Displasia da Anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
lua1
Membro
Mensagens: 129
Registado: sábado jul 22, 2006 4:31 pm

terça set 09, 2008 10:16 am

Olá a todos,

O meu cão andava a coxear e nos exames feitos para descobrir o motivo desse coxear, a vet descobriu que ele tem displasia da anca nas duas patas :( ... Aparentemente o facto de ele coxear não tem a ver com a displasia da anca, que pelos vistos ainda não se manifestou mas já foi detectada nos rx.

Nunca pensei que ele tinha displasia... ... já tinha lido sobre a doença, mas por causa dos meus outros cães que são Basset Hound. Ele é um cão arraçado de Rafeiro Alentejano, apanhado na rua ainda bebé e sempre foi muito robusto... eu sei que não quer dizer nada, mas simplesmente nunca pensei. Já pesquisei informações sobre o que devo fazer, mas não encontrei nada sobre a ração que lhe devo dar para tentar que a doença ´não evolua. Alguém me consegue ajudar?

Também ouvi falar em tratamento cirurgico, mas pareceu-me que isso só é feito em estados mais avançados...

Outra das coisas que li que é benéfico é a natação. alguém conhece algum sítio que tenha piscina com fisioterapia para cães?

Em todos os cães com displasia da anca, a doença evolui para estados de não conseguir andar bem,..., ou só alguns?

Eu sei que o melhor é falar com a vet, mas só sexta feira é que vou lá e fiquei muito ansiosa com esta situação... talvez alguém que já tenha passado pela mesma situação me possa esclarecer.

Obrigada
MDogster
Membro Veterano
Mensagens: 2813
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
Localização: Toby (Old English Sheepdog), Ralph (Whippet-like)

terça set 09, 2008 11:07 am

lua1 Escreveu: Já pesquisei informações sobre o que devo fazer, mas não encontrei nada sobre a ração que lhe devo dar para tentar que a doença não evolua. Alguém me consegue ajudar?
Uma coisa essencial é controlar-lhe o peso, de forma a que não aumente. Uma ração rica em ómega 3 e com boas percentagens de glucosamina e condroitina, será provavelmente o conselho do seu vet, mas isso será uma coisa a confirmar com ele.
lua1 Escreveu: Em todos os cães com displasia da anca, a doença evolui para estados de não conseguir andar bem,..., ou só alguns?
Depende do grau de displasia e dos factores ambientais que possam potenciar a manifestação da doença.
In35
Membro Veterano
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:38 pm

terça set 09, 2008 7:26 pm

Depende do grau, o meu Boxer que faleceu infelizmente tinha e era sempre mais complicado para ele no inverno, notava-se bastante bem que tinha mais dificuldades com o chegar do frio, no verão não aparentava nada. Tomava uns comprimidos se não me engano para reforçar a "cartilagem". (Não sei se é esse o nome).
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça set 09, 2008 7:48 pm

condicionar o cão a terrenos planos, controlar o peso, não deixar ter brincadeiras brutas, dar uma ração especial para articulações, são algumas das medidas que deve tomar. há sempre probabilidades de evoluir, mas isso depende também do grau que ele tem. converse com o veterinário sobre as vantagens ou desvantagens de o operar.

as rações podem ser boas mas não são solução, tenha isso em consciência.

boa sorte
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 09, 2008 9:17 pm

Info sobre a displasia aqui: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=50822

Há que avaliar o grau de displasia que ele tem e discutir com o vet qual a terapêutica mais adequada ao seu caso.

As melhoras do canito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”