Alimentação nos primeiros meses

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ThorBully
Membro Júnior
Registado: domingo jan 04, 2009 1:26 pm

domingo jan 04, 2009 1:49 pm

:arrow: Boa tarde, antes de mais quero diser que sou novo aqui e quero dar os parabens ao pessoal do forum que ja vi estar a fazer um optimo trabalho com cães abandonados / maltratados.
Em diante, eu tenho um pitbull com um mes e poucos dias, e como é o primeiro cão que tenho quero-me certeficar que estou a fazer tudo pelo melhor... Alguem me pode aconselhar quantas vezes ao dia lhe devo dar comida, e algumas dicas? .. Neste momento dou-lhe ração Friskies Junior esmagada e misturada com leite ( no dia que eu fui comprar ração as lojas de animais tavam todas fechadas e no Feira Nova nao tinha ração mini... ), mas se eu lhe deixar a tijela com comida ele nao faz mais nada senão comer, ja engordou um bocadinho desde que esta comigo, por isso gstava que alguem me desse uns conselhos para certeficar-me que estou a agir correctamente... Outra duvida é como funciona a desparasitação, de quanto em quanto tempo deve ser feita ?

Desde ja agradecimentos antecipados.. :D :D :D
Figurante
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2008 10:01 pm

domingo jan 04, 2009 2:20 pm

Meu caro...

Acho que estás com vários problemas nas mãos...

1. Mês e meio... a "fera" ainda devia estar de volta das tetas da mãe.
2. Por ter sido tirado tão cedo da progenitora dizem alguns que o animal poderá ter alguns problemas de sociabilização. Digo-te isto por já aki li, mas não tenho essa exepriência.
3. Sabes que tens em mãos um animal classificado de "Raça Potencialmente Perigosa". Conheces a lei?
4. Como primeiro cão não acho que tenha sido uma boa opção... mas nada que não se resolva com alguma "formação" que estejas disposto a fomentar em ti mesmo.
5. Já foste ao veterinário para analisar o estado geral do animal? Isto é fundamental... ainda por cima para um principiante... Que também sou... mas não tenho um PBull. Em caso negativo, porque não arranjas 1 e não te aconselhas com 1 profissional quanto à educação, medidas a tomar, alimentação, leis, etc... etc...
Se morares na minha zona geográfica posso-te aconselhar op meu vet por MP.
6. Para terminar... Não podes devolver (temporariamente ou não) o cão à procedência?... Eu explico:
:arrow: 6a. Se o devolveres definitivamente ficas livre de um "problema". Arranjas um outro tipo de cão adaptado a 1 principiante e mais tarde... aí sim... lançaste para 1 cão desta estirpe...
:arrow: 6b. Se o devolveres temporariamente... ele provavelmente voltará a mamar e a desenvolver-se um pouco mais junto da mãe e dos irmãos e virá para ti um pouco mais autónomo.
O meu 1.º cão (e único) veio para casa com quase 3 meses. Maravilha... era só dar ração e indicar-lhe os sítios para os presentes... Claro... de vez em quando uma ralhadela e um palmada na fuça...

Boa sorte!
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jan 04, 2009 2:27 pm

ora bem, logo desde o inicio vejo aí erros garrafais que seriam evitados com um pouco de pesquisa antes de adquirir o cão, mas vamos lá ver se consigo ajudar!

primeiro, o cão com essa idade ainda devia estar com a mãe e irmãos, pelo menos até ser desmamado! mesmo depois do desmame o animal deve permanecer um tempo com a mãe, para que possa adquirir o comportamento adequado que lhe permitirá funcionar dentro da hierarquia familiar, comportamento esse que ele aprende com a mãe e irmãos. essa aprendisagem é muito importante pois irá reflectir se na vida futura do cachorro e na sua relação com a familia que o irá acolher!

segundo, se o animal já está desmamado não é necessário dar lhe leite misturado na ração, pelo contrário, até é desaconselhado uma vez que ao crescer os cachorros tornam se intolerantes á lactose! uma boa ração premium ou uma de gama média (purina, por ex) será o suficiente para as necessidades nutricionais do cachorro.

quanto a desparasitação, o cachorro deveria ter sido desparazitado antes das seis semanas. ás seis semanas ele levaria a primeira vacina, iniciando assim o plano de vacinação, mas claro, isto so poderia acontecer se o animal tivesse sido criado em casa de alguem consciente! nem vou perguntar de onde veio o cachorro para não me assustar!

a melhor pessoa para fazer todas as perguntas será um bom médico veterinário! :wink:

boa sorte com o cachorro, e não se esqueça que ele terá que ser castrado quando tiver idade para tal, assim como terá que ser chipado e registado na junta de freguesia! :wink:
Figurante
Membro Júnior
Registado: sexta dez 12, 2008 10:01 pm

domingo jan 04, 2009 2:38 pm

omega2 Escreveu:...ou uma de gama média (purina, por ex) será o suficiente para as necessidades nutricionais do cachorro.
Concordo com tudo o que disse o Omega

Só 1 esclarecimento, se me é permitido...

