Boas.
Quando começa e quando acaba a responsabilidade de quem dá animais para adopção para o adoptante ?
Para alguns, acabará quando o cão morrer, para outros, na terceira geração dos descendentes da segunda costela de Matusalem.
Pessoalmente considero que, excepto casos pontuais acordados, acaba com a entrega do animal ao adoptante.
Afinal uma pessoa adopta um animal será..ou não...para toda a vida e os custos com veterinário, alimentação, alojamento terão de ser de quem assume uma responsabilidade, a de tratar de um animal da melhor forma possível.
Essa seria a forma mais lógica, não ? Talvez não. Pelo menos da forma um pouco invulgar como as coisas acontecem no nosso país.
Algumas vezes ( felizmente raras), quem dá o animal pensa com isso ganhar livre acesso a casa da pessoa a quem dá, a fazer perguntas inconvenientes e a entrar na intimidade de quem adopta. Conheci o caso de uma pessoa que 2 anos após a adopção telefonava semanalmente para a pessoa que adoptou e chegou quase a arrombar a porta quando a dona do cão foi de férias com ele sem dizer à dita senhora.
Outras vezes( muitas) acontece o contrário. Quem adopta acha que fez um favor tão grande mas tão grande que inacreditávelmente, não só quem dá o animal tem o dever de nos próximos 150 anos receber o animal de volta, como ainda de ajudar em termos de veterinário, de alimentação e de alojamento nas férias.
E vocês, que acham ?
Adoptei.. até quando sou responsável ?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
fico sempre boquiaberta com o comportamento das pessoas. Outro dos fenómenos dentro do género que me deixa a pensar é quando um cão já está adoptado e se anda a pedir comparticipações para tratamentos e esterilizações, ora não é isso dever de um dono?
Respondendo à sua pergunta GD :
A partir do momento em que o fui buscar à associação, canil ou antigo dono sou responsavel por este animal até ao fim da sua vida.
Mas sou eu.... não a associação, o canil ou o antigo dono e desde que trate o animal com as devidas competências não é ninguem que tem que me vir " policiar"....nem eu o admitiria....
A partir do momento em que o fui buscar à associação, canil ou antigo dono sou responsavel por este animal até ao fim da sua vida.
Mas sou eu.... não a associação, o canil ou o antigo dono e desde que trate o animal com as devidas competências não é ninguem que tem que me vir " policiar"....nem eu o admitiria....
O responsável pelo cão é sempre que permite que este nasça!
Lá está, independetemente de ser um cão comprado ou dado, o que importa é que existe sempre um dono inicial ( dono da cadela), que cede um cachorro a um terceiro. Suponhamos que o terceiro por qualquer motivo deixa de poder ou mesmo de querer ter o cão... então na minha opinião esta responsabilidade deve ser assumida por quem inicialmente se responsabilizou pelo nascimento.
Utópico, claro... mas certamente a distinção entre criadores e Criadores.
Obvio que as intromissões nas vidas alheias não podem ser justificados com excesso de zelo, nem tão pouco é aceitavel que um detentor se considere isento de custos de manutenção do animal, isso é caricato.
Se não queremos assumir uma responsabilidade destas então o melhor e não ter, não reproduzir, não recolher da rua ou acolher animais.
Mas qual será o objectivo destes tópicos??? uma estatística??? nãããã... afinal, o Sr pede opiniões mas não partilha das discussões do seu tópico 
Lá está, independetemente de ser um cão comprado ou dado, o que importa é que existe sempre um dono inicial ( dono da cadela), que cede um cachorro a um terceiro. Suponhamos que o terceiro por qualquer motivo deixa de poder ou mesmo de querer ter o cão... então na minha opinião esta responsabilidade deve ser assumida por quem inicialmente se responsabilizou pelo nascimento.
Utópico, claro... mas certamente a distinção entre criadores e Criadores.
Obvio que as intromissões nas vidas alheias não podem ser justificados com excesso de zelo, nem tão pouco é aceitavel que um detentor se considere isento de custos de manutenção do animal, isso é caricato.
Se não queremos assumir uma responsabilidade destas então o melhor e não ter, não reproduzir, não recolher da rua ou acolher animais.

Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
- Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no
Acho que o título está mal atribuído ao texto, é o que eu acho...
Bem... se me arrombassem a porta de casa porque eu fui de férias e não avisei ninguém, certamente a pessoa em causa ia ter que lidar com alguns problemas jurídicos, no mínimo, claro....
Não tinha conhecimento desta realidade tão "mãe galinha", discordo plenamente dela e nem acho que tenha qualquer fundamento. Estereótipando à moda da minha avozinha: "São pessoas paranóicas"

Bem... se me arrombassem a porta de casa porque eu fui de férias e não avisei ninguém, certamente a pessoa em causa ia ter que lidar com alguns problemas jurídicos, no mínimo, claro....
Não tinha conhecimento desta realidade tão "mãe galinha", discordo plenamente dela e nem acho que tenha qualquer fundamento. Estereótipando à moda da minha avozinha: "São pessoas paranóicas"

"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Bill Maher
"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Bem no meu ver, a responsabilidade acaba quando o cão morre, a minha pelo menos é assim, o criador do meu cão fez questão de frizar bem que segue todos os seus animais, caso algum dia não o possa ter mais ou queira ir férias para o deixar no canil com os cães dele. Mas nunca, mas nunca num tom muito sério o abandonar/dar...
Claro que passei por outra situação apanhei um Pitbull (não sei se está bem escrito) e tive que lhe arranjar dono mediante todas as legalidades nos conformes... Após a selecção tanto escolhi que pouco acertei lá foi o cão...cada fim de semana lá me aparecia o cão porque os novos donos queriam ir sair ir para aqui, pra li... Claro que à 3ª vez o cão não arredou mais pé da minha casa e até acabei por dar a uma pessoa de familia...
Com isto para dizer que depende das responsabilidades que temos, eu apanhei o cão tive a responsabilidade de o dar e depois de o seguir, mas se era para ter novos donos não era para vir de fim de semana quando não dava jeito...
Quem faz criação gosta sempre de saber como estão as sua crias, quem os tira da rua e depois os tenta dar para adopção é sempre mais complicado, tenta-se sempre ver como o cão está...mas há pessoas que enganam tão bem...
Claro que passei por outra situação apanhei um Pitbull (não sei se está bem escrito) e tive que lhe arranjar dono mediante todas as legalidades nos conformes... Após a selecção tanto escolhi que pouco acertei lá foi o cão...cada fim de semana lá me aparecia o cão porque os novos donos queriam ir sair ir para aqui, pra li... Claro que à 3ª vez o cão não arredou mais pé da minha casa e até acabei por dar a uma pessoa de familia...
Com isto para dizer que depende das responsabilidades que temos, eu apanhei o cão tive a responsabilidade de o dar e depois de o seguir, mas se era para ter novos donos não era para vir de fim de semana quando não dava jeito...
Quem faz criação gosta sempre de saber como estão as sua crias, quem os tira da rua e depois os tenta dar para adopção é sempre mais complicado, tenta-se sempre ver como o cão está...mas há pessoas que enganam tão bem...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Nem mais!dinodane Escreveu:Acho que tudo o que é extremo é loucura como os dois casos que acaba de relatar.
Sobre os animais que dou, telefono para saber deles e muitas das vezes até para ajudar os adoptantes na melhor forma de os integrar ao novo lar. Outras vezes são os próprios adoptantes que me telefonam para dar notícias deles e esclarecerem algumas dúvidas.
Noutros casos, anote-se MUITO BEM; POR CONVITE DELES, chego a fazer visitas esporádicas; poucas, aceitando para não fazer papel de mal educada (!!!) já que não tenho feitio para andar em casa dos outros (!!!), muitas das vezes recusando alguns convites se eu tiver plena certeza de que o animal está bem entregue.
Já dei imensos animais através deste forum e quem os adoptou sabe que estes são os meus procedimentos. Até agora sempre me dei bem com eles. Qualquer outro tipo de especulação a respeito do meu "modus operandi" será por pura mediocridade.
Por falar nisto, lembro-me que estou em falta com pelo menos três visitas. Um dia destes, Angela

Sobre cachorros que vendi, já se passaram muitos anos e infelizmente já nenhum é vivo mas quando eram, os próprios donos faziam questão de eu os visitar e quando eu não o fazia, visitavam-me eles para mos mostrar. Chegámos a fazer concentração com a maioria dos donos e pais dos cachorros; os meus cães.
E já que alguém falou em extremos, também condeno quem após entrega, diz "yupi", esfrega as mãos e "Xau"!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
TheGreatDane,
Concordo plenamente com o que dizes, mas deixa-me dizer-te que ainda consigo dar umas gargalhadas bem sonoras quando leio algumas respostas a este teu tópico
Palavra de honra que a Arca esta cada vez melhor 
Concordo plenamente com o que dizes, mas deixa-me dizer-te que ainda consigo dar umas gargalhadas bem sonoras quando leio algumas respostas a este teu tópico

