Legislaçao para caes de grande porte

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

someguy
Membro
Mensagens: 54
Registado: quarta fev 09, 2005 12:11 pm

sábado dez 20, 2008 12:23 pm

Santas festas iluminadas.

podem m informar da legislaçao em vigor para caes de grande porte? tem de ter chip? andar açaimada? tenho uma traçada de pastor. podem m mostrar topicos sobre isso ou sites?

obrigado
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 12:27 pm

Não existe nenhuma legislação específica para cães de grande porte.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

sábado dez 20, 2008 12:30 pm

Se não estou em erro em Portugal não existe legislação específica para cães de grande porte. O chip é aconselhável, juntamente com o registo na junta de freguesia (obrigatório), para permitir identificar o cão caso se perca (mais importante ainda, a meu ver, é uma identificação com o seu número de telefone na coleira).

O açaime na rua não é obrigatório, a trela sim (para todos os cães).
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 12:32 pm

franxdaniele Escreveu:
O açaime na rua não é obrigatório, a trela sim (para todos os cães).

Quem lhe disse isso ?
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

sábado dez 20, 2008 12:38 pm

É algo que sei desde sempre, mas para lhe responder fui procurar no google e encontrei:

Todos os cães e gatos que circulem em lugares públicos têm que usar
obrigatoriamente coleira ou peitoral no qual deve devem estar inscritos o
nome e morada ou telefone do detentor.

Além da coleira ou peitoral os cães devem usar também açaimo funcional
ou, em alternativa, ser conduzidos à trela.

Os cães não podem permanecer na via ou lugar públicos sem estarem
acompanhados pelo detentor.

Os animais considerados perigosos ou potencialmente perigosos apenas
podem ser conduzidos na via ou lugares públicos por detentor maior de
16 anos e com os meios de contenção adequados à espécie e à raça ou
cruzamento de raças, nomeadamente caixas, jaulas ou gaiolas, ou
açaimo funcional que não permita comer nem morder e, neste caso,
devidamente seguros com trela curta até 1 m de comprimento, que deve
estar fixa a coleira ou peitoral.

A circulação de animais na via ou lugares públicos em violação destas
regras constitui contra-ordenação, punível pelo presidente da junta
de freguesia da área da prática da infracção, com coima cujo montante
mínimo é de 25€ e o máximo de 3.750€ ou 44.890€, consoante o agente
seja pessoa singular ou colectiva. Como sanção acessória poderá ainda ser
decretada a perda do animal a favor do Estado.


Legislação relevante: DL 314/2003, de 17 de Dezembro; DL 312/2003, de 17 de Dezembro

http://www.aanifeira.pt/Legislacao_4.html
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

sábado dez 20, 2008 12:40 pm

"Além da coleira ou peitoral os cães devem usar também açaimo funcional ou, em alternativa, ser conduzidos à trela."

Ooops... afinal ou é um ou é o outro.

Mas eu acho o açaime cruel.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 12:43 pm

franxdaniele Escreveu:É algo que sei desde sempre, mas para lhe responder fui procurar no google e encontrei:

E ler, também sabe desde sempre ?


franxdaniele Escreveu: Além da coleira ou peitoral os cães devem usar também açaimo funcional
ou, em alternativa, ser conduzidos à trela.
Em português muito simples e à excepção das raças consideradas PP, todos os restantes podem andar na via pública com trela OU açaimo.

Ou seja, ao contrário do que você disse, a trela não é obrigatória, desde que use açaimo, tal como o açaimo não é obrigatório desde que use trela.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 12:49 pm

franxdaniele Escreveu:
Mas eu acho o açaime cruel.

Eu não vejo que o uso de açaimo seja cruel.

O que vejo é uma perfeita anormalidade um cão poder andar solto somente com o açaimo, isso sim.

Um cão solto, mesmo com açaimo, pode provocar, basicamente os mesmos danos ou acidentes que um cão sem açaimo.

A regra do bom senso dita que cães, deveriam andar à trela na via pública.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

sábado dez 20, 2008 12:56 pm

Concordo absolutamente. Ainda hoje de manhã tive que andar a enxotar dois cães, cujos donos os deixam andar à solta, que não largavam a minha husky que está com o cio (ainda não foi esterilizada pois veio da rua e está a fazer o tratamento contra a leishmaniose e a ganhar peso).

