Ossos e guloseimas
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Já abordámos isto aqui no fórum várias vezes. No entanto, dado o número considerável de novos membros e de este assunto merecer alguma importância, acho que vale a pena retomá-lo, até porque se relaciona, de certo modo, com o outro tópico sobre o número de refeições.
Meti aqui no mesmo saco os ossos e as guloseimas. Acho que o osso (natural ou não) constitui uma guloseima para o cão.
Mas aqui temos que distinguir a função da guloseima. Ela tanto pode funcionar como gratificação de um bom comportamento do cão (guloseima como instrumento de aprendizagem), como pelo simples prazer que temos de satisfazer o cão.
Os ossos, dados moderadamente, cumprem estes dois objectivos. Dão prazer ao cão, aliviam-lhes o (eventual) stress e ainda por cima limpam-hes os dentes. Eu dou ossos naturais aos meus cães, em média, uma vez por semana. Atenção, cuidado com os ossos longos que ao serem estilhaçados formam lascas aguçadas que podem perfurar o tubo digestivo (ossos de perú, por ex.).
Em relação aos ossos artificiais...
Não, já chega. Fico-me por aqui.
Agora é a vossa vez. Contem lá como é.
Já abordámos isto aqui no fórum várias vezes. No entanto, dado o número considerável de novos membros e de este assunto merecer alguma importância, acho que vale a pena retomá-lo, até porque se relaciona, de certo modo, com o outro tópico sobre o número de refeições.
Meti aqui no mesmo saco os ossos e as guloseimas. Acho que o osso (natural ou não) constitui uma guloseima para o cão.
Mas aqui temos que distinguir a função da guloseima. Ela tanto pode funcionar como gratificação de um bom comportamento do cão (guloseima como instrumento de aprendizagem), como pelo simples prazer que temos de satisfazer o cão.
Os ossos, dados moderadamente, cumprem estes dois objectivos. Dão prazer ao cão, aliviam-lhes o (eventual) stress e ainda por cima limpam-hes os dentes. Eu dou ossos naturais aos meus cães, em média, uma vez por semana. Atenção, cuidado com os ossos longos que ao serem estilhaçados formam lascas aguçadas que podem perfurar o tubo digestivo (ossos de perú, por ex.).
Em relação aos ossos artificiais...
Não, já chega. Fico-me por aqui.
Agora é a vossa vez. Contem lá como é.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
- Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)
Olá
Eu não tenho cão, mas quando tinha costumava dar-lhe ossos artificiais pela a cadela trincar e ás vezes ossos verdadeiros. E também lhe comprava uns pauzinhos, mas não me lembro para que serviam
Agora escrevo porque li uma reportagem no expresso de um senhor português que é o maio exportador de uma guloseima para cães, com a qual eles parece que deliram :orelhas de porco, elas são secas e vendidas. Eu achei piada pois não conhecia. Vinha na revista do expresso da semana passada e eu achei super interessante pois ele descreve todo o processo de fabrico da guloseima...
Beijokas
Kathleen
Eu não tenho cão, mas quando tinha costumava dar-lhe ossos artificiais pela a cadela trincar e ás vezes ossos verdadeiros. E também lhe comprava uns pauzinhos, mas não me lembro para que serviam

Agora escrevo porque li uma reportagem no expresso de um senhor português que é o maio exportador de uma guloseima para cães, com a qual eles parece que deliram :orelhas de porco, elas são secas e vendidas. Eu achei piada pois não conhecia. Vinha na revista do expresso da semana passada e eu achei super interessante pois ele descreve todo o processo de fabrico da guloseima...
Beijokas
Kathleen
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Olá Nel
( hoje estás imparável
)
Costumo dar um biscoito diáriamente a cada cão e um osso dos grandes ao Boerboel de vez em quando ( o que para ele é uma questão de uma hora
pois trinca aquilo tudo num instante ).
De resto mais nenhum tipo de guloseimas.
Saudações
( hoje estás imparável

Costumo dar um biscoito diáriamente a cada cão e um osso dos grandes ao Boerboel de vez em quando ( o que para ele é uma questão de uma hora

De resto mais nenhum tipo de guloseimas.
Saudações
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am
Pois eu ossos verdadeiros nunca dei.
Dou é aqueles ossos prensados, enormes, que ele delira.
Quanto às goluseimas, por incrível que pareça, a melhor coisa que lhe podem dar é um pão, ele adora
Quanto ao miminhos, em termos de comida, por vezes cozo frango com massa e misturo-lhe com a ração
Dou é aqueles ossos prensados, enormes, que ele delira.
Quanto às goluseimas, por incrível que pareça, a melhor coisa que lhe podem dar é um pão, ele adora

Quanto ao miminhos, em termos de comida, por vezes cozo frango com massa e misturo-lhe com a ração

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm
eu tb dou sempre 1ou 2 miminhos à Yara, nunca dei ossos naturais, ela é muito pequena e tenho medo que se engasgue. Mas dou-lhe ossos prensados, ossos "denta rask" ou biscoitos em forma de osso.Ela adora, poe-se sempre em frente à porta da despensa a chorar 

