Denuncia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Loopie
Registado: sexta set 12, 2008 4:04 pm

quinta set 25, 2008 6:58 pm

Boa Noite.

Eu tenho uma duvida que espero que me possam ajudar. O meu vizinho, tem 2 cães, um raçado de boxer/pastor alemão e outro a que ele diz que é um cão pastor da serra...mas sinceramente não o acho nada parecido mas para o assunto em questão não interessa. Então o problema é o seguinte.
O meu vizinho tem 2 pátios distintos, um na frente da casa e outro na traseira. O boxer está na frente, mas eu acho escandaloso ele ter apenas sem exagero 0,50m de trela, para se mexer o dia todo. O outro está na parte de trás da casa, rodeado por 4 paredes sem sequer ver uma pontinha da rua, em que as 4 paredes estão rodeadas por cadeiras de jardim para ele não sujar o muro. Eu acho um escândalo, e sinceramente tenho uma vontade enorme de denunciar o caso, mas não sei a quem. Alguém me pode ajudar?
flamingos
Membro Veterano
Registado: terça jan 08, 2008 6:43 pm

quinta set 25, 2008 7:22 pm

OLA BOA NOITE. NAO TEM NA SUA ZONA NENHUMA SECURÇAL DA ASSOCIAÇAO PROTETORA DOS ANIMAIS? SE NAO SOUBER VEJA NA LISTA TLF DA SUA ZONA SE IZISTE ALGUMA BJS
<p>SOU 1 BAIXOTE DE PELO SERDOSO COM 8 ANO , QUE ANDO A PROCURA DE NOVOS AMIGOS, CHAMO-ME RIP</p>
Jygri
Registado: terça set 23, 2008 10:55 pm

quinta set 25, 2008 9:40 pm

Loopie Escreveu:Boa Noite.

Eu tenho uma duvida que espero que me possam ajudar. O meu vizinho, tem 2 cães, um raçado de boxer/pastor alemão e outro a que ele diz que é um cão pastor da serra...mas sinceramente não o acho nada parecido mas para o assunto em questão não interessa. Então o problema é o seguinte.
O meu vizinho tem 2 pátios distintos, um na frente da casa e outro na traseira. O boxer está na frente, mas eu acho escandaloso ele ter apenas sem exagero 0,50m de trela, para se mexer o dia todo. O outro está na parte de trás da casa, rodeado por 4 paredes sem sequer ver uma pontinha da rua, em que as 4 paredes estão rodeadas por cadeiras de jardim para ele não sujar o muro. Eu acho um escândalo, e sinceramente tenho uma vontade enorme de denunciar o caso, mas não sei a quem. Alguém me pode ajudar?
Olá,

tem a SEPNA, em qualquer posto da GNR pode fazer a denúnica..
Tem a certeza que eles não recebem carinho do dono, são maltratados? O dono não os leva à rua? Sei que as condições não são as melhores mas..

Às vezes não sei o que será melhor, se estarem na situação que estão ou irem para um canil, será que após a queixa não será este o destino dos cães? :roll:
Loopie
Registado: sexta set 12, 2008 4:04 pm

sexta set 26, 2008 3:30 pm

Eu acho que quando se quer um cão, quer-se um ser vivo para brincar, socializar, fazer companhia...não apenas para se dizer que tem um cão. Neste caso dois. Eles fisicamente não são maltratados, mas tal como nos Homens, também nos animais existe violência psicológica...e ver um cão com 0,50m de corrente, que nem espaço tem para fazer as necessidades...e outro cão que é enorme, viver num cubiclo...que qd chove, fica à chuva. Não sei o que aconteceria após a denuncia, mas espero que alguma coisa mude...sei que o canil talvez seja a mesma coisa...mas através de um aviso, pode ser que os donos tomem medidas.

Na minha zona não existe gnr, apenas psp e duvido que eles dêm alguma atenção...tenho que ver na lista se encontro a SEPNA ou a sociedade protectora dos animais.
Takos
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 6:27 pm

sexta set 26, 2008 4:04 pm

É revoltante para nós amigos dos animais estas situações porque ainda há diferentes opiniões de que é ter um animal .Muitas pessoas só usam os cães para os alertar de estranhos ,sujeitando-os a correntes ,muitas curtas ,em espaços humidos etc,Todos nós já vimos isto,nos vizinhos ,em casa familiares....Com tantos casos de abandono ,canis publicos sem condições!Será que uma discussão com esse vizinho ou até corte de relações com os familiares vale a pena? resolve?Aqui no Norte em cada rua há um caso semelhante!
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta set 26, 2008 6:31 pm

