Adopção

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Elisarana
Membro
Registado: terça set 23, 2008 8:08 am
Black
Kiko
Branco
Nero
Bebé
Nina

1 Gata
Boneca

1 Coelho Anão
Ticha

1 Tartaru

quarta set 24, 2008 9:55 am

Já possuo 3 cães dentro de um apartamento, será correcto trazer mais um, quais os contras :roll:
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta set 24, 2008 10:10 am

Se levar mais um fica fora da lei visto que a lei diz que se pode ter no máximo 3 cães em apartamento. Se tiver algum vizinho zeloso pode correr mal.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quarta set 24, 2008 11:47 am

kitten Escreveu:Se levar mais um fica fora da lei visto que a lei diz que se pode ter no máximo 3 cães em apartamento. Se tiver algum vizinho zeloso pode correr mal.
É bem verdade, infelizmente...
Eu aconselhava-a, se realmente oferece condições à adopção, a fazer essa questão aos vizinhos... Se até agora 3 não incomodaram, 4 também não o farão com certeza. Certifique-se que não haverá queixas, para mais tarde não sofrer dissabores.
Boa sorte.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Elisarana
Membro
Registado: terça set 23, 2008 8:08 am
Black
Kiko
Branco
Nero
Bebé
Nina

1 Gata
Boneca

1 Coelho Anão
Ticha

1 Tartaru

quinta set 25, 2008 2:01 pm

Um Bem Haja a Todos :o

Agradeço a todos aqueles que de alguma maneira me quiseram ajudar,
exprimindo o seu ponto de vista.

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p>Elisarana</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>" O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." Axel Munthe</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta set 25, 2008 3:07 pm

kitten Escreveu:Se levar mais um fica fora da lei visto que a lei diz que se pode ter no máximo 3 cães em apartamento. Se tiver algum vizinho zeloso pode correr mal.
Eu até estava convencida que eram permitidos no máximo 2. Mas fui ver e realmente são 3, no máximo, permitidos .
Tente , como o Torrez lhe disse, falar antes com os vizinhos e avaliar da predisposição deles para "aguentarem" mais um canito no prédio....

Quanto ao resto ..................................................!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 25, 2008 3:22 pm

Olá Elisarana.

Para lhe responder em resumo a determinadas opiniões de “ESTRONDO/RUÍDO”, já que todos têm direito à opinião num fórum público desde que sem ofensas e ataques pessoais, pois aqui vai:

A Lei quando foi concebida para posse de 3 canídeos apenas, foi já a pensar no bem estar de todos quantos rodeiam os detentores de canídeos. Logo é de respeitar essa Lei apesar que há quem com só com um canídeo ou até sem nenhum desrespeite mais as liberdades dos outros do que muitos com casa cheia…! Há ainda os que na sua filosofia da batata, alardeiam que o interior é para as pessoas e o exterior é para animais. Muitos desses desrespeitam mais as liberdades dos outros vizinhos com acções do posso, quero e mando como p.e., estender roupa a pingar para cima da roupa dos outros. Lavar varandas em pleno verão com baldadas de água a cair para as varandas dos outros pisos inferiores e até para quem passa na rua. Outros ainda que apesar de não terem um “bobi” para “passeá-lo” nos elevadores do prédio fazem desses mesmo elevadores “monta cargas” ao ponto de se estragarem. Mas como são TODOS a pagar, do seu bolso sairá uma ninharia muito mais barata que pagar a uma grua ou guindaste para o transporte de carga.
Ainda, há os que mesmo sem animais; incomodam mais com música em altos berros a qualquer hora do dia ou da noite, determinadas senhoras e até senhores a receberem clientes ao ponto de “partirem” a cama pelo meio e claro o vizinho do lado, de cima e o de baixo, que se lixem porque esses até têm um canito que ladra; nem que só muito raramente!

Depois, há os que mesmo com os míseros tostões contados mas com muita filosofia da batata, adquirem “bobis de marca” a preços que nem de saldos, para impressionar os transeuntes ao cruzarem-se pelas ruas, nem que isso ponha a saúde ou vida do “bobizinho” em risco ou ponha a liberdade dos outros em causa pela falta de civismo no incumprimento da Lei, a vários níveis.
Há também os que se um dia viajarem de avião, preferem ir lado a lado com um mal cheiroso qualquer, nem que o cheiro seja provocado por gases, ou cheirem a chulé, sovaco, “bacalhau”, halitose, etc… porque para com esses, apesar de mal cheirosos, sempre se pode arrotar umas belas “postas de pescada” e se fosse lado a lado com um qualquer “bobi”, o desgraçado não lhe daria valor algum porque simplesmente o “arrotador”era mais um entre os tantos “2 pernas” que no avião viajam.

