Primeiros socorros!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
nicas25
Membro
Registado: sábado fev 22, 2003 7:19 am

segunda jun 16, 2003 7:15 pm

Ora aqui está uma informação que me veio parar ás mãos e que achei interessante Compartilhá-la ;)
O que fazer em caso de atropelamento ou envenenamento do seu animal, apesar de ser imprecindivel levá-los ao veterinário, isto são só umas dicas de como actuar de imediato, para não agravar mais a situação:
Em caso de envenenamento:
Provoque o vómito se tiver a certeza que o veneno foi ingerido, no máximo, uma hora antes; se o animal estiver consciente e que a substância consumida não é cáustica ou irritante. Dê-lhe bicabornato de soda ou uma solução concentrada de água tépida com sal (uma colher de chá para um copo)
Leve-o ao veterinário rapidamente e, se conseguir guarde uma amostra do vomitado para levar para análise.

Verifique a perda de sangue: Se um animal está ferido ou inconsciente mas respira normalmente, pressione um dedo na gengiva para verificar se o sangue regressa intantaneamentequando retira o dedo. Se isso não acontecer, pode ser devido a uma grave hemorregia.

Ajude-o a respirar: observe os movimentos do peito do animal para ver se respira.
Geralmente inspira 20 a 30 vezes por minuto. O número pode aumentar bastante depois de um acidente
Abra a boca do animal e cuidadosamente puxe a língua para fora.
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

segunda jun 16, 2003 9:22 pm

Uma vez tive que fazer vomitar a Cookie, pela ingestão de um rolo de papel de cozinha inteirinho... novo :? e a conselho do Vet dei-lhe 1/2 copo de água com uma colher de chá de água oxigenada.

Resultou e ele assegurou-me que não faz mal.
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

terça jun 17, 2003 2:01 pm

Felizmente nunca me aconteceu nada de urgente e perigoso com os meus cães, mas acredito que não tomaria nenhuma atitude a não ser enfiá-los no carro e ir a "voar" para o vet...

Podemos fazer pior a tentar ajudar do que se estivermos quietinhos e procurarmos auxílio especializado. Por alguma razão os vets estudam uma vida inteira para saberem o melhor para os cães, gatos, etc...

O que se poderia fazer era ter uma lista com alguns conselhos sobre como agir em caso de ingestão de alguns produtos (mais frequentemente ingeridos em caso de acidente)...

Mais vale prevenir que remediar, é como com as crianças! O melhor mesmo é ter os detergentes perigosos num armário bem alto e com a porta bem fechada.
Responder

Voltar para “Cães”