O trabalho dá saúde

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta mai 23, 2003 9:18 am

Olá

O trabalho dá saúde principalmente quando se gosta do que se faz. Dá saúde física e mental. O trabalho deve ser encarado como um jogo. Muitos de nós, os humanos, passamos a vida a jogar ou a brincar. Mas para muitos o trabalho é uma seca. É um frete, uma violência. É por isto que se costuma dizer: “o homem não foi feito para trabalhar”. É que nem sempre é fácil conciliar as aptidões de cada um com os empregos disponíveis. Quando os há...

E os nossos cães? Terão sido criados para trabalhar?
Os cães de trabalho em que grupo se incluem? No grupo dos que se divertem a trabalhar ou no grupo dos explorados? Será que as suas aptidões são aproveitadas, ou eles também têm que “marcar o ponto” e ir para o frete do trabalho?

A maior parte dos nossos amigos são “cães de companhia”. Mas em certa medida são “cães de trabalho”. O trabalho deles consiste em fazerem companhia ao dono, aturar-lhes as manias, os horários, e esperar sozinhos por ele fechados em casa durante horas.
O salário do cão é a gratificação do dono quando chega a casa: “pronto pequenino, já cheguei a casa e vou dar-te muitos beijinhos”.
São “cães de trabalho” que se inscrevem naquele grupo “o cão não foi feito para trabalhar”.
Deixem-me transmitir este conceito: acho que a maior parte dos cães de companhia passam horas e horas de tédio com a nossa mania de os tomarmos como pessoas.

Nas pessoas a relação aptidão/trabalho nunca é cem por cento ajustada. A maior parte das tarefas das sociedades, se pensarmos bem, são estúpidas. Trabalhar, na maior parte dos casos é uma chatice.
Porém, em muitos cães de trabalho isso não acontece. O cão que conduz um rebanho ou que vai à caça julgo que é um cão “realizado profissionalmente”. É um cão feliz.
E o cão de guarda? Será feliz? Estar ali fechado num jardim horas e horas seguidas... aqui já duvido.

Eu já disse num outro tópico que este aspecto me preocupa. Por falta de imaginação ou por comodismo nunca proporcionei aos meus cães uma actividade em que se realizassem conforme as suas aptidões. Resta-me a consolação da consciência um pouco mais tranquila de nunca os deixar sós.
Entrar em competições, não, sabendo das condições a que os cães são sujeitos para competir. É certo que poderia entrar apenas desportiva e desinteressadamente nesses eventos e eles ficariam felicíssimos, mas repugna-me compartilhar uma actividade que cnsidero a todos os títulos duvidosa.
Outra actividade em que eles se realizariam seria a caça. Mas eu não sou caçador nem um pouco mais ou menos. Tenho-os visto excitadíssimos e com uma alegria (que só visto) à caça de ratos na praia, à noite. Mas até esse prazer lhes tirei, dados os perigos de contaminação a que ficam sujeitos.

Havia mais a acrescentar, mas isto já vai longo.
Que diabo, digam alguma coisa vós, estão pr’aí tão caladinhos ...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

sexta mai 23, 2003 9:27 am

nel Escreveu: Que diabo, digam alguma coisa vós, estão pr’aí tão caladinhos ...
:oops: bom dia? ;)
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta mai 23, 2003 9:33 am

Ora cá está o prometido tópicozinho!!!
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 23, 2003 9:34 am

Olá

Não tenho cão e o único que tive foi de companhia. Mas tenho família na Zona de Seia e desde miúda que me lembro de ir à Serra da Estrela e ver os cães da serra aguardar rebanhos. Acho que esses cães se sentem muito felizes com o que fazem. Nota-se a alegria do cão quando conduz o rebanho. E para ele é mesmo uma distração, o trabalho é um prazer.

Eu achava que os cães que punham trenós eram uns desgraçados, até ao dia em que vi um documentário sobre o assunto. E achei o máximo, os cães que vi eram Huskys e se não estou em erro Malamutes. E via-se que eram super felizes naquela tarefa, organizavam-se entre eles, um era o lider e chamava pelos outros para fazerem força. E desde esse dia percebi que esses cães adoravam esse tipo de trabalho.

O meu avô teve Criação de Perdigueiros e ele era caçador, os cães que ele levava para a caça ficam eufóricos quando traziam a presa, era para eles um momento de felicidade.

