-lo às horas certas, ter uma alternativa. No fundo, não é diferente de quem tem um cão que faz as necessidades no terraço :D
mpgbg
Membro
Mensagens: 65
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quinta ago 28, 2008 3:31 pm

Não é tarefa fácil… os meus só fizeram ate aos 3/5meses graças a muita dedicação, não digo que não o façam mas é muito raro mesmo.
Sempre os habituei a terem muitas regras em casa, muitas mesmo, que ate a minha esposa achava que eram de mais, mas hoje não tem no que se queixar.
Sempre os habituei a comer a mesma hora, não sei se tem alguma influência?!! E depois associar a rua ás necessidades/brincadeira, só depois de fazer as necessidades é que brincamos um pouco.
Nunca o repreenda nem lhe “bata com o jornal “ se por ventura tenha chegado a casa e já la estiverem as necessidades, pois ele não vai saber o porque da situação (não associa), agora se o apanha a fazer as necessidades, ai sim ponha o belo do jornal em acção e mostre que não gostou nada do que viu. O meu thor tem horas para ir a rua, não porque esta estipulado, mas por causa do nosso horário e quando esta aflito pede, pois sabe se o fizer já sabe que vai ficar de castigo.

essa ideia do tabuleiro é que não entendo!!! :o
godita
Membro Veterano
Mensagens: 215
Registado: sexta out 07, 2005 8:06 pm
Localização: a Kity e a recem chegada Sininho

sexta ago 29, 2008 10:33 am

Olhe estive a ver as fotos dela e está de parabéns, é liiiiiinda :wink:
Bom, eu também não tinha experiencia nenhuma até á 7 meses atrás quando decidi adoptar a Mafalda que estava destinada à morte e valeu-me a arca de noé. Eu nunca usei o jornal pq não acho muito higiénico, comprei um tabuleiro para cães e usei os resguardos próprios, também comprei aquelas gotas mas acho que não adiantou muita coisa.
É preciso muita paciencia como já foi dito, muita dedicação e sobretudo amor. Não se preocupe que ela vai lá. A Mafalda fazia xi-xi em todos os tapetes cá de casa, e eu is substituindo estes pelos resguados. Puz até na varanda mas confesso que ela nunca achou muita piada a ir à varanda, por volta dos 2/3 meses já fazia sempre no resguardo que estava na caixa. Agora (faz amanhã 7 meses), já só faz na rua, e se estivermos fora todo o dia normalmente aguenta todo esse tempo, mas ás vezes lá se descuida. dos reguardos nem quer ouvir falar, afinal é uma senhora. Não se preocupe, ela ainda é muito pequena. Se quer habitua-la á caixa tente esta as outras são para gatos, não para cães tão pequenos.
Beijo, boa sorte
jclarinos
Membro Veterano
Mensagens: 826
Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Localização: Uma cadela e uma gata

sexta ago 29, 2008 11:21 am

Que tal colocar todas as suas dúvidas no sub-fórum do yorkshire terrier :wink: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=166
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 29, 2008 11:25 am

Tem o mesmo nome que eu: Mafalda, logo só por aí já sei que é linda, inteligente e adorável (e modesta) :lol: :lol: .

O tabuleiro que comprei é grande, bem grande até e é destapado, não é uma caixa. Mas eu quero que ela faça primeiro no jornal (que está por cima do resguardo), depois é que passo tudo para o tabuleiro. Eu ja vi tabuleiros para cão, mas são difíceis de encontrar. O meu padrasto fez um em inox, enorme, baixinho, para a cocker, logo, vou-lhe pedir que faça um para a Kikas, quando for a altura, nem precisa de ser tão grande, senão perde-se :lol: . A maior vantagem da minha "porta chaves" são as necessidades também serem mini, mini :lol:, mas é verdade, tudo o que são tapetes, já foram marcados e a lixívia tornou-se a minha melhor amiga. Esta noite até fez os xixis na ponta do resguardo (não percebi se era para acertar no mosaico e foi acidente ou vice versa :lol: ), mas fez um cocó fora (o que é muito raro mesmo). Tem de compensar, para não me deixar mal habituada. Mas já não chora de noite, o que é óptimo... De resto, já sabia que não ía ser fácil, por isso, tenho paciência.

E de dia é como se vê nas fotos, a bela da soneca...

Vida de cão é mesmo dura :lol: ...
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 29, 2008 11:28 am

Não coloquei no fórum dos yorkies, porque esta é uma questão geral, independentemente da "marca" do cão :lol: :lol: . Logo interessava-me ouvir opiniões de todos, independentemente do cão que tenham... :D
mafaloureiro
Membro Veterano
Mensagens: 306
Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria

sexta ago 29, 2008 11:31 am

Além disso, saliento que a Kikas tem uma costela de outra raça qualquer (que me esqueci de perguntar), porque o pai cruzado de yorkie, embora a mãe seja 100% yorkie. Embora não pareça, parece mesmo genuína, não é? É uma cachorra muito aldrabona :lol: a minha Kikas...
JONIBRAVO
Mensagens: 10
Registado: segunda fev 18, 2008 9:14 pm

sexta set 05, 2008 10:09 pm

ola,tudo bem? eu tenho um york que comprei numa criadora que mora em povoa do varzim,a sra eduarda,,junto a clipovoa,fui la um domingo buscar o meu cao,suposto filho de um campeao, mas fiquei tao triste porque ele faz um ano este mes e pesa 6kls,e foi comprado numa suposta criadora,agora me digam e normal um cao desçendente de campeao cresçer tanto?a veternaria bem me dizia que ele ia ser grande mas eu nunca acreditei.agora tenho um gigante em casa.mas gostava de saber se este tamanho pode ser?
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta set 05, 2008 10:26 pm

JONIBRAVO Escreveu:ola,tudo bem? eu tenho um york que comprei numa criadora que mora em povoa do varzim,a sra eduarda,,junto a clipovoa,fui la um domingo buscar o meu cao,suposto filho de um campeao, mas fiquei tao triste porque ele faz um ano este mes e pesa 6kls,e foi comprado numa suposta criadora,agora me digam e normal um cao desçendente de campeao cresçer tanto?a veternaria bem me dizia que ele ia ser grande mas eu nunca acreditei.agora tenho um gigante em casa.mas gostava de saber se este tamanho pode ser?
Se pode ser o quê?

Segundo o estalão da raça, o peso apenas pode ir até aos 3,1 kg. Esse foge um "bocadinho" ao escalão... 8) :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 05, 2008 10:56 pm

JONIBRAVO Escreveu:,suposto filho de um campeao,
Jonibravo, suposto?

Lá no LOP está escrito se o pai é campeão ou não, se for tem as iniciais CH, ora vá lá conferir... 8)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”