A Dominância nos cães - existe mesmo ou não

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cbraga
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 12:12 pm

sexta ago 29, 2008 4:02 pm

Boas.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o seguinte. Tenho lido diversos artigos onde se começa a questionar a ideia de que os cães têm caracteristica dominantes ou não, isto porque dizem que nos baseamos no conceito de vida dos lobos, da qual pouco sabemos também, mas que os cães, a nivel de comportamento desviaram-se dessa linha há muitos milhares de anos atrás quando começou a acompanhar o homem, e dado que este se tornou num "animal" sedentário, quando começou a desenvolver a agricultura, o cão começou a seguir-lhe as pisadas, deixando por isso de caçar para comer para assim se tornar num animal que se alimentava à base de restos do homem. Daí a sua habituação ao ser humano, tendo formado como que uma simbiose com este.
Assim, estudos existem em que os defensores desta ideia, vêm dizer que o sistema do cão não é um sistema hierarquico, mas sim um sistema organizado por eles própios.
As regras que dizem fazer parte deste sistema são:

Não usar agressão nas relações sociais, limitando a sua acção quando são emitidos sinais de desagrado pelos outros evitando quaisquer danos entre eles ou entre nós e eles;
Esta é a principal regra entre os nossos canideos.

Respeitar a zona pessoal de cada um. Esta regra apesar de importante reveste-se de menor importância que a anterior. O cão que desobedece a esta regra terá alguma patologia que o leve a ignorar esta regra;

Ter consideração pelas preferências de cada um depois de conhecidas., ou seja quando se conhecem o cão A já sabe que o cão B gosta da sua bola, pelo que não irá tirar-lha, Esta regra, como é obvio vai depender do estado interno do cão, e da sua vontade de ser um cão bem educado ou não na sua organização.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto em questão e vou informando mais, se estiverem interessados.
N3kinha
Membro Veterano
Registado: sábado jun 24, 2006 3:21 pm
Localização: Dois Cães: Lobo- Pastor Alemão; Ruffus- X Labrador. Duas Tartarugas

sexta ago 29, 2008 6:22 pm

cbraga Escreveu:Boas.
Gostava de saber a vossa opinião sobre o seguinte. Tenho lido diversos artigos onde se começa a questionar a ideia de que os cães têm caracteristica dominantes ou não, isto porque dizem que nos baseamos no conceito de vida dos lobos, da qual pouco sabemos também, mas que os cães, a nivel de comportamento desviaram-se dessa linha há muitos milhares de anos atrás quando começou a acompanhar o homem, e dado que este se tornou num "animal" sedentário, quando começou a desenvolver a agricultura, o cão começou a seguir-lhe as pisadas, deixando por isso de caçar para comer para assim se tornar num animal que se alimentava à base de restos do homem. Daí a sua habituação ao ser humano, tendo formado como que uma simbiose com este.
Assim, estudos existem em que os defensores desta ideia, vêm dizer que o sistema do cão não é um sistema hierarquico, mas sim um sistema organizado por eles própios.
As regras que dizem fazer parte deste sistema são:

Não usar agressão nas relações sociais, limitando a sua acção quando são emitidos sinais de desagrado pelos outros evitando quaisquer danos entre eles ou entre nós e eles;

Respeitar a zona pessoal de cada um. Esta regra apesar de importante reveste-se de menor importância que a anterior. O cão que desobedece a esta regra terá alguma patologia que o leve a ignorar esta regra;

Ter consideração pelas preferências de cada um depois de conhecidas., ou seja quando se conhecem o cão A já sabe que o cão B gosta da sua bola, pelo que não irá tirar-lha, Esta regra, como é obvio vai depender do estado interno do cão, e da sua vontade de ser um cão bem educado ou não na sua organização.

Gostava de saber a vossa opinião sobre o assunto em questão e vou informando mais, se estiverem interessados.
Pois bem, mas a hierarquia, é o seu modo de organização… Penso eu!

O resto não percebi bem o que queria dizer… =/
<p><strong>Cumprimentos</strong></p>
<p>Carolina Cap&ecirc;lo</p>
<p>&nbsp;</p>
derf
Membro
Registado: segunda ago 18, 2008 11:44 pm

sexta ago 29, 2008 6:49 pm

Bem, ha varias teorias, eu acho k nenhuma delas é 100% correcta, mas x% de cada uma sim, so é preciso juntar as verdades de cada uma das teorias e ja esta, pois existem mts teorias k batem certo mas, outras ainda k relacionadas nao se verificam......... Enfim é tudo muito complexo....

