Será que é feliz?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Olá a todos!
No fórum das adopções costumo ler , quando um cão é adoptado, coisas do tipo "espero que sejas muito feliz"; " mereces ser feliz"; e mesmo no fórum dos cães por vezes leio mensagens como por exemplo "o meu cão é feliz" e até há quem pense que os cães são só felizes dentro de casa!
Estava eu a olhar para os meus cães e a pensar se os meus cães eram felizes e depois surgiu a grande questão: será que os cães têm a noção do que é ser feliz como nós?
Quando eu leio "espero que sejas feliz" deduzo que queriam dizerem "espero que sejas bem tratado".
"Ser feliz" e ser "bem tratado", são coisas diferentes, não são?
Será que estão a humanizar os cães ao transpor a felicidade como vemos nos cães?
Lanço desde já a discussão. Dêem a vossa opinião, eu mais tarde exponho a minha.
No fórum das adopções costumo ler , quando um cão é adoptado, coisas do tipo "espero que sejas muito feliz"; " mereces ser feliz"; e mesmo no fórum dos cães por vezes leio mensagens como por exemplo "o meu cão é feliz" e até há quem pense que os cães são só felizes dentro de casa!
Estava eu a olhar para os meus cães e a pensar se os meus cães eram felizes e depois surgiu a grande questão: será que os cães têm a noção do que é ser feliz como nós?
Quando eu leio "espero que sejas feliz" deduzo que queriam dizerem "espero que sejas bem tratado".
Será que estão a humanizar os cães ao transpor a felicidade como vemos nos cães?
Lanço desde já a discussão. Dêem a vossa opinião, eu mais tarde exponho a minha.
O que é para si ser feliz? Porque não pode um cão ser feliz? O que é ser bem tratado? Porque diz que ao dizerem que o animal é feliz é estar a humanizar o cão?
Felicidade = emoção
Tratar bem = Acto de quem trata
Não percebo onde quer chegar...
Felicidade = emoção
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata
não, os cães não têm a noção do que é ser feliz, simplesmente por que não têm "noções"... é que para isso era preciso que fossem animais racionais, como nós!será que os cães têm a noção do que é ser feliz
sem duvida, ser feliz e ser bem tratado são duas coisas diferentes, no entanto para um animal ser feliz, tem de ser bem tratado, o que não se verifica se for o contrario!"Ser feliz" e ser "bem tratado", são coisas diferentes, não são?
não vejo onde estejamos a humanizar os cães (assunto já amplamente discutido e uns dos temas que originam mais polemicas)... eles podem (e devem) ser felizes, o que não quer dizer que as necessidades que eles têm para chegarem a essa felicidade, sejam as mesmas que nós!Será que estão a humanizar os cães ao transpor a felicidade como vemos nos cães?
digo eu...
Filipa Costa
Será?...pendragon Escreveu:não, os cães não têm a noção do que é ser feliz, simplesmente por que não têm "noções"... é que para isso era preciso que fossem animais racionais, como nós!será que os cães têm a noção do que é ser feliz
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata
sim, LuMaria, eles não têm noções...eles sentem-se felizes ou infelizes, mas duvido que se percam em pensamentos onde idealizem a sua felicidade!LuMaria Escreveu:Será?...pendragon Escreveu:não, os cães não têm a noção do que é ser feliz, simplesmente por que não têm "noções"... é que para isso era preciso que fossem animais racionais, como nós!será que os cães têm a noção do que é ser feliz
isto é tudo muito dificil de discutir, eles não nos podem dizer se estamos certos ou errados, apenas podemos "opinar"...

