Pois é, mais um dilema!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jun 01, 2003 2:33 am

esta noite estava em casa e ouvi ganir de dor. imaginei logo o filme todo. não me enganei. uma cadelinha tinha sido atropelada à minha porta.
em segundos pus a canzoada no quintal e vesti-me para a levar ao vet. quando sai não a vi. pensei- não está assim tão mal. foi esconder-se na universidade. ontem encontrei-a lá e brinquei com ela. é muito mansa. quando cheguei, vi os portões fechados e fiquei intrigada.
voltei para casa e lá estava a bicha, agora debaixo de um carro. vi que o animal estava muito atrapalhado. tinha a parte traseira "morta". durante o caminho ouvi uma respiração esquisita. quando cheguei à clínica , ela estava muito quieta e pensei que tivesse morrido.

o dono da clínica começou logo com conjecturas. que ela tinha facturado a bacia, a coluna, que tinha de ser abatida, blá-blá-blá. quando o vet chegou, o diagnóstico não foi animador. é bem possível que tenha esses traumatismos e mesmo lesões internas. queria abate-la. eu não deixei. ela está mesmo mal, mas já sei o que a casa gasta. levou um analgésico, um antibiótico e um anti-hemorrágico. se sobreviver durante a noite, amanhã vai fazer um rx. maldita clínica que nem esse aparelho tem. se a cadela tiver sido afectada na coluna, eu disse para a porem a dormir. se o problema for a bacia, aí é que a porca torce o rabo. a operação vai para uns 500 euros. pois é :cry: :cry: será que vou ter de mandar abater o animal por uma questão de dinheiro? parece que sim. isso paguei pelo serafim, mas na altura a minha vida não estava nesta embrulhada. depois, mesmo que a opere, há outro problema. arranjar um dono. acontece que a cadelinha é super mansa e brincalhona, mas é do mais rafeiro que há. duvido que alguém lhe pegue. valerá a pena gastar dinheiro para a colocar no canil ou dá-la a alguém que não a estime? resta dizer, que se tudo correr pelo melhor, a recuperação é muito demorada. enfim, muito trabalho e despesa para a dar de "mão beijada". pergunta- que fazer? :o :o
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jun 01, 2003 8:25 am

Viva, é realmente um grande dilema, e eu não queria estar no seu lugar, acredite. É uma situação delicada, precisamente pelos motivos que indicou. Não conheço a sua situação, mas para quase todos hoje em dia é um problema dar 500 € em qualquer situação. E depois arrisca-se a que ela volte a ser abandonada, ou maltratada... depois de todo o trabalho que teve, e de toda a despesa que teve que fazer... por outro lado, pensar que está nas suas mãos a sobrevivência dessa cadelinha... :? :? :? :? Que situação!!! Acho que só a posso aconselhar a fazer o que achar melhor, e ninguém pode medir tão bem os factos como a senhora...
Fiquem bem
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo jun 01, 2003 10:58 am

Olá

Qual é o problema de mandar abater o animal ?

Decerto que sofrimento era menor. Por vezes temos que racionalizar o pensamento.

Não será egoísmo ?...
Um abraço
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo jun 01, 2003 12:04 pm

gary Escreveu: Olá

Decerto que sofrimento era menor. Por vezes temos que racionalizar o pensamento.

Não será egoísmo ?...
Embora me custe, mas concordo.
anjaazul
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 12:11 pm

Não será egoísmo ?...
essa foi a solução que me propuseram em relação ao serafim. por acaso, uma solução muito acertada. agora, não há problema mesmo nenhum. só vi a cadela 2 vezes e não tenho obrigações. de facto... se calhar nem é preciso. ela ontem estava tão debilitada que nem sei se aguentou durante a noite. ainda não me disseram nada da clínica. mas caso tenha sobrevivido, e se for o que se receia, será mesmo a injecção.
Praias
Membro
Registado: terça fev 11, 2003 2:02 am
Localização: Jolly, Cookie, Kocka, Rusca, Mama, Prei, Pimenta, Paprika, Baco, Oddie e Isca

domingo jun 01, 2003 1:14 pm

Se for possivel a recuperacao da cadelinha, e a questao for so monetaria (nao que nao seja por vezes o maior dos problemas), nao se pode fazer o mesmo que se fez para as esterilizacoes?

