rabo curto?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

danhusky
Membro Veterano
Mensagens: 314
Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
Localização: caes , gatos roedores

terça jan 20, 2009 7:22 pm

obrigado pela resposta



Daniel

ps , podem apagar as minhas repetições , nao o sei fazer
A vida é bem melhor com um siberian Husky
buzio
Membro Veterano
Mensagens: 2399
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jan 20, 2009 7:27 pm

tenho a ideia que no caso do boxer, em termos de estalão, não são permitidas amputações a caes nascidos a partir de janeiro de 2009. Agora não me lembro se se refere às orelhas ou às caudas ou a ambos.
sorayacatarina
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Localização: Tobias,
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 21, 2009 9:57 am

texuga Escreveu:
sorayacatarina Escreveu:uaii esta a escapar-me alguma.. como é que a Texuga tinha a foto? lol,

Epah sinceramente essa cor... :| acho que foi enganada... :!:

A parte do resto... terá o mesmo direito q outro... :wink:

O chato será ter sido enganada
Tá no fórum dos Yorks 8)

Upsss!! :lol:
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jan 21, 2009 11:02 am

Portugal aderiu apenas parcialmente à convenção internacional que proíbe as amputações com fins estéticos nos animais de companhia.

Hoje em dia, o que está proibido é o corte de orelhas, a amputação da cauda continua a fazer-se e a ser legal. E, por lei, toda a amputação de orelhas ou outra parte do corpo tem de ser justificada por uma declaração do veterinário, em como ela foi feita por imperativos de saúde.

Entretanto, nos estalões de algumas raças a proibição das amputações de cauda já é considerada. Estou a lembrar-me dos rotts, por exemplo.

Mas a verdade é que se continua a ver por aí muitas orelhas cortadas por critérios estéticos e quase nenhuns rotts de cauda inteira...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 21, 2009 11:19 am

LucNun Escreveu:Portugal aderiu apenas parcialmente à convenção internacional que proíbe as amputações com fins estéticos nos animais de companhia.

Hoje em dia, o que está proibido é o corte de orelhas, a amputação da cauda continua a fazer-se e a ser legal.
Convêm relembrar, já que parecem todos muito esquecidos (porque será?) que é "tão proibido" como o corte de orelhas, o corte de presunhos e a ablação das cordas vocais ...

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jan 21, 2009 11:48 am

Ninguém está esquecido, pelo menos entre aqueles que se preocupam a sério com estas questões, CindelP. Se referi apenas as orelhas e as caudas é porque estes são os pontos de maior preocupação e que mais dúvidas e perguntas suscitam. Como ainda ninguém tinha esclarecido minimamente sobre a legislação, foi isso o que tentei fazer.

E se a ablação de presunhos ainda pode ter uma justificação médica, em certos e raros casos, já o corte de cordas vocais e o arrancar das unhas (nos gatos) são actos de pura crueldade que nem deveria ser preciso proibir para não se fazerem...

Mas, por mim, chega deste assunto, não entro em polémicas estéreis, por isso não alimentarei mais conversa sobre o tema, apenas resumo em termos mais claros para quem possa ter dúvidas: em Portugal estão proibidas todas as amputações, menos o corte de caudas.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

quarta jan 21, 2009 11:59 am

LucNun Escreveu:Ninguém está esquecido, pelo menos entre aqueles que se preocupam a sério com estas questões, CindelP. Se referi apenas as orelhas e as caudas é porque estes são os pontos de maior preocupação e que mais dúvidas e perguntas suscitam. Como ainda ninguém tinha esclarecido minimamente sobre a legislação, foi isso o que tentei fazer.

E se a ablação de presunhos ainda pode ter uma justificação médica, em certos e raros casos, já o corte de cordas vocais e o arrancar das unhas (nos gatos) são actos de pura crueldade que nem deveria ser preciso proibir para não se fazerem...

