Como superar a dor

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

mscm24
Registado: terça mar 10, 2009 9:57 am

segunda mar 16, 2009 10:07 am

Bom dia,

Eu tinha uma cadelinha chamada Punky que sofria de tumores mamários. Na passada quinta-feira tive que colocá-la a dormir para a deixar descansar sem sofrimento.
No momento da decisão entrei em estado de choque e só chorava, nada mais. Despedi-me dela com um beijo e sai, não fui capaz de assistir nem de ir apanhá-la depois.
O veterinário que sempre a acompanhou tratou de tudo, pois eu não estava capaz emocionalmente.

Sei que fiz tudo por ela e fui uma dona excelente, mas sinto-me mal e ainda hoje penso que deveria ter estado com ela no momento final.
Não consegui...dei-lhe um beijo e não quis ver.

Alguem ja passou por isto certamente. Como deixar de se sentir a pior dona do mundo?!
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda mar 16, 2009 10:26 am

Só tempo a vai ajudar. :( :( :(

Nem todos encaram a morte como a passagem natural que ela é, é sempre um momento traumático para quem fica ver partir aquele que ama... Não se autocondene por isso, é muito humana e natural a sua reacção. E posso dizer-lhe por experiência própria que é ainda pior entregar os corpinhos dos nossos amigos nos frios e cruelmente indiferentes serviços camarários do que assistir à sua morte.

Viva o seu luto, esforce-se por relembrar os momentos de alegria e de ternura da sua cadelinha, as suas brincadeiras, as suas tontices, enfim tudo o que ela foi em vida. Enquanto o fizer, ela estará viva.

Um abraço, coragem e força!
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Lequinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jul 11, 2003 9:32 am
Localização: Blacky e Spock canitos SRD'S, Blue-gata x-siamesa,Mateus-gato srd

segunda mar 16, 2009 10:40 am

Lamento pela sua menina.
Pense só nisso, ela não sofreu, não sentiu nada. É já é mais uma estrelinha a olhar por si :wink:
Há pessoas com mais estômago que outras, não tem que se culpar por não ter conseguido estar presente.

O tempo, só o tempo vai aliviar... :cry:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

segunda mar 16, 2009 11:49 am

Alivia bastante arranjar outro cão a quem possa dispensar a sua atenção.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

segunda mar 16, 2009 12:25 pm

Lamento a morte da sua cadelinha.
Só o tempo pode minimizar a dor, e relembre sempre a sua Punky de quando era viva e dos bons momentos.
Acho que fez muito bem mandar parar com o sofrimento dela, acho que também é um acto de uma boa dona , se não conseguiu assistir é compreensível e não a torna numa má dona!
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mar 16, 2009 5:03 pm

Como disse um grande amigo meu: "Começou o teu sofrimento, mas acabou o dela..."...

Força, e dê tempo ao tempo.

Nem todos têm a capacidade de aceitar outro cão após a morte do seu... eu não tenho... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda mar 16, 2009 6:20 pm

Sei o que custa e o que está a passar. Lamento muito a perda da cadelinha.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda mar 16, 2009 8:00 pm

Não se supera a perda...eles são insubstituíveis e não há um igual ao outro. Mas o tempo ajuda a minimizar a dor.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça mar 17, 2009 12:05 am

Lamento a sua perda. A dor vai ficar para sempre, o tempo só a vai suavizar.
Por motivos diferentes, também não estive presente quando a minha menina partiu, já que ela não conseguiu esperar a minha chegada, isso ainda hoje dói....
Fica uma grande tristeza mas o que faz de nós bons donos, não é só como agimos no momento final, mas sim tudo o que fizemos por eles ao longo das suas vidas.
Não se condene. Faça o luto e não se precipite a arranjar outro animal, faça-o só quando estiver preparada.
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

terça mar 17, 2009 3:26 am

Como já foi dito,com o tempo a dor vai diminuindo...

Quando o meu gato faleceu,pensei em arranjar outro animal,não para me esquecer do meu "Pastel",mas sim para me distrair com outra "coisa".

Ele não foi substituído,pois como diz o PauloC1 "eles são insubstituíveis e não há um igual ao outro" ,apenas com o novo membro aqui em casa me ajudou a superar a angustia que sentia.Obvio que ainda sinto a falta do meu menino e vou sentir sempre.É só preciso muita força.
Sara Moura
lude
Membro
Registado: quarta jul 18, 2007 9:27 pm

terça mar 17, 2009 6:59 pm

Como sei o que está a sentir...........faz hoje precisamente três meses que também tive que deixar partir o meu querido Noel.

É difícil amiga, doi de uma forma insuportável, quanto mais o tempo passa, parece ainda pior. Não se culpe, todos nós somos diferentes, o seu amor esteve sempre com ela quando foi necessário, isso é que importa.

Agora temos que deixar que o tempo nos ajude. Eu encontrei um modo de amenizar a minha perda, enchi a casa de quadros e fotos do Noel, assim, continuo a vê-lo e tenho a sensação de que ele está sempre presente. Procure a melhor forma para si e não se esqueça, o melhor que podia fazer, fê-lo, nem todos têm essa coragem.

Força
Takos
Membro
Registado: sábado mar 29, 2008 6:27 pm

terça mar 17, 2009 7:28 pm

:( Sei o q está a passar eu também não fui capaz de ver o meu querido golden ,Nicolau, companheiro por 12 anos ,morrer no vet,nem de o enterrar,o vet tratou de tudo.Fiquei mal,foi como se fosse um familiar mt chegado.Chegar a casa sem ele,um vazio....mas ainda passados quase 2 anos ainda choro,mas tb sorrio quando me lembro das suas brincadeiras,da sua alegria ,feliz até a vespera da sua morte,qd correu ,nadou no Gerês,mesmo com um mastocitoma de ultimo grau diagnosticado um ano antes.Passados 8 meses ofereceram-me o Oscar,neto do Nicolau,q é esse malandro q aparece aí ao lado.A mim ajudou-me a superar a falta,mas fica mt saudade .....mas temos nos agarrar aos bons momentos !São mt nossos amigos!
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

sexta mar 20, 2009 11:47 am

É uma dor que nos persegue, mas que vai aliviando.... Eu tenho a certeza que foi uma boa dona, até porque tomou a decisão certa ao aliviar a sua menina!

Não se martirize, foi a melhor coisa que podia ter feito pela sua menina....

Força
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

sexta mar 20, 2009 12:03 pm

Há pouco mais de 2 meses também tivemos de adormecer a nossa Mara. Não se culpe, fez o melhor que pode por ela. Se não conseguiu assistir à eutanásia, não faz de si uma má dona. Cada pessoa tem os seus próprios limites. Não se martirize. Como vê, há aqui muita gente que já passou pelo mesmo.
Um abraço. :)
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
lukazdragon
Membro Júnior
Registado: quarta jan 28, 2009 8:45 pm

sexta mar 27, 2009 2:12 pm

concordo com todos.voce não deve achar que deveria estar com ela,voce foi uma boa dona,ela foi embora,mas levou consigo o seu carinho e atenção,até no ultimo momento voce deu um beijo nela,não se preocupe,ela está num lugar melhor.

PS:sei diso porque minha vo perdeu o cachorro dela 2 anos atras.
<p>SNOOPY&nbsp;&nbsp;I&nbsp; LOVE YOU</p>
<p><a href="http://thedogrpg.forumeiros.com">http://thedogrpg.forumeiros.com</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”