Educação do meu pequeno pastor alemão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AmilcarRP
Registado: domingo jan 18, 2009 12:35 am

domingo jan 18, 2009 12:54 am

Olá!

Preciso de uma ajudinha com o meu Aquiles ... é o meu primeiro cão por isso ainda tenho muito pouca experiência =P ..ele tem quase 3 meses de idade e por vezes morde me as calças morde me as maos quando dou festinhas ... não é qe seja totalmente maluco!! mas por vezes é brincalhão de mais e são hábitos que se têm e corrigir...

Do que tenho lido o mais aconselhável é dar lhe com o jornal no lombo e dizer "não" bem alto para ele associar o "não" a acções erradas ( seja isso sejam outras coisas como não ir para a terra do quintal ou não morder as cadeiras -.- ) .. eu sei que depende de cada cão, mas sendo um pastor alemão (raça obediente e inteligente) não deveria aprender rapidamente e parar quando lhe dou com o jornal ???

sei que educar um cão demora a sua vida inteira mas este post serve mais como um pedido de ajuda no "como educar", não como um pedido de ajuda "estou desesperado o que se passa com ele ?!?! =D "

Obrigado e um abraço a todos
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo jan 18, 2009 11:00 am

AmilcarRP Escreveu:Olá!

Preciso de uma ajudinha com o meu Aquiles ... é o meu primeiro cão por isso ainda tenho muito pouca experiência =P ..ele tem quase 3 meses de idade e por vezes morde me as calças morde me as maos quando dou festinhas ... não é qe seja totalmente maluco!! mas por vezes é brincalhão de mais e são hábitos que se têm e corrigir...

Do que tenho lido o mais aconselhável é dar lhe com o jornal no lombo e dizer "não" bem alto para ele associar o "não" a acções erradas ( seja isso sejam outras coisas como não ir para a terra do quintal ou não morder as cadeiras -.- ) .. eu sei que depende de cada cão, mas sendo um pastor alemão (raça obediente e inteligente) não deveria aprender rapidamente e parar quando lhe dou com o jornal ???

sei que educar um cão demora a sua vida inteira mas este post serve mais como um pedido de ajuda no "como educar", não como um pedido de ajuda "estou desesperado o que se passa com ele ?!?! =D "

Obrigado e um abraço a todos
Aqui está um bom exemplo do que não fazer...Onde é que leu isso do jornal no lombo?Um cachorro não se educa a porrada...
Quando ele tentar morder as mãos ou as pernas diga um "não" com firmeza e de-lhe um brinquedo...quando ele tiver a morder o brinquedo, felicite-o e ele rapidamente vai perceber o que pode ou não morder...No caso de morder cadeiras e outras coisas, apenas deve ser repreendido quando for apanhado em flagrante, pois se for repreendido depois do acto não vai perceber porque é que está a ser repreendido...

Mas o meu conselho é que fale com um treinador ou va a uma escola de treino para aprender como lidar com o seu cachorro, pois ja vi que as suas noções de treino são muito poucas (ou nenhumas), e com um cão dominante como o PA pode um dia vir a ter problemas...

Ah, e uma vez aprendidas as regras na casa e o seu lugar na hierarquia, dificilmente o cão volta a fazer asneiras.
Fruntcha
Membro
Registado: sexta nov 21, 2008 4:40 pm

domingo jan 18, 2009 12:10 pm

[/quote]Aqui está um bom exemplo do que não fazer...Onde é que leu isso do jornal no lombo?Um cachorro não se educa a porrada...
Quando ele tentar morder as mãos ou as pernas diga um "não" com firmeza e de-lhe um brinquedo...quando ele tiver a morder o brinquedo, felicite-o e ele rapidamente vai perceber o que pode ou não morder...No caso de morder cadeiras e outras coisas, apenas deve ser repreendido quando for apanhado em flagrante, pois se for repreendido depois do acto não vai perceber porque é que está a ser repreendido...[/quote]

Concordo plenamente com o que aqui é dito. Sempre que ele se portar mal repreenda-o mas só se o apanhar em flagrante. No caso de ele roer coisas chateie-se e dê-lhe um brinquedo dele para ele ver que pode roer o brinquedo mas o resto da casa não. Sempre que ele fizer xixi em casa repreenda-o também e logo a seguir leve-o à rua para ele perceber que em casa não mas na rua sim.
O jornal não serve para bater directamente no cão mas sim nas nossas mãos provocando assim barulho. É um truque já muito antigo. Se quiser pode usá-lo mas não para bater no cão. Se lhe bater o cão só irá ter medo de si e nunca o respeitará. O que poderá fazer é comportar-se como um cão se comportaria perante ele na matilha. Agárre-o pelo cachaço e sacuda-o quando ele se portar mal (nunca adoptei esta técnica mas já muitas pessoas me disseram que dá resultado).
Boa sorte!
marizacruz
Membro Veterano
Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm

domingo jan 18, 2009 3:08 pm

e tenho ca para mim que tao cedo nao vai parar de mordiscar...o meu Lab acalmou quando cairam os primeiros dentes..e volta e meia ve-se que quer morder tudo e mais alguma coisa...e la cai mais um dentito...

