Ponho aqui uma questão. Imaginem que perdemos o nosso animal ( não me refiro ao abandono) ou então que ele é roubado. A pessoa que o acha não se dá ao trabalho de se dirigir a um veterinário para ver se tem chip para encontrar o verdadeiro dono, aparecem 30 donos para o mesmo animal mas nenhum é o verdadeiro( isto para os cães da moda ) e ela entrega o cão a um qualquer.Andamos nós feitos malucos á procura do bicho e ele já esta em casa de outra pessoa ( bem tratado ou não ). Será que se paga a um veterinário para ver se um cão tem chip? Quem fica com ele conserteza terá que leva-lo a um veterinário. Não estará o veterinário obrigado a confirmar se aquele cão pertence áquela pessoa?
( Isto para uma pessoa que nunca foi a esse veterinário e derrepente aparece lá com um cão que já não seja cachorro ).
Gostava das vossas opniões sobre este assunto
Obrigada
Chip para quê?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Este assunto já foi abordado aqui várias vezes. Sugiro-lhe que consulte os tópicos mais antigos, um deles com o nome semelhante a este, outro com o nome "Bull Terrier roubado".
Mas, em conclusão, o que lhe posso dizer, é que, ou quem encontra o cão está mesmo interessado em encontrar o legitimo dono e sabe que existem microchips, pelo que pede ao Vet para fazer a busca do mesmo e a exaustiva consulta dos comunicados do SIRA, ou não está para aí virado, e o microchip não serve para nada.
Caso você veja alguém com o seu cão, aí o microchip já serve para provar que o animal é seu, mas vai ter de contar com a ajuda da policia, ou com a colaboração de quem tem a posse do cão...
Mas, em conclusão, o que lhe posso dizer, é que, ou quem encontra o cão está mesmo interessado em encontrar o legitimo dono e sabe que existem microchips, pelo que pede ao Vet para fazer a busca do mesmo e a exaustiva consulta dos comunicados do SIRA, ou não está para aí virado, e o microchip não serve para nada.
Caso você veja alguém com o seu cão, aí o microchip já serve para provar que o animal é seu, mas vai ter de contar com a ajuda da policia, ou com a colaboração de quem tem a posse do cão...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Eu sou de opinião que, sem ser de forma inquisitória, deve fazer parte da primeira consulta a qualquer veterinários fazerem-se perguntas sobre a origem do cão. Caso o cão tenha sido encontrado, deve proceder de imediato à tentativa de leitura de um eventual chip. Se não tiver sido encontrado ( ou pelo menos não o digam), entre outras questões, deve perguntar-se se o cão tem chip e sugerir a aplicação de um. Depois, num gesto de demostração, "simula-se" como se faz uma leitura ( e faz-se mesmo
).
Há sempre maneiras de fazer isto, sem melindar ninguém. Mas também devo dizer que quem ficar melindrado por lhe lerem o Chip do Cão só pode é ter mesmo algo a esconder.
Eu sou de opinião que, sem ser de forma inquisitória, deve fazer parte da primeira consulta a qualquer veterinários fazerem-se perguntas sobre a origem do cão. Caso o cão tenha sido encontrado, deve proceder de imediato à tentativa de leitura de um eventual chip. Se não tiver sido encontrado ( ou pelo menos não o digam), entre outras questões, deve perguntar-se se o cão tem chip e sugerir a aplicação de um. Depois, num gesto de demostração, "simula-se" como se faz uma leitura ( e faz-se mesmo

Há sempre maneiras de fazer isto, sem melindar ninguém. Mas também devo dizer que quem ficar melindrado por lhe lerem o Chip do Cão só pode é ter mesmo algo a esconder.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Muito recentemente este assunto foi tratado aqui no fórum. Deve estar umas três ou quatro páginas atrás. Há bastantes mais tópicos mas são muito mais atrasados.
De qualquer modo, e respondendo ao essencial da questão, o micro chip contém também os dados do dono. Se o cão se perdeu e se o levarem a um veterinário, aí é possível comprovar a autenticidade do dono. Se o cão foi roubado, aí não há nada a fazer porque o ladrão não vai submeter o cão à leitura do chip num veterinário.
Este sistema funcionaria em pleno se os veterinários fossem obrigados a efectuar a leitura do chip a todos os cães que fossem à consulta. Mas mesmo assim...
Eu enviei este post e só depois vi as intervenções do Yakov e do PauloC.
Em relação à obrigatoriedade de o veterinário efectuar a leitura do chip creio que não será fácil legislar sobre o assunto. Por outro lado, isso teria sempre aquele ar inqisitório. Nem o veterinário se sentiria à vontade nem muitos donos de cães gostariam que estivessem a duvidar da sua legitimidade como proprietários.
Mas há um estratagema que poderia disfarçar esse acto, que seria efectuar a leitura fazendo de conta que era para verificar se o chip estava a funcionar nas devidas condições. É claro que isto é aquilo que se costuma chamar de "esperteza saloia", mas, pensando bem, não será que esta verificação faz mesmo sentido?
Muito recentemente este assunto foi tratado aqui no fórum. Deve estar umas três ou quatro páginas atrás. Há bastantes mais tópicos mas são muito mais atrasados.
De qualquer modo, e respondendo ao essencial da questão, o micro chip contém também os dados do dono. Se o cão se perdeu e se o levarem a um veterinário, aí é possível comprovar a autenticidade do dono. Se o cão foi roubado, aí não há nada a fazer porque o ladrão não vai submeter o cão à leitura do chip num veterinário.