E finalmente, para concluir, há quem tenha mais animais do que a Lei permite mas que os tem de forma tal educados, a que não perturbem terceiros, que nem “arrotadores” se dão conta que existam.
Como tal, Elisarana, é tudo uma questão de civismo, essencialmente :wink:
Boa sorte na sua tomada de decisão,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
kitten
Membro Veterano

quinta set 25, 2008 4:24 pm

Elisarana Escreveu:Um Bem Haja a Todos :o

Agradeço a todos aqueles que de alguma maneira me quiseram ajudar,
exprimindo o seu ponto de vista.
Eu tenho 4 cães num apartamento, na opinião de alguém sou no minimo maluca, no entanto tenho consciência de que se algum dos meus vizinhos me quiser chatear pode eventualmente fazê-lo.
Mas sejamos coerentes, os vizinhos tanto podem arranjar confusões por causa de 4 cães como só por 1, basta esse fazer barulho de noite por exemplo.
Pela maneira de pensar de alguns, aqueles que acham que o lugar do cão é no quintal, só quem vive em moradias ou quintas pode ter cães, os outros que se lixem, só que normalmente são esses que se acham acima da Lei e que não registam nem chipam os cães porque isso dá despesa e é um aborrecimento ir para filas para a junta de freguesia para registar o bobi.
Madalena Marques
Strondo
Membro
Registado: segunda set 15, 2008 8:09 pm

sexta set 26, 2008 12:22 am

Olá!

Ó pá! Não vos chega 3 cães por apartamento? Ainda kerem mais?
Antes de começar a minha disseratção kero solidarizar-me convosco relativamente à falta de civismo que há hoje em dia nos edifícios... Há realmente pessoas que devriam viver, essas sim, isoladas e presas a uma coleira de meio metro pois não conseguem perceber o que é viver em sociedade... Não fazer barulho... deixar pingar água sobre o inquilino de baixo... Os tais balde água nas varandas... Utilizar um elevador concebido para transportar pessoas transformado num monta-cargas... Não posso estar mais de acordo convosco! Aliás... foram estes "atritos" e o facto de kerer proporcionar à minha família um espaço mais "personalizado" (chamemos assim) que resolvi (e consegui com muito esforço) vir construir a minha moradia e cá estamos há 4 anos!
Também não sou dakeles que acha que só se pode ter animais nas kintas... Eu nunca tive e nunca teria uma animal maior que 1 pirikito num apartamento... mas isso sou eu! E cada um sabe de si!
Agora... Sabem onde termina a nossa liberdade... pois é... Termina onde começa a dos outros! Eé aki que me kero situar!
As pessoas moram em apartamentos por opção ou porque não têm capacidade para ter uma moradia (e atenção que ter uma vivenda não é só rosas... dá o seu trabalho, embora eu ache k compensa!!!). Estamos todos de acordo? Acho que sim!
Numa moradia como a minha... tenho cerca de 250m2, isto só ara falar da área descoberta e livre de construção... "Só" cá mora a minha família - 4 pessoas (e o pekeno Teckel). Desde que não fizesse barulhos para akilo que é aceitável e o mesmo acontecesse com os cheiros, é óbvio que poderia ter cá, e segundo a teoria das senhoras que acham "normal" ter mais de 3 cães num apatamento, sei lá... uns 40 cães, certo? Ok! 30... Mas vejam bem... Este número de cães só usaria 1 espaço que é meu e só meu (e da famelga). Ninguém teria nada a ver com as movimentações dos meus 30 cães! Concordam também?
Atenção que eu não sei se há limites legaispara o n.º de cães em moradias! Também não estou interessado em saber.
Regressemos agora àkela história que há pouco referia... "A nossa liberdade acaba onde começa a dos outros".
Se pessoas como eu (e há muitas) e sentem incomodadas com a presença de cães em locais que considero impróprios... Cafés, restaurantes, lojas, repartições públicas... AVIÕES (excepção feita aos cães-guia)... porque raio eu terei de achar normal que um vizinho meu, a morar eventualmente no mesmo piso que eu... porta-com-porta, se lembre de um momento para o outro ter 4 São Bernardo.. e kem diz 4, sei lá... pode até dizer 5, 7... 10. Porke não!
Na vossa teoria eu, ser humano, e acreditem que enquanto morei em aprtamento respeitei as regras da sã convivência, seria obrigado a aceitar que o meu vizinho tivesse uma comunidade de S. Bernardo lá em casa... mesmo que fosse um T0 e eu nem teria o direito de... sei lá... pestanejar!
Não podemos kerer tudo.. olharmos só para nós e os nossos caprichos...
Olhem por exemplo a lei do tabaco. Ok, não é perfeita, mas pelo menos agora já existem "n" sítios onde podemos estar "livres" do fumo... Mas existem locais/ estabelecimento onde se pode dar umas cigarradas...
Há lugar para todos!
1 Prédio de habitação tem de funcionar como uma comunidade!
Há pessoas que, nesses prédios, são uns autênticos anormais... mas isso deve ser tratado noutros fóruns (ou GNR).
Em relação ao número de cães permitido... Que raio... 3 não chega? Dá vontade de dizer já uma asneira!!!
O último prédio onde morei tinha 3 pisos de habitação. 4 fogos por piso... Façam lá as contas se toda a minha gente tivesse 3 cães... Pois seriam 36... num só prédio... Se kerem mesmo saber a verdade acho até que a lei peca por excesso! Mas lá esta... é só a minha opinião!
Será k estou assim tão errado... assim tão fora deste "mundo dos animais"... Será que sou assim tão mau por pensar desta forma? Senhores e senhoras TRÊS CÃES POR APARTAMENTO NÃO VOS CHEGA???
Abraço a todos!
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta set 26, 2008 7:51 am

