Misturas de Sangues

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

terça nov 25, 2008 10:08 pm

Olá a todos!

Há uma coisa que não percebo, fala-se muito em melhoramento de raças com introdução de sangue de outras raças e coisas do genero. Mas o que eu nunca percebi é: a nivel de registos, como funciona? cães curzados não podem ser registados como sendo de raça. o que fazem os criadores que recorrem a este processo? trafulhice?registam como sendo de raça?ou vão "diluindo" o sangue introduzido ate poderem fazer um RI com a descendencia?
Uma coisa é certa, quando vão registar os cães não devem dizer "introduzi sangue de outra raça para melhorar esta..."

Por outro lado, será isto uma opção correcta? ou simplesmente a mais facil?não será apenas conspurcar a raça?

Saudações,

Cláudio Saraiva
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 25, 2008 10:32 pm

melhoramento de raças com introdução de sangue de outras raças e coisas do genero.
Onde é que viu falar em cruzar raças diferentes? :o
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
c_saraiva
Membro Veterano

terça nov 25, 2008 10:33 pm

Nunca ouviu? Se ler um pouco da historia de algumas raças vai ver que encontra logo...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 25, 2008 10:36 pm

c_saraiva Escreveu:Nunca ouviu? Se ler um pouco da historia de algumas raças vai ver que encontra logo...

Ca ganda confusão que vai nessa cabeça... :roll:

Uma coisa é a ORIGEM DA RAÇA, outra é o seu apuramento nos dias de hoje...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça nov 25, 2008 10:36 pm

c_saraiva Escreveu:Nunca ouviu? Se ler um pouco da historia de algumas raças vai ver que encontra logo...
Pois mas isso foi concerteza antes do Standard ter sido aceite, não acha? Ou seja antes dos bobis estarem registados no livro de origens... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quarta nov 26, 2008 8:47 am

C Saraiva esses "melhoramentos" sao quando se quer desenvolver uma nova raça(ou intruduzir ou melhorar uma qualidade de uma raça ja estabelecida,pelo conhecimento que tenho so alguns paises o fazem sobre supervisao dos respectivos clubs de raça).

Por outro lado como dizia o W.A.:"Quanto mais nos afastamos do original pior" :wink:
Bikejorer
Membro Veterano
Registado: quarta nov 05, 2008 8:19 pm

quarta nov 26, 2008 2:06 pm

O cruzamento de raças é frequente na caça e no mushing, mas aí resultados são assumidos como cruzados e fica-se por aí…
Mas também sei que muitas das raças reconhecidas, principalmente de caça levaram “sangue” de outras raças, agora não sei é se foi antes ou depois do seu reconhecimento.
c_saraiva
Membro Veterano

quarta nov 26, 2008 4:29 pm

Pointerman Escreveu:(ou intruduzir ou melhorar uma qualidade de uma raça ja estabelecida,pelo conhecimento que tenho so alguns paises o fazem sobre supervisao dos respectivos clubs de raça).

Por outro lado como dizia o W.A.:"Quanto mais nos afastamos do original pior" :wink:

Exacto, era a isso que me estava a referir, a raças ja estabelecidas. Ja vi por exemplo na historia de algumas raças que a seguir a 2ª Guerra Mundial estavam practicamente extintas e que foi necessario introduzir sangue de outras raças aparentadas para a recuperação.

Concordo plenamente com a sua ultima afirmação :wink:
hamsterazul
Membro
Registado: quarta abr 02, 2008 12:44 am

quarta nov 26, 2008 7:33 pm

Procure no google por out-breeding e out-crossing.
Fica com umas ideias.

