Ajuda para cachorro c/2 dias encontrado no lixo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jan 13, 2009 8:06 pm

Ninoquinha Escreveu:
Bernardinha Escreveu:Quanto á paparoca, os leites apropriados são óptimos de certeza, mas a minha vet deu-me outra receita, aqui vai:

- 1/4 de leite gordo
- 1 colher de natas
- 1 gema de ovo

É fundamental é que seja bastante nutriente.
Leite gordo do nosso? :o

...
Já criei várias ninhadas com essa receita e nunca tive problemas. :D E mais: quando começa a dar sinais de que a fórmula já não lhes mata muito bem a fome, engrosso o leite com um pouco de Nestum de arroz.

Mas acho bem que a Elsy não mude o regime ao cachorrinho, a mudança pode dar para o torto, ele é muito pequenino e frágil. :wink:
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jan 13, 2009 8:10 pm

Ninoquinha Escreveu:
Bernardinha Escreveu:Quanto á paparoca, os leites apropriados são óptimos de certeza, mas a minha vet deu-me outra receita, aqui vai:

- 1/4 de leite gordo
- 1 colher de natas
- 1 gema de ovo

É fundamental é que seja bastante nutriente.
Leite gordo do nosso? :o

...
Sim do nosso. Já criei várias ninhadas com essa receita e todas elas prosperaram. :D
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça jan 13, 2009 8:39 pm

E é preciso dar duas vezes a mesma resposta? :roll:

pois bem, leite do nosso (leia-se leite de vaca) não se dá. Os cães têm pouca tolerância à lactose. Logo... Não se dá. E ponto. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça jan 13, 2009 10:40 pm

Pois, de facto bastava a primeira resposta! :lol: :lol: :lol: Mas isto dava-me um erro qualquer ao submeter e eu não via a resposta.

Não faz mal, fica duplicado.

Pois, eu sei que geralmente se diz que o leite de vaca faz mal, etc. Mas a verdade é que antes de haver leites ditos apropriados, os cachorros também ficavam sem mãe e eram alimentados a leite de vaca. Sobreviviam. E os que eu tenho criado com esta receita caseira têm medrado que é um gosto!

E também posso acrescentar que por mero acaso - ou talvez não - a única ninhada que não sobreviveu nas minhas mãos foi alimentada com leite para cachorros de uma marca tido por uma das melhores do mercado.

Mas isto é como tudo: uns dão-se bem, outros não, uns confiam, outros não. Eu continuarei a dar essa fórmula que tão bons resultados me tem dado a todo o cachorro lactente que me venha às mãos.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
pathelen
Membro Veterano
Mensagens: 2546
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça jan 13, 2009 10:57 pm

LucNun Escreveu: Pois, eu sei que geralmente se diz que o leite de vaca faz mal, etc. Mas a verdade é que antes de haver leites ditos apropriados, os cachorros também ficavam sem mãe e eram alimentados a leite de vaca. Sobreviviam. E os que eu tenho criado com esta receita caseira têm medrado que é um gosto!
Nem mais... :wink:

E dizem o mesmo dos gatos e também alimentei alguns recem nascidos, inclusivé um meu, com leite de vaca diluido... e viveu 12 anos sem doenças!!

E as minhas tias no Alentejo, o que não lhes falta são cachorros recém-nascidos que lhes caem nos braços e que elas têm que alimentar... com leite de vaca sim, tb um pouco diluido!

É uma realidade que antes de haver leites apropriados para cachorros era assim que se alimentavam e nem havia rações... e havia muito menos doenças, tais como as IR... :(
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quarta jan 14, 2009 5:20 am

O problema com o leite de vaca é que é muito fraco para as necessidades de um cachorro recém nascido - não mata a fome.
Por isso se mete o ovo e as natas que tornam o leite mais forte.

Esta receita
- 1/4 de leite gordo
- 1 colher de natas
- 1 gema de ovo
é a melhor quando não há leite de substituição ou outra cadela.
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jan 14, 2009 9:17 am

Por si só, e depois de todos os tratos de polé a que o submetemos e que o diluem e enfraquecem, o leite de vaca pode realmente não chegar para satisfazer um cachorro. Mas a mistura de natas, que vão reforçar o teor de gordura, e a gema de ovo aproximam-no basttante do de cadela.

Além disso, há também o factor económico: com as latas de leite de substituição a dezoito euros e picos, não há dúvida de que esta fórmula caseira sai muito mais barata quando há mais de um cachorro e serve perfeitamente os objectivos.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta jan 14, 2009 10:11 am

LucNun Escreveu:Além disso, há também o factor económico: com as latas de leite de substituição a dezoito euros e picos, não há dúvida de que esta fórmula caseira sai muito mais barata quando há mais de um cachorro e serve perfeitamente os objectivos.
Desisto. :roll:

Até tou a ver a conversa:

- Ai doutora, 18€ por 400gr de leite em pó mais 3 tetinas e um biberon? Não tem nada mais barato?
- Olhe, eu entendo. Faça assim...


