A Minha cadela engoliu um elástico de cabelo!!!! Ajuda!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sissiperere
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 09, 2008 11:00 pm

domingo mar 01, 2009 9:33 pm

Ontem estava a minha cadela Nery a brincar com a minha irmã e de repente oiço: "O meu elástico! Ela tem o meu elástico!!" Quando fomos atrás dela, já o tinha engolido.
Até agora, temos estado atentos ás feses e nada de anormal.
Gostava de saber se nestes casos o melhor a fazer é ir ao Vet ou se o elástico não tem nenhum componente que faça mal..?
Ela nem 2 meses tem ainda.
Ajudem-me!! :cry: :?
franxdaniele
Membro Veterano
Mensagens: 473
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm
Localização: fora do prato.

domingo mar 01, 2009 9:42 pm

O elástico, em princípio, não trará problemas de maior. Estejam atentas às fezes para ver se é expelido. Deverão ter muito cuidado para ela, no futuro, não engolir outros objectos que poderão ser muito perigosos, tais como agulhas, produtos químicos, fios de costura (os fios sim, podem provocar graves problemas se ingeridos), etc., e para não roer fios eléctricos, que a podem electrocutar.

Nunca lhe dêem bolinhas para brincar, pois podem ser engolidas e provocar asfixia. Prefiram brinquedos com uma forma mais segura, que impeça que o brinquedo seja engolido.
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda mar 02, 2009 2:22 am

o problema não será os componentes mas sim uma possível obstrução.

geralmente os cachorros querem é brincar e não se queixam.

para ficarem mais descansadas poderão ir ao veterinário e tirar uma radiografia.

fiquem atentas se ela deixa de comer, se tem diarreias e/ou vómitos
sissiperere
Mensagens: 3
Registado: quarta jan 09, 2008 11:00 pm

terça mar 03, 2009 12:39 am

olá viva!!

até á pouco estava tudo normal, come bem, faz td bem mas começou a ter vomitos.
liguei para a veterinária e disse para esperarmos 1 a 2 dias e ficarmos atentos.
Caso o dito elástico não saia teremos que lá ir para ver se o intestino tem algum acumular de feses.
Neste caso não adianta fazer radiografia pois o elástico não tem nenhum componente radioactivo.
Muito obrigado pela vossa ajuda!
Ninoquinha
Membro Veterano
Mensagens: 3190
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça mar 03, 2009 1:19 am

sissiperere Escreveu: Neste caso não adianta fazer radiografia pois o elástico não tem nenhum componente radioactivo.
Foi a vet que lhe disse isto?
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
anne20
Membro Veterano
Mensagens: 305
Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Localização: Shin Chan e Hiroshi (europeus comuns)

terça mar 03, 2009 9:52 pm

O objectivo do RX nao será ver onde está o elastico, mas sim se existe um acumular de fezes nalguma parte dos intestinos, inferindo deste modo que o dito elastico está naquela localização pois é o local da obstrução. Na minha opiniao é importante ver se existe uma diminuiçao da frequencia da evacuaçao e os vómitos porque se os alimentos ingeridos nao conseguem ser digeridos, irão ser vomitados devido ao acumular dos alimentos no sistema digestivo.

Vá dando noticias!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o cora&ccedil;&atilde;o dos perversos &eacute; cruel"&nbsp; Proverbios 12:10</strong></p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 03, 2009 10:40 pm

sissiperere Escreveu:Neste caso não adianta fazer radiografia pois o elástico não tem nenhum componente radioactivo.
Eu pensava que o raio x permitia ver corpos opacos (como os ossos, por exemplo), afinal só detecta corpos radioactivos! E como o elástico não é radioactivo... chapéu!!

:lol: :lol: 'Tá muita boa, sim senhora.

Agora a sério, o elástico pode provocar um estrangulamento ou obstrução no intestino se não sair naturalmente, portanto acho o raio x até uma boa ideia... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta mar 04, 2009 2:25 pm

Ja passaram 3 dias desde a abertura do topico.
A cadela ja expeliu o elastico? se nao, ja a levou ao veterinario?? Nao sei se o elastico aparece no raio-x ou nao, mas se o elatico ainda nao saiu deve ir com a cadela ao veterinario porque ele la ha-de saber o que fazer (seja raio-x ou nao).

Margarida
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 04, 2009 8:19 pm

Estamos a falar de um pequeno elástico de cabelo, certo? Um objecto fino, maleável e de pequenissima dimensão, é isso? É que como leio por aqui tanta preocupação acerca de intestinos obstruídos, pensei que não tivesse percebido e se estivesse a falar de uma meia ou algo assim!
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta mar 04, 2009 8:36 pm

:lol:
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mar 04, 2009 8:44 pm

Sejamos razoáveis, se um cão engole um elástico (normal) não o vamos levar de urgência para um vet, fazer RX, Ecografias ou Tac's ou coisa no genero! A não ser que o cão esteja com algum sintoma estranho, pelo menos....não sei, acho eu!
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 04, 2009 9:40 pm

Paulo, como a user disse que o cão estava com vómitos e que ainda não tinha expelido o elástico...

Anyway, só queria mesmo comentar a parte da radioactividade do elástico. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta mar 04, 2009 9:44 pm

e quando eles comem meias e atacadores.

é esperar que deitem tudo para fora. o que entra sai .

os meus sempre fizeram destas avarias e nunca foi preciso ir ao vet a correr.

até já tive que auxiliar nas cagadelas para puxar o atacador e vir o resto :lol: :lol: :lol:
YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta mar 04, 2009 9:51 pm

lembro-me do jimmy com poucos meses quando comeu o silicone vedante do poliban.... a ele não aconteceu nada, mas a vizinha de baixo não achou piadinha nenhuma :lol: :lol: :lol:
mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quarta mar 04, 2009 9:53 pm

Pois, é provavel que venha ter ca fora, mas eu ja vi caes morrerem por terem comido meias, e nao é necessario muito tempo.
A custa de "brincadeiras" de comer atacadores e atacadoes, tive um boxer com uma gastrite cronica durante 11 anos.
Se a srª na altura tivesse feito o animal vomitar o elastico com agua oxigenada, o cao nao estaria a vomitar.
Deve saber que se o cao começar a forçar o estomago para puxar o vomito e nao conseguir, pode tambem criar problemas como gastrites e gastroentrites.

Se eu soubesse que o meu cao comeu um objecto qualquer, que estava a vomitar e o objecto nao saia, apesar de pequeno e maleavel, eu iria com ele ao veterinario. Acho que mais vale prevenir.

Digo eu, nao criticando quem nao o faz.

Margarida
Responder

Voltar para “Cães”