Pior ainda é quando vem um cão a correr e deita uma criança ao chão. Na minha rua há uma grand danois cujos donos declararam em tempos "ela nunca há-de andar de trela" e que anda a correr de um lado para o outro, deixando as mães e os pais das crianças com o coração nas mãos.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
PaulloSantos
Membro Veterano
Mensagens: 865
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

sábado dez 20, 2008 1:04 pm

franxdaniele Escreveu: Na minha rua há uma grand danois cujos donos declararam em tempos "ela nunca há-de andar de trela" e que anda a correr de um lado para o outro, deixando as mães e os pais das crianças com o coração nas mãos.

Mas é para estes casos que se deve solicitar a presença das autoridades. A Lei é clara, é para ser cumprida por TODOS e não apenas por alguns.

Infelizmente, é devido a casos idênticos a este, que hoje somos presenteados com uma lista dos 7 fantásticos, simpaticamente denominada como Lista dos cães Potencialmente Perigosos.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

sábado dez 20, 2008 1:13 pm

Pois é. Essa lista é ridícula. Uma tia e um tio meus foram atacados por pastores alemães, ataques esses que não teriam acontecido se os cães estivessem presos por trela.

Devia haver é uma lista de donos potencialmente perigosos.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 20, 2008 1:49 pm

Nem mais...adoro estes licenciados em net, ò Paullo.Depois andam as pessoas desinformadas
PaulloSantos Escreveu:
franxdaniele Escreveu:É algo que sei desde sempre, mas para lhe responder fui procurar no google e encontrei:

E ler, também sabe desde sempre ?


franxdaniele Escreveu: Além da coleira ou peitoral os cães devem usar também açaimo funcional
ou, em alternativa, ser conduzidos à trela.
Em português muito simples e à excepção das raças consideradas PP, todos os restantes podem andar na via pública com trela OU açaimo.

Ou seja, ao contrário do que você disse, a trela não é obrigatória, desde que use açaimo, tal como o açaimo não é obrigatório desde que use trela.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Ritaraujo
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

sábado dez 20, 2008 6:04 pm

Pois é...há MUITA gente que não cumpre a lei e que anda com os cães soltos, perigosos ou não.
Abri à uns tempos um tópico sobre isso a perguntar se poderia fazer queixa à polícia se fosse incomodada por donos incompetentes e pouco civilizados que andam com os cães soltos todos contentinhos, e fui "atacada" por várias opiniões dizendo que fazer queixa era muito radical e para falar com as pessoas, etc....É por isso que este país está infestado de gente que acha que as regras são para os outros!
Foi um desabafo...! :roll:
TheGreatDane
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado dez 20, 2008 6:13 pm

Desculpem mas não posso deixar passar isto em branco.

O tópico em questão é este http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0
A ritaraujo foi avisada várias vezes e informada como o deveria fazer por quase toda a gente de que devia queixar-se à policia, só uma pessoa lhe disse que deveria evitar isso. Sugiro que releia o tópico pois o que está a afirmar é falso, quase toda a gente lhe disse que se está legal PODE e DEVE queixar-se na policia.
Ritaraujo Escreveu:Pois é...há MUITA gente que não cumpre a lei e que anda com os cães soltos, perigosos ou não.
Abri à uns tempos um tópico sobre isso a perguntar se poderia fazer queixa à polícia se fosse incomodada por donos incompetentes e pouco civilizados que andam com os cães soltos todos contentinhos, e fui "atacada" por várias opiniões dizendo que fazer queixa era muito radical e para falar com as pessoas, etc....É por isso que este país está infestado de gente que acha que as regras são para os outros!
Foi um desabafo...! :roll:
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Ritaraujo
Membro
Mensagens: 141
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

sábado dez 20, 2008 7:36 pm

Ah é esse o tópico? Obrigada e já agora, quem tem de o ler (com atençao)é vossa excelencia.
Bom natal
Responder

Voltar para “Cães”