Nao se pode inclusive ver se nao ha possibilidade de em vez da esterilizacao, se fazer a operacao a esta cadelinha?
Podia ser uma das que estao na lista para ser esterilizadas.

Boa sorte
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 01, 2003 1:32 pm

Praias Escreveu: Se for possivel a recuperacao da cadelinha, e a questao for so monetaria (nao que nao seja por vezes o maior dos problemas), nao se pode fazer o mesmo que se fez para as esterilizacoes?

Nao se pode inclusive ver se nao ha possibilidade de em vez da esterilizacao, se fazer a operacao a esta cadelinha?
Podia ser uma das que estao na lista para ser esterilizadas.

Boa sorte
Olá

Tratando-se de ortopedia, a cirurgia não pode aguardar e o pós operatório necessita de cuidados especiais que não os das esterilizações.

Sem falar no preço, esteriliza 3 cadelas com o mesmo valor, pelo que a angariação de dinheiro demoraria mais tempo.

E não sei se na Madeira existe pessoal com experiência em Ortopedia. Não vamos estar a envolver a anjaazul em situações destas quando só ela é que sabe o que pode fazer e está longe da maior parte das pessoas do fórum que poderiam ajudar.

Qualquer que seja a decisão dela será a mais acertada, como é hábito.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 5:37 pm

há que ter paciência para aturar esta gente. estive toda a manhã, tal como tinha sido combinado, à espera de notícias de cadelinha. como não disseram nada, pensei que tinha morrido. entretanto, telefonei para o dono da clínica e ele disse-me que ela estava viva mas que o vet só falaria comigo à noite. ficou muito zangado quando pedi o telefone do senhor.
parece que ela tem várias fracturas. claro que a solução vai ser o abate :o :o :o entretanto, passei pela clínica e consegui ve-la. embora não ande aos saltos, pareceu-me mais vivinha do que ontem. vão ter de me arranjar bons motivos para a abater.
também contactei com uma associação de animais. estão dispostos a ajudar desde que o preço seja razoável. eu sei que a clínica faz preços especiais para essa aa.
se tudo correr bem, logo se pensará na adopção. situação mais desesperada do que a minha não deve haver. sem esperar, vou ficar desempregada a partir de agosto. isto com 14 boquinhas para alimentar (contando com a minha). mas quem sabe se a loja dos milagres não abre de novo e eu até possa ficar com a cadela? ou talvez apareça um bom dono.
se eu fosse na conversa deles, o serafim tinha sido abatido, o max idem, porque a sarna "não" tem cura. até um cão que encontrei atropelado mas que só tinha uma pata em mau estado, ia pelo mesmo caminho. irra que eu devo ser muito ingénua, muito idealista ou muito parva. julgava que as clínicas tinham por função fazer tudo para salvar os animais. acho que me enganei. :o :o :o
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jun 01, 2003 5:42 pm

Olá

Fico contente por ver que talvez haja uma solução para este caso. Eu compreendo bem o que está a sentir eu apesar de entender as opiniões dos foristas, tenho de confessar que nunca teria coragem para mandar abater um animal que ainda tivesse alguma hipotese de ser salvo.

Beijokas
Kathleen
anjaazul
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 5:58 pm

ao que parece a cadela tem fracturas na bacia e nas patas. algum dos experts me poderá dizer rapidamente, caso ela seja operada, se haverá problema de esperar até amanhã. é que na clínica existem agora uns quantos "rapazinhos" em que eu não confio nada. preferia que fosse a vet habitual a operar a cadela. vai ser o fim do mundo quando lhes disser isso, mas quem paga tem direito a escolher, penso eu. o problema é apenas a urgência. mas às vezes com as pressas :cry: :cry:
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 6:21 pm

Ó Anja, eu li uma coisa que me deixa completamente estupefacto.

