Ganhar ou não dinheiro com a "venda" de cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

shar_pei
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 21, 2003 12:56 am
Localização: cadela shar pei( pensando em adquirir um rott )

quarta jun 18, 2003 10:09 pm

Boa noite.
Vi em algumas respostas uma coisa no minimo curiosa, e passo a explicar quando me falam que adquirir um bom cão, comida de boa qualidade, vets, vacinas exames etc , ficam caros para o criador, concordo mas não são so para os criadores, passo a explicar o que quero dizer tudo isso são gastos que um simples proprietario tem com os seus cães( fora obviamente os gastos com a gestação dos filhotes), ou se não fossem criadores não dariam boa comida em suma boa assistencia aos seus cães?
É normal quem trata bem os cães gastar "muito" dinheiro com eles.
Agora se me disserem que so compraram os cães com intuito de criação isso e outra coisa.

Bruno.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jun 18, 2003 10:20 pm

JoanaGoncalves Escreveu: Muito boas tardes,

Eu acho que mais uma vez se está a confundir o que são criadores, mas enfim...

Ora bem... Começando do inicio..

Um criador começa por adquirir exemplares de QUALIDADE, passo a explicar, quem tem objectivos de criar e PRESERVAR COM QUALIDADE a sua raça de eleição começa com boas bases de sangue, para iniciar o seu "trabalho", exemplares esses que custam uma "nota preta", essa é logo a 1ª despesa que se tem...
Depois já nem falemos em despesas de vets e alimentação(pois quem gosta realmente dos seus cães gasta o que for preciso para que eles cresçam saudaveis, independentemente de serem criadores ou não)
Ora aqui está um pequeno bocadinho do meu extenso discurso em que menciono isso mesmo... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
shar_pei
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 21, 2003 12:56 am
Localização: cadela shar pei( pensando em adquirir um rott )

quarta jun 18, 2003 10:28 pm

Boa noite outra vez
Desculpem mas tenho de deixar mais uma vez explicito que nunca me ouviram falar contra os criadores, acho sim que devem continuar o seu trabalho no sentido de apurar cada vez mais a raça x, e volto a frisar que admiro o trabalho e dedicação que os verdadeiros criadores tem aos seus animais, apenas emiti uma opinião acerca do lucro nada mais.
escolhi o shar pei por ser um cão que alem da sua beleza tem um caracter que me agrada é calmo, meigo da-se bem com todas as pessoas enfim e tudo aquilo que eu procurava num companheiro.
Para terminar sealord o dinheiro que dei e comigo não tem nada a ver com isso, esterelizei porque não pretendo ser criador, nem ser surprendido por srd que na epoca do cio gostam de saltar para dentro das vivendas vizinhas.
Depois não lhe dei o meu numero de tlm para me ligar por isso não é surpresa nenhuma que não me ligue!!!
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quarta jun 18, 2003 10:36 pm

(repetida)
Última edição por SeaLords em quarta jun 18, 2003 10:39 pm, editado 2 vezes no total.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quarta jun 18, 2003 10:36 pm

Bom, vamos lá de novo fazer umas contas muuuuuuuuito por alto.

Um criador decente não fará mais do que 4 ninhadas com cada cadela (se for um Bulldog inglês, não fará mais de 2, mas passemos à frente). 5 cachorros por ninhada, é? Então desconte um (estou a ser optimista) para pagar a cruza. Ficam 4 x 4 = 16 cachorros. Uma cadela vive em média 10 anos (às vezes mais, mas vamos ver a coisa por um lado mais optimista), logo temos 1.6 cachorros por ano - que é para pagar a alimentação anual da cadela + as despesas com a própria ninhada, com um bocado de sorte. É pá, afinal como é que vou conseguir comprar o meu Jaguar ? :roll:

(nem foi preciso ir buscar o custo de aquisição, as despesas com as instalações - sim, que quem tem mais que 2 cães não os pode ter enfiados na cozinha - as despesas com exposições, as cesarianas, as cadelas que ficam "vazias", os cachorros que morrem, os cachorros que-não-se-vendem-que-nem-pãezinhos-quentes-e-saem-todos-às-6-semanas", os cachorros com defeitos e que não dá para vender a 1500 euros (a não ser a gente distraida, que, afinal, parece que sempre vai existindo), os cães que afinal não podem ser usados porque têm displasia, ou outras coisas piores, as horas sem dormir, os gastos com livros, e cotas e etc para saber o que é que se passa por esse mundo fora, os cães que são devolvidos porque afinal não combinam com a mobília, e muitos outros etc)

P.S. o seu sentido de humor é a modos que ... :o
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
shar_pei
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 21, 2003 12:56 am
Localização: cadela shar pei( pensando em adquirir um rott )

quarta jun 18, 2003 11:02 pm

Sugiro-lhe que re-leia o que escrevi, mas vou repetir mais uma vez que a maior parte desses gastos um simples proprietario tem, por exemplo tenho um tio que tem a volta de 30 cães ou seja tem canis, a despesa de vet é enorme comida ..... faz exames regulares aos animais etc, e surpresa NÃO É CRIADOR todas as suas cadelas estão esterilizadas ou seja tem gastos normais de um amante de animais simples, mais uma vez eventualmente se ele se "lembrasse" de começar a fazer criação teria retorno economico ou não?
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta jun 18, 2003 11:03 pm

SeaLords Escreveu: Bom, vamos lá de novo fazer umas contas muuuuuuuuito por alto.