arranje-lhe um osso pa roer..e tungas na boca cada vez que ele kiser roer alguma coisa...com o meu FOx o osso tambem ajudou a treinar o sentar e deitar...claro e a comida...ahhh e uma bola de ténis....se bem que nao sei se funciona com todos os caes...
FreeDog
Membro
Registado: sexta jan 09, 2009 5:46 pm

domingo jan 18, 2009 3:52 pm

Mas há alguma coisa de "anormal" no facto de 1 cão com 3 meses mordiscar as mãos do dono? :o :o
O meu tem 7 e continua a fazê-lo! Se calhar com menos intensidade.. mas ke faz... faz!
É preciso logo estar a chamar escolas? Treinadores?
Tá tudo cheio de dinheiro...
c_saraiva
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 4:05 pm

FreeDog Escreveu:Mas há alguma coisa de "anormal" no facto de 1 cão com 3 meses mordiscar as mãos do dono? :o :o
O meu tem 7 e continua a fazê-lo! Se calhar com menos intensidade.. mas ke faz... faz!
Depende de força com que o faz...

Mas de qualquer forma, o cachorro deve aprender desde cedo que a mão do dono não é para morder...é mais dificil tirar-lhe o vicio em adulto, e depois, é muito bonito um cachorrinho pequeno a dar mordidas na mão por brincadeira, mas se for um Pastor Alemão com uns 35/40kg já não tem muita piada...
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo jan 18, 2009 4:52 pm

FreeDog Escreveu:Mas há alguma coisa de "anormal" no facto de 1 cão com 3 meses mordiscar as mãos do dono? :o :o
Então continue a deixá-lo fazer isso e vai ver que quando ele for mais velho, não consegue fazer nada dele. :roll:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
FreeDog
Membro

domingo jan 18, 2009 5:17 pm

Ninoquinha Escreveu:
Então continue a deixá-lo fazer isso e vai ver que quando ele for mais velho, não consegue fazer nada dele. :roll:
Ó amiga...
Estamos a falar de mordiscadelas ocasionais perfeitamente normais na relação dono/ animal.
Sempre vi isso desde que me conheço por gente.
Neste caso concreto, repito, neste caso concreto e não sendo, obviamente, um expert no assunto.. Não vejo qualquer necessidade de escolas, treinadores, etc... etc...
MAs enfim... cada 1 é como cada qual.
Também compreendo que alguns donos queiram um cão amestrado, com rotinas definidas, "inteligente" e "formado"... E nesse caso acho muito bem que recorram a 1 treinador. Aki reconheço que não faço a mínima ideia com ke idade se deve começar o treino. Também não estou interessado!
Agora para kem ker "apenas" ter um cão com um comportamento típico... Para kÊ o treino e a escola... Não basta a educação?
c_saraiva
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 5:23 pm

FreeDog Escreveu:
Ninoquinha Escreveu:
Ó amiga...
Estamos a falar de mordiscadelas ocasionais perfeitamente normais na relação dono/ animal.
Neste caso concreto, repito, neste caso concreto e não sendo, obviamente, um expert no assunto.. Não vejo qualquer necessidade de escolas, treinadores, etc... etc...
Também compreendo que alguns donos queiram um cão amestrado, com rotinas definidas, "inteligente" e "formado"... E nesse caso acho muito bem que recorram a 1 treinador. Aki reconheço que não faço a mínima ideia com ke idade se deve começar o treino. Também não estou interessado!
Agora para kem ker "apenas" ter um cão com um comportamento típico... Para kÊ o treino e a escola... Não basta a educação?
Um cão que respeita o seu lugar na hierarquia sabe bem que não se deve morder o dono...um cão que mordisca o dono, mais cedo ou mais tarde pode tentar subir de posto o que origina um problema...é uma questão de educação. Talvez so tenha visto cães mal educados.

Apenas se recomendou uma escola de treino porque o forista em questão acha que a melhor maneira de educar um cão é dar-lhe com o jornal no lombo, e isso não é forma de se fazer respeitar e de ensinar um cão. Neste caso a escola de treino não seria tanto para treinar o cão mas sim para ensinar ao dono como treinar o seu cão para que um dia mais tarde o cão não se torne um problema...
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

domingo jan 18, 2009 5:30 pm

quem tem um micro cão, provavelmente não precisa de escolas de treino, mas quem tem cães com um tamanho consideravel (como é o meu caso) é bom que os ensine quem manda lá em casa, ou essas dentadinhas carinhosas em cachorro podem transformar-se em dentadonas (a doer) carinhosas depois de adulto.
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

domingo jan 18, 2009 6:10 pm

FreeDog Escreveu:
Ninoquinha Escreveu:
Ó amiga...
Ó amigo... :roll:
Bastaria a educação se lha desse.
Das 3 cadelas que tenho, nenhuma andou no treinador e olhe que as lab só tentaram mordiscar uma vez. Nunca mais repetiram a proeza.
O problema não é o facto dele mordiscar. É o facto dele não obdecer quando o dono manda parar. Porque a mordiscar, a mordiscar... depois queixam-se que o cão adulto morde. Pois claro. Até eu mordia se fosse cão e não me dessem educação. :roll:
É disto que estamos a falar... educação. Leu, neste tópico, alguma intervenção minha a sugerir um treinador? :roll:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
FreeDog
Membro