Antes de mais, não pode no máximo demorar mais de 8 dias ( e isso já é acima do limite e depende do caso) até efectuar a cirurgia.

E agora o que me deixa parvo.

Uma clinica que faz ortopedia NÃO tem aparelho de radiologia ? Isso não tem sentido.

É que se as pessoas não efectuam cirurgia ortopédica frequentemente não devem meter-se nisso.

Fazer para dar m.... ( pardon my french :) ) não obrigado
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
anjaazul
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 6:51 pm

Antes de mais, não pode no máximo demorar mais de 8 dias ( e isso já é acima do limite e depende do caso) até efectuar a cirurgia.

E agora o que me deixa parvo.

Uma clinica que faz ortopedia NÃO tem aparelho de radiologia ? Isso não tem sentido.

É que se as pessoas não efectuam cirurgia ortopédica frequentemente não devem meter-se nisso.
bom, a cadela só foi atropelada ontem por volta das 23 horas. esta clínica não tem nada. nem uma mesa para observar os animais. ´são vistos em cima da secretária do vet. o serafim andou em bolandas.
o dono da clínica que eu acho completamente parvo, ontem só dizia que não faziam esta cirurgia aqui. que tinham de mandar o animal para fora. não sei se era para despachar, uma vez que era abandonado. agora, até me arrepio de por a cadela nas mãos do vet que a viu ontem. ele deve ter acabado o curso há muito pouco tempo. embora a minha vet seja nova, parece ter mais experiência e ser conscenciosa. até estou agoniada só a pensar que tenho de ir falar com o homem.
quando a rita teve uma ferida no olho, não confiei nada nele. embora a vet tenha confirmado o diagnóstico, não descansei enquanto não falei com ela.
já sei que me vão dar a volta para abater a cadela. mas na minha ignorância, quase que jurava que ela se safava em boas mãos. aiiii :cry: :cry: :cry:
anjaazul
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 8:40 pm

de facto até para ser cão é preciso sorte. não foi o caso desta cadelinha. estava em fanicos - a coluna, bacia, pernas. aqui, mesmo a vet mais experiente não conseguia fazer nada. só em lx. aí a operação ia para os 500 contos :o :o :o sem garantias de ela andar. enfim :cry: :cry:
lembrar-me eu que na 6ª feira ela entrou para as instaçações da universidade. agarrei-a e foi uma colecção de lambedelas. depois, não me largava com a brincadeira.
sempre gostava de saber como é que numa rua destas tão estreita , com movimento e um semaforo logo aqui, alguém pode fazer uma coisa destas. mas a besta atropelou a cadela, passou sinal vermelho e andou. pena não ter batido com os... numa parede.
a cadelinha estava esterelizada, bem tratada e limpa. se foi abandono, tinha sido recente. não a levei para a clínica para adopção, porque eles estão atafulhados com animais para dar. olha.... agora :cry: :cry:
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo jun 01, 2003 9:21 pm

CasadeAnaval Escreveu: Ó

Olá

Como é que julgas que chegámos à India :?:

Explorando :!: Né:?:

e com a cadelita que já devia , na minha opinião, estar abatida o vet lá do sitio vai explorando e depois logo se vê. ;)
Um abra&ccedil;o
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jun 01, 2003 9:22 pm

gary Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Ó

Olá

Como é que julgas que chegámos à India :?:

Explorando :!: Né:?:

e com a cadelita que já devia , na minha opinião, estar abatida o vet lá do sitio vai explorando e depois logo se vê. ;)
Pois é.

:(
Responder

Voltar para “Cães”