<strong>Os meus cães são o centro do meu mundo. 
Carla</strong>

Carla</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
- Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)
Eu dou ossos 1 vez por semana, normalmente aos Sábados. Os safados até parecem que já sabem o dia, quando me vêm descer da casa para as boxes começam logo aos pinotes ...
E só ossos naturais, também. Claro que, como já disse o Nel, tenho de ter cuidado com os ossos que dou. Peru nunca, frango nem pensar, enfim. Só mesmo daqueles consistentes
As gluseimas são só em casos raros, normalmente dou qd tenho algum inquilino novo em casa e tenho de lhe ensinar algumas regras. Por norma não dou por dar. Excepto no dia de natal, encho-os com gluseimas.
Pancadas hehe
E só ossos naturais, também. Claro que, como já disse o Nel, tenho de ter cuidado com os ossos que dou. Peru nunca, frango nem pensar, enfim. Só mesmo daqueles consistentes

As gluseimas são só em casos raros, normalmente dou qd tenho algum inquilino novo em casa e tenho de lhe ensinar algumas regras. Por norma não dou por dar. Excepto no dia de natal, encho-os com gluseimas.
Pancadas hehe

-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
O meu Pai ao fim de semana costuma fazer sempre um churrasco e no final da refeição costuma-se dar um ossinho a cada uma! Sem gorduras nem arestas, um ossinho para se entreterem. Estarei a fazer mal?
Qto a biscoitos, tb comem um por dia daqueles secos. Gostam imenso.

Qto a biscoitos, tb comem um por dia daqueles secos. Gostam imenso.

-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Bom, as guloseimas de que o Verdi mais gostou até agora foi de dois pasteis de nata que o meu pai me trouxe embrulhadinhos e deixou, incautamente, em cima da bancada da cozinha. Quando dei pela falta, meia hora depois, ainda estava o danadinho a lamber as beiças....
Fora de brincadeira....
Costumo dar-lhe uma cenourinha de vez em qundo para roer (agora é mais para devorar) e os ossitos Denta Rask. Ás vezes, com a ração, lá vai um caldinho de canja com massinha (sem têmpero), que ele adora!
Ossos verdadeiros, nunca lhe dei, mas a minha avó (muito) de vez em quando dava ao Gustavo umas rotulas de um bicho qualquer que acho que era borrego (
). Vou tentar descobrir o que era para dar também ao Verdi.
Quanto aos biscoitos, ando sempre com os bolsos cheios. Como ele anda em fase de aprendisagem de muita coisa, são "light" para que não fique balofo.

Fora de brincadeira....
Costumo dar-lhe uma cenourinha de vez em qundo para roer (agora é mais para devorar) e os ossitos Denta Rask. Ás vezes, com a ração, lá vai um caldinho de canja com massinha (sem têmpero), que ele adora!
Ossos verdadeiros, nunca lhe dei, mas a minha avó (muito) de vez em quando dava ao Gustavo umas rotulas de um bicho qualquer que acho que era borrego (

Quanto aos biscoitos, ando sempre com os bolsos cheios. Como ele anda em fase de aprendisagem de muita coisa, são "light" para que não fique balofo.

-
- Membro
- Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm
Olá a todos,rutefcamacho Escreveu: Bom, as guloseimas de que o Verdi mais gostou até agora foi de dois pasteis de nata que o meu pai me trouxe embrulhadinhos e deixou, incautamente, em cima da bancada da cozinha. Quando dei pela falta, meia hora depois, ainda estava o danadinho a lamber as beiças....![]()
eheheh!!!

Também costumo dar cenouras aos meus canitos...a Mafalda gosta mais do que o Baltazar!!!

"Volta e meia" também comem um biscoitito, que adoram!!!

Dou-lhes ossos prensados, mas sob minha vigilância, pois no outro dia zangaram-se por causa de um e desde aí acabou! Ficaram sem os ossitos à disposição! Agora só quando estamos presentes!
E é assim!!!

Fiquem bem!

-
- Membro
- Registado: segunda jan 27, 2003 10:36 am
O Frodo adora biscoitos, dou-lhe 2/3 por dia. Também lhe dou ossos prensados, o que ele adora. Mas guloseimas
não há nada melhor que umas uvinhas e maçãs. Agora quando era mais novinho, por descuido da minha mãe
, chegou-se a alambazar com bifes e mesmo postas de peixe
O guloso
Cumprimentos caninos
Bryda

Cumprimentos caninos
Bryda
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Pois não tenho grandes novidades para acrescentar! As belas goluseimas da Meggy são uma cenourinha ou maçã aos bocadinhos. O vet até disse para lavar muito bem as maçãs e deixar a casca para os dentitos. Depois também lhe dou biscoitos e ossinhos prensados, estes últimos ela não aprecia muito pelo que vou estar um tempo sem comprar! Agora o que ela gosta mesmo, mas mesmo é Denta Rask! Aquilo desaparece num instante!!! Mal os vejo!!! Mas depois ela fica com aquele "sorriso pepsodente"! 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Ora bem! O que leva a Meggy ao céu é mesmo um bom naco de fiambre!!! Eu sei isto porque noutro dia ela "roubou" 150 gr dos quais quase que nem o papel sobrava!!! 

Não tenho a hábito de dar ossos aos meus cães.
.
Mesmo até porque há ossos perigosos que lhes podem furar o intestino.
Agora uns biscoitinhos de vez em quando e uma carninha cozida misturada com ração :p eles deliram.
Lambidelas a todos dos meus animais

Agora uns biscoitinhos de vez em quando e uma carninha cozida misturada com ração :p eles deliram.

Não tenho a hábito de dar ossos aos meus cães.
.