Penso que o Omega se referia a Purina ONE. É que Fiskies também é Purina.

Eu também usei essa. Tive bosn resultados. Agora uso outra. ambém posso aconselhar... MP

Mais uma vez boa sorte...
sorayacatarina
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Dreik,
Gugui
Vicky

domingo jan 04, 2009 3:40 pm

Boa tarde,

tenho uma pergunta:,

Desde quando a raça pitbull não é aconcelhada como primeiro cão? Seria melhor um caniche? :o que experiencia tirava de um outro cão para um pittbull, não é um cão como outro qualquer?

:lol: :lol:
ThorBully
Membro Júnior

domingo jan 04, 2009 3:46 pm

Obrigado pelas respostas...

Figurante: Como eu disse é o meu primeiro cão, por isso nao sabia a idade com que devia ter sido tirado dos pais, alias ja tinha resservado o cão à dona a bastante tempo ela e que ficou de me diser quando eles tivessem prontos para adopção, portanto fiei-me um puoco na palavra dela como pessoa que tem outros ccães,, o cão veio de uma senhora de carcavelos que tem 2 pitbulls e que tiveram esta ninhada.. Em relação a ser uma raça potencialmente perigosa tenho noção disso e conheço a lei, tenho um amigo meu que encontrou um pitbull com 6 meses na rua, mordido por outros cães e quase a morrer e adoptou-o, ele tem outros cães tambem e é ele que me tem dado alguns conselhos, mas registei-me aqui mesmo para isso para aprender.. em relação a ir ao veterinario ainda nao tive tempo pois estes dias tem estado tudo fechado, mas ja me aconselharam um vou la amanha com o bichano saber se esta tudo bem.. em relação a sua educação é o que eu tenho estado a pesquisar mais, gostava de ser eu a ensina-lo mas se for necessario vou leva-lo a um treinador quando for mais velho..

Omega2:
Amanha espero desparasita-lo, ele tem de tomar um comprimido certo, ouvi falar que existem tambem umas coleiras, o melhor talvez é ele desparazitar a primeira vez e depois por-lhe uma coleira dessas?.. Em relação as vacnias tou a contar da-las aos 2 meses, e o chip por volta dos 5 meses o que achas?

Segui agora o vosso conselho e pus so ração desfeita, vamos la ver se ele se dá bem, neste momento esta a dormir :D É tão lindo

EDIT:
sorayacatarina Escreveu:Boa tarde,

tenho uma pergunta:,

Desde quando a raça pitbull não é aconcelhada como primeiro cão? Seria melhor um caniche? :o que experiencia tirava de um outro cão para um pittbull, não é um cão como outro qualquer?

:lol: :lol:
Eu entendi o que o Figurante quer dizer, o pitbull é um cão com bastante força que se nao for ensinado correctamente pode ser usada não da melhor forma, de modo que é sempre melhor uma pessoa que conheça bem as reações dos animais e que seja mais experiente, mas também não é por eu nunca ter tido um cão que agora vou adoptar um chiuaua :D ( sem ofensa para quem os tem, é so um exemplo ) acho a raça linda e não é por ser " potencialmente perigosa " como dizem pois ha outras raças tambem perigosas que eu não gostava de ter nem que me pagassem
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

domingo jan 04, 2009 4:13 pm

Sim, não digo o contrario, mas!! tb existem outros cães com muita força que nao são PP's... pense no são bernardo? e diga-me ... eu não sou forte mt menos musculada loool :lol: :lol: mas tenho um pitbull não ´nada pequeno e agarro ele muit muit melhor do que um são bernardo ou um serra da estrela!! E esta? :P :P :P :P 8)
ThorBully
Membro Júnior

domingo jan 04, 2009 4:21 pm

sorayacatarina Escreveu:Sim, não digo o contrario, mas!! tb existem outros cães com muita força que nao são PP's... pense no são bernardo? e diga-me ... eu não sou forte mt menos musculada loool :lol: :lol: mas tenho um pitbull não ´nada pequeno e agarro ele muit muit melhor do que um são bernardo ou um serra da estrela!! E esta? :P :P :P :P 8)
Eu disse que entendi o que o figurante queria diser, mas não disse que nao concordava consigo porque ate concordo, mas tou a perceber o ponto de vista de voces 2, de qualquer modo pitbull ou não precisa de carinho, educação e exercicio porque é um cão como os outros..
VELOCE
Membro Júnior
Registado: terça set 30, 2008 1:14 pm

domingo jan 04, 2009 4:30 pm

Não têm nada a ver com tamanho, nem com ser considerado P.P. O Pit Bull é um cão com um carácter tendencialmente dominante e daí não ser aconselhado para donos inexperientes.
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

domingo jan 04, 2009 4:32 pm

De acordo :) para o seu que ainda é pequenino não serve de muito mas servirá um dia, tem de gastar mta energia que acumula em casa :) na rua o meu menino tá conosco no apartamento sempre foi de casa desde bebé foi mt bem ensinadinho, escola e pelo dono, porque é um cabeça dura, teimosooooo que nem uma porta...

