canil no Minho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bubita
Membro Júnior
Registado: sábado fev 15, 2003 11:48 pm

quarta jun 04, 2003 2:10 pm

ola amigos,
eu ando nestas andanças há muito pouco tempo, e venho desta forma pedir-vos uma informação,se tal for possivel. Eu mudei-me a coisa de um ano para o Minho, mais precisamente Ponte da Barca, e preocupa-me imenso o facto de cada vez mais o numero de animais abandonados estar a aumentar de uma forma preocupante, acontece-me muitas vezes encontrar cães nas bermas da estrada detadinhos, e passam ali dias inteiros, até que desaparecem. Não sei porque estarão eles ali, penso que talvez tenha sido o local onde tenham sido abandonados. O pior é que eu não posso cuidar de todos, se lhes dou de comer as pessoas as pessoas dizem que sou maluca, não os posso ter em casa :( Queria saber se existe algum canil de recolha de animais abandonados nesta zona, ou sugestões para tentar resolver este problema. Custa-me muito ver os bichinhos sem carinho e maltratados. tenho tambem vindo a constatar que nesta zona há alguma hostilidade em relação aos cães em geral, repudiam o facto de eu andar com a buba na rua :( nao percebo!!! a educação das gentes do norte será assim tão diferente da das gentes do
sul? a que se deverá isto?
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta jun 04, 2003 4:02 pm

bubita Escreveu: tenho tambem vindo a constatar que nesta zona há alguma hostilidade em relação aos cães em geral, repudiam o facto de eu andar com a buba na rua :( nao percebo!!! a educação das gentes do norte será assim tão diferente da das gentes do
Viva. Com muita pena minha, só lhe posso responder a isto, e mesmo assim... ;) As pessoas do Norte, ou do interior em geral, são um pouco hostis em relação aos cães pois não lhes chega muita informação, são um pouco "ignorantes", se me permitem o uso deste termo. E vê-la passear um cão como a bubita, que apesar de não ser (ainda) muito grande, mas já tem um tamanho considerável, é como uma espécie de ameaça. Têm logo um pouco de medo, talvez. Mas esta é só a minha opinião...
P.S- a sua bubita é absolutamente linda! Adorei-a.
Fiquem bem
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta jun 04, 2003 4:25 pm

Arcanus Escreveu:
bubita Escreveu: tenho tambem vindo a constatar que nesta zona há alguma hostilidade em relação aos cães em geral, repudiam o facto de eu andar com a buba na rua :( nao percebo!!! a educação das gentes do norte será assim tão diferente da das gentes do
Viva. Com muita pena minha, só lhe posso responder a isto, e mesmo assim... ;) As pessoas do Norte, ou do interior em geral, são um pouco hostis em relação aos cães pois não lhes chega muita informação, são um pouco "ignorantes", se me permitem o uso deste termo. E vê-la passear um cão como a bubita, que apesar de não ser (ainda) muito grande, mas já tem um tamanho considerável, é como uma espécie de ameaça. Têm logo um pouco de medo, talvez. Mas esta é só a minha opinião...
Fiquem bem
Meus amigos foristas. Vão desculpar-me mas sinto-me profundamente ofendida com o que acabo de ler em relação às pessoas do Norte. Tanta barbaridade junta nunca vi. Vocês desculpem-me mas a ignorância de que se falou pelos vistos não se aplica às pessoas do Norte.
Eu sou do Norte, mais propriamente do Porto e resido na Maia e discordo a 100% com que disseram. Outros foristas também são daqui e podem confirmar o que digo. A maneira como generalizaram a atitude que estão a apreciar nalgumas pessoas é completamente ofensiva e descabida!!!
O que efectivamente se passa, embora apresente grandes sinais de mudança, é que para muita gente, principalmente do interior, um cão é isso mesmo...simplesmente um cão, nada mais. E como tal é tratado como um cão. As pessoas não estão devidamente informadas, não estrelizam as cadelas e quando aparecem as ninhadas ou as matam ou as abandonam. Não quer isto dizer que TODA A GENTE trate assim os cães. Mesmo nos meios rurais há quem saiba amar os cães como fazemos aqui na cidade. Em todo o país há cães na rua, ao abandono e atirados à sua sorte. Não se pode tomar o todo pela parte.

