cadela agressiva - ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

patichinha
Registado: terça dez 30, 2008 8:31 am

terça dez 30, 2008 8:42 am

olá a todos,

Estou a precisar de algumas dicas/ajuda para saber como agir com a minha cadelinha. É uma cadela rafeira com 10 anos, de porte pequeno e que está comigo desde as suas 6 semanas de vida. Acontece q ela sempre foi mto agressiva quer para outros animas (maiores q ela) quer para as pessoas, inclusivé donos. Por exemplo lembro-me de ela estar comigo no meu quarto a minha passar pelo quarto chamar-me e ela ir morder-lhe. Se ela fica em alguma divisão da casa, apropria-se e ninguém mais lá pode ir. Agora na minha casa tem alturas em q ninguém pode lá entrar q lhes morde os pés. O problema é q agora tenho um bébé com ano e meio e nunca estou descansada porque sei q ela morde-lhe. Tenho q a deixar mtas vezes fechada na cozinha e custa-me mto. Sei q se calhar não será a melhor atitude deixá-la fechada mas não sei que fazer, sei q se ela estiver deitada e o bébé lhe for tocar ela morde-lhe. Que fazer? Alguém tem dicas? Será q já é tarde demais? Provavelmente cometi alguns erros iniciais na sua educação, mas será que não posso corrigir a educação dela de alguma maneira?

Obrigada e desculpem o testamento :oops:
Patrícia
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça dez 30, 2008 11:36 am

Sim Patricia, cometeu MUITOS erros na educação da sua cadela, e com 10 anos, não é impossível, mas é uma tarefa muito árdua reeducar uma cadela nessa situação. E não tenha a menor dúvida que a cadela pode e vai morder a sua filhota...

Honestamente aconselho que fale com um treinador, numa escola, e peça umas dicas e/ou frequente umas aulas de obediência a fim de recuperar o lugar que perdeu na hierarquia, o de Líder.

Boa sorte

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça dez 30, 2008 7:22 pm

Penso que a texuga já disse tudo e concordo plenamente. E deixa-la fechada numa divisão (que compreendo nesta altura ser a solução imediata), não vai ajudar NADA a melhorar o comportamento da sua cadela. Procure ajuda de um profissional, ng melhor que ele para no mínimo aconselha-la.

Boa sorte.
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça dez 30, 2008 7:27 pm

A texuga disse de facto tudo, mas até conseguir fazer alguma coisa da cadela, a segurança do seu filho é o mais importante. Assim, para proteger a criança, feche a cadela numa divisão, numa caixa de transporte ou onde quer que seja, mas não a deixe com acesso à criança ou a criança com acesso à cadela.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Bernardinha
Membro Veterano
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça dez 30, 2008 7:56 pm

Pois, a solução imediata, como disse acima, passa por aí. Mas prolongar a "solução imediata" só vai pior as coisas. Não sei se irei dizer uma enorme barbaridade, mas não tem um familiar que a sua cadela já conheça e a quem tenha afinidade para em vez de a deixar fechada, a deixar lá enquanto procura ou se for o caso, enquanto dura algum tipo de treinamento? Obviamente que TODOS os dias terá sempre de estar com a sua cadela, mas fecha-la sózinha só a vai deixar mais agressiva.
Pelo que escreveu parece-me a mim que gosta bastante da sua bichinha, outros na sua situação infelizmente já a tinha "posto a andar" e só pensavam mesmo no filhote. :)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça dez 30, 2008 8:08 pm

Bernardinha Escreveu: Não sei se irei dizer uma enorme barbaridade, mas não tem um familiar que a sua cadela já conheça e a quem tenha afinidade para em vez de a deixar fechada, a deixar lá enquanto procura ou se for o caso, enquanto dura algum tipo de treinamento? )
Não me parece ter nenhuma vantagem visto que o animal sempre foi agressivo até com o dono, então estrahava muito que ele obedecesse a uma pessoa melhor que ao proprio dono que n~ºao respeita. Ademais acrescentava que independentemente de ser manso ou agressivo NUNCA mas NUNCA se deve deixar cães sozinhos com crianças.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Bernardinha
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 8:16 pm

Patichinha, como vê, pelas respostas de todos os foristas, parece que a solução para o seu problema não vai ser de todo fácil. Se algum aconselhamento ou treinamento não ajudar provavelmente terá de arranjar-lhe outro dono. Não a vai poder manter fechada , ou não deve, até ao fim da sua vida. Mais uma vez, pense em alguém próximo ou quem a bichinha já conheça para que não sinta que você a abandonou. E pode sempre visita-la não é?

