no final de mais um dia de trabalho, preparava-me eu para vir embora quando vi a tua tia Fernanda a choramingar à porta do café, "Então D. Fernanda passa-se alguma coisa?" e passava, a dona da tua mãe viu que tinham nascido 4 cadelas minusculas e decidiu enfiar-vos numa caixa com destino ao contentor, cadelas ninguem quer, muito menos nas aldeias. Caiu-me tudo e num acto desesperado olhei para dentro da caixa e vi 4 seres microscópicos aflitos, com frio e fome. naquele momento não pensei e tive de imediato, uma actitude que me podia ter saido cara. Disse: "nem pensar, mata-las não deviam ter tido cuidado com a mãe agora tem que se arranjar solução, nem que eu fique com uma, as outras vou tentar dar a alguem que as cuide. Logo ali telefonei para alguns colegas para divulgarem e entre eles ficaram 2 logo resolvidas. Faltavam 2. Passado um tempo uma colega de mais longe telefonou-me a dizer que tinha um casal interessado noutra, faltava uma e agora? Em casa comentei o assunto e a reacção foi geral :- Não te ponhas com ideias, cães nem pensar, já tens as gatas, e vivemos num apartamento. Eu também não queria, não por não gostar, mas pq acho que os cães precisam de liberdade. Nunca mais falei no assunto mas tinha uma certeza para o canil, NÃO. Todos vieram escolher, as tuas manas foram todas escolhidas, eram lindas, branquinhas e castanhas, pareciam bonecos de peluche. Tu, eras a rafeirita mais feiita que tinhamos visto, ninguem te escolheu, e agora? Informei cá em casa que te ia trazer. iam morrendo, e não queriam acreditam. NÃO QUIZ SABER E TROUXE-TE.
Hoje fazes um ano, um ano em que nos mostras-te o que é lealdade, amor sem reservas e principalmente fizeste com que ninguem possa passar sem ti. Obrigada Mafalda, por seres a minha rafeirinha, a minha mais nova como o teu dono costuma dizer. Por me lamberes as lágrimas quando estou triste e por me teres tornado uma pessoa melhor.
Não sei se este é o sítio ideal para te fazer esta homenagem, mas tenho a esperança que possa haver alguem com a duvida que eu tinha e talvés ao ler este "missal", desista de abandonar um companheiro para a vida.
Parabéns minha querida