Desculpem mas eu tinha de dizer isto! :(
Andre_Brito
Membro Júnior
Registado: segunda mar 10, 2003 4:09 pm

quarta jun 04, 2003 5:37 pm

Boas tardes,
Faço minhas as palavras da Isabel. Eu também sou do Norte (Tripeiro de gema e coração) e não posso deixar de me sentir ofendido com o que li :
Arcanus Escreveu: As pessoas do Norte, ou do interior em geral, são um pouco hostis em relação aos cães pois não lhes chega muita informação, são um pouco "ignorantes"
Não sei de onde foi buscar esta ideia mas asseguro-lhe a mesma informação que existe no Sul ou ao litoral , está disponível no resto país (dá para crer ??? ... maravilhas da era moderna!).
Lamento que Bubita presencie as cenas que descreveu, lamento principalmente porque essas situações acontecem (em TODO o país).

De facto no interior trata-se mais um cão como ... um cão! Talvez o pessoal do litoral possa aprender a não "humanizar" tanto os seus animais de estimação... mas o pessoal do interior também tem que aprender umas coisitas ...
Não se pode generalizar uma atitude presenciada pela Bubita. Eu costumo ir dar grandes passeios, pelas aldeia e montes, acompanhado pelo cão dos meus sogros e nunca tive uma reacção negativa. Muito pelo contrário, tenho feito algumas amizades "à custa" dos cães.

Cumprimentos,
André Brito
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 04, 2003 6:54 pm

Olá

Realmente a intervenção do Arcanus foi infeliz. Eu não sou nem do norte nem do sul, sou do centro, de Viseu, embora viva no Porto. Mas conheço relativamente bem as diferentes culturas.

Diferentes formas de encarar o cão, em linhas muito gerais, há duas: a urbana e a do campo, isto indepemdentemente de se ser do norte ou do sul. Assim também não há diferenças de comportamento dos donos em relação aos cães entre as cidades do norte e as do sul, Porto e Lisboa por exemplo.

Por mera coincidência estive hoje a editar ´mais uma página no meu site onde isto é lá focado a propósito da "humanização" dos cães, do sofrimento dos cães "abandonados" em casa e das diferentes formas de os integrar na família conforme se é da cidade ou do campo.

Sem querer impingir mais uma vez o site, o artigo fica aqui para quem quiser ler:
http://whippetp.no.sapo.pt/cao_so.htm
.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 04, 2003 6:57 pm

Uma coisa é ser uma zona rural...Outra é falar em zonas...

Não tem nada a ver com isso.

Quanto ao canil, não vai resolver nada:Atrevo-me a dizer que pode ficar melhor com a sua consciência mas o canil vai ficar com mais animais e com mais problemas...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Arcanus
Membro Veterano

quarta jun 04, 2003 7:31 pm

Arcanus Escreveu: ou do interior em geral,
Viva. Já vi que as minhas palavras geraram alguam confusão, e por isso vou tentar explicar-me. Peço desculpa se ofendi alguém, não era minha intenção, a sério :( :( . Quando disse aquilo era em relação às pessoas do interior, mas do interior mesmo. Não me referia às pessoas do norte como ignorantes, mas sim às pessoas do interior, algumas que têm menos acesso à informação.
Isabelpo, não disse aquilo de forma desdenhosa das pessoas do Norte, garanto-lhe, pois até gosto muito delas. Posso não me ter explicado bem, mas acho que as pessoas podem errar...
Andre-brito, a si, só lhe digo: não estou aqui para começar discussões, mas achei a sua frase um pouco infeliz, pois nem ao menos me deram tempo de me explicar. Começaram logo a atacar. Eu sei que hoje em dia a tecnologia já vai muito avançada, mas não me pode de maneira nenhuma garantir que a mesma informação que há no Sul, há no Norte, ou no Centro, ou dos lados, pois nem todas as pessoas têm dinheiro para ter uma televisão em casa, e era a essas pessoas, mais antigas, mais do interior, que eu me referia. Mas...
Peço MUITAS desculpas se ofendi alguém, volto a dizer que não era minha intenção. Expliquei-me mal, só isso. Acontece. Não quero criar mal-estares, nem desentendimentos, nem nada que se pareça. Depois de tudo o que aconteceu, nesta altura só me apetece paz. Ficar de bem com TODA a gente.
POR FAVOR, DESCULPEM-ME!!! :cry: :cry: :cry:
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quarta jun 04, 2003 8:47 pm