Mas, por mim, chega deste assunto, não entro em polémicas estéreis, por isso não alimentarei mais conversa sobre o tema, apenas resumo em termos mais claros para quem possa ter dúvidas: em Portugal estão proibidas todas as amputações, menos o corte de caudas.
Só um pequeno reparo, é ablação das cordas vocais e corte de presunhos, não o contrário como postou.

De resto estamos de acordo.

Pedro
sorayacatarina
Membro Veterano
Mensagens: 272
Registado: domingo jan 07, 2007 5:55 pm
Localização: Tobias,
Dreik,
Gugui
Vicky

quarta jan 21, 2009 12:36 pm

CindelP Escreveu:
LucNun Escreveu:Portugal aderiu apenas parcialmente à convenção internacional que proíbe as amputações com fins estéticos nos animais de companhia.

Hoje em dia, o que está proibido é o corte de orelhas, a amputação da cauda continua a fazer-se e a ser legal.
Convêm relembrar, já que parecem todos muito esquecidos (porque será?) que é "tão proibido" como o corte de orelhas, o corte de presunhos e a ablação das cordas vocais ...

n
Peço desculpa mas o que são os presunhos, e que é esse negócio de ablação das cordas vocais...??

Peço desculpa mas tb quero aprender :wink:
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jan 21, 2009 12:50 pm

Os presunhos são aqueles dedos suplementares que muitos cães têm nas patas de trás, acima dos dedos e na parte de dentro da quartela, ou jarrete. Podem ser simples ou duplos, quase nunca têm movimento próprio e estão dotados de unhas que têm de ser frequentemente cortadas para não se enterrarem na carne.

A ablação das cordas vocais destina-se a emudecer cirurgicamente um animal e normalmente era feita (espero que já não o seja de todo) por comodidade dos donos, para terminar com as vocalizações incómodas (para esses donos) dos animais.

Aos gatos arrancavam-se-lhes todas as unhas com a respectiva matriz para que não arranhassem alguma criancinha nem afiassem as unhas no precioso mobiliário dos donos.
Última edição por LucNun em quarta jan 21, 2009 12:57 pm, editado 1 vez no total.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
LucNun
Membro Veterano
Mensagens: 1613
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta jan 21, 2009 12:55 pm

ElMariachi Escreveu:
LucNun Escreveu:Ninguém está esquecido, pelo menos entre aqueles que se preocupam a sério com estas questões, CindelP. Se referi apenas as orelhas e as caudas é porque estes são os pontos de maior preocupação e que mais dúvidas e perguntas suscitam. Como ainda ninguém tinha esclarecido minimamente sobre a legislação, foi isso o que tentei fazer.

E se a ablação de presunhos ainda pode ter uma justificação médica, em certos e raros casos, já o corte de cordas vocais e o arrancar das unhas (nos gatos) são actos de pura crueldade que nem deveria ser preciso proibir para não se fazerem...

Mas, por mim, chega deste assunto, não entro em polémicas estéreis, por isso não alimentarei mais conversa sobre o tema, apenas resumo em termos mais claros para quem possa ter dúvidas: em Portugal estão proibidas todas as amputações, menos o corte de caudas.
Só um pequeno reparo, é ablação das cordas vocais e corte de presunhos, não o contrário como postou.

De resto estamos de acordo.

Pedro
Obrigada, Pedro. Considero que não estou errada: "ablação" significa "retirada por meios cirúrgicos". Quanto às cordas vocais, não sei como se processa a intervenção, mas também não me parece que seja possível eliminá-las sem as cortar. :D

Mas obrigada pelo reparo! :wink: :D :D :D
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 21, 2009 12:58 pm

LucNun Escreveu:Os presunhos são aqueles dedos suplementares que muitos cães têm nas patas de trás, acima dos dedos e na parte de dentro da quartela, ou jarrete. Podem ser simples ou duplos, quase nunca têm movimento próprio e estão dotados de unhas que têm de ser frequentemente cortadas para não se enterrarem na carne.
Presunhos aplica-se também às patas das frente, aquela unha acima da mão.

