Otites crónicas qual a vossa opinião

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
jlima
Membro
Registado: segunda dez 15, 2003 5:32 pm

domingo nov 02, 2008 10:13 am

Boas.

Poderiam dizer se as otites crónicas tem cura ?se sim qual o melhor tratamento ?
Se não tem qual a melhor metodo de prevenção.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

domingo nov 02, 2008 10:29 am

jlima, creio (atenção creio....não Sei)que um animal com otites crónicas terá sempre episódios reincidentes de otite ao longo da sua vida...editado: realmente, se é crónico : não tem cura

evitar.... há muitos anos a criadora do meu apontou a importância de limpar os ouvidos do cão para tirar a maioria do cerume e da sujidade, periodicamente (isto faz o vet, pode pedir a um que lhe ensine a fazê-lo). retirar o pêlo morto que alguns cães têm dentro dos ouvidos....o meu tinha....tira-se e já não cresce (também faz o vet).
Evitar que entre água nos ouvidos do bicho enquanto toma banhoca....

editado, acrescentado: o que mencionei como prevenção não sei se é aplicável ás otites crónicas..... não sei o que as causa. se forem as causadas por ácaros.... não terá nada a ver....penso eu
Última edição por angeleyes20 em domingo nov 02, 2008 10:46 am, editado 1 vez no total.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo nov 02, 2008 10:40 am

jlima Escreveu:Boas.

Poderiam dizer se as otites crónicas tem cura ?se sim qual o melhor tratamento ?se são cronicas...o nome diz muito
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
N0kas
Membro Veterano
Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...

domingo nov 02, 2008 11:37 am

Olá,

Deve evitar ao máximo reincidências. Como disse a angeleyes20 não têm cura, mas devemos prevenir ao máximo.

Cuidado com os banhos, se preciso for colocar um bom pedaço de algodão nos ouvidos antes de meter o bichinho na banheira (digo um bom pedaço porque um pequenino pode ir muito fundo no ouvido e provocar problemas no tímpano).

Se o cão tiver pêlos compridos na parte interior das orelhitas cortar periodicamente esses mesmos pêlos.

Fazer inspecção diária às orelhas, principalmente se o cão andar no meio de ervas, para evitar alguma pragana ou outra erva no ouvido.
Se as orelhas do cão forem caídas, limpar o exterior com uma gaze embebida em soro ou água morna todas as semanas (entenda-se por exterior a parte visível do ouvido, onde colocamos o dedo sem empurrar e limpamos, nada de ir mais fundo). Se souber limpar o interior das orelhas compre um produto próprio para dissolver a cera e faça-o regularmente, pelo menos todos os meses.

E esteja sempre com atenção para sintomas iniciais de otites, coçar a orelha, abanar a cabeça, caminhar com a cabeça de lado, aparente surdez de um dos ouvidos, etc...

E tenha muita paciência, porque esta doença é mesmo chatinha, e faz sofrer um bocado as suas vítimas.
jlima
Membro

domingo nov 02, 2008 2:53 pm

Obrigado pelas respostas.

Pois mas essas coisas ja faço a mais de um ano o que fico entrigado é quando limpo as orelhas com os produtos indicados para o efeito leva muinto tempo a recuperação do bicho e neste periodo sofre em prmeiro o bicho e depois eu .
Eram e são coisas do genero as 2 ou 3 ou 4 da manha la ouiço o desgraçado andar a correr de um lado para o outro em aflição(não dorme ele nem descanso eu e o pior e os vizinhos ) então fiz a experiencia de limpar as orelhas a seco e verifiquei que o animal andava bem melhor.
A conclusão que cheguei e que se introduzi-se humidade o ouvido com os tais produtos especificos o animal fica bem pior e sera isto normal ?
Agora que se passa e de tanto limpar(todos os dias) ja o animal não deixa pois as orelhas ficam doridas .
Por exemlo não existe um tratamento especifico para otites a base de injecções durante x tempo para que o animal nesse periodo ganhe defesas contra depois as otites caso estas queiram aparecer?
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

domingo nov 02, 2008 9:22 pm

O que diz o seu veterinário?
Qual a origem das otites? São apenas derivadas de questões locais ou sinal de algum problema mais geral do animal?

É que dar algum conselho sem estas respostas torna-se, a meu ver, difícil.
Cumps ;)
jlima
Membro

domingo nov 02, 2008 9:43 pm

pifo Escreveu:O que diz o seu veterinário?
Qual a origem das otites? São apenas derivadas de questões locais ou sinal de algum problema mais geral do animal?

É que dar algum conselho sem estas respostas torna-se, a meu ver, difícil.
Bem a origem da otite e bacteriana pela colheita que foi feita segundo o vet e pelo que entendi alias nesta materia sou leigo.
Agora o metodo indicado por ele acho na minha opinão que ja não resulta em nada e com isto já vai mais de um ano .
Estas são locais e segundo ele diz que poderiam ser alergicas que eu duvido ...mas ....entre outros e segundo o que depreendi é que tem o canal auditivo mais estreito do que o normal ....estou a falar de cão com orelhas levantadas ou empinadas.
Responder

Voltar para “Cães”