Embora viva na zona do Estoril, nasci bem no centro do Porto onde vivi até aos 9 anos. Tenho uma quinta de familia no norte (Barcelos) e a primeira vez que apareci lá com o meu york a reação das pessoas foi de que o meu cão não passava de uma futilidade pois não servia para nada.
Entenda-se que nas zonas rurais ainda hoje os cães são instrumentos de trabalho e o unico "prazer" que lhes está associado é a caça, havendo quem reproduza (não estou a falar de criadores) e venda podengos para a caça a 800 ou 900 €.
Arcanus
Membro Veterano

quarta jun 04, 2003 8:51 pm

anavaz Escreveu: Embora viva na zona do Estoril, nasci bem no centro do Porto onde vivi até aos 9 anos. Tenho uma quinta de familia no norte (Barcelos) e a primeira vez que apareci lá com o meu york a reação das pessoas foi de que o meu cão não passava de uma futilidade pois não servia para nada.
Entenda-se que nas zonas rurais ainda hoje os cães são instrumentos de trabalho e o unico "prazer" que lhes está associado é a caça, havendo quem reproduza (não estou a falar de criadores) e venda podengos para a caça a 800 ou 900 €.
Viva. Era exactamente isto que eu queria dizer, mas estava com a cabeça noutro lugar, e não me expliquei bem. Por favor, os meus sinceros pedidos de desculpas mais uma vez.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quarta jun 04, 2003 9:07 pm

Olá a todos.
Também eu me encontro relativamente perto da zona da Bubita (Arcos de Valdevez) e denoto igualmente alguma "distância" na maneira como os cães são aqui vistos pelas gentes do interior.
Na zona onde eu moro (Paredes de Coura), os cães tem uma barraca de cimento nao quintal (outros um bidon), estão presos por uma corrente, e têm necessariamente que ter uma função a desempenhar perante a família que não a mera companhia. Eles servem para guardar a casa e a família. No entanto, e mesmo assim, já se verifica alguma evolução no "tratamento" dos mesmos pois, quer por comodismo, mais informação, ou mesmo pelo factor poupança, já se encontram muitas pessoas a dar ração seca aos animais, em vez dos habituais "restos".
No entanto nem todos somos iguais, e existem muitos outros tais como eu, a Bubita, e os restantes forenses que residem cá mais acima, que tratam os seus animais com a maior das dignidades possíveis.
Já agora Bubita, quando vir alguém por aqui com uma Terranova, pode crer que irei meter conversa consigo ;)
É que também eu me mudei para cá há relativamente pouco tempo (3 meses...) :(
bubita
Membro Júnior
Registado: sábado fev 15, 2003 11:48 pm

quarta jun 04, 2003 10:00 pm

Desculpem se ofendi alguem, não era minha intenção e mas eu não disse que era toda a gente do norte, mas que se sente uma grande diferença do sul para o norte sente, ou então eu tive um grande azar. e acreditem que tenho maior respeito pelas pessoas do Norte.
As pessoas criticam-me por eu levar a Buba de carro, criticam-me por dar banho a ela na banheira da minha casa de banho (é a unica hipotese que tenho), gozam-me se levo a cadela ao vet, se a escovo é mariquice, implicam cmg por leva-la pela trela. chegaram a dizer-me para andar com ela solta e se ela me fugisse devia deixa-la dormir a noite na rua, ppois só assim iria aprender a não fugir!!! ja quase que fui "obrigada" a ter que dar ossos à cadela, e já fui alvo de risota por carregar com os sacos de ração (o cão deve comer restos) :( acreditem que uma vez me queixei que a Buba deveria ter uma pulguita pois andava a coçar-se e disseram-me "- Catarina, um cão que não tem pulgas não é um cão!" penso que vou comprar uma pulga de plástico para andar ao pescoço da buba :) e já recebi verdadeiros ensinamentos de bem ensinar um cão que passam por uma extrema crueldade. Já presenciei cães fechados em carros, ao sol durante tardes inteiras, cães sem água para beber e presos a correntes.... enfim!!!
Mais uma vez peço desculpa, mas não foi minha intenção generalizar.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 04, 2003 10:04 pm

Bubita.

