Ossos e guloseimas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta mai 14, 2003 9:18 am

Olá

Já abordámos isto aqui no fórum várias vezes. No entanto, dado o número considerável de novos membros e de este assunto merecer alguma importância, acho que vale a pena retomá-lo, até porque se relaciona, de certo modo, com o outro tópico sobre o número de refeições.

Meti aqui no mesmo saco os ossos e as guloseimas. Acho que o osso (natural ou não) constitui uma guloseima para o cão.
Mas aqui temos que distinguir a função da guloseima. Ela tanto pode funcionar como gratificação de um bom comportamento do cão (guloseima como instrumento de aprendizagem), como pelo simples prazer que temos de satisfazer o cão.

Os ossos, dados moderadamente, cumprem estes dois objectivos. Dão prazer ao cão, aliviam-lhes o (eventual) stress e ainda por cima limpam-hes os dentes. Eu dou ossos naturais aos meus cães, em média, uma vez por semana. Atenção, cuidado com os ossos longos que ao serem estilhaçados formam lascas aguçadas que podem perfurar o tubo digestivo (ossos de perú, por ex.).

Em relação aos ossos artificiais...
Não, já chega. Fico-me por aqui.
Agora é a vossa vez. Contem lá como é.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 14, 2003 9:25 am

Olá

Eu não tenho cão, mas quando tinha costumava dar-lhe ossos artificiais pela a cadela trincar e ás vezes ossos verdadeiros. E também lhe comprava uns pauzinhos, mas não me lembro para que serviam :oops:

Agora escrevo porque li uma reportagem no expresso de um senhor português que é o maio exportador de uma guloseima para cães, com a qual eles parece que deliram :orelhas de porco, elas são secas e vendidas. Eu achei piada pois não conhecia. Vinha na revista do expresso da semana passada e eu achei super interessante pois ele descreve todo o processo de fabrico da guloseima...

Beijokas
Kathleen
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quarta mai 14, 2003 9:29 am

Olá Nel
( hoje estás imparável :))

Costumo dar um biscoito diáriamente a cada cão e um osso dos grandes ao Boerboel de vez em quando ( o que para ele é uma questão de uma hora :) pois trinca aquilo tudo num instante ).
De resto mais nenhum tipo de guloseimas.

Saudações
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mai 14, 2003 9:31 am

Pois eu ossos verdadeiros nunca dei.
Dou é aqueles ossos prensados, enormes, que ele delira.
Quanto às goluseimas, por incrível que pareça, a melhor coisa que lhe podem dar é um pão, ele adora :D
Quanto ao miminhos, em termos de comida, por vezes cozo frango com massa e misturo-lhe com a ração :D
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta mai 14, 2003 9:39 am

eu tb dou sempre 1ou 2 miminhos à Yara, nunca dei ossos naturais, ela é muito pequena e tenho medo que se engasgue. Mas dou-lhe ossos prensados, ossos "denta rask" ou biscoitos em forma de osso.Ela adora, poe-se sempre em frente à porta da despensa a chorar :o
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quarta mai 14, 2003 9:52 am

Eu dou ossos 1 vez por semana, normalmente aos Sábados. Os safados até parecem que já sabem o dia, quando me vêm descer da casa para as boxes começam logo aos pinotes ...

E só ossos naturais, também. Claro que, como já disse o Nel, tenho de ter cuidado com os ossos que dou. Peru nunca, frango nem pensar, enfim. Só mesmo daqueles consistentes ;)

As gluseimas são só em casos raros, normalmente dou qd tenho algum inquilino novo em casa e tenho de lhe ensinar algumas regras. Por norma não dou por dar. Excepto no dia de natal, encho-os com gluseimas.
Pancadas hehe :lol:
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta mai 14, 2003 9:54 am

O meu Pai ao fim de semana costuma fazer sempre um churrasco e no final da refeição costuma-se dar um ossinho a cada uma! Sem gorduras nem arestas, um ossinho para se entreterem. Estarei a fazer mal? :o
Qto a biscoitos, tb comem um por dia daqueles secos. Gostam imenso. 8)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quarta mai 14, 2003 10:14 am

Ah pois, estava-me a esquecer dos biscoitinhos :D
Todos os dias come um ;) :D
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quarta mai 14, 2003 10:48 am

Bom, as guloseimas de que o Verdi mais gostou até agora foi de dois pasteis de nata que o meu pai me trouxe embrulhadinhos e deixou, incautamente, em cima da bancada da cozinha. Quando dei pela falta, meia hora depois, ainda estava o danadinho a lamber as beiças.... :lol:

Fora de brincadeira....

