Yoshi - 23 Meses
Moderador: mcerqueira
Boas,
Acabei de me registar no fórum devido a uma pergunta pertinente.
Tenho um Rottweiler com 23 meses, extremamente dócil com pessoas, um pouco resmungão com outros animais.
Toda a instrução que ele tem fui eu que lha dei, sabe o essencial, o senta o deita o fica, quando não pode fazer algo ... ele percebe perfeitamente quem é o Alpha lá em casa, nunca me rosnou, nunca me mordeu, obedece sempre a qualquer ordem dada sem contestar.
Por exemplo: para por o carro dentro da garagem, abro o portão do quintal mando sentar e ponho o carro sem problemas e ele não sai do sitio até o portão voltar a estar fechado.
Mas tenho um pouco de medo de ter alguns problemas daqui para o futuro.
Ele é muito grande, e um pouco bruto nas brincadeiras, ele pesa neste momento 70kg, mas isso é o de menos porque é um miúdo grande e so quer brincadeira a toda a hora.
A acrescer a isto ele destrói tudo o quanto apanha no Quintal, até a própria casota, já é terceira Casota em quase 2 anos de vida.
Ele passa as noites em casa até eu ir dormir, depois vai para o quintal. Enquanto está dentro de casa não destrói nada e até é relativamente calmo.
Mas quando está durante o dia sozinho, é um terror.
Ele passeia sempre de manha e á noite, na rua. Não puxa em demasia a trela, em resumo é sociável e bem educado.
Ainda é tempo de um treinador fazer um bom trabalho com ele?
O que posso fazer para resolver esta parte destruidora dele?
Obrigado
Abraço
Acabei de me registar no fórum devido a uma pergunta pertinente.
Tenho um Rottweiler com 23 meses, extremamente dócil com pessoas, um pouco resmungão com outros animais.
Toda a instrução que ele tem fui eu que lha dei, sabe o essencial, o senta o deita o fica, quando não pode fazer algo ... ele percebe perfeitamente quem é o Alpha lá em casa, nunca me rosnou, nunca me mordeu, obedece sempre a qualquer ordem dada sem contestar.
Por exemplo: para por o carro dentro da garagem, abro o portão do quintal mando sentar e ponho o carro sem problemas e ele não sai do sitio até o portão voltar a estar fechado.
Mas tenho um pouco de medo de ter alguns problemas daqui para o futuro.
Ele é muito grande, e um pouco bruto nas brincadeiras, ele pesa neste momento 70kg, mas isso é o de menos porque é um miúdo grande e so quer brincadeira a toda a hora.
A acrescer a isto ele destrói tudo o quanto apanha no Quintal, até a própria casota, já é terceira Casota em quase 2 anos de vida.
Ele passa as noites em casa até eu ir dormir, depois vai para o quintal. Enquanto está dentro de casa não destrói nada e até é relativamente calmo.
Mas quando está durante o dia sozinho, é um terror.
Ele passeia sempre de manha e á noite, na rua. Não puxa em demasia a trela, em resumo é sociável e bem educado.
Ainda é tempo de um treinador fazer um bom trabalho com ele?
Obrigado
Abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Por quanto tempo?Ele passeia sempre de manha e á noite, na rua. Não puxa em demasia a trela, em resumo é sociável e bem educado.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
- Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com
Sim, estes cães, se forem bem tratados, e tiverem regras,são uns bons animais de compamhia, pois por experiência de familiar meu que teve um rot, e faleceu, por doença, com 7anso, nunca foi problema para so donos, pois fooi um cão que foi treinado, numa escola, além disso, apesar do grande espaço, exterior, ele só estava bem aonde os donos estivessem a minha,tinha tardes, em que estava das 14,00h ás 18horas, a corrigir testes dos alunos , eo SCOT, não saía da
beira dela, ele dormia sempre dentro de casa, pois, decerto ao pô-lo cá fora, ele deve sentir-se renegado, mas consulte um VET, ou uma escola de treino,e deixe-o dormir dentro de casa, poderá ser que ele acalme, além disso, antes de ir dormir, dê um passeio com ele, para se cansar, poderá ser que o acalme, esses câes se forem bem tratados e tiverem regras, creio eu, que não haverá grandes problemas com ele, são muito protectores dos donos, e com quem convivem diáriamente,como foi o meu caso e de vários amigos..........,não se lhes deve bater,dar maus tratos, enfim, consulte uma escola.
PS, O SCOT, sempre dormiu, á porta do quarto dos donos, quando ía ao Vet, todos gostavam dele, era muito meigo, e adorava o vet.a
Agor o lavrador, o NERO,també dorme no mesmo sítio que dormia o SCOT,também andou numa escola de treino em Matosinhos.Boa Sorte, e não tenho medo do futuro em relação ao cão..............
Lara e Becas
Desculpe é a minha opinão.
beira dela, ele dormia sempre dentro de casa, pois, decerto ao pô-lo cá fora, ele deve sentir-se renegado, mas consulte um VET, ou uma escola de treino,e deixe-o dormir dentro de casa, poderá ser que ele acalme, além disso, antes de ir dormir, dê um passeio com ele, para se cansar, poderá ser que o acalme, esses câes se forem bem tratados e tiverem regras, creio eu, que não haverá grandes problemas com ele, são muito protectores dos donos, e com quem convivem diáriamente,como foi o meu caso e de vários amigos..........,não se lhes deve bater,dar maus tratos, enfim, consulte uma escola.
PS, O SCOT, sempre dormiu, á porta do quarto dos donos, quando ía ao Vet, todos gostavam dele, era muito meigo, e adorava o vet.a
Agor o lavrador, o NERO,també dorme no mesmo sítio que dormia o SCOT,também andou numa escola de treino em Matosinhos.Boa Sorte, e não tenho medo do futuro em relação ao cão..............
Lara e Becas
Desculpe é a minha opinão.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
- Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com
Na mensagem que lhe enviei, quis dizer minha irmâ,desculpe alguns erros..
De manha perto de 20min.texuga Escreveu:Por quanto tempo?Ele passeia sempre de manha e á noite, na rua. Não puxa em demasia a trela, em resumo é sociável e bem educado.
De tarde/noite perto de 40min, em que corro com ele. dentro do quintal sempre temos as brincadeiras de vai buscar a bola corro atras dele e vice-versa.
Ele faz exercício, ao fim de semana é sempre mais tempo claro.
Abraço
-
- Membro Veterano
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Os longos passeios são muito importantes em cães de alto nível energético, pode ser esse o "problema", tendo em conta que é um cão ensinado, bem sociabilizado e aparentemente ciente da sua posição na família, o que é excelenteDawh Escreveu:De manha perto de 20min.texuga Escreveu:Por quanto tempo?Ele passeia sempre de manha e á noite, na rua. Não puxa em demasia a trela, em resumo é sociável e bem educado.
De tarde/noite perto de 40min, em que corro com ele. dentro do quintal sempre temos as brincadeiras de vai buscar a bola corro atras dele e vice-versa.
Ele faz exercício, ao fim de semana é sempre mais tempo claro.
Abraço

