Até onde devemos ir? (Leishmaniose)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am
A minha cadela está muito mal...Tem leishmaniose (recaída).
Já só come o que lhe dou à boca (e só se lhe interessar), passa o dia deitada com falta de ar (a arfar) devido à anemia e levanta-se apenas 3 a 4 vezes por dia para fazer as necessidades e apenas por 2 a 3 minutos, penso que por ter as patas de trás ainda inchadas e pelo cansaço da anemia. Já não está bem desde que foi operada a uma ferida provocada pela doença, mas mal, mal, está desde sexta-feira. Segundo as análises o rim não está afectado e iniciou um tratamento com Glucantine na segunda feira...
Um vet quis abatê-la e outro diz que não, que ainda pode recuperar...
Já não sei o que fazer, pois não quero perdê-la, mas já não suporto vê-la sofrer... Até que ponto é justo prolongar a situação?
Alguém conhece casos em que animais neste estado tenham recuperado, ou estou a submetê-la a um sofrimento desnecessário??
Já só come o que lhe dou à boca (e só se lhe interessar), passa o dia deitada com falta de ar (a arfar) devido à anemia e levanta-se apenas 3 a 4 vezes por dia para fazer as necessidades e apenas por 2 a 3 minutos, penso que por ter as patas de trás ainda inchadas e pelo cansaço da anemia. Já não está bem desde que foi operada a uma ferida provocada pela doença, mas mal, mal, está desde sexta-feira. Segundo as análises o rim não está afectado e iniciou um tratamento com Glucantine na segunda feira...
Um vet quis abatê-la e outro diz que não, que ainda pode recuperar...
Já não sei o que fazer, pois não quero perdê-la, mas já não suporto vê-la sofrer... Até que ponto é justo prolongar a situação?
Alguém conhece casos em que animais neste estado tenham recuperado, ou estou a submetê-la a um sofrimento desnecessário??
Que situação. Passei por um dilema similar há um ano atrás, mas não se tratava de leishmaniose, tratava-se um carcinoma espino-celular muito agressivo.
Levei as coisas até ao ponto de não haver absolutamente mais nada que se pudesse fazer. Submeti o meu cão a uma cirurgia (na altura amigos criticaram-me por acharem que estava a prolongar o inevitável e o sofrimento do animal) e a quimio, lá consegui prolongar a vida do meu amigo mais 6 meses até chegar ao dia em que não podia simplesmente continuar a prolongar-lhe o sofrimento e o adormeci para sempre. Mas o meu cão estava desenganado, não tinha qualquer esperança de recuperação ou tratamento, a quimio não resultou e o novo tumor que surgiu depois da operação crescia de dia para dia. Nenhum vet me daria a menor esperança.
Bruxinha, eu sou apologista de que se há uma luz ao fundo do túnel para os nossos animais... então vamos lá. Se acha que há uma hipótese de recuperação e se acredita nela... eu não tenho experiência com essa doença portanto não posso relatar experiências minhas. Sei de cães que se recuperaram completamente com os novos medicamentos mas não sei se estavam tão doentes como a sua cadelinha. Procure uma terceira opinião...
Faça o que fizer fique de consciência tranquila que tudo fez para a salvar e pense que a eutanásia custa-nos muitos mas é também um gesto de amor e de agradecimento.
Levei as coisas até ao ponto de não haver absolutamente mais nada que se pudesse fazer. Submeti o meu cão a uma cirurgia (na altura amigos criticaram-me por acharem que estava a prolongar o inevitável e o sofrimento do animal) e a quimio, lá consegui prolongar a vida do meu amigo mais 6 meses até chegar ao dia em que não podia simplesmente continuar a prolongar-lhe o sofrimento e o adormeci para sempre. Mas o meu cão estava desenganado, não tinha qualquer esperança de recuperação ou tratamento, a quimio não resultou e o novo tumor que surgiu depois da operação crescia de dia para dia. Nenhum vet me daria a menor esperança.

