O 6º sentido dos cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta mai 14, 2003 9:30 pm

Chamei-lhe 6º santido mas na realidade não qual a designação correcta.
Depois de ler o tópico dos cães da nossa infancia, talvez por nostalgia lembrei-me do seguinte, mas sem lamechice.

Quando o meu pai foi internado em fase terminal com um cancro, pedimos a um primo que nos ficasse com o Siegefried (Teckel pelo cerdoso) por uns dias. O cão adaptou-se de imediato, até porque a casa tinha miudos que ele adorava, mas na noite da vespera da morte do meu pai, o cão ladrou e uivou incessantemente, ninguém consegui acalma-lo, a angustia do cão durou cerca de 15 horas, da meia noite , hora em que se deitaram até as 15.00h, hora aproximada da morte do dono.

Infelizmente esta maldita doença parece não me largar e recentemente a minha mãe foi também internada com cancro da mama (tudo superado), na 2ª noite, que coencidiu com o dia da cirurgia o Zero que é o cão do meu irmão e que vive com eles, passou também uma noite pessima com uivos, sem comer, ao ponto de pela primeira vez ter ido dormir para o quarto do dono para dar descanso à vizinhança. No dia seguinte e tudo tinha corrido bem o Zero estava com um comportamente normalissimo.

Haverá realmente um sexto sentido?
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta mai 14, 2003 9:40 pm

Eu muito sinceramente acredito nesse sexto sentido...

Quando estive internada durante seis dias o czar não comeu nada ou praticamente nada, não se mexia quase da cama, quando ele sempre foi um cão com muita electricidade... Só ao fim do 5º dia que estive internada é que ele começou a comer, que coincidiu ao dia em que chegaram á conclusão que afinal não me iriam tirar um rim porque começei a reagir aos varios antibioticos que experimentaram...

Chamem-lhe o que quizerem, mas para mim os animais têm e sempre terão uma grande ligação com os seus donos, para mim este 6º sentido faz parte dessa ligação e haverão sempre muitas historias que ninguem consegue explicar e que desafiam todas as leis existentes... Podia estar aqui o dia inteiro a contar-vos historias de animais que pelos donos fizeram coisas incriveis...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta mai 14, 2003 9:59 pm

Olá

Eu acredito plenamente, acho que eles têm mesmo este sexto sentido. A minha mãe teve um acidente de carro quando ainda tinhamos a cadela. E ela na hora do acidente andava em casa de um lado para o outro a uivar feita doida ninguém percebia o que se passava. Só entendemos quando o meu pai telefonou para casa a contar do acidente que a minha mãe tinha tido. Ela acalmou passado cerca de uns 45 minutos, que deve ter sido o tempo de a minha mãe chegar ao hospital e verem que o que tinha não era nada de grave...
E conheço várias histórias deste género...

Beijokas
Kathleen
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quinta mai 15, 2003 8:16 am

Acredito plenamente nesse sexto sentido, e também tenho uma história... :)
O meu Rott, o Zack, o cão mais mimado do Mundo tem tido uma atitude muito engraçada. Estou grávida de quase quatro meses, e ainda não consegui sentir o bebé. Mas falo muitas vezes com o Zack a mostrar-lhe a barriga e a falar do bebé. Sempre que eu falo do bebé para ele ele vem dar-me lambidelas na barriga,...até aqui tudo normal...o mais giro é que por vezes o cão dá um salto para trás, assustando-se, será que ele já sente o bebé????
Nao sei se sente...mas acho muito giro.... ;)
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta mai 15, 2003 8:58 am

Olá PapaBixos :D :D
Parabéns!
O mesmo se passa comigo e com o meu Oscaar, tal como já referi num post anterior :lol:
Estou grávida de dois meses mas ele só faz é cheirar a barriga e quando estou de pé, encosta a cabeça na minha barriga, com a orelhita encostada.
Parece que consegue ouvir o coraçãozinho....
Além de que não me larga nem um segundo ( se já era assim, agora então..) e na rua comigo está muito mais possessivo e faz uma coisa tão engraçada: quando vê alguém, põe-se à minha frente e dá-me com os quartos traseiros de forma a eu recuar :D
É lindo, ver a sensibilidade e o carinho deles para connosco :D
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta mai 15, 2003 10:06 am

