O que disse o Torrez relativamente aos mimos e ao treino dado pelo dono macho ou pela dona fêmea, é verdade, mas nada tem a ver com o tom de voz... Tem somente a ver com dona=SÓ mimos, dono=ordens. Nada mais.
Um cão não precisa que lhe levantem a voz para obedecer, muitas vezes nem a voz se usa, apenas o gesto e a atitude do dono.
Os meus 2 cães quando vão comigo pela trela, portam-se exemplarmente, não preciso de lhes dizer absolutamente nada, apenas um "shhht" se houver uma ou outra situação de cruzamentos com outros cães por exemplo. Já com o meu marido, mais permissivo, mas a aprender

, eles abusam um pouco. Mas ele aprende... o dono

, porque o cão e a cadela já sabem a missa toda...
Em casa, um exemplo: cão no sofá, eu autorizo, é o local onde ele dorme e permanece quando não estamos. Se ele estiver no sofá e eu por exemplo na cadeira junto ao pc, basta chamar pelo nome para ele olhar para mim, digo apenas "sai", baixinho e aponto com o dedo para o chão, não preciso de fazer mais nada, ele sai imediatamente do sofá. Mas neste caso em particular, ele até à minha filha de 5 anos obedece, ela chega-se a ele e diz: "moon sai", e ele sai...
Resumindo, em primeiro lugar, MUDE DE VET

, e em segundo lugar, TODOS os membros da família estão ACIMA do cão, logo, ele obedece a todos sem excepção nem preferências.
Xuga