LOPs e microchips

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quarta out 08, 2008 9:34 pm

Gostaria de perguntar a algum forista já com experiência nestas andanças (ex. um Criador) se eu posso colocar microchip nos cães que vou entregar quando eles ainda não têm LOP e se posteriormente os donos poderão fazer a alteração dos dados.

A minha situação é a seguinte: eu mandei o papel para criar afixo para o CPC há já algum tempo mas, pelo que a senhora me explicou, aprovar afixos é muito complicado, geralmente leva 1-2 meses e daquela vez enviou mais e depois meteu-se o verão e pronto... já lá vai um tempão e afixo nada...

A ninhada está pronta a sair no fim deste mês e sem afixo não há LOP, nem sequer provisório, apesar de eu já ter o modelo da 2ª fase do registo da ninhada... Ando a ver como me vou safar desta, gostaria de saber se é válido passar uma declaração para o dono em como me comprometo a entregar o LOP (para a pessoa, numa eventual e normal desconfiança, ter um papel a que se agarrar) anexando uma fotocópia do modelo que me entregaram no CPC, comprovando assim que a ninhada está declarada... Ou se há alguma possibilidade de pedir "algo" ao CPC que sirva como comprovativo das coisas que já fiz para que os futuros donos fiquem mais aliviados :?

A minha ideia é (se for a tempo disso) entregar os meus cachorros com LOP, afixo e microchip, pelo que já pedi inclusivamente todos os dados necessários aos seus futuros donos mas se não tiver o caso do afixo resolvido queria ver se pelo menos iriam com microchip, porque não quero os meus cães sem qualquer identificação a sair de minha casa.

As ideias acho que já estão um bocado misturadas, mas dá para perceber mais ou menos o que pretendo... Ando um bocado cheia de trabalho e isto foi sendo escrito aos bocados, desde o meio da tarde :P
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta out 09, 2008 4:13 am

Tem 2 meses para entregar a 2ª fase, pode ser que durante esse período chegue a aprovação do afixo (não sei se escolheu um nome português ou estrangeiro, mas há sempre a hipótese de vir recusado ...). O chip pode-o meter desde já, nesse impresso de 2ª fase tem o sítio para meter a vinheta.

Esse impresso de 2ª fase também serve de prova em como a ninhada foi registada (e é também a única declaração que o CPC pode fazer). Para os futuros donos costuma chegar, embora não sirva para nada. Isto porque nada impede que o criador não avance para a 2ª fase ou que o CPC recuse a emissão do LOP (conheço um caso destes 8) )
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

quinta out 09, 2008 11:53 am

Não sabia que havia diferenças se os nomes eram portugueses ou estrangeiros, tinha ideia de que tudo tem de ir parar à FCI para aprovação :? O meu nome não é uma coisa nem outra, o afixo proposto (o 1º) é VAMANA, que é a junção de 3 nomes (VAsco, MAdalena e aNA), quanto a isso as senhoras não colocaram nenhuma objecção, apenas disseram que poderia ser recusado por haver um afixo parecido (VAMANORO) mas seja como for a resposta neste momento é ainda 0 :( Nunca pensei que pudesse demorar tanto tempo...

O fim do prazo da entrega da 2ª fase termina a 1 de Dezembro mas a senhora disse-me que se o afixo não estivesse aprovado até lá eu podia aguardar o tempo que fosse preciso (sem pagar multa) e registar quando ele viesse. O meu grande (enorme) problema é que estamos já todos carecas de saber o que acontece por este país fora e os futuros donos dos meus cães entram-me pela casa dentro, veêm os cachorros, eu inclusivamente alerto-os para os problemas relativos a "fraudes" que existem no que respeita a LOPs e no fim digo que não sei se posso entregar com LOP por causa dos atrasos do afixo :?
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta out 09, 2008 12:21 pm

Oi,
Pode consultar aqui se existe algum nome igual ou parecido. Na altura quando fiz o pedido do meu, foi aqui que verifiquei que o nome ainda não existia. Como pode ver, existem milhares (?) de afixos.

Boa sorte
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta out 09, 2008 12:30 pm

N0kas Escreveu:A ninhada está pronta a sair no fim deste mês e sem afixo não há LOP...
A ninhada pode ter LOP na mesma. No documento não constará o afixo, uma vez que o mesmo ainda não foi aprovado.