Temos também o exemplo dos pastores alemães, usados pela GNR, pela tropa etc. Acho que esses cães são felizes a fazer o trabalho que lhes é pedido.

E concordo que os animais que nós temos por companhia se aborrecem imenso em casa sem nada para fazerem. Basta notar a felicidade de um cão que se trás a passear e a quem se atiram coisas para ele trazer, fica logo mais contente.
E neste aspecto do trabalho, considero que os cães são muito mais sortudos do que nós, pois desempenham actividades das quais retiram prazer.

Claro que por vezes há abusos da parte de quem coloca os animais a trabalhar (como por exemplo as corridas de cães), mas de um modo geral parece-me que se sentem melhor a desempenhar tarefas úteis.

Beijokas
kathleen
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta mai 23, 2003 10:00 am

Kathleen Escreveu: Temos também o exemplo dos pastores alemães, usados pela GNR, pela tropa etc. Acho que esses cães são felizes a fazer o trabalho que lhes é pedido.
Aqui não concordo, em parte!
Estes cães são treinados com muita intensidade e por vezes o seu fim não é dos melhores. Eu não fui à tropa :oops: , mas tenho amigos que foram. E tenho o caso de um que quando chegou ao quartel, depois de um fim-de-semana, mandaram-nos ficar em fila com os sacos à frente. Suspeitavam que alguém andava a levar droga para dentro do quartel e para descobrir foram buscar os cães. Um deles detectou a droga num saco e atirou-se a ele com uma raiva que só visto. Claro está que atrás dele vieram mais dois atraídos pelo rosnar do primeiro. Deram com a droga e ficaram de tal maneira que tiveram de ser abatidos!!! Tenho um amigo ainda, que foi treinador de cães na força aerea e esteve com um pastor alemão dois anos, no fim quando acabou o serviço militar teve de vir embora. Chorou a bandeiras despregadas para se despedir do cão, chegou a pedir para trazê-lo com ele mas não deixaram e soube depois que o cão havia adoecido pela sua ausência. Não se sabe o fim deste cão, mas ao meu amigo não se pode falar no assunto.

Concordo que os cães guardadores de rebanhos sejam felizes, pois andam soltos e livres na natureza. Um tio meu tinha uma cadela que em conjunto com a égua saiam todos os dias com as ovelhas, sem ninguém a acompanhar, e levavam e voltavam a trazer o rebanho sempre com a mesma assiduidade. Esses sim, devem de ser animais trabalhadores e felizes.
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

sexta mai 23, 2003 10:04 am

A Bianca adora farejar, adora descobrir cheiros e seguir-lhes o rasto. Adora água e, mesmo que lhe aponte a mangueira para a zona do focinho, ela abre a boca e fica ali a levar com a água como se fosse natural para ela. Tenho a certeza que será uma nadadora exímia. E que ela adorará sê-lo.

Ao ver os da mesma raça nos treinos e, depois, já com os seus donos invisuais... Sim, tenho a certeza de que são felizes e de que compreendem a importância que têm na vida dos seus donos. Na importância que têm nas decisões do dia a dia dos seus donos.

Sim, acho que todos os cães de trabalho adoram o que fazem. Sentem-se úteis e, para eles, deve ser como um jogo, uma dinâmica extraordinária, um rush emocional...
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta mai 23, 2003 10:20 am

mas nesse caso também existe o reverso da medalha. aqui na minha terra, na psp existem três cães (eram quatro, mas eu fiquei com um). já vi muitos treinos e não os considero muito rígidos (mas cada cozinheiro seu cozinhado e cada treinador...), os cães desempenham bem o seu trabalho e ficam hiper contentes. passam metade do dia com o treinador e quando são requisitados, trabalham. tem um rott, que serve não para a droga, mas para controlo de pessoas, que se a maioria soubesse que é só dizer "meu pequenino" se derrete todo e fica com a barriga para cima para receber festas... mas quando está a trabalhar, faz bem o trabalho e gosta. têm outros dois pastores alemães que eu não conheço bem e tinham a minha labrador para pista que decidiram "abater ao serviço", pois apesar ter um bom desempenho no seu trabalho (pista de droga), já veio para cá com 4 anos e era muito medricas (não se sabe bem porquê) e como sendo extremamente assustadiça , tentava fugir muitas vezes e tornava-se difícil de controlar. o meu tio é policia e propos-me a adopção da cadela, mas mesmo assim, tive de estar à espera dela 7 meses, para avaliarem a situação. hoje está comigo e continua assustadiça, mas é a minha menina (podem vê-la no meu álbum). desculpem o testamento. com isto pretendia dizer que cada caso é um caso, o cão gostar ou não do trabalho, depende essencialmente se este o considera uma brincadeira e isto só depende do treinador/dono.
quanto ao deixar o cão no quartel, também conheço um ou dois treinadores e estes sei que têm a opção de ficar com os cães treinados por eles quando são abatidos ao serviço (reforma), que normalmente é (não tenho a certeza) aos 8,9, 10 anos, senão, são entregues a pessoas de confiança. não percebi o caso do seu amigo (o cão era muito novo?) :( ;)
rutefcamacho
Membro Veterano
Mensagens: 497
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Localização: Golden Retriever