Se o proprietário desses cães não estiver a infringir a Lei, e pelo que descreveu, embora moralmente reprovável não vejo que o esteja, até pode denunciar ao Presidente da Republica que o efeito vai ser exactamente o mesmo desta mensagem....nenhum.
Se quer de facto FAZER alguma coisa, experimente falar educadamente com esse vizinho e tente mostrar-lhe de forma clara e simples onde é que ele está errado no tratamento que dá aos animais. Se encontrar pouca receptividade, eventualmente, ofereça-se para ficar com eles e dar-lhes uma vida melhor.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado set 27, 2008 11:18 am

a sociedade protectora dos animais nada pode fazer.

se não conseguir chegar a acordo verbal com o seu vizinho, faça uma queixa ao SEPNA. não precisa de haver posto de gnr na localidade, basta saber a morada do vizinho em questão. a denúncia pode ser anónima. assim, quando houver disponibilidade, uma equipa do sepna dirige-se à morada indicada para avaliar a situação.

tem os contactos nacionais do sepna:

Email: [email protected]
Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado set 27, 2008 5:27 pm

YolaeFifi Escreveu:a sociedade protectora dos animais nada pode fazer.

se não conseguir chegar a acordo verbal com o seu vizinho, faça uma queixa ao SEPNA. não precisa de haver posto de gnr na localidade, basta saber a morada do vizinho em questão. a denúncia pode ser anónima. assim, quando houver disponibilidade, uma equipa do sepna dirige-se à morada indicada para avaliar a situação.

tem os contactos nacionais do sepna:

Email: [email protected]
Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520
Mas faz uma queixa ao SEPNA exactamente do quê? "Ah o meu vizinho tem dois cães e um está preso no quintal da frente com uma trela curta e o outro está no quintal de trás e não vê a rua'.....acha realmente que o SEPNA não tem mais do que fazer?! Ainda se estivessemos a falar de cães sem comer, subnutridos, maltratados, etc....!!!!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado set 27, 2008 7:03 pm

Claro que ninguém que estime animais gosta de ver um animal em condições como as referidas... mas, não se iludam pelas possíveis "participações"... a SEPNAS e afins... porque o SEPNA não possui um albergue definitivo para cães. Então, caso um animal que esteja nessas condições que, comparativamente com outros casos, nem são tão más assim, se levassem os animais porque só têm meio metro de corrente sem "vista para o mar", para onde pensam que iriam? Para algum Hotel Canino? :roll: Claro que íam dar com os costados num qualquer canil Camarário!!! Logo, pior a emenda que o soneto!
E, não se iludam também com a situação...porque até mesmo em algumas Associações, não têm mais que meio metro quadrado de box para permanecerem e por vezes com mais que um animal na mesma box, quiçá por Anos a fio?!
Nestes casos a melhor situação é o diálogo com os Proprietários dos animais e “SEPNAs” SIM para casos de verdadeiros maus tratos!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sábado set 27, 2008 10:57 pm

nem todas as denúncias acabam na captura dos animais. claro que o ideal é começar por conversar com o vizinho, já o tinha dito.

além disso, o forista perguntou como podia fazer uma denúncia, eu só respondi... :|
Butterfly_21
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sexta out 03, 2008 8:02 am

Olá Loopie,

Já passei por uma situação semelhante com uns vizinhos do meu namorado que tinham um cão sempre amarrado à casota com uma corrente minúscula.

Sabendo que o destino do cão, caso chamasse o SEPNA (e caso eles fizessem alguma coisa, o que aqui no Norte é difícil), seria o canil municipal, optei por abordar o assunto com a dona uma vez que a encontrei no pátio.

Tive de o fazer de uma forma muito cuidadosa, uma vez que não conhecia a senhora de lado nenhum. Fiz festas no cão, disse-lhe que ele era lindo... o que pareceu deixá-la contente :wink: Com muito tacto, fui-lhe dizendo que era pena o cão estar sempre preso e ela respondeu que não podia levá-lo a passear, porque ele com a força que tinha deitava-a ao chão... :o Por sorte, adiantou que uns familiares dela com uma quinta em Matosinhos estavam ansiosos por levar o cão para lá.

Apesar do cuidado com que falei, fiquei com a sensação que a conversa não tinha adiantado nada. Então contactei esta associação: http://www.pelosanimais.org.pt/animais_ ... orrentados

Eles enviaram um panfleto de sensibilização para a morada das pessoas em causa... E o que é certo é que passado pouquíssimo tempo o cão já não estava lá. Penso que o terão entregue aos tais familiares.

Bem, não sei se o animal ficou melhor ou pior; no entanto, tinha-me dado a entender que era para ser cão de guarda, por isso devem tê-lo à solta.

Ignoro se o destino dele foi mesmo este, mas parada é que eu não podia ficar. Fazia impressão ver o cão ali todos os dias, com uma corrente minúscula, fizesse chuva ou sol...

Contacte a "Pelos Animais", eles podem ajudá-lo ou aconselhá-lo.
Responder

Voltar para “Cães”