Castração em machos
Moderador: mcerqueira
Olá! Peço desculpa se estou a abrir um topico repetido, mas realmente os unicos topicos que encontrei sobre castração eram em cadelas.
A minha duvida é:
acham que a castração é aconselhavel para um cachorro de 7 meses que vive num apartamento?
Nao haveria o perigo de engordar, porque alem de uma boa comida, faz exercicio fisico diariamente.
Ao contario do que é em casa, é muito mal educado na rua. Eu penso que isto se deve ao facto de estar na 'puberdade'.
Apesar de saber que ao castrar o cão nao o estou a prejudicar, custa-me um bocado pensar em castra-lo porque se começou a tornar mal educado na rua. Claro que sou contra as criaçoes caseiras, etc, mas a principal razao seria essa já que o resto é evitavel.
Já a pensar na educação dele, estou a tirar o curso de treino de ensino de cães e penso que a sua ma educaçao sera tambem em grande parte resolvida com isto.
Apesar de tudo gostava de saber a vossa opiniao relativamente a minha questao inicial so bre os beneficios e as desvantagens da castraçao em machos.
Desde ja um obrigado.
Margarida[/code]
A minha duvida é:
acham que a castração é aconselhavel para um cachorro de 7 meses que vive num apartamento?
Nao haveria o perigo de engordar, porque alem de uma boa comida, faz exercicio fisico diariamente.
Ao contario do que é em casa, é muito mal educado na rua. Eu penso que isto se deve ao facto de estar na 'puberdade'.
Apesar de saber que ao castrar o cão nao o estou a prejudicar, custa-me um bocado pensar em castra-lo porque se começou a tornar mal educado na rua. Claro que sou contra as criaçoes caseiras, etc, mas a principal razao seria essa já que o resto é evitavel.
Já a pensar na educação dele, estou a tirar o curso de treino de ensino de cães e penso que a sua ma educaçao sera tambem em grande parte resolvida com isto.
Apesar de tudo gostava de saber a vossa opiniao relativamente a minha questao inicial so bre os beneficios e as desvantagens da castraçao em machos.
Desde ja um obrigado.
Margarida[/code]
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
a castração n
ão faz milagres. o cão vai ficar iguaçzinho ao que é. para deixar de se portar mal, só funciona a educação, que pode começar a ser dada sem precisar de ir à escola. e quanto mais cedo, melhor
ão faz milagres. o cão vai ficar iguaçzinho ao que é. para deixar de se portar mal, só funciona a educação, que pode começar a ser dada sem precisar de ir à escola. e quanto mais cedo, melhor
anjjazul
Como referi anteriormente na minha duvida, ao contrario do que acontece em casa, na rua parece que nao tem educação. Em casa é calmo e educado, com as traquinices normais de um cahorro. Na rua, fica alterado. Pensei na castração porque (digo eu) o que lhe podera estar a despoletar estas reaçoes seram os odores desconhecidos de cadelas e de outros machos. Penso que se assim for a castração resolvera. Ou estarei errada?
A única coisa que eu garanto que a castração vai alterar é a frequência dos xixis. Deixam de marcar, ou seja, fazer um xixi aqui, outro acolá, outro ali mais à frente.
De resto, o comportamento dele pode não se alterar em nada.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Mesmo a marcação de território por vezes não é "acalmada" com a castração.
Quanto à educação, a melhor estratégia mesmo é... educar!
Pelo que consegui perceber o seu "pestinha" é um boxer. Beeeeeeeeem, uma (boa) parte dos cães desta raça conseguem ser muito, mas muiiiiiiiiiiiito, mal educados na rua, por muito "anjinhos" que sejam em casa... A explicação? Acho que se pode dizer que o boxer é um cocktail fantástico entre distraído/hiperactivo/teimoso/imaturo, que pode em alguns casos acabar com a paciência do mais santo dos donos. E a rua é simplesmente uma fonte de estímulos que fazem despertar aquele vulcão que há dentro deles.
Muitos donos perguntam-se "mas onde foi que eu errei?"... só que apesar de muitas vezes os erros serem efectivamente dos donos, acho que o que acontece mais é não estarem preparados para terem um cão como o boxer, ou mal habituados com boxers mais "pacholas"...
Acho que em primeiro lugar terá de ter muita paciência e persistência, todos os dias, meses a fio, por vezes a vida toda...
Depois afirmar muito bem quem é o líder ajuda imenso... um boxer com a hierarquia bem definida é mais fácil de controlar, tal como outros cães, mas aqui é importante referir e ter sempre presente isso e, tal como no caso da paciência, todos os dias, a vida toda...
Mas nada a impede de castrar o seu cão, pelo menos com ele castrado sabe que ele não sairá disparado rua fora atrás do cheiro de uma cadela em cio!
Ana
Quanto à educação, a melhor estratégia mesmo é... educar!

Muitos donos perguntam-se "mas onde foi que eu errei?"... só que apesar de muitas vezes os erros serem efectivamente dos donos, acho que o que acontece mais é não estarem preparados para terem um cão como o boxer, ou mal habituados com boxers mais "pacholas"...
Acho que em primeiro lugar terá de ter muita paciência e persistência, todos os dias, meses a fio, por vezes a vida toda...
Depois afirmar muito bem quem é o líder ajuda imenso... um boxer com a hierarquia bem definida é mais fácil de controlar, tal como outros cães, mas aqui é importante referir e ter sempre presente isso e, tal como no caso da paciência, todos os dias, a vida toda...
Mas nada a impede de castrar o seu cão, pelo menos com ele castrado sabe que ele não sairá disparado rua fora atrás do cheiro de uma cadela em cio!

