Prognatismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

phoenix100
Membro Júnior
Registado: segunda jun 07, 2004 5:12 pm

terça nov 11, 2008 12:28 pm

Estou a pensar comprar um cachorro. Na ninhada há um que tem ligeiro prognatismo, e que o criador vende por metade do preço dos outros.
A minha dúvida é:
Valerá a pena economizar no valor do cachorro, já que não pretendo frequentar exposições?
O prognatismo traz problemas à saúde do cachorro?
Gostaria que comentassem.
pardal81
Membro
Registado: quarta dez 28, 2005 6:28 pm
Contacto:

terça nov 11, 2008 2:51 pm

phoenix100 Escreveu:Estou a pensar comprar um cachorro. Na ninhada há um que tem ligeiro prognatismo, e que o criador vende por metade do preço dos outros.
A minha dúvida é:
Valerá a pena economizar no valor do cachorro, já que não pretendo frequentar exposições?
raça do bicho?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça nov 11, 2008 2:59 pm

Eu diria que não é prejudicial à saúde do cão, ainda para mais sendo ligeiro como diz, mas se isto não estiver totalmente correcto por favor corrijam-me.

Se não quer o cachorro para expo ou para criação... qual é o inconveninente, se até gosta do animal e o criador está a ser honesto ao vendê-lo por um preço mais baixo devido a essa falta?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça nov 11, 2008 3:06 pm

Se for ligeiro como diz também não vejo problemas nisso.. :wink:

Mas não é possivel depois corrigir esse prognatismo :?:

Pedro
Última edição por ElMariachi em terça nov 11, 2008 3:11 pm, editado 1 vez no total.
phoenix100
Membro Júnior

terça nov 11, 2008 3:08 pm

pardal81 Escreveu:
phoenix100 Escreveu:Estou a pensar comprar um cachorro. Na ninhada há um que tem ligeiro prognatismo, e que o criador vende por metade do preço dos outros.
A minha dúvida é:
raça do bicho?
Schnauzer.
phoenix100
Membro Júnior

terça nov 11, 2008 3:10 pm

ElMariachi Escreveu:Se for ligeiro como diz também não vejo problemas nisso.. :wink:

Mas não é possivel depois corrigir esse pragmatismo :?:

Pedro
Não sei. Nunca vi um cachorro com aparelho fixo nos dentes.
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

terça nov 11, 2008 3:14 pm

ElMariachi Escreveu:...Mas não é possivel depois corrigir esse pragmatismo :?:

Pedro
:lol: :lol: :lol: O pragmatismo pode ser corrigido, sim, o prognatismo não.
ElMariachi
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 3:18 pm

hsn Escreveu:
ElMariachi Escreveu:...Mas não é possivel depois corrigir esse pragmatismo :?:

Pedro
:lol: :lol: :lol: O pragmatismo pode ser corrigido, sim, o prognatismo não.
:D :D :D

Eu reparei no lapso 8) Só não o corrigi a tempo que ninguém o visse :twisted: Foi mais rapido que eu!

Pedro
hsn
Membro

terça nov 11, 2008 3:22 pm

Espero que não se tenha aborrecido, foi só uma brincadeira minha. :D Eu percebi que tinha sido lapso, mas não resisti.
ElMariachi
Membro Veterano

terça nov 11, 2008 3:28 pm

hsn Escreveu:Espero que não se tenha aborrecido, foi só uma brincadeira minha. :D Eu percebi que tinha sido lapso, mas não resisti.
Claro que não me aborreci :lol: :lol: Alias tive a mesma reacção quando eu fui reler a minha mensagem e vi a "posta" que mandei :wink: 8)

Pedro
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta nov 12, 2008 2:52 am

phoenix100 Escreveu:O prognatismo traz problemas à saúde do cachorro?
Já viu algum boxer, bulldog, pug, etc. sem ser prognata (e de que maneira!)?? 8)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta nov 12, 2008 9:03 am

A minha dúvida é:
Não me parece que traga algum problema de saúde, até porque várias raças o têm bem acentuado :wink:

Para quem não sabe o que é o prognatismo aqui fica uma breve descrição:
Prognatismo inferior - cinof. V. prognatismo. Obs.: na realidade, pro (grego) significa ‘movimento para a frente', e gnathós, significa ‘queixo', ‘mandíbula'; assim, prognata é sempre inferior, mas, por vício de linguagem, talvez para maior clareza, a cinofilia mundial adotou este termo tanto para a maxila quanto para a mandíbula, definindo-o como superior quando a maxila é maior que a mandíbula, e inferior, para a situação inversa.

Bruno Tausz - Etólogo
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
hsn
Membro

quarta nov 12, 2008 9:22 am

O que pode trazer problemas ao cão é o defeito inverso, a mandíbula curta, recuada, na qual os dentes não encaixam bem nos superiores e o animal mastiga deficientemente.

(Não me lembro da designação: enognata? Retrognata? :? )

Mas regra geral eles adaptam-se bem e alimentam-se normalmente.
phoenix100
Membro Júnior

quarta nov 12, 2008 8:50 pm

fang Escreveu:
phoenix100 Escreveu:O prognatismo traz problemas à saúde do cachorro?
Já viu algum boxer, bulldog, pug, etc. sem ser prognata (e de que maneira!)?? 8)
Bem observado...! Não me lembrei disto.
Já estava a imaginar o pequeno com problemas digestivos por mastigação deficiente...

Obrigada.
Torrez
Membro Veterano
Registado: domingo jun 29, 2008 1:14 am
Localização: 1 Rott(Black), 1 Yorkshire Terrier (Skippy) e 1 São Bernardo (BIG), 1 Cocker Spaniel (Martinha... no

quarta nov 12, 2008 9:08 pm

Eu tenho uma cadela com prognatismo, (como poderá verificar pelas fotos no meu petsite) e lhe garanto que a única diferença entre ela e todos os outros é o barulhinho que faz a comer do prato... os dentes a raspar...
De resto é plena de saúde!!
Boa sorte com o shnauzer, são cães lindos! Já agora pode enviar-me por mp o contacto edsse criador??
Obrigado!
"A razão de eu amar tanto o meu cão, é que quando chego a casa ele é o único que me trata como se eu fosse os Beatles."
Bill Maher

"Os cães são o nosso elo ao paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão no topo de uma colina, numa tarde linda, é voltar ao Éden, onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz."
Milan Kundera
Responder

Voltar para “Cães”