Experimente passeá-lo (no mínimo) 45 minutos de manhã, acompanhado com treino a fim de lhe exercitar a mente, tipo ordens básicas seguidas de recompensa (recompensa leia-se uma festinha, para eles chega). Tente no passeio, fazer outro tipo de treino, como um "fica", mas na rua, sem ser no ambiente dele, de modo a que ele tenha novas motivações a nível mental, isso é tão importante como o exercício físico.
Ao executar todas estas tarefas, físicas e mentais, o cão tende a acalmar, pois a prática do exercício físico provoca a libertação de endorfina, e a endorfina é responsável por uma sensação de bem estar e conforto, quase como um analgésico natural, que nos cães se traduz em equilibrio emocional, logo não vai stressar e destruir a casota.
Não custa tentar

Boa sorte

http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ola,
Tenho um cão tambem de raça gigante bastante forte. Ao ler a descrição que fez do seu cão parecia que estava a falar do meu! A diferença é que o meu só tem 11 meses e puxa um bocadinho nos passeios.(ainda estou a treinar essa parte).
Também não gostava dos outros cães e estivemos uns tempos numa escola de treino onde aprendeu o basico e ficou muito mais sociável com os outros cães.Costumo sair com ele várias vezes ao dia, mas a maior é de manhã. faço caminhadas ou correrias de uma a uma hora e meia, onde às vezes até tenho pena dele pois fica exausto, mas adora!
Isso para dizer que mesmo assim não há um dia em que não vá cavar e desrtruir umas plantinhas, e sempre no mesmo sítio.Por mais que eu me zangue e ele sabe que é asneira, não resiste.
Tenho um cão tambem de raça gigante bastante forte. Ao ler a descrição que fez do seu cão parecia que estava a falar do meu! A diferença é que o meu só tem 11 meses e puxa um bocadinho nos passeios.(ainda estou a treinar essa parte).
Também não gostava dos outros cães e estivemos uns tempos numa escola de treino onde aprendeu o basico e ficou muito mais sociável com os outros cães.Costumo sair com ele várias vezes ao dia, mas a maior é de manhã. faço caminhadas ou correrias de uma a uma hora e meia, onde às vezes até tenho pena dele pois fica exausto, mas adora!
Isso para dizer que mesmo assim não há um dia em que não vá cavar e desrtruir umas plantinhas, e sempre no mesmo sítio.Por mais que eu me zangue e ele sabe que é asneira, não resiste.
Dawh Escreveu:Ainda é tempo de um treinador fazer um bom trabalho com ele?
Nunca é tarde para aprender...