Filipa Costa
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Ola a todos... Alguma vez vos aconteceu estar a chegar a casa e no quintal ja estar o vosso cao aos saltos feito louco so por ter sentido a vossa presença? Ou ver o vosso 4 patas em casa às voltas e aos saltos perto da porta de entrada porque ele ja sabia que o outro dono estava prestes a chegar?? Já repararam nas expressoes do animal?? Digo EU, já repararam na FELICIDADE deles??
Eu tenho um esquilo que passa o dia solto no meu quarto... Quando eu entro no quarto, ou ele desce a correr o tronco que tem ao pé da janela e vem logo trepar-me, ou entao fica no tronco a esticar-se todo na minha direcção que quase cai... Posto isto, será que eles nao ficam felizes por nos verem?
Como podem eles ter uma noçao igual a nós humanos se nem nós proprios temos perfeita noçao do que é ser feliz?? Isto é, nao pode existir um conceito universal do que traz ou nao felicidade... O que para mim me traz felicidade, outra pessoa qualquer pode achar que nao e, no fundo, ter outro tipo de conceito de felicidade!! Um exemplo prático... Ir a uma discoteca.... pode ser um motivo de grande felicidade e alegria para uma pessoa, mas para outra pessoa pode nao passar de uma seca e que nao traz qualquer agrado!! E para complicar ainda mais um bocadinho as coisas.... Para a MESMA pessoa, uma situaçao pode trazer felicidade num momento e noutro momento da vida dessa pessoa, a mesma situaçao pode nao trazer qualquer felicidade...
Como podem deduzir, esta questao da felicidade é bem mais complexa do que se pode imaginar (e do que eu propria posso imaginar)...
Neste ponto acho que está tudo relacionado... Se ele for bem tratado será mais feliz...
Agora outras perguntas podem surgir.... O que é ser bem tratado? Será que o meu conceito de "bem-tratado" é o mesmo "conceito" de bem tratado do meu animal? Secalhar nós tratamos de forma muito protectora, ou da forma como achamos que deve ser.... mas seclhar o nosso cao tem "exigencias/necessidades" diferentes daquelas que nós identificamos... por exemplo... quando o nosso cao está no quintal e está a chover, nós podemos querer que ele fique abrigado da chuva, mas secalhar a vontade dele é, efectivamente, estar a correr pelo quintal, a "morder" a água da chuva, a sacudir-se ou a chafurdar-se numa poça de água......
Nós enquanto cuidadores devemos fazer o que achamos ser o melhor para os nossos animais, no entanto nao conseguimos discernir a 100% as suas reais necessidades porque eles nao as conseguem verbalizar como acontece nos seres humanos.... Penso que so nos resta humildemente cuidar deles o melhor que pudermos e soubermos... e ir aprendendo dia-a-dia...
Bem já chega de dissertar... Nao quero ser mais secante ainda com as minhas opinioes!!
Lambidelas do Spuky
Eu tenho um esquilo que passa o dia solto no meu quarto... Quando eu entro no quarto, ou ele desce a correr o tronco que tem ao pé da janela e vem logo trepar-me, ou entao fica no tronco a esticar-se todo na minha direcção que quase cai... Posto isto, será que eles nao ficam felizes por nos verem?
Miboki Escreveu:(...) Estava eu a olhar para os meus cães e a pensar se os meus cães eram felizes e depois surgiu a grande questão: será que os cães têm a noção do que é ser feliz como nós?
Como podem eles ter uma noçao igual a nós humanos se nem nós proprios temos perfeita noçao do que é ser feliz?? Isto é, nao pode existir um conceito universal do que traz ou nao felicidade... O que para mim me traz felicidade, outra pessoa qualquer pode achar que nao e, no fundo, ter outro tipo de conceito de felicidade!! Um exemplo prático... Ir a uma discoteca.... pode ser um motivo de grande felicidade e alegria para uma pessoa, mas para outra pessoa pode nao passar de uma seca e que nao traz qualquer agrado!! E para complicar ainda mais um bocadinho as coisas.... Para a MESMA pessoa, uma situaçao pode trazer felicidade num momento e noutro momento da vida dessa pessoa, a mesma situaçao pode nao trazer qualquer felicidade...
Como podem deduzir, esta questao da felicidade é bem mais complexa do que se pode imaginar (e do que eu propria posso imaginar)...
Miboki Escreveu:Quando eu leio "espero que sejas feliz" deduzo que queriam dizerem "espero que sejas bem tratado".
Neste ponto acho que está tudo relacionado... Se ele for bem tratado será mais feliz...
Agora outras perguntas podem surgir.... O que é ser bem tratado? Será que o meu conceito de "bem-tratado" é o mesmo "conceito" de bem tratado do meu animal? Secalhar nós tratamos de forma muito protectora, ou da forma como achamos que deve ser.... mas seclhar o nosso cao tem "exigencias/necessidades" diferentes daquelas que nós identificamos... por exemplo... quando o nosso cao está no quintal e está a chover, nós podemos querer que ele fique abrigado da chuva, mas secalhar a vontade dele é, efectivamente, estar a correr pelo quintal, a "morder" a água da chuva, a sacudir-se ou a chafurdar-se numa poça de água......
Nós enquanto cuidadores devemos fazer o que achamos ser o melhor para os nossos animais, no entanto nao conseguimos discernir a 100% as suas reais necessidades porque eles nao as conseguem verbalizar como acontece nos seres humanos.... Penso que so nos resta humildemente cuidar deles o melhor que pudermos e soubermos... e ir aprendendo dia-a-dia...
Que conversa tao bla bla bla... Esta do Humanizar os animais já enjoa um pouco!!! Sinceramente nao tenho paciencia para comentar isto! (nao que a minha opiniao seja muito relevante para vós, mas pronto... lol)Miboki Escreveu:Será que estão a humanizar os cães ao transpor a felicidade como vemos nos cães?
Bem já chega de dissertar... Nao quero ser mais secante ainda com as minhas opinioes!!
Lambidelas do Spuky
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel" Proverbios 12:10</strong></p>

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 17, 2007 10:18 am
Cão Feliz
[/img]
Cão Infeliz
[/img]
Mas será que há mais duvidas?
(Fonte: Google)

Cão Infeliz

Mas será que há mais duvidas?