Se é que até seria boa ideia o CPC aceitar registos apenas de criadores com afixo... mas isto já sou eu a divagar :lol:

Abraços
BigBrother
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 12:34 pm

N0kas Escreveu:Não sabia que havia diferenças se os nomes eram portugueses ou estrangeiros, tinha ideia de que tudo tem de ir parar à FCI para aprovação :?
É a FCI que aprova, mas sendo um nome português será menos provável haver um igual ou parecido :wink:
N0kas Escreveu:O meu nome não é uma coisa nem outra, o afixo proposto (o 1º) é VAMANA, que é a junção de 3 nomes (VAsco, MAdalena e aNA), quanto a isso as senhoras não colocaram nenhuma objecção, apenas disseram que poderia ser recusado por haver um afixo parecido (VAMANORO) mas seja como for a resposta neste momento é ainda 0 :( Nunca pensei que pudesse demorar tanto tempo...
Então não se surpreenda muito se o afixo for recusado, tanto mais que AMANA já está registado...
N0kas Escreveu:O meu grande (enorme) problema é que estamos já todos carecas de saber o que acontece por este país fora e os futuros donos dos meus cães entram-me pela casa dentro, veêm os cachorros, eu inclusivamente alerto-os para os problemas relativos a "fraudes" que existem no que respeita a LOPs e no fim digo que não sei se posso entregar com LOP por causa dos atrasos do afixo :?
Se quer que os cachorros saiam com LOP se calhar é ir pensando em registá-los sem afixo. Se os quer registar com afixo se calhar vai ter que entregar o LOP depois dos cachorros estarem na nova casa. Agora, tudo depende de si e/ou se os futuros donos são desconfiados ou não 8) (e, se quer um conselho, fuja de gente desconfiada :roll: )
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
N0kas
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 2:04 pm

CasadelMar, se eu lhe disser que o site da FCI já está há muitos meses nos meus favoritos e que o tenho consultado quase de forma compulsiva :P Eu sei que o site é actualizado semanalmente mas vou lá quase todos os dias (embora tenha o autocontrole suficiente para só ligar para o CPC um ou dois dias depois da data indicada ou então só às 3ª feiras para que a senhora tenha tempo de receber a resposta da FCI - se não fosse assim então já me tinham ateado o fogo, pelo menos a senhora já sabe quem eu sou quando ligo para lá, já deve conhecer a minha voz :P)

Eu não quero registar sem afixo, acho que não faz sentido fazê-lo, eu tenho os meus objectivos específicos com a criação e não é a criar "bóbis" e "lulus" completamente anónimos que conseguirei ir avante... Prefiro esperar a registar sem afixo, para mim o afixo é uma imagem de "marca" que permite que se conheça o criador através dos cães que cria... Concordo consigo no que respeita ao CPC aceitar ninhadas só com afixo, mas infelizmente também já tenho visto criadores com afixo a fazer grandes "burradas" :?

Quanto aos donos, até ver nenhum me causou transtornos, têm confiança na minha pessoa, eu também não vou fugir pro Brasil nem nada do género, sabem onde estou e onde me podem ir procurar se me quiserem tirar o escalpe :twisted:

Acho que as pessoas hoje em dia já vivem em climas de desconfiança generalizada, não é por mal, mas há gente que já foi enganada, alguns até mais do que uma vez, e é claro que se ganha um certo receio...
TaXa
Membro Júnior
Registado: quinta jul 03, 2008 8:35 pm

quinta out 09, 2008 2:05 pm

CasadelMar Escreveu:
Se é que até seria boa ideia o CPC aceitar registos apenas de criadores com afixo... mas isto já sou eu a divagar :lol:

Abraços
Sim... se ter afixo fosse sinónimo de qualidade/responsabilidade. De facto existem alguns excelentes afixos e muitos muitos mais a 'enevuar' o trabalho destas pessoas.
<p>Mais valem duas abelhas voando, que uma na m&atilde;o ...</p>
BigBrother
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 3:08 pm

