RAÇÃO, LATAS OU COMIDA FEITA EM CASA?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

SPIDERMAN
Membro
Registado: segunda mai 05, 2003 12:20 pm

segunda mai 12, 2003 2:31 pm

O que acham os meus amigos destes três tipos de alimentação? É correcto dar estes três tipos de comida? Devemos dar só um destes tipos de comida? E quando fazemos em casa a comida, que cuidados devemos ter na sua preparação?

O meu veterinário disse-me que não devemos variar tipos de comida com muita frequência pois o cão tem de ter tempo de criar determinadas bactérias para uma digestão correcta de uma determinada comida.

A comida de lata não é muito quente para o estômago dos nossos meninos? Eu pessoalmente não gosto muito de lhe dar latas.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda mai 12, 2003 2:38 pm

Já dei às cadelas (à Pastora que tive e à Riskas) comida feita em casa, arroz Trinca com carne e afins que misturava com um pouco de água quente para evitar aquele frio, a pensar que estava a fazer uma coisa bem feita, inocente e nutritiva...mas houve uma altura em que mudei de Veterinário e este perguntou-me o que comiam e eu respondi. Aconselhou-me então a dar só ração por 3 motivos: Dava menos trabalho, tinha tudo o que precisavam (ou seja, era dada em menos quantidades que arroz com carne) e era mais saudável para elas, evitava o excesso de peso que é muito perigoso nos cães, provocado pelo arroz...e assim foi. Dou ração de manhã e à noite e até agora só tenho a dizer bem desta "dieta" e só lamento não ter tido noção disto mais cedo.
Espero ter ajudado e não baralhado :p 8) ;) :lol:
SPIDERMAN
Membro

segunda mai 12, 2003 2:43 pm

obrigado cgtorres.

Eu comecei por dar latas, mas o meu veterinário não me aconselhou as latas por achar serem um tipo de alimento muito quente no estômago dos cães. Ele também me disse que as rações, desde que boas, são um bom alimento e que proporcionam tudo o que o cão precisa e o meu come quase sempre ração. No entanto, também lhe costumo dar trinca de arroz com carne e sem sal.

já agora, o que acham da ração Pedigree Pal Junior? é a que dou ao GOiA.

Obrigado
cgtorres
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 2:48 pm

SPIDERMAN Escreveu: já agora, o que acham da ração Pedigree Pal Junior? é a que dou ao GOiA.

Obrigado
Se não estiver fora do seu orçamento, e pelo menos enquanto ele não tiver um aninho com o corpo formado, tente dar Eukanuba Puppy ou Royal Canin. Se comprar as sacas de 15 kg fica-lhe mais em conta e acredite que vai ver a diferença ;) Pelo menos enquanto ele for Puppy não lhe dê arroz com carne, que são nutrientes que ele não precisa e acaba por engordar porque come mais do que necessita. Dê-lhe só ração, tem tudo o que precisam ;)
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

segunda mai 12, 2003 2:57 pm

SPIDERMAN Escreveu:já agora, o que acham da ração Pedigree Pal Junior? é a que dou ao GOiA.

Obrigado
Eu dei, durante algum tempo Pedigree Pal Júnior :oops: e desaconselho completamente!!! Pensei, que por se tratar de uma marca mais conhecida, que da gama de hiper, talvez fosse menos má... mas não, não gostei dos resultados e só me arrependo de ter tomado essa opção!

Bem, mais vale tarde do que nunca, não é? Aprende-se com os erros...

:oops:
SPIDERMAN
Membro

segunda mai 12, 2003 3:01 pm

[/quote]

Se não estiver fora do seu orçamento, e pelo menos enquanto ele não tiver um aninho com o corpo formado, tente dar Eukanuba Puppy ou Royal Canin. Se comprar as sacas de 15 kg fica-lhe mais em conta e acredite que vai ver a diferença ;)

Obrigado. Vou mesmo experimentar uma dessas rações. Não sei se o melhor será experimentar as duas, ver a que ele prefere e depois sim comprar as sacas de 15 kg.

Obrigado
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 12, 2003 3:01 pm

Última edição por SeaLords em segunda dez 29, 2008 11:08 am, editado 1 vez no total.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 12, 2003 3:03 pm

Olá

Eu de momento não tenho cão. Mas os veterinários dizem que o melhor é sempre a ração seca. Compre sempre uma ração de topo, as de supermercado não saõ muito boas na maior parte das vezes. Pode-se dar o arroz de vez em quando. Mas eu não sei a idade do seu cão.

Beijokas
kathleen
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

segunda mai 12, 2003 3:05 pm

Olá Spiderman

É perfeitamente possível confecionar comida em casa para dar aos cães mas há que ter o cuidado de serem alimentos que contemplem as necessidades vitamínicas e energéticas que eles necessitam sob pena de os cães poderem vir a denotar alguns desarranjos gastro-intestinais ou outros ,por insuficiência de algum componente alimentar. Sendo assim talvez seja preferível dar-lhes ração que na sua composição já inclui os componentes alimentares que o cão precisa. Porém nem todas as rações são iguais pelo que há que ter o cuidado na escolha da mesma.