Costumo dar-lhe uma cenourinha de vez em qundo para roer (agora é mais para devorar) e os ossitos Denta Rask. Ás vezes, com a ração, lá vai um caldinho de canja com massinha (sem têmpero), que ele adora!

Ossos verdadeiros, nunca lhe dei, mas a minha avó (muito) de vez em quando dava ao Gustavo umas rotulas de um bicho qualquer que acho que era borrego ( :oops: ). Vou tentar descobrir o que era para dar também ao Verdi.

Quanto aos biscoitos, ando sempre com os bolsos cheios. Como ele anda em fase de aprendisagem de muita coisa, são "light" para que não fique balofo. ;)
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta mai 14, 2003 12:00 pm

rutefcamacho Escreveu: Bom, as guloseimas de que o Verdi mais gostou até agora foi de dois pasteis de nata que o meu pai me trouxe embrulhadinhos e deixou, incautamente, em cima da bancada da cozinha. Quando dei pela falta, meia hora depois, ainda estava o danadinho a lamber as beiças.... :lol:

Costumo dar-lhe uma cenourinha de vez em qundo para roer (agora é mais para devorar) e os ossitos Denta Rask. Ás vezes, com a ração, lá vai um caldinho de canja com massinha (sem têmpero), que ele adora!
Olá a todos,

eheheh!!! :lol: :lol: :lol: :lol: O meu Baltazar adorou duas caixas de bolos que, distraidamente, ficaram em cima da mesa!!! Não foram as duas no mesmo dia, mas foi uma inteira de cada vez!!! :o :o :o :o

Também costumo dar cenouras aos meus canitos...a Mafalda gosta mais do que o Baltazar!!! ;) O que o Baltazar gosta mesmo, que até chora quando as vê, é maçãs!!! :o :o Delira com maçãs...de todas as qualidades, verdes, amarelas, vermelhas...tanto faz desde que sejam maçãs!!! :lol: :lol: :lol: :lol: Como tal costumo dar-lhe uns bocaditos de maçã de vez enquando!!

"Volta e meia" também comem um biscoitito, que adoram!!! ;)

Dou-lhes ossos prensados, mas sob minha vigilância, pois no outro dia zangaram-se por causa de um e desde aí acabou! Ficaram sem os ossitos à disposição! Agora só quando estamos presentes!

E é assim!!! ;)

Fiquem bem! :)
Bryda
Membro
Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am

quarta mai 14, 2003 1:31 pm

O Frodo adora biscoitos, dou-lhe 2/3 por dia. Também lhe dou ossos prensados, o que ele adora. Mas guloseimas ;) não há nada melhor que umas uvinhas e maçãs. Agora quando era mais novinho, por descuido da minha mãe :roll: , chegou-se a alambazar com bifes e mesmo postas de peixe :o O guloso 8)

Cumprimentos caninos
Bryda
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta mai 14, 2003 1:38 pm

Pois não tenho grandes novidades para acrescentar! As belas goluseimas da Meggy são uma cenourinha ou maçã aos bocadinhos. O vet até disse para lavar muito bem as maçãs e deixar a casca para os dentitos. Depois também lhe dou biscoitos e ossinhos prensados, estes últimos ela não aprecia muito pelo que vou estar um tempo sem comprar! Agora o que ela gosta mesmo, mas mesmo é Denta Rask! Aquilo desaparece num instante!!! Mal os vejo!!! Mas depois ela fica com aquele "sorriso pepsodente"! :o
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta mai 14, 2003 1:41 pm

Ora bem! O que leva a Meggy ao céu é mesmo um bom naco de fiambre!!! Eu sei isto porque noutro dia ela "roubou" 150 gr dos quais quase que nem o papel sobrava!!! :o
Flautista
Membro Júnior
Registado: sexta mar 28, 2003 3:19 pm

quarta mai 14, 2003 1:53 pm

Não tenho a hábito de dar ossos aos meus cães. ;) :o :|.
Mesmo até porque há ossos perigosos que lhes podem furar o intestino.
Agora uns biscoitinhos de vez em quando e uma carninha cozida misturada com ração :p eles deliram.

Lambidelas a todos dos meus animais

:oops: :oops:
Flautista
Membro Júnior
Registado: sexta mar 28, 2003 3:19 pm

quarta mai 14, 2003 1:55 pm

Não tenho a hábito de dar ossos aos meus cães. ;) :o :|.
Mesmo até porque há ossos perigosos que lhes podem furar o intestino.
Agora uns biscoitinhos de vez em quando e uma carninha cozida misturada com ração :p eles deliram.

Lambidelas a todos dos meus animais

:oops: :oops:
Responder

Voltar para “Cães”