Um criador decente não fará mais do que 4 ninhadas com cada cadela (se for um Bulldog inglês, não fará mais de 2, mas passemos à frente). 5 cachorros por ninhada, é? Então desconte um (estou a ser optimista) para pagar a cruza. Ficam 4 x 4 = 16 cachorros. Uma cadela vive em média 10 anos (às vezes mais, mas vamos ver a coisa por um lado mais optimista), logo temos 1.6 cachorros por ano - que é para pagar a alimentação anual da cadela + as despesas com a própria ninhada, com um bocado de sorte. É pá, afinal como é que vou conseguir comprar o meu Jaguar ? :roll:

(nem foi preciso ir buscar o custo de aquisição, as despesas com as instalações - sim, que quem tem mais que 2 cães não os pode ter enfiados na cozinha - as despesas com exposições, as cesarianas, as cadelas que ficam "vazias", os cachorros que morrem, os cachorros que-não-se-vendem-que-nem-pãezinhos-quentes-e-saem-todos-às-6-semanas", os cachorros com defeitos e que não dá para vender a 1500 euros (a não ser a gente distraida, que, afinal, parece que sempre vai existindo), os cães que afinal não podem ser usados porque têm displasia, ou outras coisas piores, as horas sem dormir, os gastos com livros, e cotas e etc para saber o que é que se passa por esse mundo fora, os cães que são devolvidos porque afinal não combinam com a mobília, e muitos outros etc)

P.S. o seu sentido de humor é a modos que ... :o
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Orpheu
Membro Júnior
Mensagens: 23
Registado: sexta mai 02, 2003 12:10 am

quarta jun 18, 2003 11:38 pm

Amigo Shar-pei,
Queira desculpar mas convém que paremos um pouco para pensar se estamos a falar a sério ou se estamos só a debitar ideias!
Se o seu tio tem dinheiro e pode sustentar 30 cães, melhor para ele! Mas nós estamos a falar da supostamente retirar rentabilidade da criação!
Há gente que vai para o mar por gosto, por Hobby ou por desporto, mas há gente que vai para o Mar trabalhar! Os primeiros encaram os gastos como parte do hobby que escolheram, os segundos como um custo a ter em conta na hora de contar os eventuais lucros!
Não se compara o incomparável!
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta jun 19, 2003 8:13 am

Olá

Este tópico faz algum sentido. Por isso aqui há tempos levantei a questão do lucro ou do prejuizo tido pelos criadores (julgo que foi neste fórum).
Isto faz algum sentido porque, como antes referi, a questão do lucro obtido pelo criador é tabu. É tabu da parte do público em geral e é tabu da parte do criador que se sente quase obrigado a dizer que tem prejuizo porque se não cai o carmo e a trindade.

Eu estou a dizer isto exclusivamente baseado nas entrelinhas das mensagens de alguns criadores e também nas de alguns foristas. Não sou e nunca serei criador nem estou ligado a nenhum. E o juizo que faço nesta matéria é ditado mais por intuição do que por outro motivo qualquer.
De qualquer modo, friso bem, se eu fosse criador muito provavelmente também faria "caixinha" (tabu) àcerca dos lucros, quanto mais não fosse por uma questão de comodidade, para não ter de aturar as sistemáticas "bocas" das pessoas. É que realmente, nesta actividade, o criador é insidiosamente coagido a declarar os seus bens como se tratando de um político nomeado para um cargo público.

Coloco mais uma vez a questão: será crime um criador obter lucro desta actividade? Mesmo admitindo que esse lucro desse para comprar o tal Jaguar?
Esta é a situação típica de se ser morto por ter cão e por não ter. Se o criador declara que tem lucro, é um gatuno; se declara que não tem, está a enganar a malta.

Eu se fosse criador já não faria mais contas e já não tentaria demonstrar o que quer que fosse. Por alminha de quem?
Haja paciência...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta jun 19, 2003 8:51 am

Nel,

Acho que a questão não é essa. É óbvio que há gente que tira (muito) lucro a fazer cães (é fácil de ver como é que isso se pode fazer). O que está aqui em causa é que parece que ninguém acredita que quando se cria com pés e cabeça (quando se tem como objectivo criar bons cães, construir uma linha que seja reconhecida e admirada pelos seus pares, e não apenas fazer cães para vender), se se conseguir reaver as despesas que se teve com a própria ninhada já é um pau.