Eu ainda vou na do lobo, pois vai batendo certo...

Cump.
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

sexta ago 29, 2008 6:51 pm

Claro que existe uma hierarquia, que seja entre os caes quer seja dos caes relativamente aos donos.

Normalmente deve ser o dono o "chefe" 8)
derf
Membro

sexta ago 29, 2008 6:54 pm

nunomiguel1 Escreveu:Claro que existe uma hierarquia, que seja entre os caes quer seja dos caes relativamente aos donos.

Normalmente deve ser o dono o "chefe" 8)
100% de acordo

cump.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sábado ago 30, 2008 2:26 am

cbraga Escreveu: As regras que dizem fazer parte deste sistema são:

.
Esse estudo há-de me explicar porque é que tenho os meus cães cheios de cicatrizes, sem alguns dentes, etc. devido a brigas violentas. E também me há-de explicar porque é que essas brigas acontecem sobretudo quando existe alteração na hierarquia da matilha...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sábado ago 30, 2008 11:35 am

fang Escreveu: porque é que essas brigas acontecem sobretudo quando existe alteração na hierarquia da matilha...
Ò Francisco, são as eleições! Ou tu achas que se os nossos políticos podessem também não andavam à dentada? :lol:

A história da hierarquia é mais fácil de controlar os danos quando temos poucos cães, dois ou três, do que quem tem dez ou vinte. Há sempre um que manda, só que por vezes o outro acha que também tem direito.
Eu não me meto ou tento não me meter na escolha dos lideres, acho que não devo de o fazer, a não ser que a coisa fique preta e tenha mesmo de intervir. Penso que enquanto a liderança não estiver definida vão haver sempre lutas, a melhor forma de acabar com elas é deixa-los resolver entre eles. É uma paz que pode ser breve ou não dependendo do tipo de cão ou cães que possuímos, não tem muito a ver com a raça ou talvez tenha um pouco, mas mais com o tipo de temperamento que os nossos cães têm.
Há cães que se odeiam e que têm de ser separados isto porque sem que se magoem a sério não há forma de se definir hierarquia, nenhum deles está disposto a baixar a bola.
Eu sou a lider e sei que sou, mas entre elas também há uma lider, neste momento não sei ainda bem quem é mas tenho as minhas suspeitas. Apesar de achar que há uma espécie de "respeito estranho" entre elas, que acho que tem a ver com a minha presença, na hora H há sempre uma que come primeiro. :wink:

Os "mandatos" até nos cães têm duração, depois há novas "eleições" que podem ser sangrentas ou não, e depois temos mais um mandato. :lol:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado ago 30, 2008 11:01 pm

E eu que pensava que os cães "não acreditam em democracia" :lol: :lol:
derf
Membro

domingo ago 31, 2008 9:48 am

cockinhas Escreveu:E eu que pensava que os cães "não acreditam em democracia" :lol: :lol:
lol
derf
Membro

domingo ago 31, 2008 9:51 am

IsabelNobre_ Escreveu:
fang Escreveu: porque é que essas brigas acontecem sobretudo quando existe alteração na hierarquia da matilha...
Ò Francisco, são as eleições! Ou tu achas que se os nossos políticos podessem também não andavam à dentada? :lol:

A história da hierarquia é mais fácil de controlar os danos quando temos poucos cães, dois ou três, do que quem tem dez ou vinte. Há sempre um que manda, só que por vezes o outro acha que também tem direito.
Eu não me meto ou tento não me meter na escolha dos lideres, acho que não devo de o fazer, a não ser que a coisa fique preta e tenha mesmo de intervir. Penso que enquanto a liderança não estiver definida vão haver sempre lutas, a melhor forma de acabar com elas é deixa-los resolver entre eles. É uma paz que pode ser breve ou não dependendo do tipo de cão ou cães que possuímos, não tem muito a ver com a raça ou talvez tenha um pouco, mas mais com o tipo de temperamento que os nossos cães têm.
Há cães que se odeiam e que têm de ser separados isto porque sem que se magoem a sério não há forma de se definir hierarquia, nenhum deles está disposto a baixar a bola.
Eu sou a lider e sei que sou, mas entre elas também há uma lider, neste momento não sei ainda bem quem é mas tenho as minhas suspeitas. Apesar de achar que há uma espécie de "respeito estranho" entre elas, que acho que tem a ver com a minha presença, na hora H há sempre uma que come primeiro. :wink:

Os "mandatos" até nos cães têm duração, depois há novas "eleições" que podem ser sangrentas ou não, e depois temos mais um mandato. :lol:
em parte (99%) concordo mas com a dos politicos, sinceramente NAO, pois acho precisamente o contrario, para o Povo estao sempre zangados em birras e em descordancias, mas na verdade, fora "dali" comem todos na mesma mesa !!!!

Cump.
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
domingo ago 31, 2008 2:34 pm

derf Escreveu:
IsabelNobre_ Escreveu:

em parte (99%) concordo mas com a dos politicos, sinceramente NAO, pois acho precisamente o contrario, para o Povo estao sempre zangados em birras e em descordancias, mas na verdade, fora "dali" comem todos na mesma mesa !!!!

Cump.
Nós sabemos disso, os cães não. :lol:
Mas acho que percebeu onde quero chegar. :wink:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo ago 31, 2008 2:35 pm

Essa foi boa. :lol: :lol:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
cbraga
Membro Veterano

segunda set 01, 2008 12:10 pm

Vocês são umas pessoas simpaticas, mas na verdade, já começa a haver uma generalização entre alguns treinadores de que a dominância é uma forma de entendimento, que pode levar a diversos erros cometidos para com os animais.
Uma das coisas que estive a ler no fim de semana,é que os nossos companheiros canideos, aceitam outras raças de serves vivos entre eles, enquanto o lobo não. Isto é mais um facto que leva a questionar a proximidade das atitudes do cão e do lobo.
Quanto aos animais do Fang se atacarem, primeiro tenho que dizer que até entre casais existe discussões, assim como se estiverem 7 ou 8 pessoas no mesmo local uma vida inteira, de certeza que vão existir brigas entre eles, e como os animais não têm mãos, mas sim dentes, já se viu onde vai levar os confrontos entre eles.
Eu confesso que para mim é também dificil, depois de tantos anos a ouvir falar em dominancia, lobos, hierarquia, tentar alienar-me desses conceitos e abrir a mente a novos estudos, mas que vou tentar analisar muito bem isto, vou.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 01, 2008 4:40 pm

A dominância e o espirito de matilha é mais afincado em determinadas raças mas de uma ponto de vista meramente amador (pois não sou estudiosa na matéria), e da experiência que tenho com um Malamute, acredita que existem raças com um comportamento MUITO dominante, onde o primeiro passo no estabelecer de qualquer relação é a determinação da sua posição hierárquica.

A agressão não é o único factor que permite defenir a posição hierárquica mas é o factor mais comum entre os cães, e não tem que ser muito violenta.

E.g. um belo dia de inverno levei o meu malamute a dar um passeio pela praia, e como estava deserta (ou assim pensava eu) deixei-o correr um pouco. Por azar dos azares (e não menos coincidência) não tinha passado mais de 5m quando vejo um outro malamute vir a correr na direcção do meu Argot!!! Bem não durou mais do que 10 ou 15 segundos (talvez mais...), foi violento, mas quem os visse depois não diria nada. Pareciam velhos amigos. Tudo é simples depois estabelecerem que mandava ali.

É claro que esta raça ainda manifesta muitos traços ancestrais mas não são de todo as únicas com um comportamento tão acentuamdamente dominante.
cbraga
Membro Veterano

segunda set 01, 2008 5:22 pm

O encontro que relata, é visto, pelos defensores deta teoria, por uma situação, em que ambos estão a tomar conhecimento um do outro, e embora por vezes a nós pareça algo assustador, eles também afirmam que passado algum tempo já tudo passou e eles parecem, tal como relatou, grandes amigos, pois entretanto ambos compreenderam que não estão ali, nem um nem outro para provocar qualquer tipo de dano um ao outro.
Responder

Voltar para “Cães”