Cumprimentos Cordiais
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

quarta nov 26, 2008 9:11 pm

C-Saraiva ele disse isto em 1900 em relaçao aos pointers estarem a ser cruzados com outras raças a "procura do santo graal". :wink:

Bikejorer o reconhecimento e posterior ao seu cruzamento ja que este para ser estabelecido teem que os exemplares apresentarem uma morfologia ja "estavel".
hashishin
Membro
Registado: quinta abr 12, 2007 12:09 pm
Localização: 5 terriers de vários tipos e 8 rafeirolas rodas baixas

sexta dez 26, 2008 6:52 pm

c_saraiva Escreveu:
Pointerman Escreveu:(ou intruduzir ou melhorar uma qualidade de uma raça ja estabelecida,pelo conhecimento que tenho so alguns paises o fazem sobre supervisao dos respectivos clubs de raça).

Exacto, era a isso que me estava a referir, a raças ja estabelecidas. Ja vi por exemplo na historia de algumas raças que a seguir a 2ª Guerra Mundial estavam practicamente extintas e que foi necessario introduzir sangue de outras raças aparentadas para a recuperação.

Concordo plenamente com a sua ultima afirmação :wink:

estilo os shar-pei que proveêm dos 5 exemplares que os americanos salvaram e não foram introduzidos mais sangues, segundo o registado.

os pugs na inglaterra têm uma variação genética que se resume a 50 exemplares, são perto de 10.000 exemplares(fonte bbc pedigree dogbreed exposed).

se realmente fosse mantido a funcionalbilidade de trabalho característico dos tipos de cães a mistura de sangues ou cruzas worker to worker ainda hoje eram mantidas. assim decerto que o pool genético seria muito mais elevado e os cães não estariam a sofrer com as manias de Deus do ser humano.

contra mim falo, já contribuí com a minha criação de cockers com LOP, graças a alguém vi a luz ao fundo do túnel e prefiro ter cães funcionais, saudáveis e trabalhadores do que bonitos e cheios de problemas de saúde.

não me espantava muito que outros sangues fossem diluídos em certas raças, o que é feito no mundo inteiro em busca do cão de aparência perfeita e com carácter e temperamento minúsculo.

se é para melhorar e não os prejudicar eu acho bem.
se eles estivessem na natureza não havia raças, havia uns para aquele tipo de trabalho, outros e outros e outros.
e só cruzavam os mais aptos para a natureza.

um abraço
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta dez 26, 2008 10:32 pm

hashishin Escreveu: se realmente fosse mantido a funcionalbilidade de trabalho característico dos tipos de cães a mistura de sangues ou cruzas worker to worker ainda hoje eram mantidas. assim decerto que o pool genético seria muito mais elevado e os cães não estariam a sofrer com as manias de Deus do ser humano.

não me espantava muito que outros sangues fossem diluídos em certas raças, o que é feito no mundo inteiro em busca do cão de aparência perfeita e com carácter e temperamento minúsculo.

um abraço
De acordo, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra ...

As cruzas com F1s são mais para aliviar consciencia do que para outra coisa. É muito comum em certas linhas de Neos meter volta e meia um F1 de pit/neo para supostamente limpar e dar agilidade.

Agora, pergunto, será que era preciso ir buscar um F1? Será que isso não poderia ser feito com outro 100% Neo?

E se for com a desculpar de abrir o Poll, isso tanto se faz com um F1 como com um a 100%, de linhas diferentes (exceptuando algumas raças, mas essas não interessam para isto).

Mais, sobre workers ... Para uma determinda função, dificilmente se irá se meter um cão de outra raça. Até porque, quer se queira quer não, para toda e determinada função/ambiente há um tipo ideal de cão.
Exceptuam-se é claro, "funções" modernas ...

Até dou um exemplo: houve e há a ideia de certos criadores (à margem FCI) de meter Sarplas e COs numa certa raça, com a ideia de reforçar o tipo, rusticidade e especialmente caracter.
Choca-me? Nem por isso ... são praticamente a mesma raça!
Choca-me sim que tenham que meter Sarplas e COs quando não há necessidade de tal .. parece mais uma tentativa de cortar caminho do que outra coisa ...
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
Responder

Voltar para “Cães”