MICROCHIP-AJUDA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ceciliac2107
Registado: quarta nov 12, 2008 7:52 pm

quarta nov 12, 2008 8:07 pm

Tenho uma cadelinha Cavalier King Charles que já me foi entregue aos 2 meses com microchip e com o papel do pedigree, no caso, espanhol.
Ocorre q tenho tido dificuldades para contactar a pessoa que a vendeu, para obter o documento de registo do microchip.
Essa dita cadelinha terá que no próximo ano viajar comigo para fora da União Européia, e o veterinário não soube me explicar muito bem quais os documentos necessários para que ela saia do país, dizendo não saber sobre a obrigatoriedade do microchip em vôos internacionais.

As perguntas:
1) o microchip é obrigatório para sair do país?
2) Caso a resposta seja positiva, há meios de fazer um novo registo diretamente no orgão responsável, ou é preciso uma autorização daquele que possui seu nome no microchip?
3) Esse numero que consta quando o veterinário passa a máquina é já o registo de alguém, ou o microchip pode ser colocado sem o nome da pessoa ainda? (Essa informação foi me passada por um outro vendedor - que cachorros saídos da espanha tem sempre microchip)
e 4) A informação q consta no microchip é só o nome, ou consta também telefone?

Espero por uma resposta, uma solução, a menor ajuda q se possa dar pra q eu comece a conseguir registar minha cadelinha como minha já está de bom tamanho :) Beijos!
lilin
Membro Veterano
Registado: quarta dez 13, 2006 9:30 am

quarta nov 12, 2008 8:10 pm

Para onde vai viajar?
<p>Ainda ha caes felizes... :)</p>
lilin
Membro Veterano

quarta nov 12, 2008 8:19 pm

O micro-chip e necessario para viajar porque a cadelinha certamente tera que fazer uma recolha de sangue para comprovar a imunidade a raiva, e e a unica forma de comprovar que essa recolha de sangue que foi feita ao animal, pertence ao animal que vai viajar.

Eu tive uma trabalheira desgracada para conseguir trazer a minha cadela para UK, se me disser para onde vai viajar, eu posso tentar ajuda-la e fornecer-lhe alguns contactos que lhe poderao ser uteis para o esclarecimento de duvidas. :wink:
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 12, 2008 8:36 pm

lilin Escreveu:O micro-chip e necessario para viajar porque a cadelinha certamente tera que fazer uma recolha de sangue para comprovar a imunidade a raiva, e e a unica forma de comprovar que essa recolha de sangue que foi feita ao animal, pertence ao animal que vai viajar.
Nop .... titulação de AC apenas são requesitos de meia-duzia de países (Australia, Reino Unido ..).

No entanto, respondendo à questão, sim a sua cadelita precisa de estar identificada com um microchip, seja para o Passaporte Europeu (caso vá viajar dentro da EU), seja para a emissão do Certificado Veterinário, de forma a comprovar que o certificado é da sua cadela.

No entanto, não é necessario alterar o nome a que pertence o microchip, até porque pelo que me apercebi, não sabe onde está registado.

Apenas precisa, na altura da emissão do Passaporte ou do Certificado Veterinário de comprovar que a sua cadela é portadora desse numero de microchip.

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
ceciliac2107

quarta nov 12, 2008 8:37 pm

Vou para o Brasil!
De facto, faz todo o sentido a obrigatoriedade...
lilin
Membro Veterano

quarta nov 12, 2008 8:39 pm

CindelP Escreveu:
lilin Escreveu:O micro-chip e necessario para viajar porque a cadelinha certamente tera que fazer uma recolha de sangue para comprovar a imunidade a raiva, e e a unica forma de comprovar que essa recolha de sangue que foi feita ao animal, pertence ao animal que vai viajar.
Nop .... titulação de AC apenas são requesitos de meia-duzia de países (Australia, Reino Unido ..).
Ok, pensava que era para todos os paises e que a unica coisa que poderia variar seria o tempo de quarentena imposto.
ceciliac2107

quarta nov 12, 2008 8:41 pm

Bom, quanto à ida para o Brasil já sei que faz parte este exame comprovando que ela não possui raiva, a pergunta quanto ao microchip foi mais porque lá existe, mas ainda não é obrigatório.

Até agora, o veterinário dela me forneceu o numero e disse que eu tentasse contactar primeiro o registo português e depois o registo espanhol, de forma a encontrar a pessoa q possua o documento. Postei primeiro aqui antes de começar a minha busca pelo documento perdido para ver se há outras soluções :D

de qualquer forma, obrigada por participarem e continuem!
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta nov 13, 2008 7:08 am

CindelP Escreveu:
Pode não ser preciso para entrar nos paises mas depois é necessário para o cão poder ser reintroduzido na EU :wink:

Eu duvido que o chip conste em algum registo, mas enfim ... De qualquer forma, nessa papelada sanitária, o chip serve apenas para identificar o animal e não o seu proprietário.
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
coes
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 1:08 pm

quinta nov 13, 2008 10:17 am

Eu tenho um yorkshire terrier,mas o meu caso pretendo viagar para espanha e dentro do pais.
1-Alguem me sabe informar onde posso encontrar a legislação de transporte de animais em camionetas(Carreiras)
2-Tambem tenho duvida sobre o ship.A veterinaria aconselhos a por.
3-Pode-se levar animais para o UK
Obrigado
Ana Gomes
ogiM
Membro
Registado: terça jul 19, 2005 12:25 pm

segunda nov 17, 2008 3:20 pm

Aproveitando o tópico, disseram-me que ao ir para Inglaterra de carro com animais, se tem de dizer ao chegar á fronteira inglesa, qual o itenerario que fizemos até lá chegar e provar que não passamos em paises com suspeitas de raiva, alguem sabe como se faz prova disso?
Responder

Voltar para “Cães”