Potencialmente perigosos...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Maline
Membro
Registado: quarta abr 20, 2005 5:03 pm

terça mar 17, 2009 9:51 am

Desde Dezembro que vivo em Itália e comparo, com pena, a realidade Portuguesa e a realidade Italiana.
Uma criança foi atacada por uma matilha de cães semi-abandonados (semi porque na realidade tinham dono, apesar de viverem em liberdade, mal tratados e com fome). Enquanto a policia socorria aquela criança (que terá pelo menos 2 meses de internamento devido aos graves ferimentos) a matilha atacou outra criança: um menino de 10 anos que não teve a "sorte" do primeiro e morreu no local do ataque. Os cães, devido à extrema agressividade demonstrada com todo o pessoal interveniente e após observação do seu estado, tiveram que ser abatidos. O dono foi preso e acusado de homicidio voluntário. Relativamente à questão dos cães abandonados, o Governo Italiano iniciou uma perseguição: Aos cães? Não...Aos presidentes das várias camaras! A mensagem é clara e curta: Existem fundos para criar uma rede de colaboração entre veterinários públicos e privados no sentido de esterelizar todos os cães vadios, é punido por lei o abate de cães pelo simples facto de serem abandonados e todos têm de ser microchipados.
E a famosa "black list"? Os cães potencialmente perigosos? Entende o governo, e muito bem, que nada mudou desde a implementação desta lei, os acidentes continuaram a acontecer e os maiores prejudicados foram os cães e os seus donos, impedidos de ter uma vida normal, quanto mais não fosse pelo estigma dos "cães assassinos". O que vai ser feito a muito curto prazo (30 a 40 dias)? A lista vai ser abolida e a única coisa que vai acontecer é uma maior responsabilização dos donos, a nível penal e civil, por todos os danos ou lesões causados pelo animal (sem distinção de raça). A trela é obrigatória para todos os cães, do caniche ao pitbull, com excepção de espaços públicos com àreas exclusivamente dedicadas aos animais. O dono deve ter em sua posse o açaime e colocá-lo no cão caso exista um risco potencial.
Tudo isto quer dizer que alguém conseguiu perceber (como se fosse muito dificil...) o problema real: Os donos. Para isso estão previstos percursos formativos, ministrados pelas entidades sanitárias locais, aos potenciais donos de cães cujo carácter e caracteristicas da raça sejam considerados de maior responsabilidade. No fundo trata-se de orientar os futuros donos e individualizar os casos que possam constituir um risco real (em função das aptidões do dono e não do cão). Após realização do curso, será entregue um documento que o dono deve ter sempre consigo. Os serviços veterinários terão um registo de todos os cães cujo carácter possa ser considerado "empenhativo" :) Além disso, os veterinários deverão incidir na prevenção, informando os donos da possivel necessidade de fazer formação. Interessante que o estudo e decisão chegou ao pormenor de considerar o veterinário uma peça-chave no aconselhamento e encaminhamento, mas não na resolução de problemas reais, uma vez que nem todas as faculdades prevêm o exame de comportamento animal. Nestes casos, dono e cão deverão ser orientados e seguidos por pessoal com formação adequada no comportamento animal.
Não se tapa o sol com a peneira, e todos sabemos que um cão de grande porte e grande força mandibular pode ser perigoso nas mãos erradas: Penso que esta iniciativa demonstra acima de tudo um grande respeito pelos animais, a preocupação de não estigmatizar determinadas raças e uma maior responsabilização dos grandes culpados: os maus donos.

Nunca sabemos se determinada decisão é o máximo até ser colocada em prática, mas este é com toda a certeza um bom inicio, que acredito venha a dar bons resultados...
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
MTiago
Registado: quinta mar 12, 2009 2:50 pm

terça mar 17, 2009 10:16 am

Sem duvida que este é o caminho a seguir, responsabilizar os donos pelos actos dos seus animais, só um mau dono ficará preocupado com esta nova lei.

Infelizmente a lei actual em Portugal só prejudica quem quer criar seriamente, quem tem e ama o seu cão de uma destas raças e quem ama os animais em geral.
angeleyes20
Membro Veterano
Registado: sábado jul 22, 2006 1:16 pm

Um beta splendens

Três hamsters campbell

terça mar 17, 2009 10:54 am

Acho que a atitude do Governo Italiano me dá alguma esperança de que por cá se faça igual. Afinal de contas temos a mania de copiar os actos dos outros...ora, porque não copiar algo bom?
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mar 17, 2009 12:30 pm

O meu aplauso para o Governo Italiano!

Obrigado Maline, pela partilha de informação :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
susbessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 07, 2009 6:20 pm

terça mar 17, 2009 12:41 pm

Queremos o mesmo aqui em Portugal!!! Rapido!! para acabar esta perseguiçao estupida e doentia de pessoas idiotas...
Naturamqr
Membro Veterano
Registado: domingo dez 28, 2008 9:54 pm

terça mar 17, 2009 2:30 pm

De aplaudir! Parabéns pela atitude ao governo italiano! Precisava-mos que por cá se sentassem de facto a discutir este assunto para com um pouco de inteligência e investigação chegassem a mesma conclusão. Fica a esperança.
<a target="_blank" href="http://vimeo.com/8245735">http://vimeo.com/8245735</a>
<strong>>Chocante mas verdadeiro - Adopte um amigo para toda a vida!

