Vejam só isto....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta mai 15, 2003 4:20 pm

"DORMIR COM O CÃO..."
"Cada um dorme com quem quer... até com o cão! Uma prática cada vez mais comum no Reino Unido. De facto, o "melhor amigo do homem" é, também, o melhor companheiro de alguns britânicos, mesmo para dormir. Segundo uma sondagem, um em cada três súbditos de Sua Majestade que têm cães, passa mais tempo com os seus "amigos de quatro patas" do que com o próprio cônjugue. Onze por cento dos 500 donos entrevistados afirmaram mesmo que os seus fiéis 'companheiros' já superam em importância o resto da família."
;)
Isto estava no Correio da Manhã. O cão é realmente o melhor amigo do homem... mesmo "na cama"! ;) :lol: Não acham? Vocês também dormem com os vossos cães? Ou será um "fenómeno" exclusivo do Reino Unido???
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quinta mai 15, 2003 4:30 pm

Vocês também dormem com os vossos cães?
Não. Não acho que seja saudável para os animais.

Posso estar errada, mas é uma ideia que sempre tive.
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta mai 15, 2003 4:45 pm

Olá!

O Gustavo (Serra d'Aires) dormia aos pés da minha cama. Quando mudámos de casa, comecei a deixá-lo fazer isso e depois começou a ser mais incomodo para mim tentar dissuádi-lo do que acomodar-me com os seus 22 Kg em cima dos pés. Por mais que me dissessem que era anti-higiénico, etc, etc. Mas era mesmo aos pés da cama. Só na primeira noite, porque estava mesmo assustado com o novo ambiente, é que foi subindo surrateiramente até que comecei a sentir a sua respiração nos meus cabelos e dei com o desgraçado com o focinho em cima da minha almofada.:lol:

Quanto ao Verdi, está completamente proibido de entrar na zona dos quartos. Comecei a habituá-lo do princípio para não criar vícios. De facto, pode ser menos aconchegante, mas é mais saudável; acho até que para ambos.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta mai 15, 2003 4:51 pm

Olá

Eu quando tive a cadela ela dormia sempre aos pés da minha cama e de inverno enroscava-se por cima dos cobertores na cova que as minhas pernas faziam (eu durmo de lado) e tinha um cobertor para ela.

Beijokas
kathleen
Arcanus
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 4:55 pm

Musky Escreveu:

Oi! Concordo consigo, embora não porque não seja saudável mas sim porque eles ficam mal-acostumados, e enquanto pequenos não faz mal, mas depois quando crescerem, 30 kilos em cima não é agradável...
Fiquem bem
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta mai 15, 2003 5:11 pm

Ora lá por casa a minha Meggy também não dorme comigo! Todos têm a sua camita e é lá que pernoitam! Não há cá confusões!!! ;) Não que a Meggy não tente, mas não tem sorte. Esta semana aprendeu a subir para a cama, que é proibido, mas não custa tentar. O facto é que continua a dormir no ninho e na cozinha. Todas as noites faz berreiro, mas volta sempre para a cozinha!!!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 15, 2003 5:14 pm

Olá

Os meus cães andam pela casa toda e às vezes até pulam para cima das camas. Não é lá muito higiénico, porque as patas não andam propriamente limpas de terem vindo da rua. Mas enfim...
No entanto, eles têm os seus cantinhos para dormir e quando chega a hora lá vão eles.

Creio que é uma questão de hábito. E é também uma questão cultural. Na província os cães não põem a pata dentro de casa. É um costume sagrado. Aliás o conceito "cão de companhia" não tem qualquer sentido. Isso, contudo, não significa que as pessoas não gostem dos seus cães. O que não existe é intimidade ou, se quiserem, promiscuidade.
O "cão de companhia" é um produto do meio urbano. E o apuramento das raças tem muito a ver com isto.

A solidão das pessoas nas cidades, principalmente nos grandes meios, é muito compensada pela companhia dos animais. Essa relação estreita e íntima não se verifica tanto na província. Na cidade cria-se uma enorme intimidade e cumplicidade entre o animal e o homem, que leva facilmente à "humanização" do cão. Daí o dormir-se com ele muito naturalmente.
Será isto errado? Penso que não até certo ponto.
As pessoas são mais felizes assim. Encontram no animal o que as pessoas lhes recusaram. Afecto e uma dedicação sem limites e incondicional.

O que é perigoso é essa tendência de "humanização" exceder determinados limites. Neste aspecto: o cão não quer ser uma pessoa. Prefere ser respeitado como animal que é. E às vezes as pessoas esquecem-se deste aspecto que é fulcral.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quinta mai 15, 2003 5:21 pm

Musky Escreveu:

E para nós também não é das coisas mais higiénicas que se podem fazer! Mas isto é a minha opinião...as minhas não passam para o 1º andar. Em casa circulam na sala e na cozinha (para pedinchar o que houver!!). De resto têm 2 quintaizinhos com casotinhas cheias de mantas para se abrigarem do frio e sitios soalheiros para se refastelarem ao solinho 8)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

quinta mai 15, 2003 5:50 pm

À Bianca ainda só lhe é permitido andar pela cozinha, sala e varanda-terraço. Mas, sem estar debaixo da observação de um de nós, fica confinada à cozinha pois ainda é muito destruidora. :p

