Os PittBulls do Seixal e os vadios desaparecidos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Arcanjo
Membro Veterano
Mensagens: 1022
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jun 12, 2003 9:01 am

Boas ppl!!

Primeiro gostaria de adiantar que como é obvio adoro todo o tipo de cães, não dizendo o mesmo dos donos.
Moro no Seixal mais concretamente nas Paivas, sembre adorei esta terra não só pelas zonas verdes mas também pela relativa liberdade para passear com os mesu cães livremente, neste momento as coisas estão a mudar e infelizmente para pior.
Quando saio à rua vejo PitBulls em tudo o que é sitio (não é exagero!!!), como é obvio os cães aqui não são os maus da fita mas sim os donos pois uma grande maioria deles estão a ser criados por "pessoas" cujo o unico interesse é treina-los não só para lutas mas também para assaltos, ainda ontem quando saí à rua com o meu cão, fui atacado por uma "criança" que não deveria ter mais que os seu 15 anos e o seu cão, ao principio aínda pensei que tivesse sido um acidente pois nunca pensei que uma "criança" tivesse "treinado" o seu cão para estes fins, depressa caí na realidade quando o ouvi dizer MATA!!. Sendo o meu cão um dogue alemao ainda bastante novo (8 meses) mas com um tamanho bastante considerável 86cm mas completamente meigo, preocupei-me com a sua saúde nem me lembrando sequer da minha!
A primeira reacção que tive foi tentar tirar o Pittbull (que estava solto) de cima do meu Golias (que estava preso), tentativa em vão pois o Pit não o largava, com medo agarrei num pau e tentei separa-los tb em vão a unica coisa que resultou foi quando larguei o golias pois pensei que assim já poderia fugir, como é obvio enganei-me eo que vi jurei para nunca mais, Este meigo gigante que é o meu cão tornou-se uma fera, e eu apesar de ser calmeirão não o conseguia prender de novo, ao ver o seu cão a ser quase "comido" a "criança" chamou-o, o qual obedeceu imediatamente, aí o meu golias voltou para mim, tem algumas dentadas mas segundo o vet nada de perigoso (o pit ficou bastante pior infelizmente), conclusão não dormi a noite toda não só a pensar no meu golias mas também naquele pobre cão que provavelmente terá sofrimento para o resto da vida.
É por estas e por outras que surgem decretos de lei injustos.
Será que ninguem vê o que se está a passar?? Os cães vadios lá da zona estão a desaparecer todos mas ninguem se importa, nessa mesma noite fui à PSP da cruz de Pau fazer queixa mas... nada.. alias devo dizer que ficaram com todos os meus dados e do golias, sendo eu quase multado por não ter comigo a licença camarária.
Agora já não levo o golias para aqueles lados, meto-o no carro e vou para um descampado que há alí perto, mas por quanto tempo, como eu disse em cima, eu chego a ver donos com tres e quatro pits!!!!
Será que não há controlo?? A onde isto vai parar, não tenho nada contra os pits pelo contrário, acho-os lindos e com um olhar meigo, e tenho receio que a única solução que se vai encontrar é proibir esta raça ou abater estes animais, quando o que se deveria fazer é proibir estes donos de os terem, pois os cães não têm culpa nenhuma.
Desculpem o desabafo mas estou triste com a sociedade que temos e desiludido com com a justiça.


Arcanjo
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quinta jun 12, 2003 9:11 am

Arcanjo,

Infelizmente isso agora parece ser o "pão nosso de cada dia". Lembro-me de um relato de uma forense (peço desculpa, não me lembro quem) que também tinha sido quase assaltada dessa maneira aqui em Lisboa.

Como sei que as minha cadelas saíam a perder numa situação dessas, levo-as para sitios onde sei que não anda mais ninguém e sempre perto o suficiente de casa. As queixas na policia não dão em nada porque eles próprios têm medo dos cães..e dos donos. Já foram atacados várias vezes e não estão para isso. Quando fiz queixa do desaparecimento da Riskas na policia de carcavelos (PSP) eles recusaram-se a entrar nas Marianas porque na noite anterior um colega tinha sido alvejado e estava ferido com gravidade, outro estava todo mordido..enfim. No entanto, a GNR de Porto Salvo pegou nas caçadeiras de canos cerrados e entrou pelo bairro dos Navegantes adentro, sem medos e dispostos a tudo.
Eu compreendo os outros, são humanos...e é muito mais cómodo fazer essas leis. Mas o que não entendem é que quem cumpre essas leis é quem tem animais para estimar e não para lutar ou atacar. Esses, por mais leis que se façam, vão estar sempre na mesma...e têm que ser os deputados a abrir os olhos...


