Bouledogue Francês

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CaoVermelho
Membro
Registado: quarta nov 05, 2008 7:08 am

segunda nov 17, 2008 9:11 am

Do que tenho lido por este fórum há um assunto em particular que me impressionou negativamente.
Pelo que li esta raça (Bouledogue Francês) chegou a um "estado de evolução", chamêmos-lhe assim, em que o animal não consegue procriar normalmente e a fêmea não consegue ter as suas crias sem o recurso uma cesariana.
Estamos, no meu entender, perante a negação de uma característica básica comum a qualquer ser vivo. A possibilidade de procriar. Claro que há outras, mas esta parece-me aquela que é comum a qualquer mamífero à face da Terra.
A juntar a este problema há outros como problemas cardíacos... problemas oculares... problemas respiratórios!
Enfim, gostaria de ouvir a vossa opinião quanto a esta raça.
Falo desta raça, não sabendo se há mais com estas caracteríscas "mutantes", por ser, pelo que percebo, a mais popular e conhecida no nosso país.
Partindo do princípio que a fertilização "in vitro" tem pouco mais de 30 anos, concluo que esta raça terá sofrido estas "mutações" recentemente, certo?
Não será um "crime" alterar a natureza a este ponto apenas para satisfazer caprichos humanos?
Ou estarei enganado?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda nov 17, 2008 9:25 am

Eu conheço cães dessa raça, e de exposição (os tais...) que se procriam sózinhos, assim como fêmeas que parem naturalmente.

A fertilização In Vitro não é a unica forma de fecundação artificial e a fecundação artificial é mais antiga do que a grande maioria das raças caninas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

segunda nov 17, 2008 9:27 am

CaoVermelho Escreveu: Partindo do princípio que a fertilização "in vitro" tem pouco mais de 30 anos, concluo que esta raça terá sofrido estas "mutações" recentemente, certo?
Não é fertilização in vitro, é inseminação artificial.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda nov 17, 2008 9:35 am

CaoVermelho Escreveu:Do que tenho lido por este fórum há um assunto em particular que me impressionou negativamente.
Pelo que li esta raça (Bouledogue Francês) chegou a um "estado de evolução", chamêmos-lhe assim, em que o animal não consegue procriar normalmente e a fêmea não consegue ter as suas crias sem o recurso uma cesariana.
Estamos, no meu entender, perante a negação de uma característica básica comum a qualquer ser vivo. A possibilidade de procriar. Claro que há outras, mas esta parece-me aquela que é comum a qualquer mamífero à face da Terra.
A juntar a este problema há outros como problemas cardíacos... problemas oculares... problemas respiratórios!
Enfim, gostaria de ouvir a vossa opinião quanto a esta raça.
Falo desta raça, não sabendo se há mais com estas caracteríscas "mutantes", por ser, pelo que percebo, a mais popular e conhecida no nosso país.
Partindo do princípio que a fertilização "in vitro" tem pouco mais de 30 anos, concluo que esta raça terá sofrido estas "mutações" recentemente, certo?
Não será um "crime" alterar a natureza a este ponto apenas para satisfazer caprichos humanos?
Ou estarei enganado?
Caprichos humanos ou não, foram esses mesmos caprichos e a mão humana que criaram muitas das diversas raças caninas que hoje existem.

Portanto, a mim nada me choca que tenham que cruzar via AI.

Agora, o que me choca -e isto já são outros 500s mas também ligados a este topico se falarmos, pe, do Bulldog Ingles - é a existencia de hipertipos em muitas raças. Ficam sem duvidas mais exoticas e mais vistosas, mas perdem "raça" e ganham artificialidades que não existiam à anos atras.

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CaoVermelho
Membro

segunda nov 17, 2008 9:36 am

Ok!

Disse asneira quanto à fertilização versus inseminação artificial! :oops: :oops: Penitencio-me!

Mas quanto ao resto... o que disse o forista "casadotrevo" é a excepção ou a normalidade. E quanto ao resto das doenças... Problemas cardíacos, problemas oculares e respiratórios?
hsn
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 11:50 pm

segunda nov 17, 2008 9:37 am

A respeito desta raça nunca ouvi dizer isso, só a respeito do buldogue inglês.

O bouledogues que tenho visto, ao vivo e na televisão, não parecem nada incapazes de procriar e acho-os animais equilibrados e bem constituídos, mas, é claro, posso estar enganada.