Ana
A castração num cão pode ajudar a alterar comportamentos, embora eu nunca tenha tido um boxer e não saber muito bem como é um boxer. Mas a castração é capaz de o acalmar um pouco. Para além disso a castração evita poblemas no futuro como tumores testiculares e problemas devido ao aumento da próstata.
Um dos grandes problemas das castrações é os cães engordarem, por isso tem de ter especial atenção nesse aspecto. Mas aconselhe-se com o veterinário qual a melhor altura e que comida adoptar depois para evitar que o cão engorde.
Se não quer mesmo fazer reproduzir o cão força!
Um dos grandes problemas das castrações é os cães engordarem, por isso tem de ter especial atenção nesse aspecto. Mas aconselhe-se com o veterinário qual a melhor altura e que comida adoptar depois para evitar que o cão engorde.
Se não quer mesmo fazer reproduzir o cão força!
o meu cao foi castrado, a conselho do veterinario e do treinador da escola. Iiriamos tentar que ficasse menos agressivo e hiperactivo (sem certezas). a mudança foi radical. mas atençao que existem muitos casos em que nao sao obtidos os resultados desejados.
Esta muito mais calmo e menos agressivo, perdeu a "hiper" dominancia que tinha. Imagino que tenham sido os 2 factores aliados, castraçao + escola de treino. Embora ainda tenha bastantes problemas com ele, sei que a operaçao ajudou bastante. Mas ai esta, cada caso é um caso.
Nao engordou nada, nem uma grama.
boa sorte
Esta muito mais calmo e menos agressivo, perdeu a "hiper" dominancia que tinha. Imagino que tenham sido os 2 factores aliados, castraçao + escola de treino. Embora ainda tenha bastantes problemas com ele, sei que a operaçao ajudou bastante. Mas ai esta, cada caso é um caso.
Nao engordou nada, nem uma grama.
boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
o max não engordou, não perdeu a dominância nem a mania de não gostar de cães estranhos quando vai à trela. se está um pouco mais sossegado, deve-se à idade. mesmo assim
mas maricas com pessoas 

anjjazul
Pelo que acabo de lêr afinal não há grande concenso e certezas quanto a alterações de comportamento nos machos.
Mais uma razão para não mandar castar o meu.
Aliás a minha opinião mantém-se. A minha vet também tem a mesma opinião que eu. Claro... foi ela que me influenciou. Se chegar a castrar o meu rasteirinho será mais tarde, quando sénior, para evitar problemas de saúde.
Até lá para quê tirar "um bocado" do animal, sijeitá-lo a uma operação... anestesia... pós operatório... gastar dinheiro?
Por isso, e visto que ainda é cachorro e tem "bom comportamento"... tenho ainda uns aninhos para tratar do assunto, certo?
Mais uma razão para não mandar castar o meu.
Aliás a minha opinião mantém-se. A minha vet também tem a mesma opinião que eu. Claro... foi ela que me influenciou. Se chegar a castrar o meu rasteirinho será mais tarde, quando sénior, para evitar problemas de saúde.
Até lá para quê tirar "um bocado" do animal, sijeitá-lo a uma operação... anestesia... pós operatório... gastar dinheiro?
Por isso, e visto que ainda é cachorro e tem "bom comportamento"... tenho ainda uns aninhos para tratar do assunto, certo?

A castração evita os xixis em todo o lado? 100%? é que o meu cão em tudo o que é montinho, poste ,saco etc lá vai marcar o território, mesmo já não tendo xixi pra fazer ,levanta a perna. E por acaso já me tinham dito que a castração resolve isso, mas será?dinodane Escreveu:A única coisa que eu garanto que a castração vai alterar é a frequência dos xixis. Deixam de marcar, ou seja, fazer um xixi aqui, outro acolá, outro ali mais à frente.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata
nada é 100% certo...Ritaraujo Escreveu:A castração evita os xixis em todo o lado? 100%? é que o meu cão em tudo o que é montinho, poste ,saco etc lá vai marcar o território, mesmo já não tendo xixi pra fazer ,levanta a perna. E por acaso já me tinham dito que a castração resolve isso, mas será?dinodane Escreveu:A única coisa que eu garanto que a castração vai alterar é a frequência dos xixis. Deixam de marcar, ou seja, fazer um xixi aqui, outro acolá, outro ali mais à frente.
dependendo da idade com que o cão foi castrado, este pode ter criado um "hábito" de fazer xixi aqui e acolá que pode ser mais dificil de largar...
Filipa Costa
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
- Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
- Contacto:
Olá
O Meu joão foi castrado aos 5 anos, até hj e tá com 13 anos, continua mijão. O azarucho dele é que a urina dele é automaticamente identificavel pq é incolor e sem cheiro, logo mijou.......foi catado.
O seu cão ainda é mto novinho mas só cá em Portugal é que há mtos tabus em relação á castração/esterilização. Em paises mais evoluidos a coisa faz-se sem grandes preconceitos.
Fale com o vet, tire duvidas, cada caso é um caso. A castração é eficaz nuns aspectos e menos eficaz noutros, como em tudo na vida.
boa sorte
O Meu joão foi castrado aos 5 anos, até hj e tá com 13 anos, continua mijão. O azarucho dele é que a urina dele é automaticamente identificavel pq é incolor e sem cheiro, logo mijou.......foi catado.
O seu cão ainda é mto novinho mas só cá em Portugal é que há mtos tabus em relação á castração/esterilização. Em paises mais evoluidos a coisa faz-se sem grandes preconceitos.
Fale com o vet, tire duvidas, cada caso é um caso. A castração é eficaz nuns aspectos e menos eficaz noutros, como em tudo na vida.
boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p> </p>
<p> </p>