Este sistema funcionaria em pleno se os veterinários fossem obrigados a efectuar a leitura do chip a todos os cães que fossem à consulta. Mas mesmo assim...
Eu enviei este post e só depois vi as intervenções do Yakov e do PauloC.
Em relação à obrigatoriedade de o veterinário efectuar a leitura do chip creio que não será fácil legislar sobre o assunto. Por outro lado, isso teria sempre aquele ar inqisitório. Nem o veterinário se sentiria à vontade nem muitos donos de cães gostariam que estivessem a duvidar da sua legitimidade como proprietários.
Mas há um estratagema que poderia disfarçar esse acto, que seria efectuar a leitura fazendo de conta que era para verificar se o chip estava a funcionar nas devidas condições. É claro que isto é aquilo que se costuma chamar de "esperteza saloia", mas, pensando bem, não será que esta verificação faz mesmo sentido?
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.
Agora a questão.Quantas das pessoas estariam dispostas a pagar ainda mais caro pelo chip que já não é barato ?
Agora a questão.Quantas das pessoas estariam dispostas a pagar ainda mais caro pelo chip que já não é barato ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
[quote=CasadeAnaval]
Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.
[/quote]
É claro que não se podia fazer a confirmação de todos os animais, mas com certeza há casos mais suspeitos do que outros, por ex. se alguem vai com um cão ao veterinário sem levar o boletim de vacinas, não pode lavar a mal o facto do veterinário ter de confirmar se é o dono. Nós temos que perceber que é para o nosso bem, pq se fossemos nós a os lesados gostavamos de saber que o sistema funcionava nesse capitulo.
Eu não fasso ideia de quanto é que custa o chip pq ainda não o pus na Juma mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada
[/quote]
É claro que não se podia fazer a confirmação de todos os animais, mas com certeza há casos mais suspeitos do que outros, por ex. se alguem vai com um cão ao veterinário sem levar o boletim de vacinas, não pode lavar a mal o facto do veterinário ter de confirmar se é o dono. Nós temos que perceber que é para o nosso bem, pq se fossemos nós a os lesados gostavamos de saber que o sistema funcionava nesse capitulo.
Eu não fasso ideia de quanto é que custa o chip pq ainda não o pus na Juma mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Quando nós pagamos um seguro, provavelmente nunca vamos usá-lo e o nosso desejo é nunca nos socorrermos dele. O chip é uma espécie de seguro que cobre determinadas situações atrás descritas. Não funciona a cem por cento, mas pode vir a ser útil.susanasaraiva Escreveu: ... mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada roll
Os meus dois primeiros cães não estão "chipados". Na altura, há quatro anos, não se falava nisso como hoje. Mas o meu último cão tem chip. Foi colocado em cachorro há dois anos.
A hipótese de roubo e muito menos de se perderem, no meu caso, é muito remota, por isso não chipei os dois primeiros. Mas quando são cachorros eles são muito mais vulneráveis tanto a perderem-se como a serem roubados. Por isso é que pus o chip no Kiko quando era cachorro.
Enquanto o chip não for obrigatório, cada qual resolve como entender. Eu aconselho a sua aplicação. Quanto mais não seja pela dor de consciência numa eventual circunstância de o cão desaparecer.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá Vasco,Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.
Quanto à capacidade de resposta da SIRA não me posso pronunciar, porque desconheço totalmente o volume de pedidos diários que recebem, mas quanto às clinicas colocarem uma pessoa só para fazer confirmações...ena pá!! Essa seria uma clinica altamente lucrativa e com donos muito felizes!! Bolas...um tal volume de cães novos diariamente(porque só estes é que necessitariam de confirmação do chip, e isto se não pertencessem a alguém cuja clinica até conhecesse bem) seria uma benção!!! Onde é essa Clinica, onde é?!?!

Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Susana. As pessoas vão correntemente sem boletim de vacina aos veterinários. Isso não serve como detector. Os veterinários verificam os casos suspeitos.
Quem lhe diz que o chip não serve para nada agora ? Serve e bem mas algumas coisas têm que ser tomadas em conta.
Ainda me lembro que há meses uma pessoa colocou aqui na net, morada, nome e telefone de um alegado dono de um cão que não estaria interessado em o ver de volta.
As leis de protecção de dados têm que ser respeitadas.
Quem lhe diz que o chip não serve para nada agora ? Serve e bem mas algumas coisas têm que ser tomadas em conta.
Ainda me lembro que há meses uma pessoa colocou aqui na net, morada, nome e telefone de um alegado dono de um cão que não estaria interessado em o ver de volta.
As leis de protecção de dados têm que ser respeitadas.
susanasaraiva Escreveu:É claro que não se podia fazer a confirmação de todos os animais, mas com certeza há casos mais suspeitos do que outros, por ex. se alguem vai com um cão ao veterinário sem levar o boletim de vacinas, não pode lavar a mal o facto do veterinário ter de confirmar se é o dono. Nós temos que perceber que é para o nosso bem, pq se fossemos nós a os lesados gostavamos de saber que o sistema funcionava nesse capitulo.CasadeAnaval Escreveu: Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.
Eu não fasso ideia de quanto é que custa o chip pq ainda não o pus na Juma mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada roll
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>