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ola...
Aqui fica a minha opinião...
Quem dá um cão (seja porque razão for) vê nesse momento cessada a sua responsabilidade e direito sobre o animal...
Quem acha que tem direito, pergunto-me se também paga o vetrinário, alimentação, etc...
No entanto penso que a responsabilidade antes de entregar o animal é total, pelo que deve zelar para que relativamente a saúde e alimentação, receba os melhores cuidados...
Depois daí... é o novo dono o unico responsavel pelo animal...
No meu caso... vou adoptar um cãozinho (aqui do forum) e claro que farei questão de ir dando noticias dele à dona da mãe do cachorro... mas não me sinto obrigada a isso... farei porque gostei da senhora!
Assim como espero que a Senhora esteja a tratar bem do cachorro enquanto este for da sua responsabilidade (tenha a certeza que sim!)
Bjinhos
BABS
Aqui fica a minha opinião...
Quem dá um cão (seja porque razão for) vê nesse momento cessada a sua responsabilidade e direito sobre o animal...
Quem acha que tem direito, pergunto-me se também paga o vetrinário, alimentação, etc...
No entanto penso que a responsabilidade antes de entregar o animal é total, pelo que deve zelar para que relativamente a saúde e alimentação, receba os melhores cuidados...
Depois daí... é o novo dono o unico responsavel pelo animal...
No meu caso... vou adoptar um cãozinho (aqui do forum) e claro que farei questão de ir dando noticias dele à dona da mãe do cachorro... mas não me sinto obrigada a isso... farei porque gostei da senhora!
Assim como espero que a Senhora esteja a tratar bem do cachorro enquanto este for da sua responsabilidade (tenha a certeza que sim!)
Bjinhos
BABS
BABS
Quando se entra em questões específicas e se generaliza, o descalabro é total.
Eu sinto a questão das 2 formas: adoptante e voluntária num canil.
Tenho mantido algum contacto regular com a pessoa que tratou da minha cadela, que nasceu numa matilha de fábrica. Claro que não me sinto obrigada a fazê-lo, mas acho que a pessoa em questão gosta de saber novidades dos cães a quem se apegou, mas que felizmente arranjaram dono.
Do outro lado da história, assisto à saída de cães do canil nas mãos de adoptantes que, depois de uma selecção ponderada parecem os ideias, mas fica-se sempre com o coração apertadinho. Até porque não é invulgar voltarem cães ao canil, devolvidos por pessoas aparentemente adequadas a adoptantes, pelas razões mais incríveis ( roeu uma almofada/ ladra quando toma banho/ tem um olho de tamanho difeente do outro, entre várias...). Claro que uma coisa é manter contacto, outra é fazer perseguição. Mas não me parece de todo descabido que se mantenha contacto, o que até acho natural, pelo apreço que o adoptante terá por quem tomou conta do animal, e pelo natural reconhecimento de que este terá ligações com o animale portanto não se quebram de imediato.
Exageros à parte, o bom senso deverá imperar!
Eu sinto a questão das 2 formas: adoptante e voluntária num canil.
Tenho mantido algum contacto regular com a pessoa que tratou da minha cadela, que nasceu numa matilha de fábrica. Claro que não me sinto obrigada a fazê-lo, mas acho que a pessoa em questão gosta de saber novidades dos cães a quem se apegou, mas que felizmente arranjaram dono.
Do outro lado da história, assisto à saída de cães do canil nas mãos de adoptantes que, depois de uma selecção ponderada parecem os ideias, mas fica-se sempre com o coração apertadinho. Até porque não é invulgar voltarem cães ao canil, devolvidos por pessoas aparentemente adequadas a adoptantes, pelas razões mais incríveis ( roeu uma almofada/ ladra quando toma banho/ tem um olho de tamanho difeente do outro, entre várias...). Claro que uma coisa é manter contacto, outra é fazer perseguição. Mas não me parece de todo descabido que se mantenha contacto, o que até acho natural, pelo apreço que o adoptante terá por quem tomou conta do animal, e pelo natural reconhecimento de que este terá ligações com o animale portanto não se quebram de imediato.
Exageros à parte, o bom senso deverá imperar!