pug

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
victorias
Membro Júnior
Registado: domingo out 16, 2005 5:23 pm

sábado nov 01, 2008 12:57 pm

Boa tarde estou a pensar comprar um pug será que me podem aconselhar onde comprar, já entrei em contacto com o CPC para me fornecer contacto dos criadores, mas ñ tem que ter lop apenas tem de ser raça pug. Se soberem de alguem que tenha para vender agradecia que me pudessem informar.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

sábado nov 01, 2008 5:04 pm

victorias, a única coisa que demonstra, quando comprado num bom criador, que um cão é de raça é o LOP.
Aconselho-a a começar a falar com quem está na lista do cpc e a tentar descobrir os bons criadores.

Antes que vá ao OLX fique com um aviso:
quando compra um cachorro através de sitios com OLX arrisca-se a pagar por um rafeiro.
o veridico aqui teve "sorte"...o cão que comprou parece ser um tackel (apesar de não ter LOP e como tal ...ser rafeiro) e já participou em discussões nas quais se recusou a admitir que pode muito bem ter um cruzado.
Além disso, e mais grave porque se afeiçoará ao cachorro seja este rafeiro ou não...é que se arrisca a que venha doente, tenha uma doença genética ou outra peripécia desagradável do género.

Consulte o tópico "para quem não sabe o que é uma puppy-mills"...é elucidativo.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo nov 02, 2008 12:59 am

[Editado pela moderação (tlopes)]

Aconselho a victorias a estudar o assunto antes de comprar o Pug, ver os tópicos que estao incluidos no inamovível "Dicas e conselhos úteis" e aplicar o que lá está escrito quando decidir dar o passo em frente para a compra de um Pug!

Boa sorte! :wink:
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo nov 02, 2008 8:21 am

Acho que no meio de isto tudo temos de ter e sorte e dar com pessoas honestas.
No mundo da caça ha muita gente que tem caes puros filhos/netos /bisnetos e por ai fora de caes com lop e nunca foram registados pois os donos estao mais preocupados com a qualidade da funçao deles do que com os seus papeis.
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

domingo nov 02, 2008 8:51 am

Pointerman Escreveu:Acho que no meio de isto tudo temos de ter e sorte e dar com pessoas honestas.
No mundo da caça ha muita gente que tem caes puros filhos/netos /bisnetos e por ai fora de caes com lop e nunca foram registados pois os donos estao mais preocupados com a qualidade da funçao deles do que com os seus papeis.
Exactamente. Um animal de raça não a perde por não ter registo nos organismos cinófilos. E ir a exposições e concursos pode não ser o objectivo de quem o adquire, seja para companhia, seja para trabalho, nem é com certeza o que mais cumula o animal.

Parece-me ser esta a posição do forista recalcitrante, e é também a minha.
N0kas
Membro Veterano
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo nov 02, 2008 12:05 pm

Off-topic mas para esclarecer

hsn:

Não tenho nada contra a sua opinião, sei muito bem que há rafeiros, arraçados de cães de caça e cães de caça sem LOP com excelentes características para a função.

E até digo mais: infelizmente, tal como em outras raças, os criadores durante muitos anos focaram-se apenas na vertente morfológica e "perderam" o carácter tão necessário e inerente à raça criada. Até no Boxer isso aconteceu, e sei do que falo.

Mas hoje em dia estamos a ver, graças a Deus, que os criadores e o prórpio CPC estão a esforçar-se para recuperar o que foi perdido, aliando um bom carácter e instinto à correcta morfologia. O ideal seria termos um cão pastor com LOP e excelentes características morfológicas e óptimos instintos de guarda de rebanhos. Seria excelente ver cães de guarda e defesa com tão boas capacidades físicas quando psicológicas. Seria a apoteose dos caçadores poderem ter na sua posse cães dignos da raça com excelentes resultados na arte venatória... Mas tudo, com tempo, se faz... agora não podemos é descurar as raças e menosprezar a pureza das mesmas só porque a maioria dos cães não têm o carácter que se espera para realizarem as funções a que se destinam, porque senão qualquer dia não haverá perdigueiros na caça, collies no pastoreio e boerboels na guarda de propriedades. Haverá rafeiros somente... E depois, quem tem gosto por determinadas raças, vai ficar sem a hipótese de poder adquirir um cão só porque ninguém se preocupou em manter essa raça viva?

