Não estaremos a agir um pouco à "Hitler" (perdoem-me a comparação exagerada) quando queria os humanos altos e loiros, para serem "perfeitos"? É que assim sinto-me cheia de defeitos, além de ter 1,55m sou morena.
Olá Catarina,
Parece que a tendência para humanizar também se manifesta a este nivel
A Criação de cães foi, desde sempre, um processo de selecção que passa por usar apenas os exemplares que têm as qualidades fisicas e de caracter desejáveis. É efectivamente a busca do ser 'perfeito'.
É Graças a essa selecção, que passou pela eliminação dos cães com defeitos indesejáveis da linha de reprodução que a Catarina hoje tem uma Boxer

.
Não se pode comparar o incomparável, e por isso falar em selecção de exemplares num processo de criação de cães não pode ser comparado com o que Hitler pretendia fazer.
Olá Lu,
Gostava de colocar uma pergunta Sealords, será mesmo possivél encontrar o cão perfeito? Com alguns anos que eu acho que tem de criação já encontrou?
Acho que a sua resposta está aqui:
Eu cá olho para os meus e só lhes vejo "defeitos" - ainda bem, porque senão não valia a pena fazer criação. É esta busca do cão perfeito (tal como noutros tempos a busca do Santo Graal) que dá sentido à criação de cães.
Cybergirl,
Concordo em absoluto com o excerto citado.
Existem cães muito perto da perfeição, mas totalmente perfeitos, não.
Eu também acho que não existe cães totalmente perfeitos! O que eu não concordo no texto é no dizer que estar de acordo com o "Standard" é a perfeição completa!
O Standard é o Standard, ou seja o "normal" que caracteriza determinada raça. O cão 'perfeito' na minha opninião não seria apenas aquele que está simplesmente DE ACORDO com o standard.
Vamos a um exemplo: Se determinado standard disser apenas que um cão da raça X deve ter até 10 Kilos, sem referir altura nenhuma, um cão dessa raça ( possuidor das demais caraterísticas referenciadas) que tenha 9 Kilos está de acordo com o standard! No entanto, uma apreciação de um "entendido" da raça poderia dizer que aquele cão deveria ser mais ligeiramente baixo, ou que o peso deveria estar melhor distribuído em determinadas zonas do corpo, etc. Ou seja, este cão estaria de acordo com o Standard, embora não fosse perfeito.
Abraços
Paulo C.