(Fonte: Google)
"Aqui repousam os restos de uma criatura que foi bela sem vaidade, forte sem insolência, corajosa sem ferocidade e teve todas as virtudes do homem mas nenhum dos seus defeitos" (desconhecido) in Dicionário de citações
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 13, 2008 9:41 am
Para o caso de nao ter ficado claro...eu acredito que os animais sentem felicidade e tristeza!!! Para mim isso é indicutivel... basta observar o olhar de um animal abandonado e comparar com animal que é "bem tratado"... Basta ver a reacçao que os nossos animais têm quando estamos nos proprios tristes.... em que eles por vezes também ficam tao tristonhos... Enfim... Sao uns fofos que so apetece dar lambidelas e puxar as orelhas!!
<p><strong>"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel" Proverbios 12:10</strong></p>
Pois, realmente não sei o que é para um cão "ser feliz".
Afinal, também para nós o "ser feliz" não é igual de mim para si, ou para o vizinho do lado.
Agora, se o meu Java é bem tratado, brinca com outros cães, é acarinhado, cuidado e mimado, sem dúvida que é!
E o que pode mais um cão querer? Uma carreira? Um emprego? Tirar um curso?
É parvo mas imaginemos um cão no estado selvagem. Não seriam estas as condições que ele procuraria?
Se não for, os animais, pura e simplesmente, não são felizes. "Estão bem" ou "não estão bem" e não podem atingir o estado de felicidade, pura e simplesmente.
Mas eu acredito piamente que o meu Java é feliz.
Ora vejamos:

Afinal, também para nós o "ser feliz" não é igual de mim para si, ou para o vizinho do lado.
Agora, se o meu Java é bem tratado, brinca com outros cães, é acarinhado, cuidado e mimado, sem dúvida que é!
E o que pode mais um cão querer? Uma carreira? Um emprego? Tirar um curso?
É parvo mas imaginemos um cão no estado selvagem. Não seriam estas as condições que ele procuraria?
Se não for, os animais, pura e simplesmente, não são felizes. "Estão bem" ou "não estão bem" e não podem atingir o estado de felicidade, pura e simplesmente.
Mas eu acredito piamente que o meu Java é feliz.
Ora vejamos:

