Alimentação Canina

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quarta jun 04, 2003 3:21 pm

São frequentes as dúvidas em relação a alimentação adequada dos cães e gatos. Os animais, em sua maioria, vão preferir comida caseira à ração, mas este mau hábito alimentar deve ser evitado desde cedo pelo dono. Muitas pessoas dão restos de comida pensando na economia e nos apelos do animal, o que é totalmente desaconselhável. Alimentos caseiros são ricos em temperos e não suprem as necessidades nutricionais, podendo causar uma série de problemas de saúde, como obesidade, complicações renais e digestivas.

É justamente uma alimentação balanceada que garante o equilíbrio de cálcio, fósforo e vitamina D, para assegurar a solidez do esqueleto e um bom estado de conservação dos dentes. A ração adequada para os cães e gatos não será necessariamente a mesma durante toda a vida.

Existem rações para o desmame, crescimento (várias fases), adulto e até para os idosos. As marcas existentes no mercado têm variedades de sabores e diversas composições, de modo a atender o paladar dos bichinhos. Além disso, já podem ser encontradas rações específicas para animais alérgicos, gordos, cardíacos, renais, hepáticos ou gatos portadores da síndrome urológica felina, um distúrbio que provoca uma série de disfunções que afetam o trato urinário e atacam cerca de 5% a 10% dos gatos adultos de ambos os sexos.

Qualquer problema de deficiência na alimentação reflete rapidamente na aparência e saúde. Os problemas mais freqüentes são os processos alérgicos, que provocam a queda de pêlos, devido a carência de vitaminas e a hipersensibilidade alimentar. Muitos cães e gatos se recusam a comer ração, por preferirem comida caseira, mas basta deixar o pote com ração à disposição e se manter firme aos pedidos, que eles comem quando a fome aperta.



Bons costumes

Doces - Não alimente o cachorro com nenhuma espécie de doce, porque, além de provocar diarréia e vômito, estragam os dentes do animal.

Exagero - ontrole a quantidade de alimento a fim de evitar a obesidade. As refeições devem ser dadas em quantidades suficientes e proporcionais para cada tamanho e peso do animal. As embalagens das rações têm todas as indicações.

Mistura - Restos de comida nunca devem ser misturados à ração, para não desbalancear a dieta do animal.

Ossos - Nunca dê ossos de frango ou de porco, porque podem causar sérios problemas se forem engolidos.

Petiscos - Existem à venda biscoitos, ossinhos e até petiscos de ração especiais para cães e gatos. Fazem o animal feliz e ainda ajudam a cuidar dos dentes, prevenindo a formação de tártaro.



Programa de alimentação


Idade Quantidade diária
6 semanas a 6 meses manhã - tarde - noite
6 meses a 1 ano manhã - noite
Acima de 1 ano noite




Obesidade - A obesidade nos animais de estimação, principalmente cães e gatos, é um dos problemas nutricionais mais freqüentes, causado pelo sedentarismo e o fornecimento de alimentos muito energéticos. O acúmulo excessivo de gordura provoca a obesidade, prejudicando a saúde e o bem-estar dos animais de estimação. Um animal é considerado obeso quando seu peso ultrapassa em 20% o peso ideal.

Os cães obesos correm sérios riscos de sofrer osteoartrite, doenças de pele, problemas respiratórios, redução da fertilidade, riscos de parto e diabetes. E nos filhotes de raças grandes o risco de displasia coxo-femural é maior. Com os gatos, os problemas de saúde podem ser igualmente graves. Os riscos de doenças de pele, doenças urinárias e diabetes aumentam muito. Além disso, o animal com sobrepeso apresenta intolerância ao calor e ao exercício.

O exame de um veterinário é o melhor caminho para determinar se seu animal é ou não obeso. Isso é avaliado através da medição da espessura de gordura subcutânea, por método ultra-sonográfico ou avaliação por palpação da gordura da caixa torácica. O bom senso e mudanças na rotina alimentar devem ser seguidos.

O erro principal costuma vir do dono, ao proporcionar um consumo elevado de alimentos ou de ingredientes ricos em gorduras, como doces e comida caseira. Para corrigir, o primeiro passo é providenciar uma dieta alimentar que supra as necessidades de proteínas, vitaminas e minerais de que o animal precisa, mas com poucas calorias. Existem no mercado rações específicas para animais obesos. Devem ser feitos passeios diários com os cães, para que se exercitem. O aumento da atividade física nos gatos é mais difícil – uma opção são brincadeiras com objetos de seu interesse. O mais importante é o dono se conscientizar de que gordura não é sinal de saúde.


Fatores da obesidade

Hereditariedade - Entre as raças com mais tendência à obesidade estão o retriever do labrador, terrier cairn, pastor de Shetland, beagle e basset hound.

Castração - Também pode ocasionar obesidade, principalmente em machos, que se tornam mais sedentários. Existem rações light e específicas para gatos castrados. Distúrbios hormonais como hipotireoidismo são outra causa.

Exercício - Aumente a rotina de exercícios gradativamente, com caminhadas mais freqüentes e longas e brincadeiras que exijam esforço extra.

FONTE: NOSSOS BICHOS
Arcanus
Membro Veterano
Mensagens: 637
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta jun 04, 2003 3:44 pm

Viva! Cat_gold aceite mais um conselho meu, por favor. Os seus tópicos seu realmente elucidativos, mas muito grandes. São textos enormes, e muitas vezes as pessoas não têm tempo para ler, ou mesmo paciência! :lol: :lol: Por isso, em vez de textos assim tão grandes, tente resumi-los! E não pense em todas as minhas críticas como chatas, ou implicativas. São apenas críticas construtivas, ou pelo menos assim o espero. :oops: :oops: :oops:
Fiquem bem
KROZ
Membro Veterano
Mensagens: 3015
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 04, 2003 6:46 pm

Não transcreva textos de fontes que estão protegidas por direitos de autor.
Se puder coloque um link, caso contrário, faça você um resumo daquilo que aprendeu.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quarta jun 04, 2003 6:59 pm

KROZ Escreveu: Não transcreva textos de fontes que estão protegidas por direitos de autor.
Se puder coloque um link, caso contrário, faça você um resumo daquilo que aprendeu.
Exacto, a maior parte das suas mensagens são copy/paste de artigos tirados de sites que têm a protecção do copyright...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”