Uma boa escola de treino é sempre uma boa opção...
Bons treinos e boa sorte na resolução do problema

Resultados:
Para alem de correr mais com o yoshi e ocupar a cabecita com mais treino...
Nos dias em que corro com ele e o canso(30 min) e no final passo 20 / 30 min de treino, não roi nem destroi nada, resultou ...
Mas por exemplo ontem dei apenas um passeio de 20min, sem esforço e sem treino, resultado arrancou-me as escovas do carro, eheheh
Por isso se ele estiver cansado fisica e psicologicamente resulta, caso contrario ... volta o terror.
Obrigado pelas orientações.
Abraços
Nos dias em que corro com ele e o canso(30 min) e no final passo 20 / 30 min de treino, não roi nem destroi nada, resultou ...
Mas por exemplo ontem dei apenas um passeio de 20min, sem esforço e sem treino, resultado arrancou-me as escovas do carro, eheheh
Por isso se ele estiver cansado fisica e psicologicamente resulta, caso contrario ... volta o terror.
Abraços
-
- Membro Veterano
Ainda bem que está a ter resultadosDawh Escreveu:Resultados:
Abraços

Muitas vezes os problemas dos cães resolvem-se das maneiras mais básicas, para eles claro, mas ainda há quem não acredite que o exercício físico é fundamental para o bem estar dos animais

Boa continuação!
Xuga
Se o cão for do tipo "roedor" continuará sempre a ter problemas, embora os conselhos que lhe deram sejam razoáveis e possam minimizar o problema. No entanto, e atendendo ao que relatou, parece-me que tem um nível de exercício razoável, somando os passeios/brincadeiras com bola. Nem sempre mais é melhor, interessa a qualidade do exercício e não a quantidade...
A maneira mais eficaz para resolver o problema é construir-lhe uma cerca à volta da casota, limitando-lhe o acesso àquilo que não quer que ele destrua. Alguns brinquedos de borracha dura - o ideal são os kongs - que lhe permitam exercitar a "placa" ajudarão a mantê-lo entretido durante a noite.
O canil é uma óptima solução que lhe facilita a limpeza de dejectos, por exemplo, para além do que referi atrás.
Já agora, a escola de treino é sempre aconselhável, para cão e dono, independentemente da idade.
A maneira mais eficaz para resolver o problema é construir-lhe uma cerca à volta da casota, limitando-lhe o acesso àquilo que não quer que ele destrua. Alguns brinquedos de borracha dura - o ideal são os kongs - que lhe permitam exercitar a "placa" ajudarão a mantê-lo entretido durante a noite.
O canil é uma óptima solução que lhe facilita a limpeza de dejectos, por exemplo, para além do que referi atrás.
Já agora, a escola de treino é sempre aconselhável, para cão e dono, independentemente da idade.
-
- Membro Veterano
Pois concerteza...jcsousa Escreveu:Se o cão for do tipo "roedor" continuará sempre a ter problemas, embora os conselhos que lhe deram sejam razoáveis e possam minimizar o problema. No entanto, e atendendo ao que relatou, parece-me que tem um nível de exercício razoável, somando os passeios/brincadeiras com bola. Nem sempre mais é melhor, interessa a qualidade do exercício e não a quantidade...

Fazer como a user está a fazer, ou seja, ter um cão equilibrado e estável, não é solução, a solução é confinar o cão, assim ele não tem acesso, logo não rói, é isso?

Já agora, uma cerca de madeira, não é conveniente pois não? É preferível em aço, assim temos a certeza que o problema fica resolvido, é isso?