Sinto muito pelo seu Golias e estimo as melhoras dele e também do outro cão, que como disse o Arcanjo, é também uma vitima no meio disto tudo.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta jun 12, 2003 9:52 am

Welcome into reality !

Há que séculos que ando a avisar do ambiente que se vive nos subúrbios de Lisboa e parece (aqui também) que falo para as paredes ou que imagino coisas.
Se calhar pensam que sou uma daquelas velhotas que acreditam em tudo o que leêm na capa do "O Crime".
Incidentes destes vão-se multiplicar, não vão diminuir.
Incidentes como este (que eu tenha conhecimento) já se passaram na praia de Carcavelos, na Expo98, em Odivelas, em Porto Salvo.
Há quem passeie os seus cães, armado.
Há quem se agregue a outros para passearem os cães em conjunto.

Claro que a culpa não é dos cães.É da marginalidade que deles se utiliza !
E, depois ? Em que é que isso nos sossega ?

A Zorra é ultra-sociável, muito meiga, muito confiada.
Não sei do que era capaz se fizessem mal à minha cadela !
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

quinta jun 12, 2003 10:36 am

Realmente esta situação é muito complexa e não é apenas com lei que se vai combater. Como aqui foi dito, a polícia só pode entrar nos bairros de degradados de caçadeira. É uma situação infeliz. Aquilo que eu espero é que esta seja apenas uma moda e que passe depressa. Penso que tirar os cães aos criminosos só com uma operação policial do tipo intervenção militar.
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quinta jun 12, 2003 10:43 am

caotropheus Escreveu: Aquilo que eu espero é que esta seja apenas uma moda e que passe depressa. Penso que tirar os cães aos criminosos só com uma operação policial do tipo intervenção militar.
Enquanto gerar dinheiro nas quantidades que gera, nunca passará de moda... há quem viva somente disso..e muito bem! :(
nicas25
Membro
Mensagens: 100
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am
Localização: uma Alaskan Malamute e um rafeiro

quinta jun 12, 2003 11:29 am

Será que não dá para alertar a polícia ou fazer mesmo uma queixa por escrito?
Sei que em portugal pouco ou nada se faz em relação a estes casos, mas às vezes a polícia vigia mais, apesar de não ser muito pode ser que apanhem alguma situação. :evil: :evil:
Nem que seja para ficar nas estatísticas da polícia (se é que isso acontece) para que se começem a tomar medidas perante estas situações. Muitas vezes quando se abordam estes temas a polícia diz que não tem queixas e que não sabem de nada, por isso aí está um bom motivo para o fazer tentado evitar que lhe acontece mais casos desagradáveis como este e para que também não aconteça aos outros!!!
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jun 12, 2003 1:09 pm

Arcanjo,

Complicado ser dono de cão neste país não é ?

Vivo numa zona onde são poucos os pitbulls, e os que existem são uns doces ou pelo menos não problematicos.

No entanto, embora não tenha pitbulls agressivos aqui, tenho boxers, pastores, srds entre outros. Ou seja, não é só os pitbulls que dão problemas, mas sim todos os cães cuja educação tenha sido descurada ou cujos donos são uns incompetentes de primeira categoria.

Adoro passear com os meus cães, adoro leva-los para todo o lado no entanto a minha maior preocupação é de encontrar algum cão solto que se atire aos meus. Com os meus posso bem, o problema é os outros.

Ainda segunda feira, estava a passear um cadela novita que é algo timida fora de casa, passei pela frente de uma casa onde vivem 3 boxers, tendo um deles saltado o portão e atirou-se ao pescoço da minha ? A minha, mesmo sendo algo timida não admite provocações e vendo o boxer agarrado ao pescoço dela lá teve que se defender. Defendeu-se e defendeu-se bem, de tal modo que colocou o boxer em fuga. Ferimentos na minha nulos (cães de pele e pelo grosso :) ), no boxers também penso que foram muito poucos. Mas e se os 3 boxers tivessem soltos, como seria ?

