Habilitações dos treinadores ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado out 25, 2008 9:36 am

Boas,

Quando eu era miúdo quem treinava cães em Portugal ?

Os Militares e as forças de segurança. Quem quisesse treinar um animal recorria a um destes profissionais e o treino presencial com o dono não era considerado como essencial. O cão era capa zat+é de ficar uns dias em casa do treinador.

A realidade nos anos sessenta e setenta do sec XX era assim.

Hoje em dia no Sec XXi o que temos mais são treinadores, escolas de treino e outros que tais. Alguns tiram cursos de formação( não licenciaturas) no estrangeiro, outros fazem formações em Portugal, outros têm cursos que nada tem a ver com treino de animais.

E, como sempre, que conhecer um membro das brigadas de cinotecnia da GNR e do Exercito e Força Aerea recorre a estes.

Recorremos, como não podia deixar de ser ao Word of mouth, ou seja, ao bate boca para saer se fulano ou sicrano é bom.

Tenho apercebido, no entanto que não basta ter uma grande teoria mas saber aplicá-la na prática, ou seja haver formação especifica em pedagogia, visto que muitas das escolas advogam a presença do dono-cão para o treino conjunto, e sem ter capacidade de ensinar, nem o dono aprende, nem o cão sabe o que faz, e falhar um dos lados desta equação...não é boa ideia...

Acabo este tópico com uma questão...quem é que dá o aval a cursos de treinadores em Portugal ou avalia a qualidade dos feitos no estrangeiro ? E já agora, existe algum ?
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

sábado out 25, 2008 9:57 am

:twisted: :twisted: :twisted: PERFECT :twisted: :twisted: :twisted:
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

sábado out 25, 2008 1:03 pm

Questão muito pertinente... :D

Não sei se há profissionais em Portugal mas penso que há pessoas devidamente certificadas, não? Ou eu não me consigo orientar bem no novo formato do site do CPC, ou já não têm lá representadas as escolas que eram "certificadas" ou pelo menos "reconhecidas" por eles.

Maior parte são amadores mas conseguem levar os cães que treinam a provas e são bem sucedidos. Há também amadores em Portugal que criam equipas de diferentes modalidades e conseguem representar o país no estrangeiro com igual sucesso. Não quero estar a nomaer clubes ou pessoas mas que os há, há...

Cumprimentos,

Ana
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

sábado out 25, 2008 8:34 pm

N0kas Escreveu:Questão muito pertinente... :D

Não sei se há profissionais em Portugal mas penso que há pessoas devidamente certificadas, não? Ou eu não me consigo orientar bem no novo formato do site do CPC, ou já não têm lá representadas as escolas que eram "certificadas" ou pelo menos "reconhecidas" por eles.

Maior parte são amadores mas conseguem levar os cães que treinam a provas e são bem sucedidos. Há também amadores em Portugal que criam equipas de diferentes modalidades e conseguem representar o país no estrangeiro com igual sucesso. Não quero estar a nomaer clubes ou pessoas mas que os há, há...

Cumprimentos,

Ana

O reconhecimento é feito do mesmo modo que o IQF certifica milhentos cursos só porque cumprem "certas" normas. A nota mínima positiva é atribuida e pronto! Mais um formado em cinotécnia!!!!
Não vão confirmar se o sr. "b" faz um bom trabalho, passou, logo pode exercer. O grande problema é que as queixas apresentadas junto às autoridades não são válidas nem investigadas por quem de direito (na minha opinião o cpc).
Também mau era... se nós em 11 milhões de habitantes não tínhamos meia dúzia de pessoas que realmente gostassem/soubessem treinar um canito... :|
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Guardiang3l
Membro
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

segunda out 27, 2008 10:20 am

O site do CPC é bastante claro. :D

Talvez as FAQ's o ajudem:
http://obediencia.cpc.pt/?page_id=33
tlopes

segunda out 27, 2008 11:20 am

O tópico foi editado. Por favor consultar as regras de utilização do fórum.

Melhores cumprimentos,
Responder

Voltar para “Cães”