Já os buldogues ingleses, que foram muitíssimo modificados pela criação e o apuramento, sim, sei que podem ter grandes problemas de saúde e físicos. E como também aqui posso estar enganada, fico à espera que alguém entendido na raça venha esclarecer-nos.
CaoVermelho
Membro

segunda nov 17, 2008 9:41 am

CindelP Escreveu:
Caprichos humanos ou não, foram esses mesmos caprichos e a mão humana que criaram muitas das diversas raças caninas que hoje existem.
n[/quote]

Mas isso não dá o direito a ninguém de criar "monstrinhos". Emboa essa denominação é referente à minha perspectiva, como é óbvio!
De qualquer modo, noto que já aki foi dito que há Bouledogues a procriar normalmente.
E, posto isto, eu perguntei se isto é a normalidade ou a excepção!
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 17, 2008 9:47 am

Eu não sei se é do desconhecimento, da urbanidade, a sua estranheza perante um animal não selvagem não conseguir reproduzir sozinho.

É uma situação bem comum em várias raças caninas, em cavalos, em vacas, em porcos, etc.

Na Pecuária existe uma profissão, que é a do "apontador", devido a esta situação ser bastante comum, e é uma profissão bastante antiga por sinal.

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CaoVermelho
Membro

segunda nov 17, 2008 10:00 am

casadotrevo Escreveu:Eu não sei se é do desconhecimento, da urbanidade, a sua estranheza perante um animal não selvagem não conseguir reproduzir sozinho.

É uma situação bem comum em várias raças caninas, em cavalos, em vacas, em porcos, etc.

Na Pecuária existe uma profissão, que é a do "apontador", devido a esta situação ser bastante comum, e é uma profissão bastante antiga por sinal.
de qualquer modo comparar um animal como a vaca ou o porco que servem para a nossa alimentação com um cão que apenas serve de companhia e pouco mais (e que já é muito) não me parece que esteja a seguir o melhor caminho!
Mas... ok!

casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 17, 2008 10:08 am

CaoVermelho Escreveu:
casadotrevo Escreveu:Eu não sei se é do desconhecimento, da urbanidade, a sua estranheza perante um animal não selvagem não conseguir reproduzir sozinho.

de qualquer modo comparar um animal como a vaca ou o porco que servem para a nossa alimentação com um cão que apenas serve de companhia e pouco mais (e que já é muito) não me parece que esteja a seguir o melhor caminho!
Mas... ok!
Pronto acabou por me tirar a duvida, é da urbanidade. Só mesmo um urbanóide é que limita-se a definir um cão como servindo apenas para companhia e acha que as vacas e os cavalos servem somente para a alimentação.

De qualquer maneira os partos de cesariana, e os problemas de saúde que referiu são uma discussão válida, e isto sim algo que se deve corrigir, não por não ser "natural" mas por serem problemas de saúde e bem-estar animal.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
CaoVermelho
Membro

segunda nov 17, 2008 10:25 am

casadotrevo Escreveu:
CaoVermelho Escreveu:

Mas... ok!
Pronto acabou por me tirar a duvida, é da urbanidade. Só mesmo um urbanóide é que limita-se a definir um cão como servindo apenas para companhia e acha que as vacas e os cavalos servem somente para a alimentação.

De qualquer maneira os partos de cesariana, e os problemas de saúde que referiu são uma discussão válida, e isto sim algo que se deve corrigir, não por não ser "natural" mas por serem problemas de saúde e bem-estar animal.
Ok! Em primeiro lugar não sou orindo da cidade.
Claro que um cão ou uma vaca ou um cavalo serve para muito mais coisas!

jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda nov 17, 2008 10:27 am

Quando se manipula uma raça ao ponto de só poder reproduzir por inseminação artificial e cesariana, cometeu-se, no meu entender, um grave atentado contra a natureza.
CaoVermelho
Membro

segunda nov 17, 2008 10:29 am

jcsousa Escreveu:Quando se manipula uma raça ao ponto de só poder reproduzir por inseminação artificial e cesariana, cometeu-se, no meu entender, um grave atentado contra a natureza.
Esse é o meu entendimento, mas gostaria de ouvir outras opiniões para conseguir perceber se sou o "único" a pensar assim.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda nov 17, 2008 10:33 am

Já somos dois, portanto não é o único...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda nov 17, 2008 10:36 am

jcsousa Escreveu:Quando se manipula uma raça ao ponto de só poder reproduzir por inseminação artificial e cesariana, cometeu-se, no meu entender, um grave atentado contra a natureza.
Ao ser raça já não tem nada de natural, é isto que falha nesse raciocinio, as raças são criações do ser humano e no primeiro caso não sendo um problema de saude não vejo mal nenhum, já no segundo por razões óbvias vejo.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Responder

Voltar para “Cães”