Quanto ao tema do tópico:

Não conheço nenhum criador de Pug pessoalmente e não pretendo atacar ninguém, eu não crio nem nunca criarei Pugs, sou amante e uma pequena criadora exclusiva de cães da raça Boxer. Se a victorias por acaso andasse à procura de cães Boxer não teria absolutamente nenhum problema em encaminhá-la para "n" criadores da raça, onde sei que ficaria bem servida sem dúvida. Já o fiz, mesmo com cães em casa para vender. Sou da opinião que as pessoas devem ter poder de escolha, mas se querem comprar, prefiro que comprem BEM. Se não querem dar dinheiro pela compra de um cão, se acham isso estúpido, incoerente, etc... Muito bem, adoptem! Mas alimentar a sede dos criadeiros não...

Eu acho que o nosso forista reincidente ainda não percebeu bem a coisa que é uma criação responsável, ou não quer perceber... Ataca tudo e todos quanto defendam a verdadeira criação de cães, em prol da raça... Nem sei porque carga de água quis esse senhor um cão de raça e brada aos céus que é um teckel puro... Se está contra os deuses "criadores"...

A criação de cães movimenta muito dinheiro sim, é um facto. Mas movimenta não no sentido do lucro dos criadores, com a coisa bem feita nem sequer movimenta lucros nos fornecedores e veterinários desses mesmos criadores, uma vez que muitos fornecem ração, produtos e medicação/vacinas/outros cuidados a preço de custo...

Para tentar exemplificar, num raciocínio muito simplificado: Você compra um cão por 10€, compra material pro cão por 20€, dá-lhe de comer um ano e fica a 100€, vai ao vet e só na manutenção gasta 30€... cruza o cão por 10€, gasta com os filhotes 60€ e depois vende cada filhote (suponhamos que nascem 6)por 10€, o preço que custou o progenitor... sabe fazer contas? Diga-me onde está o lucro... É que pelas minhas contas o valor dos cães no final cobre apenas os custos da ninhada em si... É o que acontece com os criadores! Têm os cães porque gostam e dão-lhes todos os cuidados e amor necessários, investem neles, cruzam e vendem a ninhada e tentam obter apenas uma retoma dos custos da ninhada. E isto se tudo correr bem, porque basta uma cesariana ou uma mamite e os bebés serem alimentados a biberon que "estraga a pintura toda".

Eu fiz uma estatégia simples cá em casa... exigi factura/talão de todas as coisas que comprei pra miudagem e quando os donos/interessados cá vêm e perguntam, eu mostro-lhes os papéis e dou-lhes uma calculadora... maior parte desiste a meio... :roll:
victorias
Membro Júnior
Registado: domingo out 16, 2005 5:23 pm

domingo nov 02, 2008 1:27 pm

Bem eu nem sei o que dizer pois ñ esperava criar esta tensão entre os vários membros, mas apenas pretendo ajuda na compra do bicho. Antes de mais gostaria de esclarecer alguns pontos que me dizem directamente respeito. Relativamente ao nome de usuario poderá induzir que se trata de um membro fem., mas pelo contrário sou membro masc. ñ terá sido bem escolhido mas na altura foi do que me lembrei utilizar (um dos apelidos de familia). Quero agradecer as várias hipotesses para adquirir o pug, Devo dizer que já enviei alguns mails para criadores, inclusive para os pugs que estão no olx, do Barreiro, só achei estranho por lapso meu enviei 2 mails para essa criadora no Barreiro utilizando 2 endereços diferentes e o preços diferem poquê ñ sei. Relativamente ao cão em si quero esclarecer que ñ me emporto que ñ tenha lop, pois o que pretendo é um pug, (pois é de porte pequeno e gostei de ler as caracteristicas do seu temperamento) para companhia da família e que seja saudavel, claro que se conseguir poupar algum dinheiro na compra melhor, se tiver de comprar a um criador por ser a melhor opção, estou disposto a isso, só me lembrei de perguntar no fórum pois a maior parte de vós já passaram por esta situação e até poderia ser que alguém conhecesse quem tivesse algum pug para venda. Mais uma vez obrigado pelas vossas opiniões e continuo receptivo ás vossas sugestões pois todas elas são importantes. :)
N0kas
Membro Veterano

domingo nov 02, 2008 2:05 pm

Peço desculpa pela mudança de sexo :oops:

