Rottweiler- vejam isto :(

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanus
Membro Veterano
Mensagens: 637
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jun 01, 2003 10:04 am

"Temida e adorada, ela é a raça número 1 do Brasil em nascimentos ao ano.
Confira sua situação no País e seu perfil temperamental e foi o cão de guarda revelação dos anos 90.
Praticamente em todas as cinofilias de peso, o Rottweiler ganhou espaço até atingir as primeiras posições no ranking anual de nascimentos registrados de todas as raças.
No Brasil, então, sua conquista foi - e continua sendo - insuperável. Em nenhum outro país, a criação da raça alcançou índices tão significativos como os obtidos aqui.

Para começar, o solo verde-amarelo é seu lugar recorde em tempo consecutivo como raça número 1 em nascimentos ao ano: ela mantém-se nesta posição desde 1995.
E mais: o Brasil também tem sido por vários anos seguidos o recordista na representatividade percentual do número de Rottweilers nascidos em relação ao total de nascimentos das raças em geral. Detalhando: desde 1993, a quantidade de filhotes de Rott registrados a cada ano representa no mínimo 12% do total da população canina de raça nascida e registrada anualmente.
Em certos anos, esse percentual superou a casa dos 20%. E em 2000 (data dos últimos dados disponíveis) ficou na dos 14%.
Para efeitos comparativos, nesse mesmo ano, o segundo país na criação da raça foi Portugal, onde os Rottweilers registrados somaram 11% do total geral."

Será que isto é motivo de contentação? Ou é, isso sim, motivo para ficarmos extremamente preocupados com o que pode acontecer? O Rott é sem dúvida uma raça muito conhecida, mas esse é precisamente o problema dela. Todos estes nascimentos (registrados, fora os outros) são absolutamente excessivos, e cada vez mais um motivo para se fazer o possível para ter enormes quantidades de ninhadas, não se importando se cruzam pais com filhos, irmãos com irmãos, Rott com Pit Bull!!!
:evil: :evil: :evil: Onde irá isto parar? Será que só vai parar quando um dia se aperceberem que os cães que resultaram dos cruzamentos malucos já não são controláveis? Que começam a ganhar terreno à raça humano, tornando-se em vez de uma companhia uma ameaça?
Fiquem bem
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

domingo jun 01, 2003 5:22 pm

Pois, realmente é muito preocupante !

Ser de uma raça popular nunca foi bom, mas é pior ainda quando se trata de uma raça poderosa, em mãos erradas, potencialmente perigosa.
Em especial quando o cão se torna popular por essa razão e não pelas boas características que têm !

Só posso dar a minhas condolências aos donos e criadores sérios, que amam a raça e que a vão ver mal tratada, mal utilizada e provávelmente difamada e mal querida pela opinião pública !

Infelizmente rott e pit estão na moda !
Para mal dos donos e dos cães !
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo jun 01, 2003 5:31 pm

Olá

Este é sem dúvida um grande problema. Principalmente porque a fama dos Rotts já é má e esta criação em massa apenas contribuirá para piorar a reputação do cão. Os cruzamentos são feitos sem o minimo conhecimento e depois os cães nascem com problemas que acabam por denegrir a raça.
Ainda há pouco tempo num site brasileiro, um frequentador falava da criação de Rotts e ele tinha em casa uma cadela e um cão para fazer criação sem qualquer tipo de pausas entre cios e já tinha tido cruzamentos entre pais e filhos. O mais incivel era o orgulho com que ele falava nisso :evil:

beijokas
kathleen
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

domingo jun 01, 2003 11:17 pm

Olá,
Como é obvio, ser cão da moda e ser criado em tão grande número não é nada desejável. Mas já repararam nos anos a que se referem os dados? Não é nada que esteja a começar agora! Estamos em 2003, e muitos dos cães que deram numero a estas estatísticas já são adultos, e bem adultos! ( alguns até são seniores ;)) Estamos portanto a falar num activo de milhares e milhares de cães ao longo de uma decada! Sabem o que me deixa satisfeito nisto? É que apesar do número, dos maus cruzamentos e dos maus donos, os casos de ataques com esta raça são em número bastante reduzido! Quanto casos de ataques em Portugal já ouviram falar em Portugal desde o Inicio dos anos 90 até hoje? ( e olhem que a comunicação social faz bem questão em assinalá-los). Vejam lá então perante que "potenciais assassinos" estamos! Pena é que os nossos 'bem informados Politicos" e os 'comuns portugas' não pensem assim!!