Oh Pakika, parabéns, e parabéns tb à PapaBixos.
:p Eu não estou grávida, mas tenho uma história engraçada c/uma bébé. Uma amiga minha foi me visitar e levava a Sara (naquela altura ainda era uma bébézinha, agora já tem ano e meio), a ara foi logo cheirar mas não deu muita confiança, e a Sara adormeceu e p/a minha amiga não estar c/ela ao colo fui deitar a bébé na cama da minha mãe. Passado um bocado a Yara andava p/lá e p/cá e ia ao pé dessa minha amiga, então o que era: a menina já tinha acordado e ela andava a avisar.
E por vezes, conforme é o toque da campainha, parece que percebe quando chegam certas pessoas que ela não vai muito à bola. E quando chega uma certa hora anda ao pé da porta a cheirar p/ver se é alguma das donas.
Eles têm mesmo um sexto sentido
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta mai 15, 2003 10:18 am

Ora antes de mais parabéns às duas futuras mamãs! Este tópico vai ter de mudar de nome por este andar! Eu também não estou grávida...mas já estive, só que já lá vai muito tempo!!! Enfim...coisas!
Respondendo agora ao tópico, claro que têm! Se não é o sexto chamem-lhe o que quiserem, mas que eles têm qualquer coisa isso é verdade. Ou então como é que se explica que uma cadelita muito socegadita avisa a chegada do dono 5 ou 10 minutos antes dele aparecer?!?!?! Nunca chega a horas certas, mas ela dá sempre sinal!!!
Pakika
Membro Veterano
Registado: quinta set 12, 2002 10:59 am

quinta mai 15, 2003 10:23 am

Muito obrigada!
É sempre gratificante sentir-me acarinhada por alguns membros aqui do fórum :D
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta mai 15, 2003 10:30 am

Eu sei o que isso é Pakika! Sabe tão bem quando se dirigem a nós e nos felicitam!!! A nossa felicidade já é grande mas sentimos uma alegria enorme quando nos dizem coisas bonitas!!! ;)

Felicidades para as duas!
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta mai 15, 2003 11:03 am

Oi! Já que gostam tanto...
MUITOS PARABÉNS PAPABIXOS E PAKIKA!!!! :lol: :lol: :lol: ;)
Felicidades para as grávidas, e que tudo corra bem!!!! :lol: Uma criança é sempre sinónimo de enorme alegria, paz de espírito, mas acima de tudo...
FELICIDADE!!!!!!! :lol: :lol:
Em relação ao tópico, também acredito nisso, e também já tive experiências do género, mas se não se importam, eu prefiro não contar.
Não quero tristezas, só...
FELICIDADE!!!! :lol: :lol: :lol:
Fiquem bem
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 15, 2003 12:17 pm

Olá

Ora então, Felicidades às grávidas!!! ;) ;) ;)

Os cães têm uma sensibilidade em relação a determinados fenómenos muito superior à nossa. É indiscutível. E quem tem cães presencia e testemunha muitas situações às vezes inigmáticas e desconcertantes.
Isso também nos pode levar a fantasiar um pouco naquela fronteira entre o ser e o parecer.
Uma coisa que atribuem aos cães é eles terem o sentido de premunição, isto é, a previsão de um acontecimento qualquer. Há imensos relatos de situações deste tipo, mas eu sou como o S. Tomé: ver para crer.

No entanto, há situações que me deixam intrigado. Há dias fui passar o fim de semana fora e muito antes de preparar a bagagem (sinal exterior que eles percebem perfeitamente) e de dar qualquer indício que denunciasse o meu propósito de me ausentar, o Guga (o mais chegado a mim) começou a seguir-me para todo o lado, de forma invulgar. Quando eu parava ele sentava-se e ficava a olhar-me fixamente com uma pata no ar (típico dele). Ora muitas vezes, quando ele tem este comportamento, é sinal de que está "apertado" e precisa de ir à rua. E lá fui eu. Mas limitou-se a alçar a perna e pronto, mais nada. E regressámos a casa.