sexta mai 23, 2003 10:25 am

monikestarr Escreveu: Sim, acho que todos os cães de trabalho adoram o que fazem. Sentem-se úteis e, para eles, deve ser como um jogo, uma dinâmica extraordinária, um rush emocional...
Apesar de não ter conhecimento in loco de muitos casos, concordo com a Monica e com o Nel.

Ainda me lembro da felicidade do Gustavo a correr na quintinha dos meus avós, de um lado para o outro como se estivesse a conduzir um rebanho imaginário. E não era Serra d'Aires puro (se é que isso vem ao caso :oops: ). Imagino como seria se as ovelhas estivessem verdadeiramente lá!

Os Golden Retrievers são cada vez mais utilizados como cães de companhia, mas conservam nos genes as caracteristicas de cães cobradores de caça, para que foram "criados". Mal eu entro em casa, ou de manhã quando vou á cozinha vê-lo, mesmo antes de me vir comprimentar, o primeiro "instinto" dele é pegar em qualquer objecto para me vir trazer (qualquer porcaria serve, até o jornal molhado de xi-xi :oops: ).

Também adora água. No mar é que não entra com medo das ondas :roll: , mas em lagoas têm-se revelado um excelente nadador.

Sei que ele tem momentos aborrecidos no apartamento e que, durante a semana não recebe os estimulos necessários.

Gostava de o treinar para fazer algo de útil mas no fundo, acho que lhe proporciono o estilo de vida que ambicionava para mim: descansar durante a semana e trabalhar aos fins de semana (no caso dele, nas aulas... ):lol:
Última edição por rutefcamacho em sexta mai 23, 2003 11:05 am, editado 1 vez no total.
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

sexta mai 23, 2003 10:27 am

cgtorres Escreveu: Agora falando um pouco mais a sério, os boxers seriam cães de trabalho? Se sim, qual a sua principal actividade? :o
Vocês estão aí bla bla bla e ninguém me responde.... :(
Última edição por cgtorres em sexta mai 23, 2003 12:03 pm, editado 3 vezes no total.
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta mai 23, 2003 10:29 am

Olá

Eu sei que na tropa os cães são submetidos a um trino intenso e que nem sempre o tratamento dado é o melhor, mas parece-me que são casos excepcionais. Até porque um cão acata bem as ordens que lhe dão porque é bem tratado e tem confiança na pessoa ou pessoas com as quais trabalha.

O meu avô teve (eu não cheguei a conhecer mas ouvi mil e uma histórias) um pastor alemão que veio da tropa e ao qual tiveram de mudar papeis (não me perguntem como) para ele não ser requisitado para o serviço. Este cão só obedecia ao meu avô e todos dizem que era super inteligente e bastava uma ordem e ele fazia tudo.

Beijokas
kathleen
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta mai 23, 2003 11:10 am

Kathleen Escreveu: ...um pastor alemão que veio da tropa e ao qual tiveram de mudar papeis (não me perguntem como) para ele não ser requisitado para o serviço.
Ai se o meu amigo sabia!!! ;)