Aqui no fórum deviam ter algo que informasse que o forista X ou Y pertence ao sexo masculino ou feminino, sem ser necessário andar a abrir o perfil do mesmo, ou então arriscamo-nos a andar sempre a tratar as pessoas da forma errada! :P

Quanto ao resto, apenas alerto que um Pug saudável e com boas garantias no que respeita a possíveis doenças genéticas, dificilmente encontra num criador "qualquer", visto os testes de saúde e as devidas condições de higiene e vaterinária serem muito caras. Ora, pela lógica, um criador que pretende apenas vender, ou tem cães porque decidiu cruzar só porque sim, raramente se preocupa com estas questões. Para não dizer nunca mesmo :? Mais uma razão para o nosso amigo procurar encontrar um bom criador para adquirir o seu cão.

Olhe que o barato pode sair caro e às vezes mais vale dar muito e ter garantias que poupar e ter surpresas! :wink:
hsn
Membro

domingo nov 02, 2008 3:07 pm

N0kas Escreveu:Off-topic mas para esclarecer

hsn:

Não tenho nada contra a sua opinião, sei muito bem que há rafeiros, arraçados de cães de caça e cães de caça sem LOP com excelentes características para a função.

E até digo mais: infelizmente, tal como em outras raças, os criadores durante muitos anos focaram-se apenas na vertente morfológica e "perderam" o carácter tão necessário e inerente à raça criada. Até no Boxer isso aconteceu, e sei do que falo.

Mas hoje em dia estamos a ver, graças a Deus, que os criadores e o prórpio CPC estão a esforçar-se para recuperar o que foi perdido, aliando um bom carácter e instinto à correcta morfologia. O ideal seria termos um cão pastor com LOP e excelentes características morfológicas e óptimos instintos de guarda de rebanhos. Seria excelente ver cães de guarda e defesa com tão boas capacidades físicas quando psicológicas. Seria a apoteose dos caçadores poderem ter na sua posse cães dignos da raça com excelentes resultados na arte venatória... Mas tudo, com tempo, se faz... agora não podemos é descurar as raças e menosprezar a pureza das mesmas só porque a maioria dos cães não têm o carácter que se espera para realizarem as funções a que se destinam, porque senão qualquer dia não haverá perdigueiros na caça, collies no pastoreio e boerboels na guarda de propriedades. Haverá rafeiros somente... E depois, quem tem gosto por determinadas raças, vai ficar sem a hipótese de poder adquirir um cão só porque ninguém se preocupou em manter essa raça viva?
...
Nem eu disse o contrário, N0kas. Sei muito bem que papel têm tido os criadores dos diversos países, e não só do nosso, na recuperação e desenvolvimento das raças, e de maneira nenhuma contesto isso. Tal como não me passa sequer pela cabeça pugnar pela extinção dos criadores, era só o que faltava!

A única coisa que acho é que há muito exagero aqui no que respeita aos pergaminhos de raça e na autodefesa dos criadores, que na verdade não deviam perder tempo nestes fóruns a tentar provar aquilo que não precisa para nada de ser provado: se produzem um dado produto e se para o fazeren têm despesas, é de elementar bom senso que a venda desse produto compense essas despesas. O que já me faz recuar é quando me vêm meter nessas despesas coisas como a construção dos canis, por exemplo, o que me leva logo a fazer perguntas incómodas e chatas. Como, por exemplo, onde é que metiam os cães se não fizessem criação: deixavam-nos ao relento? And so on.

Para mim, um cão vale outro cão, gosto tanto de um SRD como de um animal com uma linha de antepassados mais comprida que o meu braço e cheio de certificados e papéis. E como eu há muitíssima mais gente.

Mas pronto, não vou continuar com este debate off topic. Desejo apenas que o forista Victorias encontre o cãozinho que deseja. Boa sorte para ambos!
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

domingo nov 02, 2008 7:31 pm

Hsn houve uma altura que isso era verdade hoje muito caçador como e bem ter caes com lop e filhos do xph21 compram "obrigatoriamente" com lop,depois deixam-nos fechados no canil e quando começa a epoca o cao "nao presta" ou seja compram um cao como se este fosse um carro.
Os caes nao sao maquinas sao seres e hoje a caça deixou de ser uma actividade salutar para ser uma feira de vaidades.