Para o quarto nunca vai nem lhe é permitido entrar, até porque, tanto eu como o André, sofremos de renite alérgica e sinusite. E, assim, temos muito menos probabilidades de ter crises. :)

Ela adora dormir na sua caminha e, mesmo que nós estejamos na sala e ela esteja com sono, vai dormir para a caminha. Não fica pela sala, a não ser que a máquina de lavar esteja a fazer barulho. Aí dorme aos nossos pés, ao pé dos pc's. :roll:
shelyra
Membro
Registado: quarta jan 29, 2003 3:54 pm

quinta mai 15, 2003 6:07 pm

A minha Duna foi habituada desde o 1º dia a dormir na cozinha, na sua própria cama (prefiro não me recordar dos 1ºs dias, se não se importam...). Até há cerca de 2 semanas atrás dormia de porta fechada e eu acordava invariavelmente às 6 da manhã para a ir acalmar (ou ela deitava a porta abaixo) e por isso neste momento fica com o espaço da cozinha, entrada e escritório para dormir onde lhe apetecer (normalmente no sofá do escritório...) e tem corrido muito melhor.

No quarto só pode entrar quando um dos donos se lembra que ela é um óptimo despertador para o preguiçoso do dia (quem não acorda bem disposto com uma cadelinha linda em cima da sua cara de lingua bem afiada???) ;)

A verdade é que o lugar onde ela prefere dormir é no colo dos donos e, como é pequena, é o que faz durante os serões mais calmos; ao final da noite....cama!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 15, 2003 6:39 pm

É uma das tais regras que nunca quebrei.
Não põe sequer as patas em cima das camas, quer estejamos lá, quer não !
Á noite dorme na cozinha fechada (só na 1ª noite é que dormiu no nosso quarto para não se sentir tão sózinha - mas foi a única vez).
De resto levantava-me 2 vezes por noite para ir com ela ao quintal, para poder fazer as suas necessidades.
Lá destriu o que pôde na cozinha ... mas o que se pode fazer ?
Cachorros !

Para mim é uma questão de higiene.
Para já anda por toda a casa, excepto a sala (por causa dos periquitos).
Só lá entra ao fds quando tenho disposição para a estar a vigiar o tempo todo.Para já, ainda não se habituou a eles.
Diga-se, de passagem, que a Piu-piu (a periquita) é provocadora !
Faz voos razantes à cadela, só por maldade !!
A minha periquita não tem noção de que o mundo é um sítio perigoso (ele, o periquito, têm !).
É muito confiante quer com pessoas, quer com animais.
As pessoas ficam deliciadas.
Que é que ue hei-de fazer ?
Um animal tão frágil, tão pequenino.
Tenho de a proteger.
Que o mundo seja sempre um lugar seguro e amigável para ela !
A minha piu-piu provocadora !
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

quinta mai 15, 2003 7:19 pm

Os cães devem não só saber qual o seu papel na hierarquia da família, como as atitudes que lhes são permitidas ou não , e os espaços onde possam circular e aqueles que lhes é vedado. Penso que cada dono é livre de estipular esses espaços. No meu caso eles têm autorização para andar nos pátios ( mas não têm autorização pra pisar a relva) e têm autorização para estar na cozinha. Daí para dentro não e não preciso de deixar as portas fechadas pois eles foram educados a isso e sabem que o não podem fazer.

Saudações
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta mai 15, 2003 7:27 pm

aisd Escreveu:Para mim é uma questão de higiene.
Oh aisd, por uma questão de higiene? Então e os piu-pius não borram tudo? Isto faz-me lembrar as mamãs a quem a caca dos meninos até cheira bem... :lol:

Esta descrição dos periquitos está uma delícia.
Eu compreendo-a perfeitamente porque já tive periquitos e também andavam soltos. E também borravam tudo.
Mas quando vieram os cães, acabou-se a liberdade deles. Tive que os enfiar na gaiola. Fartei-me de lhes dizer que periquito é amigo e não é para apanhar. Mas tenho a impressão que eles nunca chegaram a entender as minhas recomendações... :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanus
Membro Veterano

quinta mai 15, 2003 7:38 pm

Oi nel, oi aisd, oi pessoal, para mim é uma questão de higiene, de treino, de tudo. É claro que não vou criticar quem o faz, porque há cães que ficam só em casa e não há problema, e que se forem demasiado mimados não causam muitos problemas, mas eu que tenho um quintal (vivenda) e elas andam por lá soltas, não vou depois deixá-las vir para cima da cama, todas porcas. Principalmente porque uma Rott que tem cerca de 30 kilos não tem piada quando tenta subir para cima da cama, connosco lá deitados! ;) Além disso ia ficar mal habituada, e mimada, e possessiva.... não quero isso.
Fiquem bem.
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

quinta mai 15, 2003 8:58 pm

A minha dorme comigo :oops:
Não é sempre, mas de vez em qd lá fica, eu gosto. Moro num apartamento e ela anda pela casa toda, não a proíbo de andar em lado nenhum. Mas qd é para dormir na cama dela tb vai e não refila nem um bocadinho, eu ach que ela pensa que a cama da dona é um bónus, e só vai qd a chamo, nunca foi sem que eu a chame. Mas tenho que confessar tb é um cão com 17 kg e tb pesa um bocadinho. :?

Isabel
Responder

Voltar para “Cães”