Bruxinha, eu sou apologista de que se há uma luz ao fundo do túnel para os nossos animais... então vamos lá. Se acha que há uma hipótese de recuperação e se acredita nela... eu não tenho experiência com essa doença portanto não posso relatar experiências minhas. Sei de cães que se recuperaram completamente com os novos medicamentos mas não sei se estavam tão doentes como a sua cadelinha. Procure uma terceira opinião...
Faça o que fizer fique de consciência tranquila que tudo fez para a salvar e pense que a eutanásia custa-nos muitos mas é também um gesto de amor e de agradecimento.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
dinodane Escreveu:Que situação. Passei por um dilema similar há um ano atrás, mas não se tratava de leishmaniose, tratava-se um carcinoma espino-celular muito agressivo.
Levei as coisas até ao ponto de não haver absolutamente mais nada que se pudesse fazer. Submeti o meu cão a uma cirurgia (na altura amigos criticaram-me por acharem que estava a prolongar o inevitável e o sofrimento do animal) e a quimio, lá consegui prolongar a vida do meu amigo mais 6 meses até chegar ao dia em que não podia simplesmente continuar a prolongar-lhe o sofrimento e o adormeci para sempre. Mas o meu cão estava desenganado, não tinha qualquer esperança de recuperação ou tratamento, a quimio não resultou e o novo tumor que surgiu depois da operação crescia de dia para dia. Nenhum vet me daria a menor esperança.![]()
Concordo plenamente com o que disse a Dinodane, e infelizmente ultimamente a vida tem-me posto constantemente à prova, umas superadas, outras nem por isso, mas desistir nunca...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Concordo, com o que disse a Dinodane. Também passei por uma situação semelhante à dela, não com um cão, mas com uma gatinha. Nunca desisti, desde cirurgias a quimio, fiz tudo o que estava ao meu alcance, enquanto viveu fê-lo com qualidade, partiu sem que fosse necessário eu tomar a dura decisão, de a mandar adormecer. Essa decisão é sem duvida um gesto de amor e coragem, na minha opinião enquanto houver uma luz, deveremos segui-la até que ela se apague. Depois disso se já não houver caminho por onde seguir é deixar que eles partam e encontrem a paz no além.
Também não tenho experiência directa com essa doença, mas conheço um cão que foi abandonado possivelmente por sofrer de leishmaniose, a pessoa que o recolheu tratou-o, ele recaíu e esteve bastante mal, não sei se tão mal como a sua cadelinha, mas também quase deixou de andar e pouco comia. Com o tratamento recuperou e hoje quem o vê na rua não diz que ele sofre dessa doença, a única alteração que eu lhe noto é o ser muito mais vagaroso a andar e deixou de ter paciência para brincar com os outros, mas também já não é um cão muito jovem deverá ter cerca de 7 ou 8 anos.
Bruxinha, o tempo também ainda será pouco para ver melhoras com esse novo tratamento.
Peça uma terceira opinião e não desanime....
Também não tenho experiência directa com essa doença, mas conheço um cão que foi abandonado possivelmente por sofrer de leishmaniose, a pessoa que o recolheu tratou-o, ele recaíu e esteve bastante mal, não sei se tão mal como a sua cadelinha, mas também quase deixou de andar e pouco comia. Com o tratamento recuperou e hoje quem o vê na rua não diz que ele sofre dessa doença, a única alteração que eu lhe noto é o ser muito mais vagaroso a andar e deixou de ter paciência para brincar com os outros, mas também já não é um cão muito jovem deverá ter cerca de 7 ou 8 anos.
Bruxinha, o tempo também ainda será pouco para ver melhoras com esse novo tratamento.
Peça uma terceira opinião e não desanime....
Acho que deve ir até onde o prolongamento da vida do cão não colida com a sua qualidade de vida. É uma decisão difícil, mas que lhe cabe a si por inteiro.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm
Boa tarde Bruxinha
Eu iria a um vet , um bom vet, e tentaria medicação mais actualizada e eficaz, mas muito caro o tratamento.
Boa sorte
patanisca
Eu iria a um vet , um bom vet, e tentaria medicação mais actualizada e eficaz, mas muito caro o tratamento.
Boa sorte
patanisca
-
- Membro Veterano
Boa noite,
Obrigado a todos pelas respostas.
Infelizmente a situação agravou-se e ela foi internada
:(
Consoante a evolução esta noite, terei que tomar uma decisão, mas estou a pensar ir até onde o vet achar que possa valer a pena...
Obrigado a todos pelas respostas.
Infelizmente a situação agravou-se e ela foi internada

Consoante a evolução esta noite, terei que tomar uma decisão, mas estou a pensar ir até onde o vet achar que possa valer a pena...
-
- Membro
- Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am
Força, estes momentos são sempre complicados,e é uma decisão irreversível. Mas somos nós os donos, que temos consciência e podemos decidir por eles. Concordo quando se diz que deve ir até onde começa a interferir com a qualidade de vida dos animais. Aí, por termos consciência devemos pensar bem!!
Estamos aqui para a acompanhar na sua decisão, e mesmo á distância, vamos apoiá-la.
Boa Sorte....
Estamos aqui para a acompanhar na sua decisão, e mesmo á distância, vamos apoiá-la.
Boa Sorte....
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
- Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com
Quanto ao rastreio, as minhas duas cadelas, Becas e lara, uma de dez anos, e outra de um ano, já fizeram o teste, esta semana, num Vet, aqui no Porto, pois aqui em redor desta zona, há bastantes Vet, que fazem o rastreio, daqui por 15dias a 3semanas, estão prontos os resultados, espero que esteja
tudo bem,com o meus, assim para aqueles foristas que têm seus animais, e fizeram o teste.
Segundo informação vet, as cadelas terão que repetir de ano a ano o teste.
Lamento quanto á cadelinha que está com esta doença, mas há que ter esperança, que é a úiltima amorrer, as melhoras para ela
Lara e Becas

Segundo informação vet, as cadelas terão que repetir de ano a ano o teste.
Lamento quanto á cadelinha que está com esta doença, mas há que ter esperança, que é a úiltima amorrer, as melhoras para ela

Lara e Becas
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
- Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com
cola,
-
- Membro Veterano
Obrigado a todos pelas respostas...
Infelizmente a minha menina não aguentou...
:(:(
Infelizmente a minha menina não aguentou...