Isto para mim agora é simples, tenho algum cuidado para onde os levo, mantenho-os à trela em lugares de perigo, se vier algum cão pronto a atacar largo a trela dos meus e eles que se entendem. Pelo que tenho visto, é a maneira mais eficaz, passado uns segundos de estarem "a lutar" um deles submete-se e acaba logo. Para além do mais, lutas assim ao "ar livre" em geral não deixam muitas marcas.

Algo a fazer ? Pode-se sempre falar com o proprietario do outro cão, explicar como são as coisas, isto tudo de forma amigavel. Comigo tem resultado, alguns deles agora até são amigos e os nossos cães amigos. Outros, estupidos desde o parto, o melhor é falar um pouco mais alto e ameaçar.
Novamente, bom senso ao lidar com estas pessoas. Nunca sabemos as consequencias futuras.

Policia ... bom, existem as leis, mas tenham cuidado para o feitiço não se virar contra o feiticeiro. Mas também é uma opção, se oficializarmos uma queixa com cabeça tronco e membros.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jun 12, 2003 1:16 pm

CindelP Escreveu: Arcanjo,

Complicado ser dono de cão neste país não é ?

Vivo numa zona onde são poucos os pitbulls, e os que existem são uns doces ou pelo menos não problematicos.

No entanto, embora não tenha pitbulls agressivos aqui, tenho boxers, pastores, srds entre outros. Ou seja, não é só os pitbulls que dão problemas, mas sim todos os cães cuja educação tenha sido descurada ou cujos donos são uns incompetentes de primeira categoria.

Adoro passear com os meus cães, adoro leva-los para todo o lado no entanto a minha maior preocupação é de encontrar algum cão solto que se atire aos meus. Com os meus posso bem, o problema é os outros.
Nem imaginas miga...

Essa é uma das minhas grandes preocupações, mas que por acaso a policia até tem ajudado nisso, sempre que os chamo eles dão-me razão(também com tantos factos impossiveis de argumentar) e até tem resultado, visto que agora até já são raros os cães soltos com donos por aqui, quanto aos desgraçados dos vadios é que já não posso fazer nada e quando saio da minha zona então é uma desgraça, porque existe sempre alguem com o cão solto, cão esse que nunca resiste em vir ladrar ou rosnar aos meus canitos....
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta jun 12, 2003 1:26 pm

Arcanjo, o Golias ao menos está bem não está????

Eu também tenho um dogue, aliás uma, e um dia destes ocrreu uma situação não tão grave, mas no que diz respeito a reacção da Margot...fiquei estupfacta. Ela é muito pacholas e calma, e foi-se meter com uma Pitt que estava com o dono, presa, tudo nos conformes, elas já se conhecem desde pequenas, mas a Pitt ( Diva ) está a entrar na idade adulta, está com um temperamento deveras duvidoso ( nao devido a educação que lhe deram, mas acho que é mesmo o temperamento dela ), e a Diva tenta-se virar a Margot, reacção imediata da Margot, por-se em pé e começar a rosnar para atacar a Pitt ou sabe-se lá o que iria na cabeçinha dela...Não me parece que a Diva tenha achado piada ao facto de ter um Dogue em pé a preparar-se para se atirar para cima dela...
capao
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 02, 2003 9:11 am

quinta jun 12, 2003 1:34 pm

[b][i]"Não existem raças perigosas, existem sim donos e "Pseudocriadores" perigosos"[/i][/b]

Esta frase diz realmente tudo em relação ao que aqui já se falou. Eu conheço de vista um pit castanho de perto do meu trabalho e anda sempre de trela com uma senhora com alguma idade, no entanto ´uma paz de alma autêntica. Ele não sai da beira dela e obedece estritamente o que lhe diz

Mas infelizmente gente "puxa" pelo instinto perigoso que têm para outros fins...
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quinta jun 12, 2003 1:38 pm

capao Escreveu: "Não existem raças perigosas, existem sim donos e "Pseudocriadores" perigosos"