Desculpe que eu lhe diga, mas fala demasiado da sua vida com pessoas que o não merecem.

Se não respeitam a sua maneira de ser não merecem saber pormenores da sua vida.

Mande-os assistir à operação triunfo que isso já percebem .
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quarta jun 04, 2003 11:14 pm

Arcanus Escreveu:
Fiquem bem
Arcanus...

Fiquei tão triste com esta sua intervenção...

Nasci no Porto, mas tenho a maioria da minha família no Sul do País. Posso-lhe dizer que assisti a muito mais crueldades a animais lá em baixo do que aqui... Quando era mais novita praticamente assisti à morte de um Pastor Alemão devido a epilepsia... Diziam-me os donos que não tinha cura! Eu não sabia nada de doenças nem tratamentos, mas sempre lhes perguntei porque não levavam o cão ao vet. Marcou-me e ainda hoje, passados mais de 15 anos me lembro...

Independentemente da região, os habitantes de zonas rurais tendem a encarar os cães como parte de um "rebanho", animais que têm um lugar bem definido, fora de casa. Não quero com isto dizer que não gostam dos cães, apenas os encaram como "animais", sem terem tanta ligação afectiva. Daí "gozarem" com a Bubita em relação a determinados aspectos.

Bubita, não desanime, e pode ser que daqui a algum tempo sejam essas mesmas pessoas ou seus filhos a serem carinhosos e mais preocupados com os cães! ;)

Fiquem bem
musa
Membro
Registado: quinta abr 10, 2003 9:34 pm

quinta jun 05, 2003 12:29 am

Olá!
Também me magoaram as palavras a ofender as pessoas do norte :(
Acredito que no interior seja norte ou sul as pessoas tratem "mal" os nossos amiguinhos :(
Tambem no litoral por todo o país existem pessoas assim, não tanto mas acredito que haja,aliás há evidencias disso,
Mas como em tudo não se deve generalizar.
Bubita o que lhe digo é que ignore as pessoas que a "criticam" porque esta a fazer coisas certas e que para eles são "mariquices"
Essas pessoas nem merecem a sua atenção ;)

Beijokas
Fiquem bem
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quinta jun 05, 2003 8:14 am

bubita Escreveu: Desculpem se ofendi alguem, não era minha intenção e mas eu não disse que era toda a gente do norte, mas que se sente uma grande diferença do sul para o norte sente, ou então eu tive um grande azar. e acreditem que tenho maior respeito pelas pessoas do Norte.
As pessoas criticam-me por eu levar a Buba de carro, criticam-me por dar banho a ela na banheira da minha casa de banho (é a unica hipotese que tenho), gozam-me se levo a cadela ao vet, se a escovo é mariquice, implicam cmg por leva-la pela trela. chegaram a dizer-me para andar com ela solta e se ela me fugisse devia deixa-la dormir a noite na rua, ppois só assim iria aprender a não fugir!!! ja quase que fui "obrigada" a ter que dar ossos à cadela, e já fui alvo de risota por carregar com os sacos de ração (o cão deve comer restos) :( acreditem que uma vez me queixei que a Buba deveria ter uma pulguita pois andava a coçar-se e disseram-me "- Catarina, um cão que não tem pulgas não é um cão!" penso que vou comprar uma pulga de plástico para andar ao pescoço da buba :) e já recebi verdadeiros ensinamentos de bem ensinar um cão que passam por uma extrema crueldade. Já presenciei cães fechados em carros, ao sol durante tardes inteiras, cães sem água para beber e presos a correntes.... enfim!!!
Mais uma vez peço desculpa, mas não foi minha intenção generalizar.
Olá,

Pareçe-me, por aquilo que leio, existem certas pessoas ( e não zonas do país) as quais ainda não foi chegada toda a informação e formação possíveis. Sem ambas, não poderá haver desenvolvimento.
Depois, existem as pessoas "brutas" (intelectualmente) por natureza. Nestas, penso que não há nada que possa ser feito, com muita pena minha. :(
Responder

Voltar para “Cães”