Mas ainda há dúvidas como é que se pode fazer dinheiro a fazer cães?
- em vez das 4 ninhadas fazem-se 10
- em vez da cadela durar 10 anos dura 6 ou 7 (ou morre de exaustão, ou doença, ou leva uma injecção "atrás da orelha") - aliás, nada de cães "improdutivos" no canil (cães com defeito, cães velhos, cães estéreis)
- em vez de vender os cachorros depois das 8 semanas vacinadinhos e a comerem sozinhos vende-os às 5 e às 6 semanas e nem sequer os desmama (que isto de comida de cachorro sai caro)
- usa o cão lá de casa ou o do vizinho do lado (népias de despesas de cruza e deslocações)

(já nem falo nas exposições a que não se vai, nos controlos de doenças hereditárias que não se fazem, na comida de qualidade que não se dá, nos reprodutores de qualidade que não se tem, etc)

Agora, quando as pessoas vão comprar os cachorros, e mesmo aquelas que vão visitar os criadores, estes pormenores passam-lhes completamente ao lado. E se o gajo que faz 10 ninhadas por cadela pede menos 20 contos que o que só faz duas (pudera!) - nem sequer se pensa duas vezes. E, é claro, o que pede mais 20 contos está a ter mais lucro, não é verdade?

Para meditar ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quinta jun 19, 2003 9:42 am

Shar pei, se deu 300 mocas é porque podia e por que as tinha para dar. Ainda bem. Continuo a cahar um bocado puxado. Se fizer uma pesquisa sobre outras raças, verá que os preços são um pouco diferentes, e se falar-mos nas raças portuguesas (que comem, vivem, são vacinas, etc, tal como os outros, então aí a coisa é MUITO diferente, 1500, daria para comprar pelo menos 3 caes de raça portuguesa, em principio qualquer uma :oops:
Por isso pode ver e fazer as suas contas ao lucro. ;)
Isabel
Kathleen
Membro Veterano
Mensagens: 5273
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jun 19, 2003 11:19 am

Olá

Eu depois de ler este tópico fiquei com uma dúvida, não sei se ma podem ou não esclarecer. Mas em média, num bom criador quanto custa um cão de raça. Eu sei que depende das raças, mas gostava que me dessem exemplos de algumas.
Eu já ouvi os preços mais exorbitantes a preços demasiado baixos para serem reais.
E já agora outra questão, quando os pais são campeões os cães costumam ser mais caros não é?

Beijokas
kathleen
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quinta jun 19, 2003 3:39 pm

SeaLords

Eu sei que há muita gente que faz bom dinheiro a criar cães. Deverei dizer antes a "produzir" cães. Mas eu não me estava a referir a esses. Estava a referir-me EXCLUSIVAMENTE aos criadores e não aos produtores.

Também sei que não é fácil pedir preços supostamente elevados, embora justos e que até mal cobrem as despesas.
Também sei que a esmagadora maioria do público não sabe, nem quer saber, que o criador é um cocabichinhos, um maluquinho que não olha a despesas para obter bons exemplares (com o devido respeito ;) ).
Se os cães mais "perfeitos" (isto a propósito do tópico do PauloC sobre o estalão) fossem alvo da admiração ou de disputa do público ou de determinados sectores como por exemplo acontece nos cavalos, o preço elevado deixaria de ser tabu tal como o tenho aqui considerado. Mas não. O cão de raça, mesmo o de raça puríssima, na maior parte das situações não deixa de ser o tal bobi, que se for adquirido baratinho tanto melhor.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jun 19, 2003 10:27 pm

Caro ou cara shar-pei.

Dizer que não acredita que um CRIADOR não tenha lucro, não estando metida no meio sequer é no minimo infeliz.

Antes de dar uma opinião tão segura deve saber do que fala.

Os reprodutores em série, pos pet-hoarders, os fabricantes, os inermediários, podem ganhar dinheiro sim e muito.
Os criadores, pessoas que se dedica a um palavrão muito esquisito chamado APERFEIÇOAMENTO da raça não.

Conhece muitosa desses que dêm milhares de contos por crias de ninhadas sem certezas absolutas de ter um animal excepcional ?


É que sabe, o objectivo último destes não é a venda, ´melhorar a raça e ser reconhecido por isso.

E mais não vale a pena falar, pois vai-me desculpar, está por fora e que está por fora com ideias pré-comcebidas e entra a matar não pode argumentar.
Puá !

mas vou deixar-lhe um momento zen para ver a sua confusão.

Temos 5 quilos de bofe na mesa. Saímos e quando voltamos o bofe desapareceu...mas...o gato da casa está na mesa. Terá comido o bofe ?

Pesa-se o gato e ele pesa exactamente 5 quilos.
-Ora bem, aí está o bofe.

-Mas, se está ali o bofe, então onde está o gato ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
gary
Membro Veterano
Mensagens: 1541
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Localização: Pastores Alemães, Rottys, F. S.Miguel

quinta jun 19, 2003 10:33 pm

Olá

Eu pecador me confesso!
Sim, tenho lucros na ordem dos 100% na venda dos bobis, por vezes 110% ou mesmo 120%.
Um abra&ccedil;o
Responder

Voltar para “Cães”