Quando efectivamente iniciei os preparativos da breve viagem, então para eles foi a confirmação absoluta. Já eram os três a seguirem-me os passos para todo o lado. Mas aqui havia sinais óbvios de que eu me ia embora. E ficaram numa grande excitação e expectativa, porque umas vezes eles também vão, mas outras vezes eles ficam...
Ora muito bem, eu poderia interpretar o comportamento do Guga como o de um estado do tipo premunitório, dado não existirem indícios da minha intenção. Mas será que não havia mesmo esses indícios?
Pois aqui é que está a minha dúvida. É que a sensibilidade deles é tão grande que captam o mínimo pormenor, mesmo o "impossível".
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta mai 15, 2003 12:22 pm

Eu acho que eles vá-se lá saber como, tem uma capacidade incrivel de saber o que se passa a volta deles
mike2002
Membro Veterano
Registado: sexta jan 31, 2003 10:10 am
Localização: Cães (Charro, Ganza, Juma, Nina, Preto, Joly, Bart, Patusco) e Gata (Teka, Miks e Micas)

quinta mai 15, 2003 1:39 pm

Eu acho que eles vá-se lá saber como, tem uma capacidade incrivel de saber o que se passa a volta deles
Além de saber o que se passa à volta deles, também eles sentem o que se passa à volta deles.

Sempre fui daqueles utópicos que acha que aos cães só falta mesmo falar. De resto são "iguaizinhos" a nós. ;)

Tive dois cães, ou melhor, um cão e uma cadela, que recolhi da rua, ambos sem serem velhos, já tinham alguma idade. A Luna deveria ter +/- 8 anos, o Oscar 6. Eram os dois inseparáveis, andavam sempre juntos, dormiam na mesma box, comiam do mesmo tacho, enfim... O meu pai dizia que eram duas almas gémeas.

Em Dezembro de 2001, o coração da Luna deixou de bater, devido à idade. Coisas da vida, né? Ritual do costume ... choro, baba, ranho, abrir buraco, despedida, e noite de copos.

No dia seguinte, fui abrir os cães. O Oscar estava com ar triste, e mal o abri foi a correr para o outro lado do terreno, que não se vê das boxes onde eles dormem, foi direitinho ao sitio onde enterramos a Luna, e deitou-se ao lado dela. Fiquei parvo :o Ficou lá o dia todo, nem para comer saiu de lá.

Ao final do dia fui busca-lo para o levar para a box. Rosnou-me. Deixei-o estar. Levei os outros, após o qual o Oscar apareceu. Festas e mais festas, boa noite, até amanhã. Esta foi uma rotina que se repetiu durante 5 meses. Em Maio de 2002, sem nenhuma razão aparente, o Oscar não acordou do seu sono, tinha-nos deixado. Acredito, ainda hoje, que foi para ir ter com a Luna.

Vá-se lá entender estas coisas :?

PS - Felicidades às forenses grávidas, que tudo vos corra bem a voçes e aos futuros membros das vossas familias ;)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 15, 2003 3:06 pm

Parabéns às futuras mamãs!!! :D

Sobre o tópico, pouco ou nada posso dizer, pois a Bianca é o meu primeiro cão e ainda não notei que tenha um sexto sentido muito apurado.

Mas, ainda no outro dia, eu estava com uma enchaqueca enorme e ela, em vez de me saltar para cima (como costuma, quando eu entro na sala, vinda do quarto, onde ela não pode entrar) andava só de roda dos meus pés e dava-me miminhos nos pés (eu estava de chinelas). :)
PapaBixos
Membro
Registado: quarta mar 12, 2003 9:53 am

quinta mai 15, 2003 3:08 pm

Obrigada a todos pelo carinho... :D
Há sempre um medo qunado chega uma criança.... como vai reagir o nosso animal de companhia?? ainda por cima um Rott ( não que ele seja agressivo, muito pelo contrário, mas é possessivo...).... mas acho que cada vez me convenço mais que não vai ser nada dificil... eles sentem mesmo...
Obrigada a todos , mais uma vez, pelo enorme carinho ;)

:D :D :D :D
Responder

Voltar para “Cães”