"Os animais dividem connosco o privil&eacute;gio de terem uma alma." (Pit&aacute;goras)

http://trapilhicesdanatura.blogspot.com/ </strong>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça mar 17, 2009 2:45 pm

Por acaso esta tem graça, mas não foi o Governo Italiano que colocou o nosso Serra da Estrela na lista dos PP italiana?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mar 17, 2009 2:49 pm

kitten Escreveu:Por acaso esta tem graça, mas não foi o Governo Italiano que colocou o nosso Serra da Estrela na lista dos PP italiana?
O Serra e outro qq... mas felizmente chegaram à conclusão que o defeito não está nos cães, mas sim nos donos. :wink:
Essa a nós tocou-nos mais porque é uma raça nossa, pois na realidade deveria-nos chocar qualquer raça descriminada :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Maline
Membro

terça mar 17, 2009 2:58 pm

kitten Escreveu:Por acaso esta tem graça, mas não foi o Governo Italiano que colocou o nosso Serra da Estrela na lista dos PP italiana?
Desde que façam um "MEA CULPA" e mudanças positivas até podiam colocar o Canário Arlequim Português... :D
<p>Elsa</p>
<p>"Todos os animais, com excep&ccedil;&atilde;o do homem, sabem que a urg&ecirc;ncia da vida &eacute; aproveit&aacute;-la..." Samuel Butler</p>
kitten
Membro Veterano

terça mar 17, 2009 3:02 pm

O pior é que não fazem mea culpa e a raça não deixa de ficar assinalada, essa e as outras todas.
Mesmo que eventualmente a nossa lei fosse alterada o estigma estava sempre presente nas raças.
Madalena Marques
Maline
Membro

terça mar 17, 2009 5:34 pm

O estigma já existia e não vale a pena fazermos de conta. As pessoas que viam no dobermann O cão assassino, não mudaram de opinião por ele não fazer parte da lista. Os Governos podem quando muito tentar melhorar a qualidade de vida dos cães e responsabilizar os donos de uma forma mais eficaz. Não sei se esta é a fórmula perfeita mas se tivermos em conta os vários factores da equação, é claro que cabe aos governos indicar o melhor caminho. Um pensamento negativo e derrotista não ajuda absolutamente nada, pelo contrário.
Temos que recordar a nossa história como seres humanos e recordar que, na nossa espécie, a raça negra era (e em alguns sitios ainda é) rebaixada ao pior nível: A escravatura foi abolida e foi um processo muito lento: O estigma continua a existir em muitos Países e mentalidades individuais e colectivas, mas é inegável a transformação e consequente melhoria relativamente aos direitos humanos que esse processo provocou.
Grave não é o pensamento individual, mas o pensamento colectivo, neste caso apoiado por uma lei. Vejo como positivo o facto de um ministério dar um passo atrás e admitir um erro e precisamos de ter bem presente que não foram os governantes que inventaram esta lei "porque sim": A "lista negra" foi criada devido à pressão dos jornalistas, da eterna irresponsabilidade, maldade e ignorância de muitos dos detentores dessas raças e da histeria colectiva que se instalou confortavelmente, justificando a decadência do ser humano com "actos tresloucados perpetrados por cães assassinos". Estou contente por ver esta alteração e espero que a longo prazo (talvez muito longo), a legislação possa educar algumas mentalidades demasiado empobrecidas.
<p>Elsa</p>
Maline
Membro

terça mar 17, 2009 5:48 pm

e não só...o Rafeiro do Alentejo também :wink:
<p>Elsa</p>
kitten
Membro Veterano

terça mar 17, 2009 6:40 pm

Exacto, eu dei o exemplo do serra da estrela porque é o que me toca mais directamente porque tenho uma.
Madalena Marques
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça mar 17, 2009 9:50 pm

Era optimo que Portugal seguisse este exemplo de bom senso. Muito sinceramente, não esperava que fossem os Italianos a dá-lo mas era bom que outros os seguissem. Nomeadamente Espanha, que gostamos tanto de imitar.
Maline
Membro

quarta mar 18, 2009 12:24 am

PauloC1 Escreveu:Muito sinceramente, não esperava que fossem os Italianos a dá-lo
Nem eu...aliás é com alguma perplexidade que assisto à forma como os italianos tratam os seus animais e como a comunicação social se envolve positivamente nas questões mais delicadas. Neste momento posso dizer que em Itália é melhor e mais fácil ser cão do que estrangeiro...a mim já me disseram para voltar para o meu País no mesmo barco de bananas que me trouxe...já para o Havoc (o meu cão) é só festinhas, bravo e che bello!!! :?
<p>Elsa</p>
Responder

Voltar para “Cães”