Ditadura do pedigree castiga cães com doenças genéticas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta dez 26, 2008 8:46 pm

hamsterazul Escreveu:
Até há alguns meses sempre que o assunto era levantado, quase que se ficava com a impressão de que os criadores eram todos seres iluminados que tinham recebido os estalões no Alto do Monte Sinai, e ai de quem pusesse em causa as suas practicas e critérios.
Só se isso se passava na sua cabeça, desculpe que lhe diga...
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado dez 27, 2008 10:11 am

Por acaso, ontem de madrugada deu na Sic Noticias este documentario. Vi e até gostei.

Não percebo qual a razão de tanto alarmismo e sensacionalismo à volta do mesmo.

Que existem hipertipos promovidos por alguns criadores, sempre se soube. Que alguns criadores sacrificaram a saude de algumas raças em prol de "be more exotic" também sempre se soube ...

Como em tudo, no mundo dos cães, tambem há de tudo ...

Choca-me é ver tanta gente supresa com isto, e vê-las a fazerem a uma tempestade num copo de agua :roll:

É o que dá não se informarem ou não lerem ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
casadotrevo
Membro Veterano
Mensagens: 1966
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Localização: Basset Hounds
Contacto:

sábado dez 27, 2008 2:53 pm

CindelP Escreveu:Por acaso, ontem de madrugada deu na Sic Noticias este documentario. Vi e até gostei.
Pois eu não gostei, e não gostei não pelo tema em si, que é pertinente, mas pela maneira como foi conduzido, pelas insinuações ridiculas em coisas como:

- A relação da existência do Ridgeback no Rodesian com a espinha bifida (que não tem nada a ver uma coisa com outra).

- A culpabilização da consaguinidade para a existência dos hipertipos. Aqui até chegam ao ridiculo de dar exemplos de cães hipertipados sem se darem ao trabalho de olhar para os Pedigrees para constatarem o nivel de consaguinidade presente (no caso do exemplo do BH, não tem nenhum cão repetido nas 4 gerações).

- Fotografias de cães do antigamente, como exemplos do que seria a raça originalmente, que não passam de exemplos do estado lastimável em que estava essa raça no pós II grande guerra. E em contraste exemplos da evolução actual com cães que nem ganham em exposição.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pointerman
Membro Veterano
Mensagens: 402
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo dez 28, 2008 7:45 am

Muito bem dito Cindelp e pena e alguns quererem tapar o sol com a peneira,enchendo a boca com os pedigrees quando todos sabemos que o pedigree vale o que a honestidade do criador valer.
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo dez 28, 2008 8:21 am

Pointerman Escreveu:Muito bem dito Cindelp e pena e alguns quererem tapar o sol com a peneira,enchendo a boca com os pedigrees quando todos sabemos que o pedigree vale o que a honestidade do criador valer.
Não li nada sobre encher de boa com os pedigrees. O que foi dito por mais de uma pessoa é que situações como as referidas ocorrem, são extremos e é pena não serem controlados. O que é pena é a deturpação que foi feita neste topico no inicio...e que felizmente foi apagada.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Pointerman
Membro Veterano
Mensagens: 402
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo dez 28, 2008 9:17 pm

Estou a ver o programa neste momento e e facil de ver porque ele e tao incomodo para o Casa do Trevo,mas enfim nao e la nada dito que eu ja nao tenha dito aqui e em outros lados sendo chamado de tudo.
Quando as coisas mexem com dinheiro e sempre complicado.
Catz88
Mensagens: 7
Registado: sábado dez 27, 2008 11:10 pm
Localização: labrador, peixes

domingo dez 28, 2008 11:15 pm

Que coisa terrível..
De facto há criadores que tentam melhorar a raça, contudo há outros sem escrúpulos. O facto é que não há nenhuma autoridade para impedir que tal aconteça.
As leis são escassas, então cá em Portugal tais temas ainda nem foram abordados correctamente. Os animais não podem continuar a ser considerados coisas, e enquanto a mentalidade não mudar vão continuar a acontecer barbaridades, não apenas como esta mas também abandonos e mal tratos, entre outros.
A sociedade tem de ser educada de forma a conseguir respeitar e conviver com os outros animais e ver para além da mentalidade materialista da época.
De certa forma, está tudo ligado. Pelo menos é a minha opinião.
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo dez 28, 2008 11:17 pm

rep
Última edição por CindelP em domingo dez 28, 2008 11:19 pm, editado 1 vez no total.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo dez 28, 2008 11:19 pm