Embora não seja tão frequente retirar a dos membros dianteiros, há quem a faça.
Aliás, há países onde é "impensavel" mostrar um cão dos presunhos à frente ou a atrás.

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
pendragon
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
Localização: luana, o monstro das bolachas
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta jan 21, 2009 1:21 pm

vivendo e aprendendo...
não fazia ideia do nome dos "dedos suplementares" dos cães, muito menos que alguem podesse equacionar a ideia de os tirar!
sujeitar o cão a uma cirurgia para cortar as cordas vocais então...

fazem-se coisas muito estranhas por esse mundo fora

ja agora, para que serviria o corte dos presunhos?


um bem-haja
Filipa Costa
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jan 21, 2009 1:25 pm

pendragon Escreveu:vivendo e aprendendo...
não fazia ideia do nome dos "dedos suplementares" dos cães, muito menos que alguem podesse equacionar a ideia de os tirar!
sujeitar o cão a uma cirurgia para cortar as cordas vocais então...

fazem-se coisas muito estranhas por esse mundo fora

ja agora, para que serviria o corte dos presunhos?


um bem-haja
O corte de presunhos sempre foi maioritariamente por razões esteticas, especialmente para exposição. De todas as amputações, sem duvida a mais estetica.

Retirando tanto à frente como atrás, dão um ar "mais clean" ao cão.

Existe o mito igualmente de que presunhos duplos e soltos nos posteriores prejudicam a movimentação do cão e que podem ficar presos, rasgando e provocando dor ao cão.
Até podia acreditar não fosse: 1º - existirem imensos cães com presunhos duplos, com movimento perfeito; 2º - durante decadas e decadas os pastores davam preferencia aos cães com presunhos e estes viviam a vida com toda com eles ...

n
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
pendragon
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
Localização: luana, o monstro das bolachas
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

quarta jan 21, 2009 1:29 pm

pois, era o que eu imaginava...

obrigada pelo exclarecimento!
Filipa Costa
ElMariachi
Membro Veterano
Mensagens: 2423
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm
Localização: Lucky (SRD), Kyra (Dobermann)

quarta jan 21, 2009 1:35 pm

LucNun Escreveu:
ElMariachi Escreveu:
LucNun Escreveu:Ninguém está esquecido, pelo menos entre aqueles que se preocupam a sério com estas questões, CindelP. Se referi apenas as orelhas e as caudas é porque estes são os pontos de maior preocupação e que mais dúvidas e perguntas suscitam. Como ainda ninguém tinha esclarecido minimamente sobre a legislação, foi isso o que tentei fazer.

E se a ablação de presunhos ainda pode ter uma justificação médica, em certos e raros casos, já o corte de cordas vocais e o arrancar das unhas (nos gatos) são actos de pura crueldade que nem deveria ser preciso proibir para não se fazerem...

Mas, por mim, chega deste assunto, não entro em polémicas estéreis, por isso não alimentarei mais conversa sobre o tema, apenas resumo em termos mais claros para quem possa ter dúvidas: em Portugal estão proibidas todas as amputações, menos o corte de caudas.
Só um pequeno reparo, é ablação das cordas vocais e corte de presunhos, não o contrário como postou.

De resto estamos de acordo.

Pedro
Obrigada, Pedro. Considero que não estou errada: "ablação" significa "retirada por meios cirúrgicos". Quanto às cordas vocais, não sei como se processa a intervenção, mas também não me parece que seja possível eliminá-las sem as cortar. :D

Mas obrigada pelo reparo! :wink: :D :D :D
Hum.. agora é que me "encostou á parede" :lol: :lol:

Eu só fiz o reparo porque sempre ouvi que existia a ablação das cordas vocais e o corte do presunho, e nunca vice-versa.. Agora se de facto é a mesma coisa já não sei..

Alguém com mais conhecimento de causa que venha aqui dar uma ajuda, e se assim for, as minhas desculpas :oops:

Pedro
Responder

Voltar para “Cães”