Esta frase diz realmente tudo em relação ao que aqui já se falou. Eu conheço de vista um pit castanho de perto do meu trabalho e anda sempre de trela com uma senhora com alguma idade, no entanto ´uma paz de alma autêntica. Ele não sai da beira dela e obedece estritamente o que lhe diz

Mas infelizmente gente "puxa" pelo instinto perigoso que têm para outros fins...
Exactamente capao, essa frase sempre esteve na minha assinatura, porque faço questão de a apregoar aos 7 ventos, visto que é a mais pura das realidades... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta jun 12, 2003 1:44 pm

Já por duas vezes me aconteceu, foi com um Rott, e com uma Pitt. O meu pai, também tinha um pouco a ideia, dos cães maus, etc...etc... Ele sabe que eu assim que vejo um cão tenho que lhe ir fazer uma festa. Uma das vezes foi um Rott, em que assim que me dirigo a ele, o meu pai ficou apreensivo, até porque eu tinha a Margot comigo. Reacção do Rott, lamber, lamber, lamber, cão meigo como tudo. Um dia destes foi uma Pitt, que entra numa esplanada, e lá vou eu...até o dono ficou a olhar para mim, porque acho que toda a gente se desvia dele, agarrei-me ao pescoço da cadela e ela so saltava e lambia, como se fosse um cachorrinho de 2 meses. Foram apenas 2 exemplos que serviram para demonstrar ao meu pai, que há uma grande diferença entre as raças e os seus donos...
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta jun 12, 2003 2:16 pm

Atenção, os pit são cães que se dão bem com pessoas, mas insociáveis com outros cães.
Este é o "estalão" de temperamento criado pelos que seleccionaram o pit para as lutas !
Bem com pessoas, porque os árbitros das lutas são pessoas que nem conhecem o cão.
Insociáveis com outros cães por motivos óbvios.

Claro que a educação pelo dono é o factor básico.
O dono pode pôr o cão a dar-se bem com outros cães.
E pode pô-lo a ser agressivo com pessoas !
Os cães são barro nas mãos dos donos.
Fazem deles o que querem.

O que eu acho inquietante é que estas ocorrências moldam a fama da raça e vão acabar por contribuir para a lei dos cães perigosos !

Porque, aparentemente, só uns pouquinhos é que se apercebem da regra descrita ("Não existem raças perigosas, existem sim donos e "Pseudocriadores" perigosos"), a maioria continua a alinhar pela regra mais simples e estúpida.
capao
Membro Júnior
Mensagens: 28
Registado: segunda jun 02, 2003 9:11 am

quinta jun 12, 2003 3:35 pm

Eu sou um pouco como a Rosinha2000... é que quando vejo um cão tenho tendencia a ir logo ter com ele. E por vezes nem penso que podem ter reacções duvidosas em relação ao humano. :o :o :o :o

Não vai há muito tempo, na rua de cedofeita no porto, eu ia distraido pela rua fora e reparo nas pessoas a afastarem-se e outras á entrada dos estabelecimentos um pouco assustadas... eis que aparece um cão enorme (não decifrei a raça do mesmo) sei que não resisti, fui em direcção a ele a abracei-me aquele enorme pescoço, contudo ele levanta-se (aí assustei-me um pouco) e coloca as patas nos meus ombros... :D :D :D :D era super meigo, um espetaculo... aí as pessoas começam a rir e a falar "ele é grande mas não faz mal" mas a verdade é que fugiram....

Tinha coleira e apareceu um miudo com os seus 8 anos de voz firme a chamar-lo...

O que tinha de tamanho... tinha de simpatia e meiguice
djiba
Membro Veterano
Mensagens: 235
Registado: sexta jan 03, 2003 6:30 pm
Localização: 1 cão, 2passaros
Contacto:

quinta jun 12, 2003 3:40 pm

Arcanjo Escreveu:
Será que ninguem vê o que se está a passar?? Os cães vadios lá da zona estão a desaparecer todos mas ninguem se importa,
Porque será??????? Aposto que de cães passaram a sacos de boxe...isso é que me irrita profundamente!! :evil:
Responder

Voltar para “Cães”