Rações - Gama de loja e gama de vet e vantagens do borrego

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

segunda mai 26, 2003 8:24 pm

Olá a todos

Já estive a ler 2 longos tópicos sobre rações, onde percebi, como já suspeitava, que não há consenso sobre a melhor marca, sendo as mais citadas a Eukanuba, a Royal Canin, a Proplan e a Hills.

Apesar de tanta leitura, continuo, no entanto, com uma dúvida, que espero que alguém saiba esclarecer: qual é a diferença entre a gama de veterinário e a gama de loja da Royal Canin? Existe uma grande disparidade em termos de qualidade? Os foristas que referiram preferir esta marca estão-se a referir a qual das gamas?

A minha cadela Matilde (uma refeirosa com vago ar de pastor alemão que adoptei no canil de S. Pedro há 2 meses) está a comer Royal Canin de gama de vet para cães médios (ela pesa pouco mais de 20 kg e tem cerca de 1 ano). O pêlo, que estava um horror quando a trouxe, está muito bonito, mas cai bastante, apesar de ela estar a tomar um suplemento de ácidos gordos receitado pela vet, e as fezes estão um pouco moles e esverdeadas (para isto, poderá contribuir o facto de ela ser uma comedora compulsiva de porcarias, como fezes dos meus gatos bem cobertas de areia, espuma de enchimento do colchão dela, bocados de corda dos arranhadores dos gatos, etc. etc.)

Depois de falar com amigos que têm cães, deram-me 2 sugestões:
1 - mudar para a ração Sensitive da Royal Canin, que é suposto melhorar o pêlo e pele e ser adequada a estômagos sensíveis, o que poderia melhorar também as fezes. Neste caso, estou na dúvida se, por ser uma ração da gama de loja e não da gama de vet como a que dou actualmente, não estaria a mudar para pior. A experiência que tenho com os meus 4 gatos diz-me que a ração Royal Canin de gama vet é claramente superior à de gama loja, mas não sei se com as rações para cão será necessariamente assim e até fiquei supreendida ao saber que a diferença de preços entre as 2 gamas é muito menor do que nas rações para gato. Será a diferença de qualidade também menor?
2 - mudar para uma ração de borrego (da Proplan ou da Hills), que supostamente beneficiaria o pêlo face a uma ração com base noutras carnes. Também aqui tenho dúvidas sobre se isto é mesmo verdade...

Desculpem o longo discurso, mas agradeço todas as informações e opiniões que queiram dar
Obrigada
Isabel
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda mai 26, 2003 8:49 pm

Olá. As gamas veterinárias não são para serem dadas de forma sistemática mas são equivalente a dieta, ou em termos mais simples, medicação para determniados problemas.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
icvcabral
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 8:54 pm

Olá!

Não estou a falar de rações de gama veterinária de tratamento, como as Intestinal (que já dei aos meus gatos quando tiveram diarreias prolongadas), Renal, Hipoallergic, etc. Estou a falar de rações de gama vet "normais", ou seja, que não se destinam a problemas específicos. A ração que estou a dar à minha cadela é a Medium Young Adult de 1 a 7 anos da gama Vet Size da Royal Canin e não é ração de tratamento. Por isso é que pergunto se, sendo uma ração para o dia a dia, será ou não melhor do que as de loja, em que a classificação por pesos e idades é mais ou menos idêntica?
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda mai 26, 2003 8:57 pm

Desculpe CasadeAnaval, mas está enganado...

Existem gamas de vet que são rações normalíssimas, tal como o Vet Size Nutricion da Royal Canin e que depois têm a linha de Diet para problemas de saúde.
Em relação à Eukanuba, passa-se o mesmo, ou seja, vendem-se rações normais de gama de vet mas depois existem as específicas para as dietas.

A diferença das gamas de vet para as gamas de loja está essencialmente, isto para a ração normal sem ser de dieta para certas doenças, na apresentação/embalagem.

Respondendo à questão da icvcabral, desde que seja uma gama premium de ração (qualquer das marcas mencionadas o é), quer seja adquirida em loja quer em clínica, a qualidade é equivalente.