"O número máximo de cães por apartamento é de 3 podendo ter ainda um gato.
Se tiver 3 gatos só pode ter 1 cão
Se tiver 1 cão pode ter mais 3 gatos
Etc...
Não pode é ultrapassar o número de 4 animais."

Ups :? afinal até podem ser 4 ...

O resto da legislação pode ser lida aqui
http://www.cpuc.org.pt/lei/portugal/DL-314_2003.pdf
(Artigo 3, o assunto em questão)
kitten
Membro Veterano

sexta set 26, 2008 7:53 am

4 animais, não 4 cães, vá lá ler o que escreveu.
Madalena Marques
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

sexta set 26, 2008 7:54 am

Sim Kitten eu percebi isso, quando falo em 4 falo em animais.
kitten
Membro Veterano

sexta set 26, 2008 7:55 am

Sim, mas acho que isso não está em questão. Aliás pode ter-se muito mais que isso, basta ter animais de gaiola e/ou terrário já que a lei nem sequer contempla esses.
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta set 26, 2008 12:39 pm

kitten Escreveu:Sim, mas acho que isso não está em questão. Aliás pode ter-se muito mais que isso, basta ter animais de gaiola e/ou terrário já que a lei nem sequer contempla esses.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Se comtemplasse ,sei de muito boa gente ( eu incluida ) que já tinha ultrapassado os limites . Cambada de foras da lei......
Eu acho piada a estas pessoas que para os seus interesses a lei é importante, mas para outros interesses já não faz mal não se fazer caso disso ou nem sequer cumprir.....
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado set 27, 2008 11:10 am

Strondo Escreveu: O último prédio onde morei tinha 3 pisos de habitação. 4 fogos por piso... Façam lá as contas se toda a minha gente tivesse 3 cães... Pois seriam 36... num só prédio... Se kerem mesmo saber a verdade acho até que a lei peca por excesso! Mas lá esta... é só a minha opinião!
Será k estou assim tão errado... assim tão fora deste "mundo dos animais"... Será que sou assim tão mau por pensar desta forma? Senhores e senhoras TRÊS CÃES POR APARTAMENTO NÃO VOS CHEGA???
Abraço a todos!
e se estivessem 36 cães no prédio? o que importa é que não incomodem ninguém e que estejam bem tratados e em condições higieno-sanitárias que não ponham em causa nem a saúde dos animais nem das pessoas. ora a isso chama-se CIVISMO. e isto é como em tudo: seja da simples pastilha elástica pró chão, como o có-có na entrada do prédio.

quem é você para questionar quantos animais é que ''chega'' para cada pessoa? novamente, se houver condições para tal, não vejo porque não, a pessoa é que tem de estar consciente daquilo que tem e da sua capacidade física/emocional/financeira.
Strondo
Membro
Registado: segunda set 15, 2008 8:09 pm

domingo set 28, 2008 9:36 am

YolaeFifi Escreveu:
Strondo Escreveu: O último prédio onde morei tinha 3 pisos de habitação. 4 fogos por piso... Façam lá as contas se toda a minha gente tivesse 3 cães... Pois seriam 36... num só prédio... Se kerem mesmo saber a verdade acho até que a lei peca por excesso! Mas lá esta... é só a minha opinião!
Abraço a todos!
e se estivessem 36 cães no prédio? o que importa é que não incomodem ninguém e que estejam bem tratados e em condições higieno-sanitárias que não ponham em causa nem a saúde dos animais nem das pessoas. ora a isso chama-se CIVISMO. e isto é como em tudo: seja da simples pastilha elástica pró chão, como o có-có na entrada do prédio.