Boa sorte. Vá dando noticias.
TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 8:19 pm

Desculpe bernardinha..mas numa mensagem escreve isto
Bernardinha Escreveu:
Pelo que escreveu parece-me a mim que gosta bastante da sua bichinha, outros na sua situação infelizmente já a tinha "posto a andar" e só pensavam mesmo no filhote. :)
e 5 minutos depois escreve isto ?

Bernardinha Escreveu: Se algum aconselhamento ou treinamento não ajudar provavelmente terá de arranjar-lhe outro dono:)
são duas pessoas no seu nickname a teclar com opiniões antagónicas ? :o
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Bernardinha
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 8:38 pm

Forista TheGreatONE, você leu BEM aquilo que eu escrevi?
Não, você manipulou as minhas frases de forma a deturpar a minha ideia (por uma qualquer razão que eu ainda não percebi!!) Deveria ter citado tb que se não há solução nenhuma para o caso - idéia que você deu), a forista deveria de arranjar um dono que lhe fosse próximo. Por amor de Deus! Pare de citar-me de forma errada. Isso não é bonito nem de boa educação como se refere a si próprio tantas vezes. Estou aqui para tentar dar alguma ajuda a quem procura este fórum e partlhar experiências que possam ajudar! Leia BEM a minha RESPOSTA e não manipule as minhas frases. Além do mais não vou promover mais esta situação infundada. O meu interesse é que a forista perceba a minha mensagem e não se perca em mais discussões sem nexo!
TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 9:29 pm

Não manipulei frases, limitei-me a citar duas mensagens suas seguidas que se configuram antagónicas. :o

Já agora, agradecia que parasse de ser incorrecta.Eu não o tenho sido consigo e está a prejudicar este tópico

E já agora sugeria-lhe que mudasse de lentes pois está a escrever erradamente thegreatone quando o meu user é thegreatDane-Será por isso que confunde fóruns, é :lol: 8) ? :lol:
Bernardinha
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:04 pm

Para mim, esta discussão que em nada favorece este fórum termina aqui. Lamento terminar de uma forma que para mim realmente substima a sua inteligência. Lamento, mas para mim, pelo que escreveu e disse - não em relação ás respostas aos foristas, mas particularmente a mim - você não passa de alguém que se sobrevaloriza de forma ridicula e que promove situações que não existem. Já tentei por várias vezes por termo a esta situação, mas se o GreatONE não percebe, infelizmente não posso fazer aqui um desenho, apenas achar que não é uma pessoa muito inteligente, ou com sentido de oportunidade para perceber que a minha vontade é terminar por aqui, quanto mais intitular-se educada.
Última edição por Bernardinha em terça dez 30, 2008 10:06 pm, editado 1 vez no total.
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça dez 30, 2008 10:04 pm

Boas..

Não discutam... 8)

O que a forista Bernardinha disse em resposta antagónicas tem uma certa lógica nos dois conceitos da questão:

Ou, se tenta arranjar uma solução para a convivência do animal com a presente situação sem "o despachar", o que me parece muito complicado... e foi isso que a dona tentou fazer, foi pedir ajuda para ver se não tem que a dar!

Ou, então em caso de impossibilidade... tem mesmo que arranjar outro dono para a cadela, preferencialmente alguém que já a conheça e onde a dona a possa visitar e manter algum contacto, para lhe dar algum conforto.

Claro que nunca deve deixar o bébé sozinho com o animal, com disse TheGreatDane, nem que fosse manso... mas também não pode manter o animal fechado para sempre...

GreatDane, não poderia acontecer que a cadela possa respeitar mais outra pessoa, que ela sinta que não pode dominar?? Talvez ganhe em ter outro dono...
TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:11 pm

pathelen Escreveu:

GreatDane, não poderia acontecer que a cadela possa respeitar mais outra pessoa, que ela sinta que não pode dominar?? Talvez ganhe em ter outro dono...
Conhece francamente algum caso em que um animal de 10 anos agressivo com toda a gente inclusivé com os donos seja adoptado com sucesso ?
Bernardinha
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:15 pm

pathelen, sim, você percebeu o meu post, porque o leu tal e qual como o escrevi. É realmente uma situação complicada para a dona da cadela. Esperemos que corra tudo pelo melhor, parece-me a mim que a dona tem imensa vontade em resolver a situação sem prejudicar a bichinha. Acho louvável e que isso a par da segurança da criança é o mais importante. Foi isso que ela veio procurar aqui, alguma troca de experiências e opiniões. Espero que as leia e aproveite as que realmente importam.
TheGreatDane
Membro Veterano

terça dez 30, 2008 10:48 pm

pathelen Escreveu:
Claro que nunca deve deixar o bébé sozinho com o animal, com disse TheGreatDane, nem que fosse manso... mas também não pode manter o animal fechado para sempre... .
Atenção, é que solto com a criança sozinho...nunca, seja manso ou bravo.
Responder

Voltar para “Cães”