Nokas ja varias vezes aqui se tem falado na vertente de caes que sao utilizados em trabalho que perdem muita da morfologia mas o que se passa hoje na posiçao inversa(caes de beleza serem completamente incapazes a nivel de trabalho) e muitissimo superior.
Quando andei a procura de um labrador para oferecer a um familiar so dois criadores faziam trabalho com os deles um dos quais de forma muito esporadica.
Sao opçoes o dual propose "morreu".
hsn
Membro

domingo nov 02, 2008 9:13 pm

Pointerman, é verdade o que diz, pelo menos entre uma certa camada social, que encara a caça como um "desporto" de aparato, uma ocasião de exibir valores materiais e até de uma certa moral tradicional, aquela que invoca tradições do passado que hoje são contestados. Mas ainda há (e malgré moi conheço alguns) muitos caçadores que fazem da caça uma actividade "desportiva", ou utilitária, como se lhe queira chamar, e que, conhecendo as raças de cães de caça, têm principalmente rafeiros. E até sei de um ou dois que pegam na espingarda e nos canitos e não caçam nada, vão só pelo prazer de percorrerem o campo com a matilha (ainda que esta sejá só de um cão).

Quanto ao binómio beleza-trabalho, também estou de acordo. Infelizmente, é uma realidade, mas muito determinada pela evolução dos nossos estilos de vida: os cães pastores têm cada vez menos rebanhos para pastorear, os cães de guarda têm cada vez menos propriedades para guardar, os cães de tiro já não puxam trenós nem carrinhos, etc. Por isso, e porque se entende, e bem, que elas não devem extinguir-se por se extinguirem os trabalhos para que foram apuradas, algumas estão a ser "recicladas".
tlopes

segunda nov 03, 2008 9:28 am

O tópico foi editado. Qualquer questão, entrem em contacto com os moderadores.

Melhores cumprimentos,
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda nov 03, 2008 10:49 am

Victorias:

Três coisas importantes entre várias para o ajudar a obter o cão que pretende:
mas ñ tem que ter lop apenas tem de ser raça pug.

:arrow: Para ser comprovadamente de raça pug tem de estar registado no LOP, e ao contrário de todo o peixe que lhe quiserem vender, o facto de ter LOP não encarece o cachorro por aí além. O registo de cada cachorro, feiro pelo criador, custa cerca de 20 euros, portanto desconfie de quem tiver cães com LOP ou sem à escolha.
Se quer mesmo um pug, tem que o adquirir com LOP.

:arrow: Comprar no OLX, etc ou lojas: NUNCA. Se quer um animal de boa proveniência nunca compre via estes canais.
Infelizmente, raças como o Pug e outras (o Bouledogue Francês também) estão muito na moda. Como existe muita procura apareceram uns "artistas" a importar cachorros de autênticas fábricas situadas em países de leste como a Ucrânia e essas pessoas estão a abastecer lojas e a vender via anúncio na internet.
O Victorias TEM de ver a mãe dos cachorros, tem de ver o sítio onde nasceram, NÃO aceite pechinchas nem que lhe venham entregar o cachorro...

:arrow: Não adquira um cachorro com menos de 2 meses.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Magg1e
Membro
Registado: sexta ago 24, 2007 9:53 am

segunda nov 03, 2008 10:52 am

Concordo plenamente com a dinodane
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda nov 03, 2008 5:27 pm

nem todos os anúncios de net são de puppy mills ou de maus criadores. o que acontece é que a grande maioria é. importantíssimo: como fazer a triagem? seguir os restantes passos que lhe indicaram acima.

o facto de essa criadora ter respondido preços diferentes, é de desconfiar. pode perguntar-lhe directamente, pode haver uma explicação lógica, ou não (entrou em saldos lol)
isso é já uma forma de triagem.

outros sinais:
-arranja todas as raças que você pedir;
-dá a escolha de com ou sem LOP;
-não deixa ver os pais nem o local onde nasceram os cachorros;
-não fala em visitas ao veterinário;
-entrega em qualquer parte do país;
-não tem resultados de expos dos pais dos cachorros;
-mostra profunda ignorância em relação à raça;
etc

:wink:
Responder