N0kas Escreveu: Eu não quero registar sem afixo, acho que não faz sentido fazê-lo, eu tenho os meus objectivos específicos com a criação e não é a criar "bóbis" e "lulus" completamente anónimos que conseguirei ir avante... Prefiro esperar a registar sem afixo
Se a sua decisão é essa (e parece-me que já está tomada há muito tempo) sinceramente não percebo para que é que abriu este tópico :roll:
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quinta out 09, 2008 3:26 pm

BigBrother Escreveu:
N0kas Escreveu: Eu não quero registar sem afixo, acho que não faz sentido fazê-lo, eu tenho os meus objectivos específicos com a criação e não é a criar "bóbis" e "lulus" completamente anónimos que conseguirei ir avante... Prefiro esperar a registar sem afixo
Se a sua decisão é essa (e parece-me que já está tomada há muito tempo) sinceramente não percebo para que é que abriu este tópico :roll:
Certamente à espera de ouvir opiniões vossas, não BB???
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
BigBrother
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 3:29 pm

Opinião sobre ...? A minha opinião é que, se o afixo é realmente assim tão importante, só deveria feito a ninhada depois de ter o afixo aprovado :roll:
N0kas
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 4:11 pm

Meu amigo, eu fiz o pedido do afixo atempadamente, pelo que me indicaram no próprio CPC, os pedidos levam 1-2 meses a ser aprovados, ora eu fiz o pedido não só a tempo de ser aprovado o 1º nome proposto como a tempo de haver uma recusa e pedir-se aprovação do 2º nome proposto... o que dá qualquer coisa como... 5 meses!!!

Lá contava eu que as coisas se poderiam atrasar desta forma?! A senhora que me atendeu no CPC quando fui registar a ninhada diz que depende do número de afixos enviados para aprovação, que na altura do Verão as coisas se complicam (e não sei se se complicam só por parte da FCI porque fiquei mais tarde a saber que no CPC "juntam" praí uns 10 afixos de cada vez antes de enviar, o que pode atrasar ainda mais a aprovação) e que realmente ainda estão a aguardar a aprovação de muitos afixos...

De resto, eu não abri o tópico para saber se registo ou não os cães com afixo, o que quero saber é se há alguma forma "fiável" de comprovar aos donos dos cachorros que me comprometo a registá-los no LOP caso o afixo não venha a tempo, e se os donos podem, após o envio do LOP, fazer eles essa alteração nos dados do microchip...

Edit: Como já me responderam em relação ao microchip, fiquei mais esclarecida... Quanto à situação dos LOPs, é tentar ser o mais honesta e transparente possível e esperar que os donos compreendam a minha situação sem me enfiarem no saco dos "burlões-que-prometem-LOP-e-nunca-mais-aparece" :(
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quinta out 09, 2008 6:13 pm

N0kas Escreveu:
De resto, eu não abri o tópico para saber se registo ou não os cães com afixo, o que quero saber é se há alguma forma "fiável" de comprovar aos donos dos cachorros que me comprometo a registá-los no LOP caso o afixo não venha a tempo
A fórmula é simples.

Se deseja acima de tudo entregar os cães com LOP, decida quando se iniciar a 2ª fase do registo.

Se o afixo tiver sido aprovado, muito bem, de outra forma, não pode colocar o que não tem, logo registe os cães e entregue os respectivos LOP.
<p>Cumprimentos, </p>
BigBrother
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 7:12 pm

N0kas Escreveu: De resto, eu não abri o tópico para saber se registo ou não os cães com afixo, o que quero saber é se há alguma forma "fiável" de comprovar aos donos dos cachorros que me comprometo a registá-los no LOP caso o afixo não venha a tempo, e se os donos podem, após o envio do LOP, fazer eles essa alteração nos dados do microchip...
Que dados do microchip? O número do LOP? De facto é a informação mais importante que consta na base de dados :roll:
N0kas
Membro Veterano

quinta out 09, 2008 7:18 pm

Irra...

É precisamente por ser tão importante que quero saber se posso introduzir esse tipo de dados posteriormente ou se só posso colocar o microchip quando já os tiver todos...

Mas como não consigo saber uma simples informação por aqui, que remédio tenho eu a não ser ir amanhã "chatear" mais alguém no CPC que me possa informar...
Responder

Voltar para “Cães”