Saudações
SPIDERMAN
Membro

segunda mai 12, 2003 3:06 pm

Cara Kathleen, o meu cão tem 9 meses, ou seja, está numa fase muito importante da sua formação física em termos estruturais. A ração que lhe dou é seca, mas pelo que depreendi aqui no fórum, não será a melhor e por isso vou experimentar as que a cgtorres me indicou.
cgtorres
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 3:10 pm

SPIDERMAN Escreveu: Obrigado. Vou mesmo experimentar uma dessas rações. Não sei se o melhor será experimentar as duas, ver a que ele prefere e depois sim comprar as sacas de 15 kg.

Obrigado
Spiderman, tb não é muito aconselhável estar sempre a mudar de ração. Uma vez que decida qual vai dar, insista durante um bom tempo ;)
cgtorres
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 3:11 pm

boerboelfan Escreveu: Olá Spiderman

É perfeitamente possível confecionar comida em casa para dar aos cães mas há que ter o cuidado de serem alimentos que contemplem as necessidades vitamínicas e energéticas que eles necessitam sob pena de os cães poderem vir a denotar alguns desarranjos gastro-intestinais ou outros ,por insuficiência de algum componente alimentar. Sendo assim talvez seja preferível dar-lhes ração que na sua composição já inclui os componentes alimentares que o cão precisa. Porém nem todas as rações são iguais pelo que há que ter o cuidado na escolha da mesma.

Saudações
Ora nem mais! ;)
SPIDERMAN
Membro

segunda mai 12, 2003 3:15 pm

Sim é isso mesmo que vou fazer, ou seja, vou deixar o meu cão escolher entre essas duas e a que ele mais gostar vai ser aquela que vai consumir sempre. Já agora cgtorres, podemos ficar para sempre a dar ração, ou há uma altura em que teremos de variar de ração ou dar outro tipo de alimentação?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda mai 12, 2003 3:16 pm

Eu comecei por dar latas, mas o meu veterinário não me aconselhou as latas ...
Eu pessoalmente não acho bem darem-se latas ao animal...está bem que tem muito ferro, mas são muito dificeis de digerir e enferrujam! ;) hehehehe...tou a brincar.

Apesar de já termos falado várias vezes nisto ( exeperimente fazer uma pesquisa), este dilema é muito frequente e por isso vou escrever qualquer coisinha do que é a minha opinião ;)

A ração, se estivermos a falar de uma ração de qualidade, deverá conter por principio todos os nutrientes que o cão necessita. A única procupação será fazer um bom balanceamento das quantidades ou do tipo de ração em função das caraceterísticas do cão ( idade, tipo de actividade e exercicio, etc).

A comida caseira cozinhada não faz mal nenhum e, havendo tempo e paciência, é bem mellhor que a ração industrializada. O problema é que, na maioria das vezes, esta comida caseira não é bem balanceada ( exageramos no Arroz ou noutros alimentos que não são os melhores, embora necessários, em deterimento de outros alimentos e nutrientes que o cão também precisa).

Para além da comida caseira, existe ainda um metodo de alimentação designado por BARF ( Bones and Raw Food) que consite essencialmente em dar uma diete de alimentos crús aos nossos cães. Esta dieta deve ser composta por todo o tipo de alimentos carne, vegetais, deirivados de um e outro, etc...) que devem ser dados crús! Tal como na comida cozinhada, este tipo de alimentação dá mais trabalho do que simplesmente 'despejar' a ração no prato! Exige conhecimentos, algum tempo e muito empenho.

Há quem dê ração e depois, á laia de 'mimo' forneça uns complementos por fora ( umas carninhas, uns petiscos...!). Temos de ter cuidado. Isto não faz mal, mas....há que saber o que damos, e ter consciência também que a quantidade de alimento que damos por esta via deverá ser balanceada com a ração ( se damos um kilo de carne ao cão, pode não ser conveniente dar-le outra comida nesse dia, por exemplo). Devemos também pensar nos reflexos de variações não habituais na comida, e as consequências gástricas e intestinais que isso possa trazer.

Bem....comida de lata ( pelo menos a grande maioria)...para mim é água e gordura! Tem um bom apelo para o cão, enche, mas pouco bem faz!

Abraços
Paulo C.
cgtorres
Membro Veterano

segunda mai 12, 2003 3:17 pm

SPIDERMAN Escreveu: Sim é isso mesmo que vou fazer, ou seja, vou deixar o meu cão escolher entre essas duas e a que ele mais gostar vai ser aquela que vai consumir sempre. Já agora cgtorres, podemos ficar para sempre a dar ração, ou há uma altura em que teremos de variar de ração ou dar outro tipo de alimentação?
Pelo que sei, pode dar sempre ração, adequada à idade, actividade e peso do cão! :)
Como diz o PauloC, as latas são mesmo gordura e água.... :( Se tiver paciência, tempo e conhecimento, faça-lhes de vez em quando uma comidinha caseira, mas uma coisa bem feitinha ;) Eu pessoalmente não tenho, daí a recorrer à ração já preparada 8)
Responder

Voltar para “Cães”