Redução dos atropelamentos nas estradas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
agatha
Membro
Registado: quinta set 25, 2003 9:56 pm

quarta out 01, 2008 10:41 am

Olá

Abro este tópico para que sejam colocadas opiniões ou ideias de como se poderia reduzir o número de animais (domésticos ou selvagens) atropelados na estrada.

Um exemplo em Portugal: Existem uns dispositivos para serem colocados no exterior do próprio veiculo que com a passagem do ar provoca um som que no ouvido do animal se torna incomodativo e assim tenta repeli-los e afastá-los dos veiculos em movimento... Encontrei à venda na Norauto

Inventem, imaginem ou divulguem algo que conhecem :D
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quarta out 01, 2008 11:30 am

Quanto aos animais domésticos os atropelamentos devem-se essencialmente à irresponsabilidade ou negligência dos seus donos.

Além dos que têm dono, existe milhares de animais sem dono, ou porque foram 'deitados fora' ou porque descendem de animais errantes, mais uma vez resultam da inconsciencia humana...

Quanto aos animais silvestres, as vedações nas estradas ajudavam muito... mas isso teria custos enormes, não só na construção das vedações mas também de 'corredores verdes' para que a fauna possa ultrapassar a barreira fisica que constitui uma estrada vedada. Ainda assim, as vedações são facilmente destruidas ou por vezes ultrapassadas pelos animais. E ainda há aqueles cujo tamanho lhes permite passar entre as malhas das vedações, como os ouriços, e há as aves... especialmente as aves nocturnas...

Não conheço o dispositivo que fala, eu tento conduzir com a máxima atenção... e no entanto nem sempre foi o suficiente :cry:
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
agatha
Membro

quarta out 01, 2008 1:09 pm

Na Austrália constroem túneis por baixo das estradas e os animais impressionantemente aprendem a usá-los. Bem que por cá também poderiam fazê-lo nas auto-estradas pelo menos.
mpgbg
Membro
Registado: quarta out 31, 2007 1:53 pm

quarta out 01, 2008 1:19 pm

Á uns meses deu uma reportagem na tv, por causa deste mesmo aspecto, que havia algumas espécies de animais em decréscimo.
Não á uma preocupação nos estudos ambientais/projecto/construção das estradas. É mais simples morrer do que fazer….
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta out 01, 2008 5:42 pm

agatha Escreveu:Olá

Abro este tópico para que sejam colocadas opiniões ou ideias de como se poderia reduzir o número de animais (domésticos ou selvagens) atropelados na estrada.

Um exemplo em Portugal: Existem uns dispositivos para serem colocados no exterior do próprio veiculo que com a passagem do ar provoca um som que no ouvido do animal se torna incomodativo e assim tenta repeli-los e afastá-los dos veiculos em movimento... Encontrei à venda na Norauto

Inventem, imaginem ou divulguem algo que conhecem :D
Só o facto de os donos deixarem de soltar os seus cães na rua ou de simplesmente deixarem-nos a viver na rua já era de certeza um contributo enorme para essa redução.
CaoGrande
Membro Júnior
Registado: quarta out 01, 2008 3:57 pm

quarta out 01, 2008 7:32 pm

agatha Escreveu:Na Austrália constroem túneis por baixo das estradas e os animais impressionantemente aprendem a usá-los. Bem que por cá também poderiam fazê-lo nas auto-estradas pelo menos.
Olá
1.º Não podemos comparar o "paraiso natural" que é a Austrália e o nosso país. Se calhar há mais animais selvagens ou sem dono numa só auto-estrada dakele país do que na Europa toda!!! E olhe que não devo estar a exagerar.
2.º Já imaginaram os custos que esses túneis teriam? Estamos todos dispostos a pagar isso? Eu não! Acham que moramos num país rico?
HAAAAA! E há outras prioridades como as escolas, por exemplo! Já repararam no n.º de crianças que morrem por ano junto às escolas ou no caminho para as mesmas, vítimas de atropelamento?
3.º Dispositivo para "fazer barulhos"! Por favor... Eu trabalho à noite (como hoje). Por vezes chego a casa às 4, 5 e 6 da manhã... já imaginaram eu a entrar na minha rua com o tal dispositivo??
Também vedar as estradas todas não me parece solução!!! Convenhamos! Aliás, as AE estão vedadas e mesmo assim aparecem por lá animais!

Solução: É difícil! Temos de combater o flagelo do abandono e da negligência. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte... formar, vigiar... chamar à atenção... Etc... etc...

Abraço!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta out 01, 2008 7:42 pm

Raros são os animais selvagens atropelados nas nossa estradas, a maioria são cães e gatos.
Solução: É difícil! Temos de combater o flagelo do abandono e da negligência. Cabe a cada um de nós fazer a nossa parte... formar, vigiar... chamar à atenção... Etc... etc...
Exacto. 100% de acordo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

agatha
Membro

quinta out 02, 2008 4:49 pm

CaoGrande Escreveu: Não podemos comparar o "paraiso natural" que é a Austrália e o nosso país.
Longe de mim fazer tal comparação. Quem me dera... Só acho que os Australianos tem um enorme respeito e preocupação pelos animais.
CaoGrande Escreveu:Acham que moramos num país rico?
Definitivamente que não :| Mas sem dúvida ricos em gente mal formada, sem principios ou respeito pelo outro semelhante animal ou humano. Já vi gente orgulhosa por atropelar um animal ou a não parar o veiculo para verificar o estado do animal após o ter atropelado.
CaoGrande Escreveu:Dispositivo para "fazer barulhos"! Por favor... Eu trabalho à noite (como hoje). Por vezes chego a casa às 4, 5 e 6 da manhã... já imaginaram eu a entrar na minha rua com o tal dispositivo???
O dispositivo que dei como exemplo não é audivel ao ouvido humano
agatha
Membro

quinta out 02, 2008 5:18 pm

dinodane Escreveu:Raros são os animais selvagens atropelados nas nossa estradas, a maioria são cães e gatos
Onde resido vejo com bastante frequência: Coelhos, Ouriços, Mochos, Pombos, Cobras, Ratos, etc. Em monsanto farto-me de ver esquilos esborrachados.

Concordo a 100% que o abandono e a falta de vigilância enquanto um animal anda na rua é totalmente responsável pelo atropelamento do mesmo.

Quando abri o tópico não pensei em criticar o País e as suas prioridades: pensei que pudesse aparecer alguém que alguma vez tivesse pensado no mesmo. Imaginar ou até mesmo iventar alguma coisa que melhorasse as condições actuais... Apenas podia ser que ouvisse falar de algo novo que desconhecesse...
Responder

Voltar para “Cães”