Aos criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quinta out 09, 2008 6:36 pm

Viva!
Pelo que já me fui informando por cá e por lá, a vida de criador traz mais encargos do que parece. Para além disso sofrem na pele com os criadeiros, ou aliás, com quem compra aos criadeiros.
O que eu venho aqui pedir é que contem o vosso começo como criadores, para termos a noção do que realmente é esta paixão.
Tenho pensado algumas vezes neste caso, mas como ainda sei pouco em relação a vocês, gostaria que me elucidassem.
Se puderem contem a vossa história.
Obg.
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta out 09, 2008 7:34 pm

Olá

Eu compreendo perfeitamente a abertura deste tópico. Até é provável que dos muitos tópicos que abri durante há já alguns anos, tenha colocado este desafio aos criadores. Não sei, não me lembro.

Também é provável que o tenha feito numa fase de iniciação aqui no fórum, onde comecei a entender a diferença entre um criador e um criadeiro, designações normalmente usadas para distinguir duas actividades distintas.

O criador (assim o fui entendendo) é um agente da canicultura que se dedica a uma determinada raça, movido por uma paixão por essa raça e por todo o processo criativo de a desenvolver e dignificar. É uma actividade criativa que eu comparo à de um artista que cria uma obra de arte. Romantismo, utopia? Pois será isso tudo, mae seria assim que eu encararia a actividade se porventura me dedicasse a ela.

O criadeiro vende cães como quem vende batatas. Não vende cães ao quilo, mas anda lá perto.

Onde eu quero chegar, é ao fascínio que envolve a criação de cães.
O impulso imediato é questionar os criadores sobre o seu percurso. No entanto, julgo que nenhum deles se chegará à frente para contar a sua história. Aliás, no lugar deles, eu faria o mesmo.
Nem julgo que isso poderia interessar. Pelo contrário, acho mesmo que se desvanecia um certo mistério que envolve a actividade.

De qualquer modo, como diz o outro, perguntar não ofende.
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta out 09, 2008 11:50 pm

Torrez Escreveu:Para além disso sofrem na pele com os criadeiros
Não me parece. Há muitos totós que o que querem é preço baixo, e se puderem pagar às prestações, melhor!

Este tipo de gente não interessa aos Criadores. Por norma, são pessoas que não valorizam a "nossa obra de arte".

Felizmente ainda há muita gente que procura qualidade em vez de se preocupar com o valor monetário, ou seja, ligam a outros "valores", o que faz com que nos estimule cada vez mais. Não sei se me faço entender, também, já é tarde como o caraças... :lol:

Moral da história, aqueles que procuram pechinchas não dão "pica" nenhuma, e esses, que vão ter com os criadeiros que por cá (falo por mim), fazem falta como a fome :lol:

Abraços
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

sexta out 10, 2008 5:45 am

Acho que nao e so o preço dos cachorros que define um bom criador.
Ha criadores a pedir preços mais caros que outros sem que por isso sejam melhores,as vezes basta as linhas de sangue(trabalhoVbeleza) serem diferentes para os preços serem diferentes tambem.
Outros fazem nome e depois descansam a sombra da bananeira enfim ha de tudo como em todo o lado
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sexta out 10, 2008 9:10 am

Torrez Escreveu: O que eu venho aqui pedir é que contem o vosso começo como criadores, para termos a noção do que realmente é esta paixão.
Tenho pensado algumas vezes neste caso, mas como ainda sei pouco em relação a vocês, gostaria que me elucidassem.
Se puderem contem a vossa história.
Obg.
Assim muito de repente, é ter um amor enorme pela raça que estamos a criar, para que tudo o que vamos fazer no futuro possa contribuir para melhorar e valorizar essa mesma raça. É não olhar a despesas, porque apesar de dizerem que quem vende os cães caros ganha dinheiro, quase sempre isso não é verdade. É preciso ir a exposições, saber o que temos em casa, pois se o exemplar que queremos usar não tem qualidade, mais vale está quieto e deixar quem tem bons cães fazerem um bom serviço à raça, e depois, há todo um trabalho que mais abaixo descrevo...

Eu ainda só fiz uma ninhada, há dois anos

Mas essa ninhada andou a ser pensada muito tempo antes, estudei pedigrees, procurei machos, até encontrar aquele que eu achava que melhor serviria para o que eu desejava alcançar. Depois de tudo pensado, começam as despesas...testes de progesterona para saber quando ela ovulava, citologias, deslocação ao macho, inseminaçãos artificial da primeira vez porque ela era alfa e nem machos aceitava (à segunda passou-lhe :lol: ). Ecografia aos 30 dias para confirmar a gravidez, raio-x aos 55 para contar os esqueletos, pelo meio todos os suplementos a que ela tinha direito e claro está ração do melhor. Chega a hora do parto, e está tudo preparado, maternidade montada e uma caminha ao lado, onde dormi 3 semanas inteirinhas. Os primeiros nasceram muito bem, mas ficou um lá dentro que teve que sair de cesariana, com todos os riscos e trabalho adicional inerentes.

E agora? Há que tratar da mãe, e tratar dos cachorros....ver se ela está bem, tratar da costura, ver se os cachorros mamam, pesá-los todas as semanas e acompanhar o crescimento deles, desparasitá-los aos 15 dias e daí por diante, começar a dar papa às 3 semanas, vacinar às 6 e só deixá-los ir embora lá para as 10 semanas apesar do rombo em ração ser mais que muito (cinco dogues alemães com 2 meses, a comer, não é brincadeira :lol: ).

E depois ainda há quem diga que os Criadores fazem rios de dinheiros :roll:

Para o ano...há mais do mesmo, que eu sou masoquista mas amo a minha raça de paixão 8) :lol:
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
Responder

Voltar para “Cães”