Só eu é que sou tola. Que ainda gasto o meu tempo com este tipo de coisas. Por isso e por ter alimentado 14 animais com leite em pó da RC. Sim, porque salvar um bicho e estragar-lhe o sistema por dentro... "tá quieto óh meu." :roll:

Elsa, se precisares de mim sabes cm me contactar. Dou por terminada a minha participação neste tópico.
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta jan 14, 2009 11:20 am

Boa tarde!
Ontem fomos ao vet, o cordão umbilical estava mesmo quase a cair, pelo que ficou lá lol
Levei os dois leites que tinha, o vet aconselhou-me o melhor entre os dois e recomendou papinha e quentinho, sem grandes oscilações de temperatura.
Este badalhoco adora chuchar no meu dedo mas nao liga nenhuma as tetinas :o Devo ter ali 3 biberões e 6 tetinas diferentes e o tipo n puxa com grande emoção em nenhuma delas.. Puxa, mas nada de extraordinário. :|
Bem, a ver vamos..
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

quarta jan 14, 2009 11:23 am

Uma tetina não é um mamilo. :lol: É natural que com algum tempo ele aprenda a mamar no biberon. (Aconteceu-me com os bichos de que te falei.) Se compraste o RC vem uma tetina minúscula. Usa essa. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Mensagens: 334
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm
Localização: Chihuahuas e agora peixinhos e uma tartaruga :P

quarta jan 14, 2009 11:27 am

Olá, dependendo do tamanho do cachorrinho e se ele não estiver a mamar mt bem pelas tetinas, pode experimentar dar o leite com uma seringa daquelas de insolina no canto da boquinha... se for dando devagar quase gota-a-gota... Às vezes torna-se mais facil e ajuda a o leite não ir para os pulmões. Boa sorte com o bebezinho :wink:
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

quarta jan 14, 2009 11:33 am

Também ja experimentei com uma seringa, sim, até é mais facil para mim ver a quantidade que ele ingere se der numa seringa.. Só que me disseram precisamente o contrário, que é mais fácil o leite ir para os pulmões usando a seringa :o
Adiante..

Cá está o protagonista da história (foto tirada ontem)

Imagem
PrincesaEmmaJules
Membro Veterano
Mensagens: 334
Registado: sexta jul 21, 2006 3:40 pm
Localização: Chihuahuas e agora peixinhos e uma tartaruga :P

quarta jan 14, 2009 11:43 am

Pois, se ele se vai dando bem com o biberão...é ir vendo... não ha receita milagrosa...é ir tentando fazer o melhor po pekenote como tem feito até agora! :wink: Falei na seringa pk quando tivemos de criar a Emma e os irmãos com o biberão não tava facil , pois ou n mamavam ou o burakito na tetina era pekeno demais ou grande demais...e no desespero acabamos por tentar com seringa e depois disso passamos a usar foi a seringa...é a tal coisa...é uma tarefa dificil criar cachorrinhos tão novinhos...é fazer o melhor que se pode e td o k está ao nosso alcance como a Elsy_Drummer tem vindo a fazer! Parabéns pelo esforço e ajuda k ta a dar a esse pekenino e pelo menino em si, k é lindo :)
<p><strong><a id="ctl00_ContentPlaceHolder1_WidgetList_ctl17_thumb_link" href="http://www.bigoo.ws/Images/dogs-gif/181 ... strong></p>
<p><strong><strong>  «Virá o dia em que a matança de um animal será considerada um crime tanto quanto o assassinato de um Homem!»</strong></strong></p>
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta jan 14, 2009 11:48 am

boas.
é lindo o bébe´

Ninoquinha
o topico é mesmo para espormos ideas e vivencias de como alguém ja criou bebes assim.

ninguém tem que se sentir ofendido por dicas aqui espostas.

tb já criei bebes com a receita caseira. e todos de prefeita saúde.

boa sorte para a bébe
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jan 14, 2009 12:09 pm

Elsy_Drummer Escreveu:Também ja experimentei com uma seringa, sim, até é mais facil para mim ver a quantidade que ele ingere se der numa seringa.. Só que me disseram precisamente o contrário, que é mais fácil o leite ir para os pulmões usando a seringa :o
Adiante..

Cá está o protagonista da história (foto tirada ontem)

Imagem
Esse bebé é lindo! :D

Quanto ao uso da seringa e do biberão: tudo depende da nossa habilidade e do grau de reflexo de sucção que os cachorrinhos tenham. Eu também não gosto da seringa, que uso só para medicamentos líquidos. Acho que de facto há maior risco de o leite tomar o caminho errado, mas cada um ajeita-se com o que tem.

Vá insistindo com o biberão e verifique se o furo é suficientemente aberto. Se o cachorrinho tem o reflexo ainda fraco e o furo for demasiado pequeno e deixar passar pouco leite, o bebé cansa-se depressa e deixa de puxar.

De qualquer das maneiras, dentro de dias ele estará a sugar como deve.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”