A texuga últimamente andará com alguma frustação e vem descarregar para aqui o seu mau humor... mas olhe que eu não tenho culpa nenhuma dos seus possíveis problemas particulares, descarregue pois a sua irritação em quem a tenha causado...
Vamos lá a ver:
1. A texuga disse que o exercício é saudável. Parece que descobriu a pólvora, mas não, toda a gente já sabe disso, incluído o dono do cão. Pelo que ele escreveu, parece-me que o rott tem um nível muito satisfatório de exercício diário, bem como de convívio familiar. Essa teoria do "mais exercício" não é remédio para tudo, embora eu tenha dito que eram conselhos razoáveis, se bem se lembra...
Mas o forista pode realmente exercitar o cão até ele desfalecer... de certeza que depois não roi coisissima nenhuma...
2. O que eu disse é que há cães que são "roedores" por natureza ( eu tenho uma...) e por muito exercício que façam não perdem essa mania, logicamente nas situações em que estão sozinhos. Daí que a construção de um canil resolva eficazmente o problema, sendo o local ideal para o cão permanecer na ausência dos donos. A alternativa é o cão continuar a desfazer o que encontra enquanto faz o tal exercício milagroso.
3. Já agora, também é das que acham que o canil é um instrumento de tortura e que os donos que os constroem são uns mauzões? Gostaria que me respondesse desta vez, e não como em tópicos anteriores em que tem vindo cheia de certezas e quando lhe pergunto sobre os fundamentos das mesmas, fecha-se em copas...
4. Já agora, uma precisão: nem todo o tipo de exercício contribui para a liberação de endorfinas, alguns até muito pelo contrário, promovem mais a excitação que o relaxamento...
Vamos lá a ver:
1. A texuga disse que o exercício é saudável. Parece que descobriu a pólvora, mas não, toda a gente já sabe disso, incluído o dono do cão. Pelo que ele escreveu, parece-me que o rott tem um nível muito satisfatório de exercício diário, bem como de convívio familiar. Essa teoria do "mais exercício" não é remédio para tudo, embora eu tenha dito que eram conselhos razoáveis, se bem se lembra...
Mas o forista pode realmente exercitar o cão até ele desfalecer... de certeza que depois não roi coisissima nenhuma...
2. O que eu disse é que há cães que são "roedores" por natureza ( eu tenho uma...) e por muito exercício que façam não perdem essa mania, logicamente nas situações em que estão sozinhos. Daí que a construção de um canil resolva eficazmente o problema, sendo o local ideal para o cão permanecer na ausência dos donos. A alternativa é o cão continuar a desfazer o que encontra enquanto faz o tal exercício milagroso.
3. Já agora, também é das que acham que o canil é um instrumento de tortura e que os donos que os constroem são uns mauzões? Gostaria que me respondesse desta vez, e não como em tópicos anteriores em que tem vindo cheia de certezas e quando lhe pergunto sobre os fundamentos das mesmas, fecha-se em copas...
4. Já agora, uma precisão: nem todo o tipo de exercício contribui para a liberação de endorfinas, alguns até muito pelo contrário, promovem mais a excitação que o relaxamento...
-
- Membro Veterano
Engana-se... Ando mesmo numa fase extremamente tranquila da minha vida. Mas obrigado pela preocupaçãojcsousa Escreveu:A texuga últimamente andará com alguma frustação e vem descarregar para aqui o seu mau humor... mas olhe que eu não tenho culpa nenhuma dos seus possíveis problemas particulares, descarregue pois a sua irritação em quem a tenha causado...

Pois eu discordo em completo com essa afirmação.jcsousa Escreveu:Vamos lá a ver:
Há cães desequilibrados sim, ou com problemas neurológicos, mas não "roedores"... E desses, infelizmente, eu já tive um e sei bem do que estou a falar.
Em primeiro lugar, nunca me recusei a justificar as minhas opiniões. E não é difícil de comprovar o que digo, basta fazer umas pesquisas pelas minhas mensagens... acho mesmo é que falo demais... e muitas vezes para quem não merece, mas enfim...jcsousa Escreveu: 3. Já agora, também é das que acham que o canil é um instrumento de tortura e que os donos que os constroem são uns mauzões? Gostaria que me respondesse desta vez, e não como em tópicos anteriores em que tem vindo cheia de certezas e quando lhe pergunto sobre os fundamentos das mesmas, fecha-se em copas...
E para responder à sua questão, não, não acho nem nunca achei que um dono que proporciona ao seu cão um canil, com todos os requisitos para uma vida saudável e confortável, fosse um mau dono, antes pelo contrário. Agora o que eu condeno sim, são aqueles donos que dão tudo isso ao cão, mas APENAS isso... Ou seja, o cão passa ali 24h/dia, 7 dias por semana... isso sim, acho condenável. Seja num canil ou em casa ou num quintal.
Satisfeito? Ou também acha que me fechei em copas?
Isso tem tudo a ver com o estado mental com que o cão inicia o exercício. E é por isso que eu não defendo o exercício como solução para todos os problemas, antes fosse, seria uma maravilha, mas sim um equilíbrio geral do cão, no seio da família, e uma hierarquia bem definida dentro de casa.jcsousa Escreveu: 4. Já agora, uma precisão: nem todo o tipo de exercício contribui para a liberação de endorfinas, alguns até muito pelo contrário, promovem mais a excitação que o relaxamento...
No caso do cão deste tópico, isso já acontecia, e pelos vistos a única coisa em falta era mesmo um pouco mais de exercício.
Mais alguma questão? Olhe que eu não fujo nem mordo...