Catz88 Escreveu: De facto há criadores que tentam melhorar a raça, contudo há outros sem escrúpulos. O facto é que não há nenhuma autoridade para impedir que tal aconteça.
As leis são escassas, então cá em Portugal tais temas ainda nem foram abordados correctamente.
Impedir o quê? :o
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Catz88
Mensagens: 7
Registado: sábado dez 27, 2008 11:10 pm
Localização: labrador, peixes

domingo dez 28, 2008 11:28 pm

Desculpe de facto nao consegui postar tudo, estou a ter uns problemas para postar os comentários e já repeti tantas vezes que acabou por ficar um pouco trapalhão.
O que pretendia dizer é que, há criadores sérios e que fazem um bom trabalho a manter e aperfeiçoar a raça, porém, é comum há sempre um lado bom e um lado mau, há criadores que se esforçam e que gostam dos animais, e há outros que apenas o fazem pela recompensa pecuniária. Pelo que, na minha opinião, deveria de haver mais regulamentação que ajudasse a prevenir algumas coisas, e impedisse criadores menos sérios de estragarem os progressos e a reputação conquistada por outros.
Eu tive uma má experiência quando fui buscar o meu pequenino pois vinha e muito mau estado e para um criador tal nao deveria ser permitido.. Penso..
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda dez 29, 2008 11:29 am

Catz88 Escreveu: Eu tive uma má experiência quando fui buscar o meu pequenino pois vinha e muito mau estado e para um criador tal nao deveria ser permitido.. Penso..
Olá.
E eu penso que se o animal estava em mau estado e o criador não lhe inspirava confiança pura e simplesmente não tinha adquirido o cachorro. Procurava outro que lhe parecesse bem. :|
Enquanto as pessoas continuarem a comprar a estas pessoas, enquanto houver mercado, os maus multiplicadores de cães continuam a prosperar.

O mesmo se pode dizer da venda nas lojas de animais. Mesmo sabendo a origem duvidosa dos animais há sempre alguém disposto a comprar. Se antigamente os cães que estavam nas montras das lojas provinham de criações caseiras feitas sem o mínimo de conhecimento ou cuidado agora passa-se um fenómeno muito mais grave, que é a venda de cachorros importados de verdadeiras fábricas de cães situadas em países do Leste Europeu, onde os animais são mantidos encarcerados, as cadelas parem cio sim, cio sim e os cachorros são expedidos como se de mercadorias se tratassem com mês e meio, se tanto, sem garantia de pureza, sem garantia de despiste de doenças genéticas, sem sociabilização e a preços inflaccionadíssimos, superiores aos preços praticados por criadores nacionais, bons ou maus, onde pelo menos se pode ver os pais e as condições onde os animais estão...

Se toda a gente fosse cuidadosa na hora de adquirir um cão de raça tenho a certeza que estes "comerciantes" rapidamente teriam de se dedicar a outra actividade. Um cão é um animal altamente social cuja personalidade depende da sua bagagem genética e das experiências vividas em cachorro, e o cuidado que se coloca na sua criação é determinante para a sua futura saúde física e psíquica logo a sua compra deve ser ponderada e selectiva.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Catz88
Mensagens: 7
Registado: sábado dez 27, 2008 11:10 pm
Localização: labrador, peixes

segunda dez 29, 2008 11:39 am

De facto falhei na escolha do criador, erro natural pois trata-se do primeiro cão e não sabíamos bem como proceder, perguntámos tudo o que nos disseram para perguntar, inclusive sobre a displasia da anca, pai e mãe estavam a vista, etc. Pouco sabíamos sobre o assunto..
Claro que se aprende com os erros e quando pensar em adquiri outro amiguinho já saberei como proceder =)
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda dez 29, 2008 11:55 am

se alguém da arca dissesse que tinha comprado um cão a algum daqueles criadores era logo trucidado. no entanto, esses criadores têm o aval de uma organização conceituada. então só o corte de orelhas e da cauda são de criticar? eventualmente a displasia da anca? e todas as outras doenças e mal formações de que os donos desconhecem?
consaguinidade? o documentário falava dela a propósito das aberrações que daí nasceram. aliás o documentário destinava-se a denunciar as ditas
anjjazul
anjjazul
Membro Veterano
Mensagens: 6127
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda dez 29, 2008 11:56 am

se alguém da arca dissesse que tinha comprado um cão a algum daqueles criadores era logo trucidado. no entanto, esses criadores têm o aval de uma organização conceituada. então só o corte de orelhas e da cauda são de criticar? eventualmente a displasia da anca? e todas as outras doenças e mal formações de que os donos desconhecem?
consaguinidade? o documentário falava dela a propósito das aberrações que daí nasceram. aliás o documentário destinava-se a denunciar as ditas
anjjazul
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda dez 29, 2008 12:08 pm

anjjazul Escreveu:se alguém da arca dissesse que tinha comprado um cão a algum daqueles criadores era logo trucidado. no entanto, esses criadores têm o aval de uma organização conceituada. então só o corte de orelhas e da cauda são de criticar? eventualmente a displasia da anca? e todas as outras doenças e mal formações de que os donos desconhecem?
consaguinidade? o documentário falava dela a propósito das aberrações que daí nasceram. aliás o documentário destinava-se a denunciar as ditas
Qualquer pessoa é criticada, quando opta por comprar em "alguém menos recomendavel", seja por um extrema seja por outro. Tão simples quanto isso ...

E não me parece que tenham o aval de nada ... ou melhor, têm tanto aval como a puppy-mills têm!
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”