-
- Membro Veterano
Olá. Primeiro que tudo obrigada pelas respostas e pela paciência.LuMaria Escreveu:O que é para si ser feliz? Porque não pode um cão ser feliz? O que é ser bem tratado? Porque diz que ao dizerem que o animal é feliz é estar a humanizar o cão?
Felicidade = emoção
Para mim ser feliz é estar de bem com a vida, e ir realizando objectivos e sonhos; pensar o que me faz falta e tentar obter isso; isto claro nos humanos. Nos animais acredito que eles tem sentimentos mas é lógico que não vêem as coisas como nós porque nós racionamos muito, e pensamos que seríamos mais felizes se tivermos isto ou aquilo.
E sim um cão pode ser feliz e sentir se feliz , e sentir se que pertence à familia, a sua matilha.
Tratar bem um cão é proporcionar tudo o que ele necessita como alimento , abrigo (seja dentro de casa ou numa casota no canil); passeios para fazer as necessidades e para exercitar o corpo, veterinário,e é claro mimo.
"Porque diz que ao dizerem que o animal é feliz é estar a humanizar o cão?"
Os cães para mim sentem se felizes e tristes claro, mas o que eu quis dizer com o "humanizar" é que há pessoas que para elas os cães só são felizes se estiverem dentro de casa, em cima dos sofas.
E quando vêem um cão a ser tratado de outra forma, pensam "coitadinho, deve tar infeliz por não ir para dentro de casa".
"Será que estão a humanizar os cães ao transpor a felicidade como vemos nos cães? "
Esta minha pergunta não deve ter sido clara, por isso peço desculpa. O que eu quis dizer, será que estão a humanizar os cães ao pensar que só serão felizes se foram tratados de uma certa maneira.
-
- Membro Veterano
Passam alguns carros aqui à porta, mas os meus cães sabem quando os meus pais estão a chegar no carro ou na carrinha. É giro vê los os três com a cabeça levantada a olhar para o sitio aonde estacionam o carro e a carrinha. Ah a minha gata também conhece o som do carro da minha mãe.anne20 Escreveu:Ola a todos... Alguma vez vos aconteceu estar a chegar a casa e no quintal ja estar o vosso cao aos saltos feito louco so por ter sentido a vossa presença? Ou ver o vosso 4 patas em casa às voltas e aos saltos perto da porta de entrada porque ele ja sabia que o outro dono estava prestes a chegar?? Já repararam nas expressoes do animal?? Digo EU, já repararam na FELICIDADE deles??
O meu Snoopy está cá em casa há uns 2 anos , e os primeiros tempos foram complicados, via se que tinha sido maltratado. Os primeiros passeios com a trela foram também complicados, o cão não sabia muito bem o era aquilo e era eu que puxava a trela para ele ir andar. O Snoopy fazia uns xixis uns cócos e depois já queria voltar a casa, eu é que insistia e puxava para ele conhecer mais um pouco da zona. Agora quando ele vê a trela, salta, ladra é uma loucura e vê se que fica feliz quando vai passear e já é ele quem puxa a trela. Infelizmente no terreno aonde vou passear os cães, ele não pode andar solto como os outros, pois foge e é complicado apanha-lo.
Anne20 concordo com o que diz, e é verdade que mesmo para nós humanos o termo felicidade é complexo porque varia de pessoa para pessoa.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Os meus cães são felizes, sem dúvida!
Não digo que o sejam sempre, mas...
São felizes quando sentem que estou a chegar....
São felizes quando lhes levo a refeição...
São felizes quando lhes levo carradas de ossos...
São felizes quando correm pela ribeira...
São felizes quando fazem buracos na área deles...
São felizes quando fazem o comboio...
Enfim, acho que em determinadas alturas, eles sentem-se realmente felizes
Abraços
Não digo que o sejam sempre, mas...
São felizes quando sentem que estou a chegar....
São felizes quando lhes levo a refeição...
São felizes quando lhes levo carradas de ossos...
São felizes quando correm pela ribeira...
São felizes quando fazem buracos na área deles...
São felizes quando fazem o comboio...

Enfim, acho que em determinadas alturas, eles sentem-se realmente felizes

Abraços
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am
Muito sinceramente também penso que eles podem ser felizes,por exemplo,os meus adoram o meu pai,se lhe digo "vem lá o pai" vão os dois disparados a correr para a porta e ficam loucos de alegria quando o vêem... 

Sara Moura
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 18, 2008 10:33 pm
- Localização: Maria Chocolate e Sasha (cadelas) e o meu eterno cachorrão Ché
A Maria Chocolate é feliz quando:
...chego a casa
...treinamos em troca de goluseimas ou brincamos com a bola
...corre pela praia e entra mar dentro
...brinca com outros cães
... a olhar para os patos do vizinho
........ entre muitas outras coisas, mas acima de tudo quando lhe dou atenção.
Sinto-a mais tristonha quando:
... me preparo para sair. A frase "a Maria fica" é fatal
... faz de mula, esconde-se ou deita-se sem se mexer na minha cama para não ter que ir quintal
...ouve a palavra NÃO, isto porque normalmente está a deliciar-se com algum disparate e não poderá a continuar a fazê-lo
......
Se isto é felicidade ou não, não sei, esta é a minha interpretação do comportamento da Maria, do Ché ou dos outros animais que já tive.
Penso que o contentamento deles, ou felicidade se preferirem, deve-se acima de tudo facto de receberem atenção por parte do dono, terem distracções para não entediarem

...chego a casa
...treinamos em troca de goluseimas ou brincamos com a bola
...corre pela praia e entra mar dentro
...brinca com outros cães
... a olhar para os patos do vizinho
........ entre muitas outras coisas, mas acima de tudo quando lhe dou atenção.
Sinto-a mais tristonha quando:
... me preparo para sair. A frase "a Maria fica" é fatal
... faz de mula, esconde-se ou deita-se sem se mexer na minha cama para não ter que ir quintal
...ouve a palavra NÃO, isto porque normalmente está a deliciar-se com algum disparate e não poderá a continuar a fazê-lo
......
Se isto é felicidade ou não, não sei, esta é a minha interpretação do comportamento da Maria, do Ché ou dos outros animais que já tive.
Penso que o contentamento deles, ou felicidade se preferirem, deve-se acima de tudo facto de receberem atenção por parte do dono, terem distracções para não entediarem