quem é você para questionar quantos animais é que ''chega'' para cada pessoa? novamente, se houver condições para tal, não vejo porque não, a pessoa é que tem de estar consciente daquilo que tem e da sua capacidade física/emocional/financeira.
Olá cara forista!
Notei que tirando o "quem é você para questionar..." que a sua resposta transmite a sua opinião, sem agresividade. Claro que não concordo com ela mas fico feliz com a cordialidade que trasmite. Registei!
Ó amiga... admito que se todos os fictícios 36 animais (com a participação do dono) esivessem, como diz, em boas (acho que deveriam ser excelentes) condições higiénico-sanitárias e que não incomodassem ninguém não existiriam grandes problemas! Admito!
Adiante... o exemplo (prédio com 12 inquilinos), tem um defeito... eu dei como exemplo se TODAS as pessoas que vivessem nesse edifício tivessem 3 cães e isso seria um "ceu" para os amantes "cegos" dos cães.
Mas para que o exemplo seja "analisável" temos de alterar os números. Vamos, então, considerar que em cada piso (são 3) um inquilino (são 4 por piso) não acha grande piada aos peludos de 4 patas.
Agora temos um exemplo analisável...
Seriam então 9 inquilinos com 3 cães (total 27 canídeos) e 3 inquilinos sem cães...
Agora pergunto-lhe... Acha mesmo que num rácio de 9 donos de cães num país que é o paraíso dos abandonos e dos maus-tratos animais sem qualquer punição todos garantiriam as tais condições higiénico-sanitárias e k não incomodassem o(s) vizinho(s) do lado?
Outra questão... Quando vejo 5, 10, 15 ou mais cães juntos é normal ouvirmos latidos, uivos, "choros" horas a fio... isso acontece na minha rua (só moradias). Agora transfira isso para o exemplo do prédio (relativamente pekeno). O que lhe parece?
Mas... Admitindo que desses 9 donos, 2 deles (só 2) são umas ovelhas renhosas (e há sempre um ou mais em cada prédio) e ke tratam os cães "abaixo de cão" como se diz na gíria? Vamos pensar que essas "ovelhas" não tratavam da higiene... Estavam-se nas tintas para os barulhos... etc... etc... O que me tem a dizer a isto?
Nestas altura estaríamos já numa situação de conflito. De um lado os 7 donos "bons", depois os 2 "maus" e ainda os 3 que não acham lá grande piada a animais no condomínio! Há! Claro! E a lei... será que vai ser cumprida???

Cara YolaeFifi... Eu sei que se pode fazer uma reunião de condóminos... Eu sei que me vai dizer que se podem chamar as autoridades!
Eu sei que se pode chamar o delegado de saúde da sua zona... etc...
Eu sei...
Eu sei...
E acha, realmente, que alguém actuará em tempo útil?
Vou dar um outro exemplo extremo... Nada tem a ver com bicharada!. De quando em vez somos confrontados na TV com pessoas com ou sem problemas psíquicos que moram em casas transformadas em lixeiras... pessoas que não sabem o que é higiene e que têm o vício de "arquivar" o lixo e trazer ainda mais da rua. Sabe ao que me refir, não sabe?
10 (DEZ) anos depois e após milhentas keixas dos vizinhos, fmiliares e amigos lá aparece um camião da Câmara Mun. com uns funcionários de máscara e passam um dia inteiro a tirar lixo da habitação!
O que tem a ver isso com os cães? NADA! NADA mesmo!
Voltemos ao meu ex-prédio. Lembre-se que eu disse que existiam 2 ovelhas que não tratam convenientemente dos canitos...
Faz-se a reunião de condóminos...
Faz-se a keixa às autoridades e Delegado de Saúde da zona...
E... pois é... nada acontece. É esse o problema, cara forista!
Eu só kero aki representar (neste e noutros tópicos do Arca) os donos de cão (ou cães) que, como eu, gostam do seu animal, tratam (muito) bem dele(s)... carinho... conforto... etc... etc... Mas que nunca lhes passará pela cabeça... compará-los a humanos... a filhos... a dormir com eles na cama... a dizer que é normal uma escola ter um cão (ou mais) para andarem com as crianças pelo recereio... a achar que os cães devem ir a restaurantes (como já aki li)... Achar que é normal ter 4 ou 5 cães num apartamento! Não isto para mim não é gostar de cães! Isto para mim é algo de "estranho". Algo de não qualificável!
Também kero de algum modo representar as pessoas que, por opção... não kerem ter nimais. Mais vale não tê-los que tratá-los inconvenientemente!
É óbvio que tem de haver CIVISMO em tudo na vida... não posso estar mais de acordo consigo!
Não podemos olhar só para o nosso umbigo... A grande maioria dos forista é amante dos animais. Óptimo! Excelente!
Mas convido-vos, em nome do CIVISMO, a pensar nos animais, sim... Mas também nos animais da nossa raça.. Homens, mulheres e crianças que também contam para a socieade cívica... Será que ninguém percebe isto?
Um abraço a todos!
Responder

Voltar para “Cães”