Quanto ao cão, ele foi novinho para as mãos do meu amigo e passados dois anos é normal que estivessem muito ligados. Isto não é regra, mas que não se pode avaliar se todos os cães que trabalham são felizes. Se eles foram ensinados a fazer aquilo, fazem e pronto! Não têm muitas vezes oportunidade de fazer outras coisas e o objectivo deles é o de agradar, como tal respondem às ordens que aprendem. Eles não falam para se queixar! Se bem que uns têm as suas formas de mostrar desagrado pelo que têm de fazer, rosnando, ladrando ou outra coisa qualquer!
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

sexta mai 23, 2003 11:49 am

Kathleen Escreveu: Claro que por vezes há abusos da parte de quem coloca os animais a trabalhar (como por exemplo as corridas de cães), mas de um modo geral parece-me que se sentem melhor a desempenhar tarefas úteis.
Acho que pode haver aqui alguma confusão ou falta de informação. Os galgos gostam de correr, mesmo nas competições. Se não gostassem não corriam. Ninguém os obriga. Os aspectos negativos das corridas têm a ver exclusivamente com a preparação dos bichos (normalmente são drogados e que eu saiba não são sujeitos a fiscalizações anti-dopping), a sua manutenção e o seu fim triste quando deixam de dar rendimento.
monikestarr Escreveu:Sim, acho que todos os cães de trabalho adoram o que fazem. Sentem-se úteis e, para eles, deve ser como um jogo, uma dinâmica extraordinária, um rush emocional...
Estou de acordo e ao contrário do que aqui já foi referido não me lembro por quem, os cães exteriorizam bem o contentamento ao desempenharem certas tarefas.

Tudo isto tem muito que se lhe diga e foi isso que me motivou a abrir o tópico. Por exemplo, os cães vocacionados para a caça são felizes nesse trabalho. Mas é um trabalho esporádico. Não é continuado como por exemplo o de guardar um rebanho. Durante a maior parte do ano os cães de muitos caçadores são mantidos engaiolados. Isto não é exagero, este de facto é o termo mais correcto, pois trata-se de pequenas áreas vedadas com rede tipo galinheiro.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
isabelpo
Membro Veterano
Mensagens: 1291
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta mai 23, 2003 11:55 am

Durante a maior parte do ano os cães de muitos caçadores são mantidos engaiolados. Isto não é exagero, este de facto é o termo mais correcto, pois trata-se de pequenas áreas vedadas com rede tipo galinheiro.
[/quote]

É verdade Nel! Esses cães, muitas vezes, pouco ou nunca são soltos fora das épocas de caça e os sítios onde os mantêm são ridiculamente pequenos! A alimentação é má, não vão ao vet com regularidade ou muitas vezes simplesmente não vão, porque quando deixam de ter utilidade ou saúde são abandonados à sua sorte!!!
monikestarr
Membro Veterano
Mensagens: 1130
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Localização: Bianca (Retriever do Labrador)

sexta mai 23, 2003 12:14 pm

Claro, Nel, mas eu refiro-me a um desporto/trabalho saudável... ;)
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta mai 23, 2003 12:29 pm

quanto aos caçadores, o nel tem razão. o meu pai é caçador e não trata os cães assim. (aliás, este ano até fez a "triste" figura de só ter caçado apenas petiscos), mas muitos dos caçadores têm os cães em gaiolas e depois, quando chegam à época de caça, esperam que os animais trabalhem, o que não acontece, pois não têm qualquer afinidade com o trabalho e por vezes, nem com o caçador. à alguns anos, o meu pai ofereceu uma cadela a um colega e passados três meses, foi buscá-la de volta por estar completamente isolada e numa "capoeira", mas além disso, a cadela tinha medo de tudo e de todos, porque ninguém se chegava ao pé dela (podemos pensar que conhecemos uma pessoa e depois temos estas desagradáveis surpresas). (ainda hoje esta com ele e faz-lhe a "cabeça em água" como todos os outros). Apesar do meu pai ser caçador, com os meus não acontece isso, mal nos chegamos a eles é uma festa, passeiam de manhã cerca de uma hora pelos pinhais com o meu pai e com a minha égua velha que também vai atrás, são soltos à vontade a meio do dia enquanto os canis são devidamente lavados e vão passear à tardinha (depois do trabalho). fazem sempre uma festa, mas quando vêm o meu pai a preparar o atrelado, então aí a "loucura" é total, daí depreendo que os cães gostem mesmo do trabalho que fazem, mas para isso o trabalho do caçador não deve nem pode acabar quando termina a época de caça e devem-se lembrar-se que um cão não é somente um objecto de trabalho, mas sim o seu companheiro e sócio fiel nas caçadas e em todo o lado. fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”