Abraços
Paulo C.
Arcanus
Membro Veterano
Mensagens: 637
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

segunda jun 02, 2003 7:25 pm

"Como diz o ditado, quando se atinge o topo da montanha, o único caminho a trilhar é montanha abaixo.
Embora não seja propriamente um fenômeno mundial, o Rottweiler, na maioria das principais cinofilias, já começa a perder terreno. Acontecimento medido pelo número cada ano menor de nascimentos registrados da raça.
E como de costume a nata da criação comemora o declínio. A expectativa dessa elite de criadores é que a queda nos registros seja sinônimo de melhoria.
Explicando melhor, essa queda refletiria o afastamento das pessoas que, antenadas com a febre Rottweiler, passaram a criá-lo apenas para atender o mercado e não para aprimorá-lo.
Logo, diminuiria o número de acasalamentos mal-selecionados e a conseqüente mai or incidência de cães com desvios (físicos e temperamentais).
O domínio da criação, então, voltaria a ficar concentrado nas mãos dos criadores realmente dedicados ao aprimoramento, e a raça viveria feliz para sempre. "

Viva! Acabei de encontrar isto... é caso para dizer... AINDA BEM!!!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça jun 03, 2003 8:11 am

Sim, realmente não tinha reparado nas datas.

Actualmente quer-me cá parecer que as raças da moda são pit e stafford.
Ainda não começaram a aparecer muitos abandonados, mas já aparecem alguns e, sobretudo, cruzados de - enfim, há-de sempre haver algum desgraçado que é "da moda", para mal da raça e dos cães.
Arsssr
Membro
Mensagens: 92
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm
Localização: 2 cadelas:Cleo (dálmata) e Tara (rottweiler)

terça jun 03, 2003 8:49 am

Sem dúvida que a má fama que associam a este animal fantástico é muito complicada... :x
Eu tenho uma Rott e quando passeio com ela pelas ruas da cidade já vi muita gente a olhar de lado, a atravessar a rua para não passar por mim, e inclusivamente vi um homem a entrar numa entrada de um prédio que tinha a porta aberta apenas para não passar por mim; logo em seguida uma senhora passou e fez questão de fazer uma festinha à Tara tendo sido de imediato presenteada com uma grande lambidela nas mãos.... Sim porque o acto mais "agressivo" da minha Rott é adorar distribuir lambidela bem molhadas a todos os que lhe dão atenção..... :p
Como é que alguém pode considerar transformar uma raça destas que é tão meiga e atenciosa num cão de combate não dá para entender!!!! :evil:
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

terça jun 03, 2003 11:29 am

Olá,
Será pedir muito aos nossos politicos a a todas as pessoas que entram neste histerismo de massa relativamente às "raças perigosas", que tanham dois dedos de testa e pensem um pouco!? Isto, como diz o outro, é só fazer contas!!
Se temos 100.000 exemplares da raça X e 10.000 da raça Y, e se tivermos 3 ataques da raça X e 1 da raça Y, qual será a raça mais 'perigosa'? ( isto se é que alguma vez se possa falar em RAÇAS perigosas!).
Volto a afirmar que, existindo MILHARES Rottweilers em portugal há já uma decada, em face da meia duzia de ataques ocorridos será uma raça assim tão perigosa?!! Digo mais, que estando tantos exemplares em mãos erradas, educado de forma indevida e resultado de maus criadores, é mesmo supreendente como é que o caracter desta raça se revela tão resistente e equilibrado, de forma genérica!!! :o
Perante estes numeros parece-me que até seria uma razão para dizer que estamos perante uma raça tendencialmente NAO PERIGOSA. Só mesmo circuntâncias muito pontuais e particulares é que podem transformar um cão destes em "assassino" !!

Abraços
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”