Mas também não deixo de concordar com os outros pontos de vista do sr figurante, acerca de vacinas, acerca da senhora o ter entregue cedo de mais, para mim queria era po-los a andar... acerca do ensino... porque um menino desses faz muito estrago... :) não a nivel perigoso mas em casa ele consegue fazer te investir na mobilia... lol

Mas são meiguinhos... e leais, temos dois, são muito diferentes é agua e azeite podia estar de volta dela uma semana inteira a brincar ela não se cansa, mas dão-se bem, e ela tb é meiguinha dá log a barriguinha :) á confiança ...

Tb há que entender que "eles" são um forte investimento desde que saiu a lei, por isso ter disparado o abandono destes após a dita cuja.. :s
ThorBully
Membro Júnior

domingo jan 04, 2009 4:40 pm

Claro, é melhor que eles se cansem na rua, do que cansarem-se a virar a casa ao contrario hehe... em relação a mobilia ja tou ciente que isso vai acontecer, ja ouvi falar de um spray para evitar que eles mordam a mobilia mas nao sei se funciona? Em relação à lei, espero que me tenham informado bem, Vou ter de o registar na junta e fazer um seguro, sem contar com o chip e vacinas ( que estou a planear fazer no veterinario do canil pois sai muito mais em conta ), e aos 5 meses tem de andar na rua com ançaime, se houver mais alguma coisa que eu não saiba informem-me sff
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

domingo jan 04, 2009 4:53 pm

Falando assim... tanto o pitbull como o resto da lista... PP.

Como vão ganhar essa experiencia? Se nunca tiverem?

Pessoalmente, o meu cão, foi adquirido muito antes da lei, e foi primeiro cão...

Nunca se ouvia falar que o dono tivesse de ser experiente com outros cães na altura...

Na minha opinião, há que aprender e compreender a dita Lei... e especialmente o motivo pela qual foi criada e respeita-la... claro que as pessoas hão de ter a noção dos conhecimentos básicos sobre ela... hoje em dia... não conseguimos ficar "burros" peço desculpa a expressão,

Todos os dias fazem questão de nos lembrar os poders desta raça, é verdade :roll:

Então eu digo nós aprendemos com eles (nossos cães) todos os dias, o que gostam o que não gostam, o temperamento destes, a tolerancia deles.

Não vim arranjar despiques... há que considerar, um pouco isto...
Generalizaram os "cães assasinos" por causa de donos irresponsáveis, Porque eu não concordo que sejam todos iguais...

Nuna será de mais alertarmos os novos donos, para não se esquecerem de nada :wink:

Mas não concordo que esta raça não seja raça para primeiro cão 8)
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

domingo jan 04, 2009 4:59 pm

castração... como já foi dito :?

enfrentar os comentários de esquina na rua :lol:

os olhares de lado :lol:
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

domingo jan 04, 2009 5:12 pm

Eu concordo de uma maneira geral com o que o Figurante disse (o que é uma novidade). E concordo porque o Pit Bull (tal como uma serie de raças, dentro e fora da lista) não são cães aconselhados para pessoas inexperientes com cães. Todos as raças (já agora rafeiros também) que revelam um carácter dominante e que necessitam de uma educação firme e bem orientada, necessitam de donos que tenham uma boa noção do eu estes animais necessitam. Isso quer dizer que o Pit Bull é um cão diferente dos outros? Depende! De que “outros” estamos a falar?

Já agora Soraya, o seu PitBull que diz ter muito antes da Lei é o Dreik? É que pelo que vejo no seu Petsite o Dreik só tem 3 anos!!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
sorayacatarina
Membro Veterano
Dreik,
Gugui
Vicky

domingo jan 04, 2009 5:21 pm

Temos outra que é a arah tem nove anos.. ainda não fiz petsite dela, porque fotos dela é quase impensavel lol só se apanha a cauda ou só já a paisagem.. lol

Mas ao qual eu me referia é ela e ele sim tb... posso perguntar porque??

De certa forma geral como falou o figurante, talvez me vire so mais para a questão... sabe-se lá em que mãos vão parar esta raça tal como tantas outras, mas o que querem? continuo a não concordar...

Lembro me na minha infancia, bem próxima lol, que tinha um bobizito que tinha pouco mais de dois palmos... mordia toda a gente, como se fosse ... lol nem sei o que ele achava que era, depois de me morder tanto (ainda me lembro lol ) o meu pai teve de dar ele era um antisocial... cuidado com ele, mas a quem deu foi sempre bem tratado enquanto foi vivo... (explico logo antes que venha a policia :D)
Responder

Voltar para “Cães”