Cumprimentos,
Susana
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:00 pm

[ Ok.Pensava que estavam mesmo a falar das rações de dieta.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
icvcabral
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:08 pm

Desculpe a insistência, Susana, mas será que é mesmo só a embalagem? Porque isso então, dada a diferença de preços, é publicidade enganosa visto que a palavra vet não está lá a fazer nada se não houver melhor qualidade, controlo acrescido de ingredientes ou outra vantagem.

Na gama de gatos, pelo menos, sei que existem diferenças, tanto mais não seja pelo facto de as rações de gama vet estarem adequadas a situações que as de gama loja não estão (gatos castrados e gatas esterilizadas, por exemplo). Já não sei se haverá alguma diferença entre a ração para estômagos sensíveis Sensitive (de vet) e a Sensible (de loja), ambas da RC. Diferença de preços, sei que há, mas a sua afirmação agora deixou-me com dúvidas...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 26, 2003 9:08 pm

A diferença das gamas de vet para as gamas de loja está essencialmente, isto para a ração normal sem ser de dieta para certas doenças, na apresentação/embalagem.
Não percebi nada :o

Gama vet é ração própria para determinado tipo de patologias. Gama "normal" tanto se vende em vets como em lojas - e a embalagem é a mesma, tanto quanto sei.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:12 pm

SeaLords Escreveu:
Não percebi nada :o

Gama vet é ração própria para determinado tipo de patologias. Gama "normal" tanto se vende em vets como em lojas - e a embalagem é a mesma, tanto quanto sei.
A confusão é essa. A Hills "corrente" que se vende nos vet é rigorosamente a mesma que nas lojas, a RC tb, a Eukanuba.... Não percebo de onde vem esta ideia...
icvcabral
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:13 pm

Sealords

A embalagem é a mesma e a ração é exactamente igual nas marcas Eukanuba, Hills e Pro Plan, mas na Royal Canin as embalagens não são iguais e, pelo menos nalguns casos (as já mencionadas rações para gatos castrados e para gatas esterilizadas) o conteúdo também não. A minha dúvida prende-se com as rações normais - será que a gama vet size para cão de vet da RC é igual à gama por pesos da RC vendida em lojas? Se é, porquê a diferença de preço, de embalagem e de local de venda? Se não é, porque é que as outras marcas não distinguem entre as 2 gamas?
sfigueira
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:15 pm

Sim, mas por exemplo a RC de vet chama-se Vet Size Nutricion e nas lojas chama-se Size Nutricion...

Será uma estratégia de Marketing?
Pelo que sei, em termos de qualidade são equivalentes...
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:18 pm

sfigueira Escreveu: Sim, mas por exemplo a RC de vet chama-se Vet Size Nutricion e nas lojas chama-se Size Nutricion...

Será uma estratégia de Marketing?
Pelo que sei, em termos de qualidade são equivalentes...
Ora uma boa pergunta para o pessoal da Royal Canin...ou melhor , da Masterpet.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda mai 26, 2003 9:23 pm

Nem mais. Estes gajos da RC não deixam de me surpreender.

Estive no site da RC e realmente há a size e a vet que são praticamene iguais (aliás, assim por alto, até acho que preferia a size). E se a size é mais barata ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:25 pm

SeaLords Escreveu: Nem mais. Estes gajos da RC não deixam de me surpreender.

Estive no site da RC e realmente há a size e a vet que são praticamene iguais (aliás, assim por alto, até acho que preferia a size). E se a size é mais barata ...
Ora caraças. Não fazia a minima ideia. Realmente o marketing da RC é algo de invulgar...

Aliás eles bombardeiam constantemente com "novidades". Qualquer dia até têm rações para a caspa e para cães com olhos azuis
sfigueira
Membro Veterano

segunda mai 26, 2003 9:27 pm

Tem razão CasadeAnaval.
Gostava de saber a resposta deles a essa questão!

icvcabral, enviei-lhe uma pm, se puder diga qualquer coisa. Obrigada!
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda mai 26, 2003 9:42 pm

Oi

Eu por acaso comprei uma embalagem de Hills para a minha gata na loja e diz vet :roll:
Já agora alguém me sabe dizer qual é o site da Royal Cannin?

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Cães”