domingo jan 18, 2009 6:30 pm

Ninoquinha Escreveu: Ó amigo... :roll:
Das 3 cadelas que tenho, nenhuma andou no treinador e olhe que as lab só tentaram mordiscar uma vez. Nunca mais repetiram a proeza.
O problema não é o facto dele mordiscar. É o facto dele não obdecer quando o dono manda parar. Porque a mordiscar, a mordiscar... depois queixam-se que o cão adulto morde. Pois claro. Até eu mordia se fosse cão e não me dessem educação. :roll:
É disto que estamos a falar... educação. Leu, neste tópico, alguma intervenção minha a sugerir um treinador? :roll:
Pois é amiga...
Pelos vistos estamos de acordo... vê!
E não... de facto não falou em treinadores. Referia-me, quando falei no assnto, à sugestão feira pelo outro forista neste mesmo tópico. Pareceu-me 1 exagero... só isso!
c_saraiva
Membro Veterano

domingo jan 18, 2009 6:40 pm

FreeDog Escreveu:
Ninoquinha Escreveu: Ó amigo... :roll:
Pois é amiga...
Pelos vistos estamos de acordo... vê!
E não... de facto não falou em treinadores. Referia-me, quando falei no assnto, à sugestão feira pelo outro forista neste mesmo tópico. Pareceu-me 1 exagero... só isso!
Exagero?

A partida quem compra um cão dominante como é o caso do Pastor Alemão, deve ter conhecimentos basicos de como educar um cão, para não ter problemas com ele no futuro...

Quem diz que educa um cão a dar-lhe com o jarnal no lombo, no meu ponto de vista de educar um cão percebe 0 (ZERO)...

Quem não sabe educar um cão o melhor sitio para aprender, ou é numa escola de treino, ou é com um treinador...

1+1+1=3

Tão simples como isto...
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

domingo jan 18, 2009 6:53 pm

Fruntcha Escreveu:
Aqui está um bom exemplo do que não fazer...Onde é que leu isso do jornal no lombo?Um cachorro não se educa a porrada...
Quando ele tentar morder as mãos ou as pernas diga um "não" com firmeza e de-lhe um brinquedo...quando ele tiver a morder o brinquedo, felicite-o e ele rapidamente vai perceber o que pode ou não morder...No caso de morder cadeiras e outras coisas, apenas deve ser repreendido quando for apanhado em flagrante, pois se for repreendido depois do acto não vai perceber porque é que está a ser repreendido...

Concordo plenamente com o que aqui é dito. Sempre que ele se portar mal repreenda-o mas só se o apanhar em flagrante. No caso de ele roer coisas chateie-se e dê-lhe um brinquedo dele para ele ver que pode roer o brinquedo mas o resto da casa não. Sempre que ele fizer xixi em casa repreenda-o também e logo a seguir leve-o à rua para ele perceber que em casa não mas na rua sim.
O jornal não serve para bater directamente no cão mas sim nas nossas mãos provocando assim barulho. É um truque já muito antigo. Se quiser pode usá-lo mas não para bater no cão. Se lhe bater o cão só irá ter medo de si e nunca o respeitará. O que poderá fazer é comportar-se como um cão se comportaria perante ele na matilha. Agárre-o pelo cachaço e sacuda-o quando ele se portar mal (nunca adoptei esta técnica mas já muitas pessoas me disseram que dá resultado).
Boa sorte!

Eu estou de completamente de acordo,o meu cão não teria entrado na linha se não tivesse-mos feito isto cá em casa,e se ele ganir (que é o mais certo) não o largue,pois não está a magoá-lo,só o deve largar quando ele parar de ganir e logo depois os elogios :D
Ah e colocá-lo numa escola de treinos é o mais correcto(no meu lugar,era o que eu fazia,não estou a dizer que é obrigatório..) pois é um cão (de trabalho) que precisa de um treino especifico.
Sara Moura
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jan 18, 2009 8:34 pm

ozzyekika Escreveu:

Eu estou de completamente de acordo,o meu cão não teria entrado na linha se não tivesse-mos feito isto cá em casa,e se ele ganir (que é o mais certo) não o largue,pois não está a magoá-lo,só o deve largar quando ele parar de ganir e logo depois os elogios :D
Ah e colocá-lo numa escola de treinos é o mais correcto(no meu lugar,era o que eu fazia,não estou a dizer que é obrigatório..) pois é um cão (de trabalho) que precisa de um treino especifico.
isso, até o cão ganir... qualquer dia não conseguem sequer aproximar-se do cão que ele atira-se! belo conselho... :roll:

não, não é preciso fazer o cão ganir porque o objectivo não é inflingir dor ao animal, mas sim disciplina!

agarrar pelo cachaço e obriga-lo a ficar imóvel é uma boa técnica!
Responder

Voltar para “Cães”